Facebook Twitter Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»Itália»Maternidade e Pré-Natal na Itália
    Itália

    Maternidade e Pré-Natal na Itália

    Farah SerraBy Farah SerraJuly 24, 2017Updated:July 31, 2017No Comments6 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Crédito imagem: alessandraamendess. Licença: CC0 Public Domain.
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Pré-natal é um período privilegiado, onde redescobrimos o tempo lento da gravidez, quando nos colocamos na escuta e saboreamos o grande milagre, eterno e sempre novo, da vida que nasce e cresce dentro do ventre materno.

    A gestação é um momento especial e inesquecível na vida de uma mulher. Durante nove meses mãe e filho começam a se conhecer, aprendem a se comunicar. Provam-se emoções intensas: mente e corpo se transformam e lentamente se abre espaço para a criatura que está se formando. Para conseguir curtir tudo isso ao máximo é preciso, porém, desacelerar, diminuir o ritmo, informar-se, dar-se tempo e espaço. Entretanto, orientar-se nem sempre é fácil, principalmente se a criança que está crescendo dentro de você é o seu primeiro filho e se você mora fora, longe dos familiares e amigos que poderiam te auxiliar com suas experiências.

    Crédito imagem: DigitalMarketingAgency. Licença: CC0 Public Domain.

    Pensando nisso e nas minhas conterrâneas que também moram na Itália, resolvi criar essa série de posts sobre a maternidade. No primeiro texto, intitulado Itália – Maternidade: Gravidez e Parto, fiz um panorama geral do que vivi por aqui; neste, falarei especificamente de como funciona o pré-natal.

    Consulta de controle

    A primeira pergunta que te fazem ao constatar a positividade da sua gravidez é se ela é desejada e se você quer dar continuidade a ela. É algo estranho, eu sei. Choquei-me quando ouvi tal questionamento. Porém, na Itália o aborto é legal e esse é o procedimento padrão. No meu caso, a resposta foi que a minha gestação era muito esperada e desejada e, assim, a médica e a obstetra (minhas consultas foram sempre com as duas juntas) me passaram uma série de exames clínicos para atestar o meu estado de saúde, meu tipo sanguíneo, etc.

    As consultas de controle são mensais e alguns exames de sangue e urina também. Uma vez optado pelo sistema público de saúde, é preciso solicitar, para todos os exames e as consultas de controle, as receitas ao seu médico de família e para realizar quase todos os exames é necessário agendar pelo CUP (sistema de agendamento do governo) da sua região ou diretamente na instituição que te atende.

    Exames, ecografias e controles

    Estatísticas italianas confirmam que a maioria das mães se submete a um número excessivo de exames, com uma frequência injustificada.

    Para monitorar o bem-estar da mãe e do bebê são suficientes as análises (exames de sangue e ginecológicos) e as ecografias previstas nas Diretrizes do Sistema Sanitário Nacional. De acordo com isso, são três as ecografias aconselhadas: a primeira, que se realiza até a 12ª semana de gestação, é útil para a datação da gravidez e para controlar o número de embriões; a ecografia morfológica, realizada lá pela 22ª semana, é a mais importante, porque permite observar os órgãos fetais em detalhe para diagnosticar eventuais anomalias; e o último controle, que acontece no terceiro trimestre, avalia o desenvolvimento do bebê em relação à idade gestacional.

    Todos esses controles, previstos pelo sistema público de saúde italiano, são gratuitos.

    Escolher o lugar do parto

    Para escolher a estrutura hospitalar é importante se informar com antecedência. A futura mãe que quer conhecer e avaliar as práticas de parto no local onde quer dar à luz pode se dirigir diretamente ao hospital para colher informações que a interessam ou conversar com outras mulheres que já deram à luz ali.

    Eu recorri à minha doula. Com ela obtive todas as informações que precisava para escolher o hospital que melhor atendia as minhas expectativas. Foi com ela também que fiz o meu ‘plano de parto’, que levei comigo e entreguei para a equipe médica que me atendeu quando minha bolsa estourou.

    Assim como no Brasil, aqui também se está redescobrindo o parto em casa. Notícias relatam o aumento do número de casais que optam por essa modalidade. Para esses casos, sei que existem associações de obstetras e/ou de pais que se dedicam aos nascimentos a domicílio. É preciso se informar, no entanto, a respeito de se o parto em casa será reembolsado na sua totalidade ou em parte pelo sistema de saúde público, pois não sendo previsto nenhum reembolso as despesas recaem inteiramente sobre os pais.

    Cursos de preparação para o parto

    Em todas as cidades, nos hospitais ou nas clínicas são organizados cursos de preparação para o parto. Conduzidos pelas obstetras, representam uma oportunidade preciosa para se receber informações e para compartilhar as emoções da espera com outras futuras mamães que estão vivendo a mesma experiência. Frequentemente, também, é prevista uma visita ao departamento da maternidade que garante uma primeira aproximação com a equipe, os lugares, e as salas de parto onde acontecerão os nascimentos. Novamente, nesta ocasião, a futura mãe poderá se informar a respeito das práticas do departamento e avaliar se a estrutura corresponde às suas próprias expectativas.

    Normalmente esses cursos são gratuitos ou têm custos irrisórios.

    As grandes redes de lojas infantis igualmente oferecem cursos que são mais voltados para a preparação do enxoval e para o retorno a casa com a criança.

    Público ou privado?

    Depende de você. Os custos para fazer o pré-natal em uma clínica privada são bem elevados, porém são cobertos pela maioria dos seguros de saúde. A este propósito cada futura mãe deverá avaliar, com base em suas próprias exigências, qual figura prefere contatar. Saliento apenas que a maioria das estruturas públicas italianas oferece uma assistência adequada, com a possibilidade de se conhecer os médicos que depois se encontrarão na maternidade no momento do parto. Contudo, sistema público é sistema público.

    Eu, particularmente, devido às ótimas opções de atendimento hospitalar da minha cidade, optei por realizá-lo através do sistema público de saúde italiano.

    Enxoval e retorno para casa

    Além disso, é durante o pré-natal que se prepara o enxoval do bebê e sua ida para casa. Aqui o risco é o de comprar grandes quantidades de acessórios, em muitos casos supérfluos e pouco apreciados pelo bebê, tendo que sustentar uma despesa relevante Fique alerta em relação ao que o recém-nascido realmente precisa, pois, naturalmente, vários acessórios podem se revelar mais ou menos úteis para um genitor, de acordo com o contexto em que se vive, da cidade, do estilo de cuidados maternais adotados e das preferências da criança. O importante é saber que nem todos os produtos presentes no mercado são realmente necessários e nenhum é indispensável.

    Toda mãe deveria poder ter acesso à informação para poder cuidar de si e de seu filho da melhor forma. É muito importante que ela tenha o tempo necessário para dedicar-se a si mesma, relaxando e dando asas aos pensamentos, sonhos e fantasias ligadas ao seu próprio futuro de mãe e da criança que nascerá.

    Arrivederci!

    ***

    *Citações e fonte: Cozza, Giorgia. Bebè a costo zero. Edizioni Il leone verdi, 2016

    Textos relacionados

    • Absorvente feminino, você sabe tudo sobre ele?
    • É um luxo ser mulher. Precisamos falar do imposto rosa
    • Quais são os principais documentos italianos?
    • 21 Curiosidades sobre a Nutella
    • Visto para tratamento médico na Itália
    • Como saber se um produto é biológico?
    Clique aqui para ler mais artigos da mesma autora
    gravidez italia pre-natal pré-natal na Itália
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Farah Serra
    • Website
    • Facebook
    • Instagram

    Farah vive em Gênova, na Itália. Ela é uma daquelas pessoas que pegou o avião para, audaciosamente, chegar lá onde estão as histórias… e, sem querer, descobriu que as ama contar. E porque quem escreve deve fazê-lo em um espaço e em um tempo, deve viver um espaço e um tempo, ela está sempre por aí, no seu caminho – entre os seus blogs Pelos campos de trigo, Tempos de gestão,Observações sobre o belo e o sublime (Obvious) e @peloscantosdomundo (Instagram). Além disso, ela é Bacharel em Administração Hoteleira. Possuí dois MBAs, em Gestão de Pessoas e em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios. E um Master em Inovação na Administração Pública. Em 2005, foi publicado o seu primeiro livro "Fator Humano da Qualidade em Empresas Hoteleiras".

    Related Posts

    O feminismo na Itália

    March 6, 2021

    Os desafios de morar fora que ninguém conta

    February 24, 2021

    Mudar para a Itália em 2021 é uma boa ideia?

    January 8, 2021

    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    Curiosidades Pelo Mundo

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    By Alessandra FerreiraMarch 1, 20230

    Olá! Mais um ano se passou, agora o Covid-19 e a pandemia ficaram cada vez…

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022

    10 fatos mais chocantes ao mudar para Turquia

    October 25, 2022
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    © 2012-2023 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.