Facebook Twitter Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»Cheguei e agora?»Me mudei para a França, e agora?
    Cheguei e agora?

    Me mudei para a França, e agora?

    Marcella DelfraroBy Marcella DelfraroNovember 9, 2017Updated:November 17, 20183 Comments7 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Fonte: Pixabay.com
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Me mudei para a França, e agora?

    Você correu muito atrás e conseguiu realizar o maior sonho da sua vida que era mudar para a Europa, mais precisamente para França. De malas prontas e já no aeroporto, começam as últimas despedidas dos familiares e amigos mais próximos. Algumas horas de viagem e finalmente você desembarca em solo francês: Vida nova, novos ares e novos desafios!

    Daí, já no momento da espera interminável de suas malas na esteira do aeroporto, uma pergunta que não sai da sua cabeça: “Me mudei para a França, e agora?”. E agora meu caro leitor, no texto de hoje vou dar algumas dicas para você recém chegado ao país. Espero que essas dicas possam te ajudar a se instalar no país dos queijos e vinhos.

    1 – Divisões territoriais da França

    Vamos entender um pouquinho sobre as divisões territoriais do país em que vamos viver. A França é dividida em Régions (Regiões). As regiões são divididas em Départements (Departamentos). Os departamentos são divididos em Communes (que para simplificar vou traduzir para cidades).

    Por exemplo: Eu moro na cidade de Clermont-Ferrand, departamento Puy-de-dôme na região Auvergne-Rhone-Alpes. A cidade de Bordeaux, fica no departamento de Gironde e na região de Nouvelle-Aquitane.

    Leia também: tudo que você precisa saber para morar na França

    2 – Serviços públicos à disposição do cidadão

    Mairie:
    É o órgão público ligado à sua commune (cidade). É lá que fazemos os procedimentos administrativos, casamento, nascimento, óbito e informações diversas sobre a sua cidade, como por exemplo: escola para as crianças ou clubes públicos esportivos.

    Prefecture:
    É o órgão público ligado ao seu departamento. É neste local que damos entrada no nosso titre de séjour (documento que autoriza o estrangeiro a morar na França), permis de conduire (carteira de motorista), carte grise (documento do carro), etc. É onde todos os seviços ao imigrante são realizados.

    OFII:
    Office Français de L’Imigration et l’Integration. É o escritório público de acolhimento do imigrante. Eles proporcionam para todo o imigrante legal, cursos de integração à cultura francesa, curso de francês, explicam ao imigrante como ter acesso ao emprego, etc. Todo o imigrante legal tem direito a acessar esse serviço, além de possuir os mesmos direitos de um cidadão francês. Viva a Liberté, Égalité e Fraternité (Liberdade, Igualdade e Fraternidade) francesa!
    Clique aqui para acessar a página do OFII.

    3 – Titre de séjour

    Esse é o documento que autoriza estrangeiros a morar na França e é obrigatório para todo o imigrante legal no país. O procedimento deve ser iniciado ainda no Brasil e finalizado em até 3 primeiros meses desde o momento da sua chegada em solo francês.

    Para dar prosseguimento na retirada do seu titre de séjour, você deve ir até a prefecture do departamento que você vai morar. Mais informações acesse esse link.

    A colunista Julia Lainetti, conta um pouco sobre sua experiência para retirada do seu titre de sejour nesse texto.

    4 – Carteira de motorista

    A boa notícia é que se você possui uma carteira de motorista válida no Brasil, você pode trocá-la sem muita burocracia por uma carteira de motorista francesa. Não precisa fazer nenhuma prova, basta que você faça à solicitação antes de completar 1 ano de residência na França.

    Veja o procedimento em detalhes no campo Demande de permis de conduire – par échange clicando no link.

    A colunista Rafaela Prado, explica em seu texto o procedimento com muito mais detalhes. Confira!

    5 – Abertura de conta bancária

    Todo o cidadão que more legalmente na França, seja ele homem ou mulher e que tenha idade igual ou superior a 16 anos possui o direito de ter uma conta em banco. O procedimento é relativamente simples. Você deve ter um documento de identidade válido e um comprovante de residência.
    A colunista Rafaela Prado, já escreveu um texto com mais detalhes sobre esse assunto.

    6 – Os números de emergência

    Alguns números de emergência válidos em todo o território francês:

    Service d’aide médicale Urgente (SAMU): 15
    Pompiers (Bombeiros): 18
    SAMU social: 115
    Pharmacies de garde (Farmácias de plantão): clique aqui.

    7 – O acesso ao sistema saúde francês

    O sistema de saúde na França é público e para ter acesso ao serviço, você precisa solicitar sua carte vitale – é tipo uma carteirinha do SUS, mas que funciona em toda a rede de saúde do país e em certos casos no exterior. Existem alguns critérios para você ter direito a carte vitale, dentre eles é morar em território francês.

    Para solicitar a sua carte vitale, você deve se direcionar ao CPAM (Caisse Primaire d’Assurance Maladie) da sua cidade. Para mais informações, acesse esse link.

    8 – Alugar um apartamento

    Na França existem 2 tipos de aluguel:

    1 – Apartamentos de particulares – você aluga diretamente com o proprietário ou agência imobiliária. Para esse tipo de busca, sugiro o site Leboncoin que é um dos mais usados na França atualmente.

    2 – Apartamentos sociais – nesse caso, o valor do aluguel é bem inferior, pois o governo francês arca com a maioria dos custos. Para mais informações acesse esse link.

    Além disso, você pode receber uma ajuda de custo do governo para financiar o seu aluguel. O órgão que se ocupa disso é o CAF – Caisse d’Allocations Familiales.

    Os valores de aluguel variam muito de acordo com a localização. Veja no texto da colunista Rafaela Honorato sobre o custo de vida em Toulouse.

    Em um outro texto, a colunista Sabrina de Paula nos conta como foi todo o processo para alugar um apartamento em Lyon.

    Leia também: custo de vida na França

    9 – Os seguros obrigatórios

    Eita assunto complicado! Mas para simplificar, vou dizer que na França temos basicamente 3 seguros obrigatórios:

    1 – Assurance habitation (Seguro habitacional): Obrigatório para todo locatário ou proprietário.

    2 – Assurance automobile (Seguro de carro): Obrigatório para todo proprietário de um veículo (carro ou moto).

    3 – Assurance de responsabilité civile (Seguro de responsabilidade civil): Obrigatório para todo o indivíduo que mora na França. Caso o cidadão seja menor de idade, ele estará coberto pelo seguro dos pais.

    Para mais informações sobre o assunto, a Rafaela Prado escreveu 2 textos sobre seguros na França. Acesse a parte 1 e parte 2, fique ligado!

    10 – Validar seu diploma e experiência anterior na França

    Muitas vezes o seu diploma e experiencia profissional anterior podem ser validados na França. Imagine começar atuando como um profissional pleno ao invés de júnior no seu novo emprego? Para mais informações, acesse esse link.

    11 – Achar um emprego na França

    No mundo de hoje, a procura por empregos é muito similar em diversos países e a internet nos ajuda muito com todas as suas ferramentas e redes sociais. Porém, na França, possuímos um órgão do governo chamado pole d’emploi (pólo de empregos). Nele você conta com uma equipe de funcionários preparada para te ajudar a buscar uma recolocação no mercado de trabalho. Acesse o site do pole d’emploi clicando aqui.

    A Rafaela Prado, nos conta como um estrangeiro pode achar seu emprego na França.
    Já a Sabrina de Paula, nos conta um pouco sobre a sua experiencia no mercado de trabalho francês.

    12 – Abrir uma empresa na França

    Todo o cidadão legal que more na França tem o direito de abrir uma empresa. Veja todo o procedimento no meu texto como abrir uma empresa na França.

    Bem, espero que as dicas acima te ajude a tirar dúvidas de detalhes importantes para viver legalmente na França. Caso tenha mais alguma, deixe seu comentário.

    Bienvenus, bem vindos e até o mês que vem!

    Textos relacionados

    • Como solicitar a residência ou residência permanente na França?
    • Tudo o que você precisa saber sobre o visto francês
    • Dicas para comprar roupas na França
    • Vaidade e moda na França
    • Como fazer empréstimos na França
    • Brasileiro no exterior e eleições no Brasil
    Clique aqui para ler mais artigos da mesma autora
    abrindo conta bancaria alugar apartamento na França alugar na frança carteira de motorista emprego na frança empresa na França Franca França; hospitais; clermont ferrand; dicas; como se instalar; Mairie morar fora morar na França saude na França sistema de saude frances titre de séjour
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Marcella Delfraro
    • Website

    Marcella é engenheira e carioca. Descendente de italianos e apaixonada por Minas Gerais. Adora sol, praia, viajar, cozinhar para os amigos e é muito ligada a sua família. Em 2014 foi transferida pela empresa para a cidade Clermont-Ferrand na França. Acabou se apaixonando e decidindo ficar por lá. É fundadora da empresa Adoro Brasil onde o objetivo é divulgar a cultura brasileira pela França e pelo mundo. Apesar de longe ainda se sente presente na vida de todos no Brasil. Obrigada tecnologia!

    Related Posts

    10 fatos mais chocantes ao mudar para Turquia

    October 25, 2022

    Melhores momentos em nove anos de Chile

    December 17, 2021

    Como enfrentar essa onda de negatividade global

    September 20, 2021

    3 Comments

    1. Ângela Maria on November 10, 2017 9:10 am

      Maravilhosas e preciosas informações!!! minha filha pretende estudar aí na França Como cidadã italiana precisamos de permissão p orar aí na França? obrigada e belo dia

      Reply
      • Marcella Delfraro on November 13, 2017 8:37 pm

        Boa noite Ângela,
        Cidadão Europeu não precisa de pedir autorização para morar na França. Basta usar sua identidade.
        Clique aqui para obter mais detalhes no site da prefeitura da regiao em que sua filha vai morar.

        Reply
    2. Izabel on November 13, 2017 9:19 pm

      Achei as informações muito esclarecedoras pra quem pretende morar na França.
      Mas pude constatar que dificuldades e burocracias existem em qualquer lugar.

      Reply

    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    Curiosidades Pelo Mundo

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    By Alessandra FerreiraMarch 1, 20230

    Olá! Mais um ano se passou, agora o Covid-19 e a pandemia ficaram cada vez…

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022

    10 fatos mais chocantes ao mudar para Turquia

    October 25, 2022
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    © 2012-2023 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.