Vamos falar de férias escolares na França?
Como já citei no texto anterior sobre o maternal, por aqui, as crianças tem férias de 2 semanas nos meses de outubro, dezembro, fevereiro e abril. E férias de 2 meses em julho e agosto. O que podemos fazer numa hora dessas?
Se você mora na Europa com avós disponíveis é só enviar as crianças para lá durante as férias e pronto. Sai muito mais barato. Se como eu, você não tem esta possibilidade, benditos sejam os centros de lazer e as colônias de férias.
Nos centros de lazer você leva e busca a criança todos os dias enquanto nas colônias de férias, a criança viaja com o grupo e dorme no local, podendo ficar a semana inteira ou mesmo semanas seguidas.
Os centros de lazer são indicadas para as crianças a partir de 3 anos de idade, enquanto as colônias, para crianças com faixa etária de 6-7 anos.
O que mais me chama atenção aqui é a estrutura de férias. O calendário de férias é anual separado por regiões. Em geral a cada 2 meses tem 2 semanas de férias (em média a cada 6-7 semanas), exceto as grandes férias de julho e agosto (2 meses inteiros).
A programação das férias sai com 1-3 meses de antecedência, seja da prefeitura ou particular. A inscrição nos centros de lazer ou colônias, tem que ser feita o mais rápido possível porque dependendo da escolha as vagas são limitadas.
No caso da prefeitura, existe uma pré-inscrição anual a ser feita a partir de junho (tipo um cadastro no sistema), que é um pré-requisito para as inscrições durante o ano nos centros de lazer/ colônias de férias.
O pagamento é feito por semana e o valor varia de acordo com a renda da família e das ajudas associadas. Este esquema é aplicado tanto para a rede pública quanto particular.
No caso a prefeitura dá preferência para os moradores da cidade, porém se a pessoa quiser inscrever o filho nos centros de lazer de Clermont morando na cidade vizinha pode, porém o preço é diferenciado (mais caro).
Usamos esta estrutura a partir dos 3 anos da minha filha e adoramos.
Como funciona em Clermont?
Centros de lazer
# Escolas:
- Algumas escolas públicas e escolas particulares funcionam como centro de lazer. Minha filha fica sempre nos centros de lazer da prefeitura, são ótimos, tem várias opções e são mais baratos que o particular.
- As crianças podem ficar meio período ou período integral de 08 às 18h.
- As crianças são separadas por idades, no maternal tem os pequenos, de 3-4 anos de idade e os maiores de 5-6 anos de idade.
- Cada escola particular tem no seu site e sua inscrição específica. No caso das escolas públicas, a prefeitura tem um folheto de inscrição disponível no site da cidade. Este folheto é emitido por férias e contém a lista das escolas disponíveis como centro de lazer, e os temas de cada semana de férias. Aqui cada escola escolhe um tema que será abordado durante a semana.
- Na última semana de julho minha filha ficou em um centro de lazer que o tema da semana foi “super herói” e cada dia tinha uma novidade (uma confecção de máscara, maquiagem) e na quinta-feira teve uma apresentação para os pais.
- A programação da semana sai no primeiro dia, e as atividades a serem desenvolvidas são detalhadas no programa. Sempre tem um dia na semana que tem passeio (geralmente são parques, lagos, fazendas), onde a criança passa o dia todo lá com os animadores.
- As crianças fazem piquenique para almoço e o lanche da tarde. No verão tem sempre batalha de água e às vezes tem turmas que vão à piscina.
- O cardápio da semana também é disponibilizado e segue o mesmo esquema dos cardápios no período escolar.
# Centros afastados da cidade:
- São centros que ficam em uma área verde próximo da cidade. No caso de Clermont fica em Theix, uma cidade a cerca de 25 minutos da cidade.
- As crianças pegam o ônibus (no ponto de encontro, normalmente na escola) todos os dias de manhã e a idade mínima para Theix, são 4 anos de idade.
- As inscrições são da mesma forma que as escolas via prefeitura da cidade, a diferença que você escolhe a escola de ponto de encontro.
- Eu gosto muito da estrutura de Theix. É uma grande área verde ao lado de uma floresta. Eles têm um programa voltado a responsabilização das crianças e trabalho em equipe. Tem muita música e a hora da soneca é feita em tendas. Quando vi o vídeo de apresentação fiquei impressionada.
- Vi crianças construindo a própria casa na árvore (com prego, martelo e serrando a madeira – tudo com supervisão de um adulto), construindo arco e flecha para caçar “lobos na floresta”.
- Na hora do almoço as crianças retiram os pratos, copos e talheres da mesa e “limpam jogando os restos no lixo” e algumas mesas são autossuficientes, ou seja, as crianças se servem e servem os outros.
- O ritmo é bem cansativo, minha filha volta exausta quando vai a Theix, mas ela gosta.
Colônias de férias
- Os tipos e temas das colônias variam de acordo com a época das férias. Existem temas de acordo com as estações do ano, por exemplo. (ski no inverno, surf no verão, etc).
- Tem as colônias da prefeitura, as particulares, e existem dos CE (Comités d’établissement – são tipos de associações ligadas as empresas), os funcionários das empresas que possuem CE tem preço diferenciado nas colônias de férias e vale muito a pena.
- O interessante das colônias é que tem todos os temas: desde ski, surf, equitação, videogames até visita às capitais européias (para os adolescentes), centros aquáticos e cursos de regente de orquestra, por exemplo.
- As crianças e adolescentes aqui tem uma oportunidade rara de conhecer novas culturas, hábitos e de socializar.
- É claro que nem toda criança se adapta ou gosta de colônias de férias, ouvi experiências excelentes e outras mais ou menos.
- Os preços são por semana e variam de acordo com o tema e o local.
- Minha filha fez 5 anos mas acredito que quando ela estiver com 7 anos, tentaremos fazer a sua inscrição em uma colônia de férias.
E aí? O que acharam ? Diferente do Brasil e do país onde você vive? Deixe seu comentário !
5 Comments
Amei!! Parabéns pelo texto, tão ilustrativo. Sucesso! Bjs
Obrigada Evelyn
Que bom que gostou.
Se tiver alguma dúvida ê só perguntar.
Bjs
Lilian
super!!
Obrigada Lívia
Que bom que gostou.
Bjs
Falou falou falou e não falou nada. Onde está os sites?