Estratégias do mercado de Moda na Bélgica.
Uma das estratégias de divulgação mais badaladas das marcas de moda são as parcerias com designers, celebridades e It Girls. Agregar o alto valor de uma imagem famosa e adorada por um grande público às estratégias de mercado das marcas mundiais é quase como “acertar” em uma nova tendência, sem fazer esforço para torná-la querida no mundo da moda.
Gisele Bündchen para a Colcci; Diane Von Furstenberg para a C&A; Versace para a H&M; o grafiteiro Alec Monopoly para Forever 21; e parcerias entre designers famosos, como o franco alemão Karl Lagerfeld, grande nome da Chanel, para a marca de sandálias Melissa, são estratégias do mundo da moda que fortalecem a imagem das marcas frente aos seus consumidores, utilizando não apenas o nome da celebridade, mas também o estilo de vida, o jeito de ser e o “gosto” dessas personalidades que entregam seus nomes às marcas globais.
Há alguns anos os contratos com pessoas famosas no mundo da moda em desfiles como os da norte americana Victoria Secret’s e em campanhas publicitárias milionárias tornaram-se constantes no cenário mundial. Ultimamente, a estratégia abrange, também, o universo das blogueiras de moda e It Girls, uma vez que seus blogs e comentários sobre moda aglomeram um grande número de fãs e seguidores nas redes sociais.
No Brasil, a mais nova parceria é a da blogueira e especialista em maquiagem Camila Coelho com a marca feminina Morena Rosa. E se a intenção é aumentar as vendas e o faturamento, certamente a marca atingiu seu objetivo. Além da união com Camila Coelho, a Morena Rosa também está em parceria com o estilista Dudu Bertholini, com muitos caftãs e moda praia, denominada “alegre, intensa e vibrante”. Em janeiro, a grande aposta do mercado brasileiro é a coleção do designer francês Philippe Stark, famoso por seus móveis e acessórias para casa e para a marca de sandálias Ipanema.
O mercado europeu e suas marcas de moda pronta, ou fast fashion, tem praticado muitas parcerias também. Geralmente elas são feitas entre marcas onde uma mais barata fecha contratos milionários com outras caras e pouco acessíveis ao público comum. A dimensão do que uma boa campanha publicitária pode causar dentro de um consumismo exacerbado é enorme.
A última campanha aconteceu em novembro, entre a sueca H&M (Hennes & Mauritz) e a grife francesa Balmain, causando alvoroço com as consumidoras que viraram a madrugada em filas, no dia 05, à espera da coleção. Apesar das peças serem vendidas também pela internet, as vendas das roupas nos pontos de venda duraram pouco mais de 2 h e muitas consumidoras saíram das lojas sem mercadoria alguma.
A busca por boas estratégias mercadológicas nada mais é do que uma pesquisa de tendência e de força de vendas. É comum, no mercado da moda, falarem em “imitação”, pois a difusão das tendências faz com que as marcas filtrem a informação e a traduzam em suas coleções, expondo-as imediatamente ao mercado. Então, se blogueiras e celebridades lançam moda dentro de públicos específicos, provavelmente as parceiras trarão novos consumidores às marcas que apostam no universo online como agente difusor.
Com o uso da imagem de blogueiras a imitação ultrapassa a tendência de moda e chega ao estilo de vida delas, onde luxo, viagens e lugares maravilhosos fazem parte de um desejo inconsciente das consumidoras. É um meio de pertencimento e imitação. Quando uma blogueira tem um estilo de vida admirável, usa roupas lindas e viaja para lugares incríveis, como é o caso de muitas famosas, a compra de uma coleção feita em parceria com ela poderá proporcionar às consumidoras o pertencimento a esse cenário místico de sonhos.
Atualmente, nos lançamentos das campanhas de moda, as marcas fazem de sua aparição um espetáculo, legitimando a imagem celebridade e marca, ou marca barata e grife de moda, dentro do universo fashion. Em seus desfiles, as passarelas vêm cheias de inovações. Além do mais, há um grande trabalho das equipes de criação e de logística para tornar possível uma coleção dentro do que as marcas são capazes de ofertar.
Dessa forma, é possível analisar as grandes marcas, assim como as celebridades e ver que, em algum momento, uma vai lembrar a outra, sucessivamente. Isso ocorre porque as marcas estão sempre buscando informações que possam agradar aos olhos dos consumidores e vender dentro de um ciclo. São feitas buscas contínuas de informação a respeito do comportamento coletivo, do que está surgindo no mundo da música, das artes, da arquitetura e do design, do que se usa nas ruas e das It Girls que ditam moda para os quatro cantos do globo. As novidades são disponibilizadas nas mídias impressas e eletrônicas, assim como nas ruas, e irão se transformar em tendência imediata difundidas em parcerias e em grandes coleções.
Au revoir!