BrasileirasPeloMundo.com
Bélgica Moda - Fashion

Estratégias do mercado de Moda na Bélgica

Estratégias do mercado de Moda na Bélgica.

Uma das estratégias de divulgação mais badaladas das marcas de moda são as parcerias com designers, celebridades e It Girls. Agregar o alto valor de uma imagem famosa e adorada por um grande público às estratégias de mercado das marcas mundiais é quase como “acertar” em uma nova tendência, sem fazer esforço para torná-la querida no mundo da moda.

doll-1076187_960_720
Foto: pixabay.com

Gisele Bündchen para a Colcci; Diane Von Furstenberg para a C&A; Versace para a H&M; o grafiteiro Alec Monopoly para Forever 21; e parcerias entre designers famosos, como o franco alemão Karl Lagerfeld, grande nome da Chanel, para a marca de sandálias Melissa, são estratégias do mundo da moda que fortalecem a imagem das marcas frente aos seus consumidores, utilizando não apenas o nome da celebridade, mas também  o estilo de vida, o jeito de ser e o “gosto” dessas personalidades que entregam seus nomes às marcas globais.

Há alguns anos os contratos com pessoas famosas no mundo da moda em desfiles como os da norte americana Victoria Secret’s e em campanhas publicitárias milionárias tornaram-se constantes no cenário mundial. Ultimamente, a estratégia abrange, também, o universo das blogueiras de moda e It Girls, uma vez que seus blogs e comentários sobre moda aglomeram um grande número de fãs e seguidores nas redes sociais.

No Brasil, a mais nova parceria é a da blogueira e especialista em maquiagem Camila Coelho com a marca feminina Morena Rosa. E se a intenção é aumentar as vendas e o faturamento, certamente a marca atingiu seu objetivo. Além da união com Camila Coelho, a Morena Rosa também está em parceria com o estilista Dudu Bertholini, com muitos caftãs e moda praia, denominada “alegre, intensa e vibrante”. Em janeiro, a grande aposta do mercado brasileiro é a coleção do designer francês Philippe Stark, famoso por seus móveis e acessórias para casa e para a marca de sandálias Ipanema.

O mercado europeu e suas marcas de moda pronta, ou fast fashion, tem praticado muitas parcerias também. Geralmente elas são feitas entre marcas onde uma mais barata fecha contratos milionários com outras caras e pouco acessíveis ao público comum. A dimensão do que uma boa campanha publicitária pode causar dentro de um consumismo exacerbado é enorme.

A última campanha aconteceu em novembro, entre a sueca H&M (Hennes & Mauritz) e a grife francesa Balmain, causando alvoroço com as consumidoras que viraram a madrugada em filas, no dia 05, à espera da coleção. Apesar das peças serem vendidas também pela internet, as vendas das roupas nos pontos de venda duraram pouco mais de 2 h e muitas consumidoras saíram das lojas sem mercadoria alguma.

sensual-239447_960_720
Foto: pixabay.com

A busca por boas estratégias mercadológicas nada mais é do que uma pesquisa de tendência e de força de vendas. É comum, no mercado da moda, falarem em “imitação”, pois a difusão das tendências faz com que as marcas filtrem a informação e a traduzam em suas coleções, expondo-as imediatamente ao mercado. Então, se blogueiras e celebridades lançam moda dentro de públicos específicos, provavelmente as parceiras trarão novos consumidores às marcas que apostam no universo online como agente difusor.

Com o uso da imagem de blogueiras a imitação ultrapassa a tendência de moda e chega ao estilo de vida delas, onde luxo, viagens e lugares maravilhosos fazem parte de um desejo inconsciente das consumidoras. É um meio de pertencimento e imitação. Quando uma blogueira tem um estilo de vida admirável, usa roupas lindas e viaja para lugares incríveis, como é o caso de muitas famosas, a compra de uma coleção feita em parceria com ela poderá proporcionar às consumidoras o pertencimento a esse cenário místico de sonhos.

Atualmente, nos lançamentos das campanhas de moda, as marcas fazem de sua aparição um espetáculo, legitimando a imagem celebridade e marca, ou marca barata e grife de moda, dentro do universo fashion. Em seus desfiles, as passarelas vêm cheias de inovações. Além do mais, há um grande trabalho das equipes de criação e de logística para tornar possível uma coleção dentro do que as marcas são capazes de ofertar.

Dessa forma, é possível analisar as grandes marcas, assim como as celebridades e ver que, em algum momento, uma vai lembrar a outra, sucessivamente. Isso ocorre porque as marcas estão sempre buscando informações que possam agradar aos olhos dos consumidores e vender dentro de um ciclo. São feitas buscas contínuas de informação a respeito do comportamento coletivo, do que está surgindo no mundo da música, das artes, da arquitetura e do design, do que se usa nas ruas e das It Girls que ditam moda para os quatro cantos do globo. As novidades são disponibilizadas nas mídias impressas e eletrônicas, assim como nas ruas, e irão se transformar em tendência imediata difundidas em parcerias e em grandes coleções.

Au revoir!

Related posts

Visto para morar na Bélgica casando com um brasileiro

Bárbara Araújo

Natal na Bélgica

Bia Noronha

As melhores lendas urbanas da Bélgica

Elisa Penna

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação