BrasileirasPeloMundo.com
Bósnia e Herzegovina Turismo Pelo Mundo

Guia básico para Bósnia e Herzegovina

Guia básico para Bósnia e Herzegovina.

A Bósnia e Herzegovina é um país no sudeste da Europa, na península Balcânica e faz parte da região que chamamos comumente de “Balcãs”. O país se divide em duas regiões: a Bósnia, no norte; e a Herzegovina, no sul e essa divisão diz muito sobre a forma como eles vivem e o sistema político, social e cultural do país. Enquanto a parte da Bósnia tem um clima continental, com invernos frios e verões quentes, a Herzegovina tem um clima mediterrâneo, mais ameno.

A Bósnia e Herzegovina tem uma longa e rica história e, por isso, o país está repleto de cidades muito antigas com uma arquitetura inesquecível. Como a Bósnia e Herzegovina fez parte do Império Otomano por 400 anos, o país se tornou uma mistura das influências islâmicas, católicas e ortodoxas que se fundem, tornando esse país um lugar único e muito especial. Além da arquitetura, por causa da influência dos Balcãs, do Mediterrâneo e do Islã, o país oferece uma experiência gastronômica inesquecível. Comer na Bósnia e Herzegovina é quase um capítulo à parte na história do país, e essa experiência merece ser vivenciada com calma e apreciação.

Infelizmente, durante a guerra da Bósnia, nos anos 90, todo o país foi severamente arruinado, e as consequências da guerra são evidentes até hoje. Apesar disso, hoje o país é um local super seguro para viajar e, por isso, o turismo está crescendo cada vez mais, ano após ano.

Leia também: Dica de Turismo na Bósnia e Herzegovina: Mostar

A capital da Bósnia e a maior cidade do país é Sarajevo (Saraievo). A cidade de Sarajevo fica na parte interior do país e é um dos símbolos da guerra dos anos 90, por ter sido uma das cidades que mais sofreu naquela época. No centro histórico da cidade, você encontrará mesquitas, igrejas católicas, igrejas ortodoxas e sinagogas. É fascinante estar num lugar onde a mistura de religiões, influências, e estilos de vida se fundem de maneira pacífica e harmônica. Em Sarajevo, bósnios, croatas e sérvios, assim como católicos, muçulmanos e judeus convivem em harmonia.

Loja de souvenirs na Bósnia e Herzegovina (arquivo pessoal)

 

O ponto central da cidade é Baščaršija, o local onde a maioria das atrações mais conhecidas da cidade estão localizadas. No meio da praça de Baščaršija fica o “monumento” mais conhecido de Sarajevo – Sebilj, uma fonte de madeira muito antiga e tradicional. Além da arquitetura islâmica, Sarajevo também abriga vários edifícios austro-húngaros. Mas vale ressaltar que Sarajevo não é uma cidade-museu, é uma cidade cheia de vida, onde o antigo e novo, o jovem e o velho se encontram e convivem.

Para os amantes da boa gastronomia, Sarajevo é o local para desfrutar a melhor comida da região, assim como o melhor café! Quando estiver na cidade você não pode deixar de provar o famosíssimo e delicioso: ćevapi (prato grelhado de carne moída em formato de charutinhos pequenos), a comida mais famosa da região. Quanto ao café, os bósnios têm uma forma muito específica de fazer café, e o café deles, ou seja kahva, é mais uma coisa que você precisa provar enquanto estiver na cidade. Por aqui, kahva se serve com rahat lokum, um famoso doce turco, que acompanha o café e lembra uma forma de gelatina com açúcar refinado.

Leia também: O café e o cigarro na Bósnia e Herzegovina

Outra cidade muito famosa no país é Mostar, a capital cultural da região da Herzegovina. A cidade é famosa pela icônica ponte antiga que passa sob o rio Neretva, que serve como um exemplo extraordinário da arquitetura islâmica dos Balcãs. A ponte tem um belíssimo arco, com 24 metros de altura, de onde corajosos mergulhadores – certificados e experientes – saltam para as profundezas do rio como um espetáculo, durante os meses de verão. Quando estiver em Mostar, não deixe de visitar, também, o velho bazar – Kujundžiluk, onde você encontrará diversas lojas tradicionais de artesanato e os melhores restaurantes da cidade.

Monte da Aparição em Medjugorje (arquivo pessoal)

 

Perto de Mostar fica a cidade de Medjugorje. Essa pequena vila se tornou um destino turístico procurado por fiéis de todo o mundo, principalmente católicos. Medjugorje é conhecida como o maior local de peregrinação católica da região, pois acredita-se que, em 1981, a Virgem Maria apareceu para um grupo das crianças locais em uma colina acima da vila. Além do Monte da Aparição, você também pode visitar o Monte da Cruz e a Igreja de São Tiago, onde você pode assistir à missa em vários idiomas do mundo.

Outra vila interessante na região é Blagaj. A vila abriga o Tekke Blagaj, um mosteiro de dervixe histórico, localizado na nascente do rio Buna, abaixo da colina. Acima da nascente, no topo da colina, você vai encontrar o Forte Blagaj, a antiga fortaleza medieval. Perto de Blagaj fica outra aldeia histórica chamada Počitelj. É uma aldeia construída toda em pedra, cujas pequenas casas se prolongam do pé até o topo da colina, conectadas por muitos, muitos degraus.

Tekke Blagaj (Pixabay)

 

A região da Herzegovina também oferece uma comida saborosa. Além do ćevapi, você pode experimentar também dolma, um vegetal recheado com carne ou arroz, ou japrak, carne picada envolta em folhas. Para fechar a sua viagem com chave de ouro, não deixe de provar também a famosa, saborosa e doce baklava, pastel de massa filo recheado com nozes e xarope!

Related posts

Clarens, a jóia do estado livre oriental, na África do Sul

Thaís Helena

Roteiro para conhecer Vancouver em 72 horas

Carla Ortiz

Cidades para Conhecer na Finlândia – Parte 2

Lili Simmelink

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação