BrasileirasPeloMundo.com
Criando Filhos Pelo Mundo Festas Infantis pelo Mundo França

Festas infantis na França

Desde que chegamos passamos por muitas adaptações e descobrimos várias coisas novas. Cada país tem seus hábitos e costumes e vimos bem isso com as festas infantis na França. Assim como a colaboradora Renata dos EUA e a Ana da Áustria, aqui é bem diferente do Brasil.

Como funciona?

Idade e comemoração
Até pelo menos 3 anos de idade, os aniversários são comemorados em casa e em família, no máximo amigos mais chegados. Os franceses consideram que as crianças pequenas ainda não são muito sociáveis e não sabem brincar junto com outras crianças.
A partir de 4 anos, a criança já está na escola e começa a convidar os amiguinhos, mas não é 100% dos casos. Às vezes os pais preferem viajar com a criança no aniversário em vez de fazer festa ou comemorar com a família. Em alguns casos as festas com amigos são só a partir dos 5/6 anos.

Data da festa e programação
Período de férias escolares não é muito bom para festa de aniversário na França (principalmente julho e agosto, que são as grandes férias de verão). A maioria das pessoas viajam e não tem ninguém na cidade. Minha filha faz aniversário em agosto e sempre fazemos um bolinho no dia e a comemoração no início de setembro.
A escolha da data não é aleatória, na maioria dos casos consultamos os convidados antes (que não são muitos) para saber se estarão aqui na época ou se será necessário trocarmos a data inicialmente escolhida.
Uma das amigas da minha filha fez aniversário final de maio e a mãe dela me ligou no inicio do mês para saber entre as datas propostas, quais dias estaríamos disponíveis. Não tínhamos dias disponíveis, mas como soubemos antes, foi possível nos adaptarmos para que ela não faltasse ao aniversário da amiga.

Local da festa
– Em casa: Para quem tem espaço ou jardim, pode fazer uma festa em casa com crianças. No meu caso, que moro em apartamento, o número de convidados se torna muito limitado.
– Em parques fechados de recreação infantil: são áreas de lazer, como as dos shopping no Brasil, com tobogãs gigantes e muitos brinquedos. Já fomos à 5 aniversários neste tipo de parque. Fiz o aniversário de 4 anos da minha filha em um deles para 12 crianças e elas se divertiram muito. Porém, esta escolha tem as suas limitações: “os pacotes de festa” na maioria das vezes consta de um bolo simples de chocolate, suco, água ou refrigerante e balas de goma. Quando tem “almoço”, o que é servido são chips com nuggets. Não é permitido levar nada para personalizar a festa, como brigadeiros, por exemplo. No máximo lembrancinhas a serem entregues no final.
Como a festa é para as crianças, nada é servido aos pais que resolvem ficar. Às vezes os pais do aniversariante oferecem um café ou água.
– Em jardins: pouco recomendado para muitas crianças, pois corre o risco de você perder o controle. Fiz os aniversários de 2 e 3 anos da minha filha em um jardim perto de casa que tem um lago, cisnes, patos, brinquedos e uma boa área verde. Resolvemos comemorar à moda Brasileira: picnic temático com direito a pão de queijo, brigadeiro, bolo, sanduíches, macarrons, etc. Nos dois aniversários éramos em torno de 20 pessoas, na maioria brasileiros e poucas crianças. Foi ótimo, levamos bolha de sabão e bolas, os franceses que passavam pelo parque estranhavam o picnic barulhento.

Convidados
Não são muitos e o foco é sempre a criança. Uma festa para 50 convidados para os franceses é um casamento, por exemplo.
Quando a criança é pequena, a família participa ativamente, mas quando ela começa a crescer, os convidados são principalmente os amiguinhos mais próximos.
Os pais deixam as crianças na festa e as buscam depois. Em alguns casos você pode convida-los para ficarem ou eles mesmo se oferecem para ajudar a controlar a “turminha”.
As crianças escolhem os convidados. Mesmo a turma da escola tendo em média 26 alunos, as crianças convidam entre 3 a 15 no máximo (dependendo de onde for a festa), somente os amigos mais próximos.
Os irmãos dos amigos não são incluídos automaticamente no convite, exceto que sejam mencionados nele.
A primeira vez que a minha filha foi convidada para um aniversário na casa de uma amiga da escola, eu fiquei impressionada, pois era um convite pessoal para uma festa de princesa com 3 convidadas. Ela adorou, voltou radiante de lá.

Horário da festa
Os aniversários tem hora para começar e acabar com duração entre 2 a 3 horas de festa.
Na maioria dos casos é feito a tarde na hora do lanchinho. Os parques de brinquedos tem horários pela manhã com “almoço incluído”. Os aniversários geralmente não passam da hora do jantar, no máximo até às 18h (é claro que existem as exceções).

Organização da festa
A festa é dividida em hora da brincadeira e hora do parabéns/lanche. As crianças não comem fora do horário. Se você faz a festa em casa ou nos jardins, a criança planeja junto com os pais, como por exemplo, as brincadeiras que serão feitas com os amigos (caça ao tesouro, pintura, etc..).

O que comer
Não existe a enorme variedade de coisas para comer como no Brasil. Por aqui vale o “feito em casa” quando possível. O aniversariante adora mostrar que foi ele quem fez, e fica orgulhoso do seu “ trabalho” pronto. Geralmente tem bolo, suco/ água. Os sorvetes e as balas de goma fazem sucesso. Entretanto, nos parques de recreação os pacotes são fechados, e não há flexibilidade nas escolhas. Como na maioria dos casos as festinhas ocorrem no horário do lanche da tarde, não há muito hábito da comida salgada.  Aprendi aqui que não se precisa de tanto, as crianças não vão à festa pela comida e sim pela diversão.

Lembrancinhas
A criança francesa gosta de preparar as lembrancinhas, nada muito elaborado.
Na festa da minha filha, fizemos um saquinho com bolha de sabão, carimbo, chocolate e balas de goma.

Festa na escola
Na escola da minha filha comemora-se os aniversariantes do mês. Os pais não participam.
A professora decide o melhor dia e os pais dividem entre eles o que levar para o lanche. Geralmente bolo, suco ou algo fácil de comer.
Ano passado, uma mãe  levou o bolo, outra os sucos e nós levamos um pouco do Brasil (brigadeiro e pão de queijo) que fez sucesso. Quanto mais simples e prático para as crianças, melhor.

Nos 3 anos que estamos aqui, fomos adaptando as festas de aniversário e nos adaptando aos hábitos. Sempre que possível damos um toque brasileiro, como os brigadeiros, por exemplo.

Related posts

Cerimônia civil do casamento na França

Rosana Alcântara

Preparando a mudança para a França

Lisa Elkaim

Como escolher a melhor creche em Vancouver

Isabel Arruda

6 comentários

Fani Julho 18, 2017 at 10:24 pm

Adorei a maneira como fazem aniversário; aqui no Brasil é uma ostentação cada um querendo fazer mais que o outro. Normalmente é feito no clube alugado. Bom demais o seu. Bjs

Resposta
Lilian Moritz Julho 19, 2017 at 8:37 pm

Obrigada
É diferente mesmo . É uma questão de cultura também. As crianças adoram ajudar e dizer que foram elas que fizeram.
E aqui não tem prédios com salão de festas , ou você faz em casa ou nas áreas de festas infantis que são só p crianças , a maioria dos pais deixa e vai buscar depois.
Bjs

Resposta
Regina Machado Julho 25, 2017 at 1:18 am

Realmente, os aniversários mais simples onde o aniversariante e seus amiguinhos se reúnem para brincar e se divertirem é muito mais prático para os pais. Para o aniversariante o importante é participar dos preparativos da festa, o bolo e depois receber e brincar com os amiguinhos.

Resposta
Lilian Moritz Agosto 15, 2017 at 3:20 am

Com certeza Regina,
O importante é a criança e os amigos se divertirem
Bjs

Resposta
Claudia Ponciano Junho 10, 2018 at 4:25 pm

Prezada Lilian Moritz,
Estou desenvolvendo trabalho acadêmico sobre as imagens de cenários temáticos de festas infantise. Li que não se costuma fazer festas onda em Salões de Festas como no Brasil. Pergunto: Há cenários temáticos nas festas realizadas em espaços públicos ou em casa? Você poderia enviar outras imagens de cenários de festas ( preferencialmente sem pessoas na imagem)?

Grata,
Cláudia Ponciano.

Resposta
Lilian Moritz Junho 15, 2018 at 9:56 pm

Oi. Claudia
As festas por aqui são mais simples, são em centros recreativos com brinquedos e uma área separada para o bolo, não tem decoração e não podemos levar nada . Em alguns centros tem tema de cavaleiros mediáveis , mas é mais fantasia do que decoração de mesa .Até vi lugares que fazem festas : tipo salão de beleza, salão de recreação , mas nada igual ao Brasil, esses lugares são só para as crianças . Como nunca fui não sei se são temáticos ou não.
Em casa , tem pessoas que fazem temáticos sim, minha filha já foi em festa de princesa, princesa e piratas e de flamingo. Mas não tem como comparar . É uma decoração para em média 8 crianças sem adultos de fora da casa.
Não tenho fotos da decoração sem pessoas além das q estão no blog se eu encontrar , peço permissão para difundir e te envio.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação