BrasileirasPeloMundo.com
Dicas para viajar sozinha Grécia Turismo Pelo Mundo

Dicas de turismo em Atenas em 3 dias

Turismo em Atenas em 3 dias

Muita gente me pergunta o que fazer em Atenas quando se está visitando a cidade pela primeira vez. Atenas é uma cidade grande, mas os pontos turísticos não são tantos, porém há muito o que explorar. Eu recomendaria para quem visita a Grécia, ficar uns três dias em Atenas. Querendo e podendo ficar mais, melhor. Mas não mais do que cinco dias, porque o país tem muitos outros lugares lindos a serem visitados.

Já escrevi bastante sobre Atenas, mas dessa vez resolvi preparar um roteirinho para os brasileiros de primeira viagem, destacando algumas possibilidades de lugares, de acordo com os interesses de cada um.

Parte do Partenon na Acrópole

Dia 1:

Como em qualquer viagem, o ideal para aproveitar bem o dia é estar na rua entre 9 e 10 horas da manhã para curtir sem agonia. E começamos pelo principal, a Acrópole de Atenas! O monumento fica no centro da cidade e, dependendo de onde esteja hospedado, pode-se chegar lá caminhando ou de metrô (linha vermelha).

O ingresso para a Acrópole simples inclui apenas a subida ao Partenon e visita ao Teatro de Dionísio. Já o pacote, por 30 euros, inclui diversos sítios arqueológicos, como a Ágora Romana, a Ágora Antiga, o Arco de Adriano, o Templo de Zeus, entre outros. Se tiver tempo e for um amante de história, vale muito a pena conhecer todos eles. Caso contrário, é possível ver os monumentos e sítios do lado de fora e ter uma boa ideia.

Reserve para essa visita pelo menos umas 4 horas e caminhe com calma, sentindo toda a grandeza do que é a Acrópole e a vista incrível lá do alto. Após o passeio, duas opções: o Museu da Acrópole (ingressos por 5 euros), moderno e muito bonito, com bastante informação sobre a cidade e a cultura da Grécia antiga. Diria que pelo menos umas duas horas para a visita e pode-se comer no restaurante do museu que é bem recomendado.

A segunda opção é passear pela Ágora Antiga, os ingressos também podem ser adquiridos separadamente apenas para a atração, e caminhar por Thissio, uma área que liga essa parte da cidade a praça de Monastiraki e é cheia de restaurantes e cafés. Nos finais de semana tem também uma feirinha ao ar livre, com coisas artesanais. Vale bastante a pena!

Para fechar o dia com um pôr do sol lindo, vale a pena conferir o monte ou colina Filopapo ou Monte das Musas, que fica em um parque atrás da Acrópole. Com uma vista incrível da cidade e da própria Acrópole. No parque tem ainda a prisão de Sócrates para ser visitada. Uma opção para a noite, seja logo após o pôr do sol ou mais tarde, é a área de Gazi, na estação Kerameikos. É uma área com baladas e gente jovem, para quem gosta, e também alguns bares interessantes. Recomendo o pub Lazy Bulldog.

Dia 2:

Templo de Poseidon no Cabo Sounion

No segundo dia de viagem, recomendo mudar um pouco o cenário para conhecer a orla de Atenas. Um passeio bem interessante para quem está disposto a acordar cedo e aproveitar o dia ao máximo é ir até o Cabo Súnion, onde você poderá ver também o templo de Poseidon. Para chegar lá é fácil, basta pegar um ônibus que sai de uma parada próxima ao Museu Nacional Arqueológico (estação Victoria do Metrô) a cada hora, a partir das 7:05 da manhã. É bom perguntar na estação do metrô a direção para chegar na parada.

Na volta do passeio, que deve durar entre 3 e 4 horas, a dica é pegar o ônibus B2 saindo de Syntagma (ou o tram, porém demora mais) e ir para a orla de Atenas, mais precisamente para a Marina Flisvos. Em meia hora, pode ser um pouco mais dependendo do trânsito, se chega ali. É um passeio super válido, e deve ser feito à tarde para aproveitar o pôr-do-sol. Há também opções para comer e um parque ao lado com atrações para crianças. Sugiro explorar a Marina, caminhando por ali e curtir os bares.

A noite nesse dia pode ser ali mesmo pela orla, caso seja verão, pois há baladas bem movimentadas, para quem gosta, como o Bolivar. Outra opção seria voltar ao centro e ir de metrô até a estação de Panormou. Vivi no bairro por 4 anos e tem boas opções para curtir uma noite mais leve. Recomendo o bar Sensimilla, com boa música e um terraço, além de bons coquetéis em geral.

Dia 3:

Para finalizar o passeio na cidade, o terceiro dia deve ser no centro, também facilitando a ida ao aeroporto de quem tem que voltar nesse dia. Comece a manhã na praça de Syntagma, onde está localizado o Parlamento de Atenas, palco de manifestações na cidade. Ao lado do parlamento, há um parque, que é bonitinho e pode ser explorado por uma hora ou um pouco mais. Logo ali, ao lado do parque, você pode visitar ainda o Arco de Adriano. O ingresso combo, mencionado antes para a Acrópole, inclui a entrada no Arco. Sem ingresso, você pode ver e tirar fotos de fora.

Parlamento grego em Syntagma

No final da visita ao parque, volte ao Parlamento para assistir a troca de guardas. Sim, vale a pena! É bem divertida e no final pode-se tirar fotos com eles. Dura cerca de 20 minutos e acontece a cada hora do dia. Após a manhã tranquila,  desça a rua Ermou, logo depois de Syntagma e curta o movimento da maior rua de compras da cidade. A rua liga Syntagma à praça de Monastiraki, já mencionada, e por ali pode-se almoçar ou fazer um lanche. Tem um local chamado Meliartos, com várias opções típicas gregas e ótimo serviço.

Após a parada para o lanche, sugiro explorar as ruazinhas de lojas de souvenirs e coisas mais alternativas saindo da praça de Monastiraki, chegando até a rua Adrianou que vai dar acesso a Plaka. Aqui ficam duas opções: para quem tiver mais pique, e ainda tiver tempo de alcançar o pôr do sol, principalmente no verão que escurece mais tarde, pegue o metrô e vá até a estação Evangelismos. De lá siga caminhando e subindo ruas, você vai chegar ao Likavitos, outro morro com vistas incríveis da cidade. Para quem não tem fôlego, pode-se pegar um táxi para subir, sai mais barato do que a opção do bondinho, especialmente se estiver com um grupo.

Para quem ficou em Plaka, dependendo do horário, pode jantar em um dos restaurantes com opções deliciosas de comida típica grega. O bairro de Plaka é o mais antigo de Atenas e caminhar se perdendo pelas ruazinhas com casas antigas é uma delícia! Seja durante o dia, ou à noite com a luz da lua. Os que ainda passam essa noite em Atenas podem curtir ainda a área chamada Psiri, que fica atrás da estação Monastiraki. Por ali há várias opções interessantes de bares com narguilê e bebidas e comida mais em conta. É uma área alternativa e bem interessante.

Orla de Atenas – pouco visitada pelos turistas

Como vocês perceberam, opção do que fazer em três dias é o que não falta. Tive que deixar muitas coisas de fora, mas fica aqui também a dica, caso alguém tenha mais dias na cidade ou queira encaixar no roteiro: Museu Arqueológico Nacional, Museu Bizantino, Museu Benaki, bairro de Pireus.

Related posts

7 atrações turísticas imperdíveis em Nova Iorque

Debora L. Juneck

Quer ter um ano sabático?

Marina Mazzoni

Dicas para viajar de carro pela Espanha

Marcela Bueno

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação