Halloween na França

4
776
Fonte : arquivo pessoal
Advertisement

Se me perguntassem em setembro do ano passado se existe Halloween na França, eu diria que o comércio fica super decorado, as lojas com vários produtos à venda, mas nenhuma manifestação propriamente dita (pessoas na rua, crianças pedindo doces, festas na escola). Nunca tinha visto.

Porém, o meu conceito começou a mudar em outubro do ano passado, quando no curso de dança no gelo que a minha filha faz, eles fizeram um concurso de fantasias de Halloween com distruibuição de doces. Arrumei a minha filha com uma saia de filó preta com brilho, blusa de bruxinha, arco de chapéu de bruxa e pintei a boca da criança de preto. Achei que estava arrasando mas quando cheguei na pista de patinação vi que realmente eles levam este negócio de fantasias de Halloween muito a sério. As fantasias eram de alto nível e maquiagens quase profissionais nas crianças entre 3 a 15 anos.

Este ano estamos mais preparadas, continuamos com a bruxinha, mas com direito a vestido, chapéu, tatuagem e uma maquiagem um pouco melhor que batom preto.

Passamos o dia 31 de outubro de 2016 em Nantes. Fomos com o objetivo de aproveitar o feriado de 1 novembro e conhecer a cidade que é uma gracinha (falei sobre Nantes aqui) .
Na noite do dia 31 de outubro, colocamos a fantasia na criança e saímos felizes para jantar. Para a nossa surpresa, o hotel estava todo decorado, distribuíram balas de dente de vampiro em copinhos. Ela pegou o copinho e saiu toda boba na rua.

A surpresa maior veio quando passeávamos pelo centro: havia pessoas fantasiadas (crianças e adultos). Algumas crianças entravam nas lojas pedindo e recebendo doces.
Minha filha achou o máximo este movimento todo e sabe o que ela mais gostou?
Não foi pedir os doces, mas sim de dar os doces. Ela chegava com o copinho dela de balas de goma e oferecia para as crianças fantasiadas. Os pais achavam muito bonitinho e as crianças trocavam os doces com ela.
Para nós que achávamos que Halloween não existia na França, além  de vender produtos, vimos que o movimento é lento, mas existe por aqui. Não tem nem como comparar aos EUA, mas também não podemos dizer que não existe.

Leia também: Halloween na Alemanha

Haloween no gelo( Auvergne Clermont Dance sur Glace)
Fonte: arquivo pessoal

Este ano de 2017, começamos a reparar mais nas manifestações de Halloween por aqui e:
– Descobri que em Clermont tem crianças que passeiam pelo centro fantasiadas e algumas pessoas distribuem doces.
– Haverá o concurso de fantasias na dança no gelo novamente.
– Algumas lojas, restaurantes, salões de beleza, centro de estéticas estão realmente no clima de Halloween, não só na decoração, como no traje dos funcionários.

Fui a um centro de estética que todas as funcionárias estavam a caráter, algumas davam até medo, com maquiagens realmente assustadoras e quase reais, além daquelas lentes coloridas. Eu não fui a única a me assustar com a caracterização delas. Uma delas me disse que exagerou e da próxima vez tentará ficar menos assustadora.

Decidimos viajar no feriado novamente e vimos que se nas cidades o Halloween existe timidamente (a impressão que tivemos), não podemos dizer o mesmo dos parques de atrações. Nas minhas pesquisas sobre cidades com Halloween na França, descobri que se quiser curtir o Halloween por aqui, você deve ir a um parque de atrações. Pelo menos nove parques na França e o Europa Parc na Alemanha (perto da divisa com a França), tem atrações específicas para esta época do ano. Veja as programações aqui.

Leia também: Halloween nos Estados Unidos

Tem de tudo, desde a invasão dos vilões na Disney, manifestações noturnas, ateliês de decoração de abóboras, casas mal assombradas, fogos de artifício  e shows específicos para esta época do ano.

É só escolher o perfil e o nível de terror, realmente tem para todos os gostos. Tudo é feito para chamar a atenção do público nesta época.

Depois de muito pesquisar e ver vídeos no youtube, decidimos ir no Parc Asterix. Estaremos lá quando este texto for ao ar.  O Parc Asterix realmente investe nisso. Eles chamaram de “Terror no parque” . Desde a decoração, personagens vivos que andam e aterrorizam pelo parque (zumbis, gárgulas, mortos vivos), até show e atrações específicas  de Halloween. O ponto forte é o “Terror noturno no parque”. Abertura excepcional de 19h à 1h da manhã em dias específicos, com show e parada noturna de terror.

Fonte: arquivo pessoal

Chegaremos dia 31 de outubro a tarde no parque, no último dia do espetáculo noturno deste ano. Ficaremos no hotel Les trois Hiboux, que fica dentro do parque com um caminho direto para lá. Este hotel costuma ter algumas atrações, tipo show de mágica, personagens vivos. Não é alta temporada, mas são férias escolares aqui, espero que tenha pelo menos os personagens no café da manhã. A ideia é chegar e ir ao espetáculo noturno do parque vestidos a caráter e é claro, com a cestinha de abóboras cheias de doces para distribuir.

Além  do espetáculo noturno, iremos dois dias no parque. Está previsto máxima de 15 graus, mas pelo menos não está com previsão de chuva (viu como olhar a meteo é importante por aqui?). Será um Halloween gelado.

A maioria das atrações tem tamanho mínimo para entrar, sei que uma criança de 5 anos ainda é pequena para este parque, muitas atrações ela ainda não tem tamanho, mas não iremos pelo parque propriamente dito, e sim pelo Halloween, então valerá a pena.

O Halloween na França ainda é modesto, mas se você quiser brincar é só saber onde procurar, que acha.

E no país/cidade onde você mora, existe Halloween?

Leia – como é celebrado o Halloween pelo Mundo!

4 Comentários

  1. Oi Lilian,
    Por minha surpresa, ontem (dia 31/10) estava na casa da minha sogra aqui na França… Acredita que 3 crianças fantasiadas vieram pedir doces? E o pior, minha sogra havia comprado varios bombons pra distribuir !
    Pois é… Acho que esse tal Halloween esta cada vez mais presente no mundo todo !!!
    Beijos

    • Oi Marcella
      Verdade, aos pouquinhos o haloween está cada vez mais presente.
      Este ano não pegamos doces, só distribuímos.
      Você ia gostar do Parc Astérix no haloween….eles realmente capricharam na decoração e atrações .
      Beijos

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.