Gent é uma cidade charmosa e cheia de estrangeiros. E eu acabo de chegar para apimentar essa mistura. Essa é uma das vantagens de ser expatriado aqui: você não se sente sozinho.
Normalmente não é fácil encontrar apartamentos ou casas adequados para alugar nas principais cidades daqui (Bruxelas, Gent, Antuérpia, Leuven e outras). Por adequados eu quero dizer limpos, bem cuidados, boa vizinhança e ainda assim dentro do seu orçamento.
Porém eu nos considero sortudos. Encontramos nosso apartamento em tempo récorde e além do mais o lugar é perfeito pra nós.
O que eu fiz foi ficar de olho nos sites Immoweb e Kapaza todos os dias até encontrar anúncios que nos agradavam. Às vezes não acreditava no que via: banheiros encardidos, fios expostos, chuveiro na cozinha, tinta descascando e por aí vai. Mas esses lugares alugam pois a demanda aqui é alta (cidade estudantil). Algumas vezes eu via um anúncio interessante, ligávamos pra agência ou dono no mesmo dia e já tinha sido alugado.
Mas como eu disse, demos muita sorte e só visitamos dois apartamentos. A dona do segundo escolheu a gente (de uma lista de mais ou menos 6 interessados) e começamos a documentação.
O processo de mudança me emocionou. Não sei se posso dizer isso sobre todos os belgas, mas nossos amigos e família se ofereceram em massa para ajudar no dia de mudar e sempre perguntam se já temos tudo ou se eles podem nos dar algo. Ganhamos alguns móveis usados e o resto compramos na IKEA. Nós fomos lá quarto vezes. Seguidas. E sobrevivemos. Todo mundo que conheço aqui reclama de ter que comprar nessa loja, e com razão – está sempre lotada. E é gigante, você fica perdido nos showrooms e corre o risco de esquecer o que foi comprar.
Se por um lado muita gente aqui compra na IKEA, mais e mais pessoas estão comprando em lojas de segunda mão e reformando os móveis elas mesmas. É possível encontrar peças em ótimo estado por preços baixíssimos. Além do mais, móveis reformados acrescentam charme e personalidade ao lar. Infelizmente não tivemos tempo nem paciência para visitar uma loja de segunda mão já que queríamos tudo pronto e arrumadinho assim que nos mudamos.
Agora que está tudo pronto e as aulas de holandês em curso, estou ansiosa para explorar e me apaixonar ainda mais por essa cidade linda! Vamos fazer de Gent (mais) um lar.
18 Comments
Ana Elisa querida, adorei seu post, singelo como seu sorriso da foto 🙂 Hummmm que delicia esta fase de lua de mel com apto novo, tudo novinho, Lar doce Lar, apos o stress de procurar, achar, conseguir, se mudar e organizar o novo apto…. ufffff… to cansada so de pensar, mas ja com a mao cocando de vontade de uma nova aventura como esta rsrssrrsr…. Volteino túnel do tempo agora aos meus 20 poucos anos na Alemanha com meu maridao! rsrsrsrsr 🙂 Quanto a questão de reclamação do povo Belga sobre a IKEA, tenho que defender, pois sou fa de carteirinha de empresas que inovam a dinâmica do mercado e popularizam produtos de qualidade, bom gosto com preços acessíveis, o conceito e a cultura da empresa é simplesmente genial! rsrsrsr O povo tem que decidir se quer comporto e exclusividade, tem que pagar o perco pra isto, pois são itens de alto custo atualmente! rsrsrsr O fundador Ingvar Kamprad, é meu vizinho aqui na Suica, embora seja Sueco, “Reclamar” é um verbo Europeu VISHHHH rsrsrsrsr em Minas o IKEA ia virar ponto de encontro pra maes com crianças durante a semana, horário de trabalho, (virou na Alemanha pras maes brasileiras durante um bom tempo rsrsrsr me lembro, principalmente no inverno rsrsr ), ponto turístico pra família que vem la do interior, roteiro de excursao pra fim de semana rsrsrrsr 🙂 Que delicia moveis de mercado de pulgas pra reformar, meu primeiro apto alemão foi de restos dos amigos e familia, ou moveis deixados na rua e renovados que montamos, e ficou o máximo, um charme, super estiloso, tudo feito por mim, maridao e amigos, eu me sentia pela primeira vez “Européia” super “chique”rsrsrs, la em casa no Brasil, pegar na inchada ser piao, aqui nasoropa é chique né! rsrsrsr e a coisa de ser ajudados pela família e amigos se deve ao fato do custo de mao de obra ser caro, por isto todos fazem eles mesmos ou ajudam em trabalhos manuais em muitos países, principalmente os do Norte Europeu eu diria, quanto mais cara a mao de obra, maior o nível de educação do pais, mais a etiqueta “made by me”, eu adoro esta ideia, claro que “tenho tempo de sobra”rsrsr pra fazer tudo “made by me”rsrsrsr como diz meu marido sucrutinho rsrsrsrs, tudo acaba em samba, aqui em casa tem briga e fila de espera pra vir participar de trabalhos escravos da quase morte e pancadaria rsrsrsrsr Otimo post Ana Elisa, Parabens linda, muito sucesso e felicidade nesta nova fase de vida em Gent! Bjus 🙂
dank u 🙂 Namasté!
Nossa Ana Cristina, adorei seu comentátio! Inclusive a foto do sorriso singelo foi tirada na Alemanha 🙂
É um momento muito gostoso mesmo, todo o processo foi! Curti desde a procura até a montagem dos móveis e limpeza, hehe. Obrigada pelos votos de felicidade!
Abraço 🙂
Bom dia, gostaria que me passasse um pouco de informações.
estou indo sozinha enfrentar a encantadora bélgica.
poderia me ajudar??
Oi Andressa, fique à vontade para me mandar um email, caso tenha dúvidas. Boa sorte!
Me ajude a encontrar uma casa na Bélgica. O meu marido esta aí. Eu vou chegar dia 22 de julho e ele n conseguiu nada. Vc poder me ajudar por favor?
Cleia, fale para o seu marido procurar na Internet. Aqui mesmo no texto tem dois links para sites de imobiliárias na Bélgica.
Oii Ana estou indo morar ai em Brugge tu conhece alguém que de aula de inglês?? Pois vou chegar ai e não sei nada hahah beijus e obrigado
Oi Mariana, desculpa a demora. Já encontrou escola?
Se não, olha esses CVOs:
http://www.ivobrugge.be/opleidingen
http://www.cvosg.be/#!talen/a04kv
Olá Ana Elisa,
Recebi uma oferta de emprego na Bélgica e estarei indo no dia 1 de Outubro. Trabalharei em Bruxelas, próximo à Zaventem.
Me indicaram alguns bairros como Everé, Schaerbeek, Woluwé St-Pierre, e Woluwé St-Lambert para procurar apartamento. Porém, estou achando um pouco caro e muitos prédios em condições precárias. Por favor, você poderia me indicar os melhores bairros (bons e baratos…rsrsrs) para se viver?
Grato,
Rodrigo
Oi Rodrigo, desculpa a demora em responder, espero que tenha encontrado um bom lugar. É preciso procurar muito, até encontrar algo bacana e com bom preço. Não conheço bem a região, então não sei dizer quais são os melhores bairros. Onde você encontrou?
Bom dia por fogo e mim ajude a encontrar um apartamento aqui em Bruxelas com um preço rasuavel com 2 quartos obg
Carmem,
Procure nos sites mencionados (immoweb e kapaza) ou em imobiliárias que com certeza você encontra. Se você participa de grupos no Facebook, pergunte por lá também.
Bom dia, achei por acaso seu site quando estava procurando imóveis na bélgica. minha esposa é Belga de Antuérpia e temos planos de daqui uns 2 a 5 anos mudarmos para aí. Gent é uma cidade apaixonante e é uma das cidades que está nos nossos planos, mas o páreo é duro: Gent, Antuérpia, Leuven, Braaschaat, enfim, cidades lindas.
Enquanto o sonho não se concretiza vamos procurando, fazendo contas e nos estruturamos para, eu mudar de país e ela voltar para sua terra.
Muito boas suas dicas, obrigada.
Olá amei seu post. Estou pesquisando para mudança de país e gostaria de saber qual cidade ao sul é bom e barato??? Que fale francês! !!!! Obrigada e parabéns! !!
Nossa! Como temos dificuldades para conseguirmos um bom local para moradia, na Europa. Em Lisboa e Barcelona aconteceu o mesmo. Os imóveis são antigos, e sem conservação alguma, em lugares que parecem cortiços.
Em Lisboa também tive sorte, após quase entrar em desespero. Mas, os valores são um absurdo.
Obrigada pelo post.
Sucesso.
ola, eu sou a Ana e gostaria de saber se podem ajudar-me a encontrar algum site de liguas, vou morar em Mons e site de escolas nesta cidade. Obrigado.
Oi Ana Elisa! Tudo bom? Minha filha vai para Gent em setembro para estudar por 4 meses e não estou conseguindo encontrar nada para alugar por menos de um ano. Você tem alguma dica para esse caso?
Olá Luciana,
A Ana Elisa Miranda parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Bélgica que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM