Facebook Twitter Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»Inglaterra»Inglaterra – Estudando Na Terra da Rainha
    Inglaterra

    Inglaterra – Estudando Na Terra da Rainha

    Fernanda FrancoBy Fernanda FrancoSeptember 11, 2013Updated:June 29, 201710 Comments6 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Me lembro de quando me formei em Comunicação Social, no Brasil, muito tempo atrás. Olhei para minha mãe quando me deram o diploma e disse: ‘Meu próximo certificado será em inglês’. Dito e feito.

    Para quem pensa em aperfeiçoar o inglês, cursar uma faculdade ou até mesmo fazer uma especialização em alguma área (como foi o meu caso), dando um up-date na carreira aqui na terra da rainha, opções de cursos não vão faltar.

    Aliás, Londres é uma cidade bem requisitada por estudantes e profissionais de todo o mundo, por oferecer várias opções e oportunidades. O cenário de estudantes desembarcando na capital da Inglaterra ficou tão popular há uns anos atrás, que muitas pessoas que não possuíam passaporte europeu, de várias nacionalidades e uma grande parcela de brasileiros, aproveitaram da situação para entrar no país. Há alguns anos, você podia entrar no país com uma simples carta de algum colégio de inglês, não necessariamente de um curso profissionalizante ou graduação em faculdade. A carta só precisava dizer que você estaria no país por um período X (que normalmente era de um ano), e que o curso de inglês no tal colégio Y estava pago. Muita gente entrava no país com a intenção de fazer um curso e daqui não saia mais.

    O número de pseudo estudantes aumentou de tal forma que o governo precisou alterar as leis que vigoravam em relação aos vistos de estudantes. Muitas mudanças foram sendo implementadas aos poucos e, hoje em dia, o processo para chegar no país como estudante ficou bem mais rigoroso.

    Se você tem planos de estudar na Inglaterra algum dia e não tem passaporte europeu, procure se atualizar em relação a parte burocrática do país antes de qualquer decisão. Verifique sua situação antes de aplicar para qualquer curso, para evitar dores de cabeça na imigração quando chegar. O website do Home Office (Imigracao e afins) fornece informacoes oficiais para tirar todas suas dúvidas.

    Você precisa verificar em qual categoria  se encaixa e ler com atenção todos os requisitos para aplicação de visto para tal. Vários fatores podem influenciar nas diferentes categorias, como sua idade, duração e nível do curso que você gostaria de fazer.

    Se você pensa em fazer um curso de graduação, por exemplo, após escolher a universidade e curso, você tem que passar por um processo seletivo. Para todos os cursos de graduação na Inglaterra, o processo é feito através do Serviço de Admissão a Colégios e Universidades, o UCAS.

    Toda a documentação que cada universidade ou colégio pede tem que ser apresentada em inglês. Se você já tem algum certificado de outros cursos feitos no país de origem, precisam de tradução juramentada. Você pode aplicar para até cinco cursos diferentes, em universidades ou colégios distintos, sem que eles saibam quais cursos você está tentando em cada instituição.

    O processo seletivo é rigoroso e varia entre as universidades, o que pode alterar suas chances de entrar para um específico curso, caso seu currículo não seja compatível com o mínimo que exigem de cada candidato. Há casos em que a universidade não aconselha o candidato a entrar em um curso de graduação logo que chega e eles indicam um Foundation Course que seria um curso preparatório, na própria universidade ou colégio (geralmente com duração de um ano) antes do ingresso no curso desejado.

    Caso você esteja procurando um mestrado ou PhD, as regras já são diferentes. Para se ingressar num mestrado, por exemplo, você não necessariamente precisar ter um diploma de graduação! Louco isso, não? Eu tomei um susto quando me falaram isso e achei ate que era brincadeira.

    Mas, não é não; é fato! Se você não vem de um background acadêmico, mas tem anos de experiência de mercado e gostaria de fazer um mestrado, isso é possível na Inglaterra. Para os cursos de mestrado, você faz inscrição direta com as universidades. O processo seletivo também é rigoroso e aqui o nível de inglês conta muito. Você precisa de ter entre 6.5 a 7.5 no IELTS ou equivalente para ingressar nos cursos. Após aprovado na primeira parte da seleção, também passa por uma entrevista rigorosa, geralmente com o responsável pelo curso que você esta interessado. Não se preocupe se você ainda não estiver no país e for chamado para uma entrevista. As universidades aceitam entrevistas por Skype e até mesmo via telefone.

    Muita atenção aqui quando receber uma carta com oferta da vaga tão sonhada. São duas opções de oferta: conditional e outra unconditional. Se sua vaga está sendo oferecida sob conditional, isso significa que você ainda está pendente com algum documento, podendo ser um certificado de inglês ou algo semelhante. Geralmente eles dão uma data para você apresentar tal documentação para que assim, sua vaga possa ser oferecida sem nenhuma outra restrição e você possa dar entrada na matrícula e fazer o tal sonhado curso.

    Para as pessoas que estão interessadas em cursos rápidos e mais em conta, a City Lit  é uma ótima opção, oferecendo uma variedade imensa de cursos de meio período para adultos, com aulas em vários horários no dia e semana.  A maioria dos cursos duram até 10 semanas, mas, você pode escolher desde um taster com apenas uma sessão até mesmo cursos que venham durar por um ano.

    Um link que e muito útil para ajudar na procura de cursos por aqui, sejam eles, curtos ou longos, e o Hotcourses. O Prospects eu recomendo para aqueles que precisam de mais informações sobre carreiras acadêmicas. O site dá dicas de cursos, de como preparar o CV, covering letter, como se sair bem em entrevistas, sugestões para treinamentos e work experience e até mesmo um site de procura de vagas para pós-graduandos.

    O que me chamou a atenção aqui em Londres foi justamente a variedade de cursos e possibilidades para aprendizagem. Independente do curso que cada um escolhe, a vida em si continua sendo a melhor faculdade de todas.

    “Education is the most powerful weapon, which you can use to change the world.” Nelson Mandela

     

    Textos relacionados

    • “The Book Is On The Table” x Inglês De Índio
    • Hospedagem Alternativa em Londres
    • Dia do Brasil em Londres
    • Estudando Shakespeare na Era Digital
    • Boas Maneiras na Inglaterra
    • Socializando com Ovos e Bacon
    Clique aqui para ler mais artigos da mesma autora
    inglaterra
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Fernanda Franco
    • Website

    Fernanda é publicitária, roteirista e mora em Londres com o marido e o filho.

    Related Posts

    Empreender na Inglaterra

    May 26, 2021

    Meus 10 dias em uma quarentena de hotel na Inglaterra

    April 2, 2021

    A pandemia na Inglaterra

    December 3, 2020

    10 Comments

    1. Ju on September 11, 2013 12:59 pm

      Fer, muito bom o texto, veio bem acalhar ehehe estou pensando e avaliando novas oportunidades para os proximos dois anos, e uma delas seria estudar em Londres ou Canadá… vou visitar os links… Parabens pelo texto!!!!

      Reply
      • Fernanda Franco on September 11, 2013 9:36 pm

        Oi Ju, existem varios canais e ‘tips’ pra ajudar quem chega no pais. Se precisar de mais alguma dica ou qualquer outra coisa, da um toque, OK? Beijos e obrigada pelo carinho!

        Reply
    2. Eliane Guedes on September 11, 2013 2:22 pm

      adorei…. muito bom …obrigada…meus filhos agradecem….

      Reply
      • Fernanda Franco on September 11, 2013 9:37 pm

        Ola Eliane

        Que bom saber que sera referencia para seus filhos. Caso precise de mais alguma dica, entre em contato. Um super abraco e obrigada pelo carinho! F

        Reply
    3. Ana Paula Lopes Barbosa on September 11, 2013 9:44 pm

      Fernanda, boa tacada! Informação util, relevante e acurada. Eu amo estudar aqui! Até trocar de carreira depois dos 40 é possivel neste país…a Inglaterra é uma mãe, não é madrasta! 🙂

      Reply
      • Fernanda Franco on September 14, 2013 12:25 am

        Oi Ana Paula, obrigada pelo carinho! E bem por ai mesmo, aqui as portas estao abertas para quem sabe aproveitar. Claro, que para alguns com mais faciliade, mas, vale a pena o esforco sim. A educacao e vista como prioridade. O que vc estuda em Londres? Vamos trocar figurinhas! x F

        Reply
    4. fabi mesquita on September 12, 2013 5:20 pm

      Adorei! quem sabe agora eu crio coragen? ninguém merece meu inglês de rua..rs

      Reply
      • Fernanda Franco on September 14, 2013 12:28 am

        Oi Fabi, nunca e tarde para fazer nada nessa vida e estudar e algo que nao podemos parar, pois o processo de aprendizagem e constante e temos que sempre inovar, principalmente com essa nova geracao tecnologica na qual a informacao viaja mais rapido do que o ano-luz! Credo! Meu marido chegou a Londres sem saber o ABC. Eu dava umas dicas para ele todos os dias antes de ir ao colegio. Montei um mapinha para ele, com todas as frases basicas do tipo: I’m lost! Can you help? E por ai foi. Enfim, morando na cultura onde se fala a lingua que se estuda torna tudo mais facil e o processo e mais rapido. Beijos e obrigada pelo carinho! xx F

        Reply
    5. Roberto Martins on January 26, 2015 9:21 pm

      Olá, minha filha gostaria de fazer um intercambio em Londres e aproveitar para concluir o High School, ela tem cidadania portuguesa, voce saberia me dizer se ela pode estudar em escola publica ai, e qual seria o custo desse ano .

      Reply
    6. Flavia Barioto on August 6, 2015 11:26 pm

      Parabéns pelo site! Minha filha possui dupla cidadania (Brasil e Itália). Possui excelentes notas e inglês fluente. Para participar do processo para ingresso nas universidades no Reino Unido ela terá mais chance de conseguir bolsa se apresentar-se como brasileira ou italiana? Ou a cidadania não importa e sim o desempenho do candidato em sua vida acadêmica? Muito Obrigada!

      Reply

    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    Polônia

    Dia de Finados na Polônia

    By Ann MoellerOctober 28, 20240

    Dia de Finados na Polônia O Dia de Finados é comemorado oficialmente pela Igreja Católica…

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    © 2012-2025 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.