BrasileirasPeloMundo.com
Escócia

Escócia – Comer e beber

Uma diferença grande que senti quando mudei para o Reino Unido foi na alimentação, principalmente em relação às principais refeições e seus horários. Aqui o pessoal normalmente tem um almoço mais rápido e leve, como uma salada, sopa ou sanduíche, e uma refeição mais completa no jantar, que é feito bem cedo, por volta das 19h. Em São Paulo eu nem chegava em casa do trabalho neste horário. Aquele tradicional “chá das cinco”, que aqui é chamado de “afternoon tea”, é na verdade servido mais cedo, porque às 17h os estabelecimentos já estão fechando ou se preparando para servir o jantar.

Outra diferença que vejo em comparação com o Brasil é o costume de preparar a comida em casa e levar marmita para o trabalho. Além de ser mais barato, acaba sendo uma opção mais saudável fazer sua própria comida do que comer em restaurante todo dia. Por outro lado, cresceu muito o número de pessoas que escolhem um fast food pra comer na própria mesa de trabalho, algo que eu não gosto de fazer.

A cozinha escocesa reflete os recursos mais abundantes no país. Os pratos tem muita carne e pescados, laticínios e vegetais locais. Abaixo mostro alguns dos pratos e bebidas mais tradicionais por aqui:

Full Scottish breakfast

O café da manhã tradicional é composto de salsichas, feijões, ovos, torradas com manteiga, bacon, cogumelos, tomates grelhados, tattie scone (um tipo de panqueca de batata) e o black pudding (salsicha feita de sangue de porco). Não é algo que é consumido diariamente, e muitos restaurantes e pubs servem o “all-day breakfast”, ou seja, servido a qualquer hora do dia, como uma refeição mais completa.

Full Scottish Breakfast
Full Scottish Breakfast. Crédito: Liz Curtis Higgs (http://www.myscottishheart.com)

Haggis

Talvez o mais conhecido prato da Escócia, é feito dos miúdos do carneiro, cozidos dentro do estômago do animal. O haggis é frequentemente servido com neeps and tatties, um purê de turnips (um tipo de nabo) e batatas. Há um personagem criado na Escócia em referência ao prato, o Wild Haggis, que é um animal fictício do qual supostamente o haggis é feito.

Haggis, neeps and tatties
Haggis, neeps and tatties. Crédito: Food and Forage Hebrides (http://foodandforagehebrides.wordpress.com)

Stovies

Este é o famoso “o que sobrou”. Feito de batatas e legumes cozidos e carne moída, foi criado como uma opção para aproveitar as sobras da refeição anterior. Normalmente é servido com oatcakes, biscoitos de aveia.

Scotch pie

É uma torta recheada de carne moída, normalmente de carneiro, e é comum ser vendida como takeaway (comida para levar) ou em estádios de futebol. Existe até um clube dedicado à iguaria, que organiza um campeonato anual, o World Scotch Pie Championship.

Buttery

O buttery é um biscoito típico de Aberdeen, feito originalmente para os marinheiros que saíam do porto da cidade e precisavam de gordura e calorias para aguentar as jornadas no mar no século 19. Os butteries são feitos com manteiga e banha (apesar de hoje em dia esta ser substituída em muitos lugares por gordura vegetal). São também conhecidos como rowies.

Finnan Haddie

Um prato típico do nordeste da Escócia, feito com haddock defumado, que pode ser grelhado com manteiga ou ensopado.

Smoked salmon

O salmão é um peixe abundante no país e serve de ingrediente para várias receitas, muitas vezes defumado.

Deep fried Mars bar

A notória e nada saudável sobremesa foi criada em um pub de Stonehaven, o The Carron Fish Bar. Pra quem nunca ouviu falar, é uma barra de chocolate Mars empanada e frita. Ela ficou tão famosa que inspirou variações com outros tipos de chocolate e doces, mas nenhuma tão conhecida como a original. Não, eu nunca experimentei.

The Carron Fish Bar
The Carron Fish Bar. Crédito: Felipe Madureira

Whisky

O produto é uma das principais fontes de economia do país e uma das maiores indústrias exportadoras do Reino Unido. Há quase cem destilarias na Escócia e quem está por aqui pode visitar várias delas, onde é possível conhecer a produção e degustar a bebida. O órgão oficial de turismo tem uma lista aqui.

Irn-Bru

Se tem um país no mundo onde a Coca-Cola não é a marca mais vendida de refrigerante, este lugar é a Escócia. O título aqui é do Irn-Bru, um refrigerante cor de laranja que é um ícone nacional. Produzido na região de Glasgow, o nome é derivado do original Iron Brew, que pode ser traduzido como “fermentado de ferro”. Como a bebida na verdade não tem processo de fermentação, foi obrigada a mudar o nome no meio do século passado. Um de seus slogans é “A outra bebida oficial da Escócia”.

"A outra bebida oficial da Escócia"
“A outra bebida oficial da Escócia”. Crédito: Felipe Madureira

Related posts

Escócia – Natal e Ano Novo

Daniela Madureira

Glasgow é verde até no nome

Narister Oliveira

Dicas para alugar imóvel na Escócia

Narister Oliveira

10 comentários

Jéssica RM Novembro 1, 2014 at 12:59 pm

Ola Daniela, gostei muito do seu post e gostaria que vc me falasse uma boa receita desse tattie scone. Moro na França e tem varias receitas na internet mas cada uma diferente da outra… se vc nao se importa vc pode passar a que vc faz? Obrigada!

Resposta
Daniela Madureira Novembro 1, 2014 at 7:13 pm

Oi Jéssica, obrigada pelo comentário! Eu nunca tentei fazer tattie scones em casa, e tem muitas variedades de receita hoje em dia. Mas a tradicional mesmo leva só 3 ingredientes: batata, manteiga e farinha. Neste site tem a receita tradicional, que encontrei em vários lugares: http://www.theguardian.com/lifeandstyle/wordofmouth/2014/jan/08/how-to-cook-perfect-tattie-scones.
Você tem que cozinhar as batatas e fazer um purê delas com a manteiga (e sal se quiser). Adicione a farinha e abra a massa com um rolo, deixando ela com aprox 5mm de altura. Jogue um pouquinho de farinha e espete a massa com um garfo, fazendo pequenos furos. Esquente um pouco de manteiga numa frigideira e frite a massa até ficar dourada. O jeito tradicional de servir é em triângulos. Algumas receitas dizem para cortar neste formato antes de fritar, enquanto esta do Guardian diz para fritar a massa em tamanho maior e depois cortar. Fica a seu critério!

Resposta
Tati Sato Novembro 2, 2014 at 5:09 am

Dizem que o Irn Bru é a melhor cura para ressaca e acho que desse tema, os escoceses entendem! Eu já provei o deep fried Mars bar e ele é um pouco… Nojento! Vamos combinar que deep fry com chocolate é uma mistura altamente calórica e uma bomba para o coração! 😉 Não é à toa que a Escócia tem, pelo que li, um dos maiores índices de ataques cardíacos. =) E digo tudo isso com amor pela Escócia! Hehe

Resposta
Daniela Madureira Novembro 2, 2014 at 10:03 am

Hahahaha já ouvi a mesma coisa sobre o Irn Bru, Tati! Eu não tenho coragem de passar pela aventura de comer a deep fried mars bar não… tem outros doces mais saudáveis no país Mas vamos combinar que a graça e a fama toda estão justamente no fato de ser chocolate deep fried. Se fosse só um bolinho, ninguém ia ligar 😀

Resposta
Veranilde Balthar Novembro 12, 2014 at 2:30 pm

Oi Daniela,
Estamos mudando para Aberdeen, estamos ansiosos, gostaria de saber quanto tempo levou para se acostumar com o frio, roupas é barato ai, podemos ter cachorros em casa??

obrigada pela atenção,

Veranilde Balthar.

Resposta
Daniela Madureira Novembro 13, 2014 at 6:18 pm

Ola Veranilde, obrigada pela visita ao blog e pelo comentario.
Eu nao tive problemas para acostumar com o frio. Como dizem pelo norte da Europa, “nao existe frio, existem roupas erradas” 🙂
Brincadeiras a parte, eu acho o frio daqui tranquilo. No inverno a temperatura fica entre 0 e 7 graus, mal chega em temperaturas negativas durante o dia.

Roupas sao baratas dependendo da loja, em geral eu acho mais baratas do que no Brasil. Mas eh uma questao de voce descobrir o que acha melhor em termos de custo-beneficio, quais lojas tem as roupas e precos que mais te atraem e rapidinho vai saber onde sao seus lugares preferidos para comprar.

Sobre os cachorros, se voce pretende alugar um imovel tera que conversar sobre animais de estimacao com antecedencia, antes de fechar o contrato. Muitos contratos nao permitem, entao depende do proprietario. Alguns permitem por exemplo ter animais na casa se houver um pagamento extra para cobrir possiveis danos. Vale lembrar que o padrao aqui eh o imovel ja ser mobiliado, entao eh normal a preocupacao do proprietario com seus proprios moveis.

Se tiver mais duvidas, fique a vontade para entrar em contato por aqui.

Resposta
Escócia – Comer e Beber: Vegetarianos Novembro 23, 2014 at 7:55 pm

[…] meu último texto eu contei um pouco sobre culinária na Escócia, listando os pratos tradicionais daqui. Mas, como é possível ver, a cozinha tradicional não é lá muito amigável para quem é […]

Resposta
Maria Clara Janeiro 27, 2015 at 10:23 pm

Olá Daniela! Eu sou portuguesa e o meu marido teve uma proposta de trabalho em Aberdden. Poderás dizer-nos o preço médio de vida aí? Por exemplo, uma diária de refeição, um infantário para bebé, etc. Obrigada e felicidades!

Resposta
Daniela Madureira Janeiro 28, 2015 at 12:23 am

Olá Maria Clara! O custo varia muito com seu estilo de vida. Mas vou tentar te passar uma média.
O meu gasto médio com compras no supermercado (para um casal) fica em torno de £30 por semana, mas eu não como carne nem compro bebida alcoólica.
Uma refeição em restaurante (entrada + prato principal) fica em média £13.
Um sanduíche e um café entre £5-£7.
Ônibus aqui em Aberdeen eu considero caro para a distância que é percorrida: £2.50. Mas como a cidade é relativamente pequena eu ando por todo o lado, conto nos dedos quando precisei de ônibus ou táxi.
Dois ingressos de cinema – £15 a £19 dependendo do horário.
Para aluguel, sugiro visitar o site da ASPC e ver uma média de preços dependendo do tamanho e tipo de imóvel que procura – https://www.aspc.co.uk/

Eu não tenho filhos, portanto fiz uma pesquisa rápida de custos de childcare em alguns sites locais. A média é de £250/semana para um full-time care. Tem opções também para part-time e dias avulsos, por exemplo, que variam de local para local. Neste site há uma lista de nurseries na cidade com opiniões de pais – http://www.daynurseries.co.uk/day_nursery_search_results.cfm/searchtown/Aberdeen.
Após os 3 anos de idade a criança tem direito a um lugar em pré-escola que é gratuito ou com auxílio de custo do governo local. Para mais informações você pode consultar o site do City Council – http://www.aberdeencity.gov.uk/education_learning/schools/scc_nursery_school_places.asp.

Espero ter ajudado, mas se quiser perguntar sobre algo mais, fique à vontade!
Obrigada pela visita ao blog e boa sorte com a mudança!

Resposta
Maura Dezembro 7, 2017 at 6:11 pm

Tenho muita curiosidade sobre um bolo que dura vários anos.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação