BrasileirasPeloMundo.com
Escócia

Escócia – Comer e Beber: Vegetarianos

No meu último texto eu contei um pouco sobre culinária na Escócia, listando os pratos tradicionais daqui. Mas, como é possível ver, a cozinha tradicional não é lá muito amigável para quem é vegetariana como eu. Isso não quer dizer que vegetarianos estejam em maus lençóis no país do haggis, muito pelo contrário.

Algo que sempre me marca aqui é o respeito pelas escolhas. Vegetarianismo não é visto como algo estranho, complicado, uma escolha absurda ou algo que vai fazer mal. Aqui eles inclusive se esforçam para adequar os pratos à dieta (claro, há exceções).

Crédito: Felipe Madureira

No supermercado

Quem cozinha em casa ou é um viajante que prefere cozinhar no hostel ou flat não verá dificuldades em encontrar opções. Ao contrário do que muita gente pensa, a Escócia não é um lugar isolado, onde é difícil encontrar certos vegetais e frutas. Além dos produtos locais, como abóbora, pepino, batata, cogumelos, morangos, framboesas e todas as outras berries, é comum encontrar produtos que não são típicos daqui mas são importados principalmente da União Europeia. Pra quem prefere produtos orgânicos e estimular a produção local, há serviços de entrega a domicílio e feiras de produtores da região.

Aqui também é super normal os produtos industrializados terem etiqueta marcando o que é adequado para vegetarianos e/ou vegans. É ótimo para identificar na hora de fazer as compras. As lojas naturais oferecem uma ampla gama de produtos e foram a minha escolha quando visitei algumas cidades menores que não possuem restaurantes com muitas alternativas.

Outra facilidade é encontrar todos os tipos de alternativas a produtos animais, como carne, leite e derivados. Tem hamburguer, salsicha, queijos de vários tipos, leite, creme, patês, frios, todos em versão vegetariana. Em cidades menores, onde esse tipo de produto pode ser mais difícil de ser encontrado nas lojas locais, há a possibilidade de comprar online.

Fora de casa

Não pense que comer fora significa ir a restaurantes que vão servir uma saladinha sem graça e pronto. Aliás, vamos mudar esse conceito. Nada contra salada, vejam bem. Eu AMO salada. Mas também consigo encontrar – e adoro – sanduíches, full breakfast e até haggis vegetarianos.

Nas cidades maiores os vegetarianos não terão dificuldade em encontrar um restaurante que atenda às suas expectativas e necessidades. Glasgow, a maior cidade do país, tem uma variedade grande de estabelecimentos e é considerada uma das cidades mais amigáveis para quem segue a dieta vegetariana. Edinburgh, a capital, também oferece várias opções. Nas outras cidades do país, não é tão comum encontrar restaurantes 100% vegetarianos, mas vem crescendo o número de estabelecimentos que oferecem opções e deixam claro no cardápio quais elas são. Outros inclusive criam menus exclusivos que você pode pedir separadamente.

Abaixo alguns lugares para os vegetarianos que querem visitar a Escócia.

Glasgow

A cidade é um paraíso pra quem é vegetariano. Quem está em Glasgow pode tentar o haggis, neeps and tatties do The 13th Note, que também funciona como espaço para shows, ou o full breakfast e a quesadilla do The 78. De sobremesa, o Mono tem um sticky toffee pudding de dar água na boca (além de uma lojinha bem bacana de música e publicações alternativas).

Vegan full breakfast do The 78, em Glasgow (Crédito: Felipe Madureira)

Edinburgh

O Henderson’s of Edinburgh já é velho conhecido dos vegetarianos da cidade. Tem quatro unidades diferentes: um restaurante, um bistrô, uma deli e um café. Conseguir um lugar no pequeno bistrô pode ser complicado e ter espera, mas a comida não decepciona. Pra quem procura algo mais fino (e mais caro), o restaurante David Bann é a escolha, mas é recomendado reservar com antecedência. Já o Kalpna oferece almoço self-service com delícias indianas.

Aberdeen

O Lastbus Works Canteen é o único restaurante vegetariano da região de Aberdeenshire, localizado numa pequena cidade chamada New Pitsligo. Pra quem está na cidade de Aberdeen, o Foodstory é um dos lugares mais veg-friendly da cidade, com wraps, saladas e sanduíches feitos com ingredientes locais e frescos, além de bolos vegans. O Las Iguanas é um restaurante de comida “latina” que tem inspiração principalmente no Brasil e no México, e tem um cardápio vegetariano separado com pratos como moqueca de palmito, abóbora e espinafre, e fajitas de cogumelos.

Café e brownie do Foodstory, em Aberdeen (Crédito: Felipe Madureira)

Outras regiões

Quem vai para as Highlands pode se hospedar no Cuildorag House, um bed and breakfast vegetariano, localizado na vila de Onich, perto de Fort William. Em Inverness o Blend Tea and Coffee Merchants tem opções leves como sanduíches e sopas, além de bolos e doces pra acompanhar o café.

De todos estes lugares que eu citei, o único que eu não visitei pessoalmente é o Cuildorag House, mas li bons reviews do local e é interessante ter uma opção de acomodação com essa preocupação com vegetarianismo.

Pra quem está de mudança ou mesmo só visitando o país, recomendo procurar grupos de vegetarianos nas cidades de destino. Faça uma busca no Google ou no Facebook que os membros ajudam com dicas locais. Um site essencial é o Happy Cow, um guia de restaurantes, cafés e lojas vegetarianos ou veg-friendly no mundo todo. Por último, mas não menos importante, saia para explorar e pergunte nos estabelecimentos. Como falei acima, vegetarianismo não é um bicho de sete cabeças e os estabelecimentos normalmente oferecem opções ou podem preparar na hora. Você pode encontrar boas surpresas.

Related posts

Quanto custa morar na Escócia

Daniela Madureira

Escócia- Conhecendo Aberdeen

Daniela Madureira

Escócia – Conhecendo Edimburgo

Daniela Madureira

3 comentários

Aline Novembro 24, 2014 at 10:51 am

Maravilha! E tao bom saber q o mundo esta se adaptando aos vegs. Aki em Portugal vao fazer agora uma reformulação dos rótulos, mais pela preocupação c os alérgicos, mas q beneficia a tds. E mt bom poder ir no mercado e saber oq tem dentro das embalagens rsrsrs.
PartiuGlasgow!

Resposta
Daniela Madureira Novembro 24, 2014 at 6:06 pm

Aline, verdade, essa rotulacao eh algo que facilita tanto a nossa vida!
Se vier mesmo pra Glasgow, tem muitas delicias vegetarianas 🙂
Obrigada pelo comentario!

Resposta
Cris Fajardo Outubro 23, 2016 at 11:43 pm

Haggis vegetarianos??? Uau! Deve ser delicioso! Demais suas dicas! Você pode me indicar lojas de produtos naturais em Edimburgo?? Aqui no Brasil é mega caro os suplementos como clorella, asparagalus, rhodiola, etc. Espero encontrar uma rede desses superfoods quando estiver na Escócia!

Gratidão Daniela

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação