BrasileirasPeloMundo.com
Canadá

Feriados no Canadá

Quem está acostumado com os feriadões do Brasil e a possibilidade de emendar alguns deles pode sentir uma certa diferença quando vem para o Canadá. Apesar de ter algumas datas semelhantes às nossas, existem também muitas novidades e é preciso ficar atento para se programar.

Por aqui os feriados são quase sempre às segundas-feiras, o que acaba sendo bem interessante para quem gosta de aproveitar para viajar. Muitos são nacionais e, alguns poucos, acontecem apenas em algumas províncias ou ainda em todas, em datas distintas.

Vamos à lista:

New Year’s Day – 01/01

Acho que esse é feriado universal, né? Primeiro dia do ano, celebrado em todo o país, em comemoração ao ano novo que chegou. Quase tudo fica fechado.

Family Day – 3ª segunda-feira de fevereiro 

A intenção do dia da família é dar tempo para que os familiares possam passar mais tempo juntos. As províncias de PEI, Nova Scotia e Manitoba têm feriado também na mesma data, mas com outros nomes (Islander Day, Heritage Day e Louis Riel Day).

Leia mais: Feriados e datas comemorativas nos Estados Unidos 

Good Friday – sexta-feira anterior ao domingo de Páscoa

É a Sexta-feira Santa do Brasil. Feriado nacional exceto na província de Quebec, que celebra a data na segunda-feira após a Páscoa, chamando de Easter Monday. Em certas escolas e faculdades, é comum ter feriado tanto na sexta como na segunda.

Victoria Day – segunda-feira anterior ao dia 25 de maio

Celebra o aniversário da Rainha Victoria. Na província de Quebec, é chamado de National Patriotes Day ou Journée Nationale des Patriotes. Não é feriado nas províncias de New Brunwick, Nova Scotia, Prince Edward Island e Newfoundland & Labrador. Costuma ser o primeiro feriado com temperaturas mais quentes.

Fonte: Pixabay

Canada Day – 1° de julho

Aniversário do Canadá, comemorado em todas as províncias. É um dia de muitas festas pelo país, com diversos pontos de queima de fogos e atividades durante todo o dia. É meio que o divisor de águas da alta temporada de férias canadense.

Civic Holiday – 1ª segunda-feira de agosto

Esse é legal para os brasileiros que reclamavam que no Brasil não tinha feriado em agosto. Ele pode acontecer com diferentes nomes, em diferentes províncias: British Columbia –  British Columbia Day; Manitoba – Terry Fox Day; SK – Saskatchewan Day; NS e PEI – Natal Day; Newfoundlander & Labrador – Regatta Day; NB – New Brunswick Day; Alberta – Heritage Day. Em Toronto, onde moro, é o Simcoe Day.

Leia mais: Custo de supermercado no Canadá

Labour Day – 1ª segunda-feira de setembro

É o dia do trabalhador por aqui. É o último dia antes do início do ano letivo das escolas e faculdades. Muita gente gosta de viajar nessa data, pois é o último feriado do verão.

Thanksgiving – 2ª segunda-feira de outubro

Um dos feriados que mais estranhei, pois estava acostumada com a data comemorada no Estados Unidos, em novembro. É comemorado em todo o país, exceto em New Brunswick, Nova Scotia e Prince Edward Island. Celebrado em agradecimento pela colheita daquele ano.

Remembrance Day – 11 de novembro

Dia de relembrar todos os canadenses que atuaram nas forças armadas e lutaram na Primeira Guerra Mundial. É costume da população usar um pin de florzinha vermelha na roupa, chamada poppy, duas semanas antes dessa data. Não é feriado nas províncias de MB, ON, QC, NS. Apesar de não ser feriado nacional, é costume que algumas repartições públicas não funcionem nesse dia.

Christmas Day – 25 de dezembro

Assim como no Brasil, é Natal e nada abre, exceto por alguns restaurantes. Tradicionalmente é dia de ficar em família. Como o Canadá é um país com muitos imigrantes, não existe muita regra em como é comemorado o Natal no país. Algumas famílias preferem se reunir na véspera, dia 24. Mas existe uma predileção pela ceia no almoço do dia 25 de dezembro.

Outras datas importantes:

Chinese New Year Celebration – 5 de fevereiro

Estamos no Canadá, mas tem tanto chinês por aqui, que apesar de não ser realmente um feriado no país, é comum ser celebrado por muita gente e ter muita decoração específica pela cidade.

Valentine’s Day – 14 de fevereiro

É o dia dos namorados por aqui. Curioso que é comum, nas escolas, as crianças se presentearem com pequenas lembrancinhas como chocolate, cartões, etc. numa espécie de dia da amizade.

St. Patrick’s Day – 17 de março

Dia de São Patrício é certo de encontrar bares e pubs lotados, decorados de verde e vendendo muita cerveja, especialmente nos locais irlandeses.

March Break – 1° e 31 de março

Durante uma semana no mês de março, escolas e faculdades promovem uma semana sem aulas, que pode ser chamada de March Break ou, muitas vezes, Reading Week. A data certa depende da escola / college / província.

Mother’s Day – 2° domingo de maio

Dia das mães, igual ao Brasil.

Father’s Day – 3° domingo de junho

Diferente do Brasil, essa data não é comemorada em agosto.

Halloween – 31 de outubro

Esse já virou nosso velho conhecido no Brasil. É o Dia das Bruxas e é muito bacana acompanhar as crianças, fantasiadas, pedindo doces de porta em porta pelas ruas da cidade, assim que escurece. Muitas casas ficam totalmente decoradas (e muitas vezes, bem assustadoras!). Meus filhos participaram pela primeira vez ano passado e amaram!

Black Friday – 28 de novembro

A sexta-feira após o Thanksgiving americano é conhecido por ser um dia de várias promoções em lojas, mercados, etc. Muitas delas, inclusive, abrem às sete da manhã para quem já quiser começar a economizar cedinho. A segunda-feira seguinte é conhecida como a Cyber Monday, onde as lojas online fazem muitas promoções imperdíveis!

Boxing Day – 26 de dezembro

Apesar da Black Friday ser famosa, é no Boxing Day que encontramos, no Canadá, as melhores promoções. É um dia de loucura (mesmo, filas intermináveis!) pelo comércio de todo o país e, apenas na província de Ontário, também é feriado. Dia perfeito para aqueles que conseguiram passar sem gastos pelas compras de Natal aproveitar os excelentes preços. Os descontos chegam a 70%!

E aí? Achou muito diferente do Brasil?

Related posts

5 motivos para não morar em Victoria, no Canadá

Priscila Carda

Vinte hábitos e costumes canadenses – Parte 2

Flávia Bartholo

Pré-requisitos essenciais de uma imigrante em Quebec

Ana Carolina Sommer

2 comentários

Bruno Backes Fevereiro 27, 2019 at 7:41 pm

Oi! eu tenho uma curiosidade, o pessoal ai no Canada não fala pra você que você não se parece brasileira por causa da sua aparência? eu não sei porque mas tem alguns gringos que acham que no Brasil todo mundo é negro kkk

Resposta
Flávia Bartholo Fevereiro 27, 2019 at 8:39 pm

Oi, Bruno.
Nunca aconteceu. Acho que aqui no Canadá, por ser um país com muito, muito imigrante, ninguém e liga muito nisso. O próprio Canadense não tem uma cara específica, pq tem gente aqui de todas as origens.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação