Meios de transporte na Estônia.
Ao chegar para viver ou até mesmo para visitar em um novo país, uma das primeira preocupações é o transporte. Como se mover do ponto A para o ponto B pode ser um quebra cabeças, pois não conhecemos nomes de ruas, como usar o transporte público, ou até mesmo se nossa carteira de motorista é válida no país em questão.
Transporte público
Felizmente, utilizar os ônibus, trams e trem na capital da Estônia, Tallinn, é muito fácil! Para descobrir quais linhas e horários utilizar, você pode usar o Google Maps (funciona perfeitamente) e o site do transporte público de Tallinn (com horários de todas as linhas e também horário em “tempo real”, que você pode ver quanto tempo falta para chegar seu ônibus, por exemplo).
Se você é residente permanente na Estônia e morador registrado da cidade de Tallinn e arredores, o transporte público é gratuito na capital! Basta se cadastrar como morador da cidade, adquirir um Smart Card de transporte e “conectar” seu número de ID com esse cartão. Pronto, agora você pode usar qualquer meio de transporte – ônibus, tram e trem – gratuitamente. Mas atenção: você deve validar seu cartão cada vez que entrar no transporte, não importa quantas vezes ao dia. Também há fiscalização nas linhas: as vezes o transporte é parado pela polícia municipal e quem não estiver cadastrado no programa ou não tiver pagado pela passagem, receberá uma multa de 40 euros.
Para quem não reside em Tallinn, mas precisa usar o transporte na cidade todos os dias, ou para quem está esperando o documento de imigração ficar pronto, eu recomendo comprar o Smart Card e pagar pelo plano de 23 euros por mês, que por esse valor te dá o direito de utilizar o transporte sem limite de vezes durante 30 dias. É possível adquirir esse cartão e regarregá-lo nas lojas R-Kiosk e também online, seguindo as indicações desse site.
O transporte público em Tallinn é excelente, a cidade é muito bem conectada e dificilmente há atrasos e problemas nas linhas. Eu utilizo ônibus e tram todos os dias e não tenho do que reclamar!
Leia também: Sistema de Saúde na Estônia
Carteira de habilitação
Para quem vem do Brasil com a CNH, é possível trocá-la pela carteira de habilitação estoniana. Durante seus primeiros 12 meses residindo na Estônia, é possível dirigir com a CNH (brasileira), mas depois desse período é necessário fazer a troca.
Para facilitar o processo, é recomendável retirar uma Permissão Internacional de Dirigir (PID) antes de sair do Brasil. Como ambos países são signatários da Convenção de Viena, as categorias que você está habilitado a conduzir no Brasil serão as mesmas aqui na Estônia.
O site Brasileiros.ee, construído por brasileiros residentes da Estônia com o intuito de ajudar nos processos de quem está chegando, criou uma cartilha detalhada sobre o processo de validação desse tipo de documentos. Na cartilha há informação completa de documentos, períodos e sites que você precisará para todos os procedimentos.
Taxi e Uber
Outra maneira fácil de se locomover na capital é utilizando um serviço de taxi. Aqui há taxis de linha, Taxify (um aplicativo estoniano tipo Uber) e Uber. Para os turistas, eu acho que utilizar os aplicativos como Taxify e Uber valem mais a pena do que usar o transporte público. Tallinn é uma cidade pequena, e um bilhete de transporte por pessoa custa 2 euros, enquanto uma viagem de taxi custará de 4 a 10 euros, dependendo da distância. Quando minha família estava de visita, eu utilizei Uber o tempo todo porque simplesmente saía mais barato do que transporte público para todos.
Os taxis de linha (por exemplo aqueles que ficam na saída do aeroporto ou hotel) tem a desvantagem de que devem ser pago em dinheiro e você deverá informar ao motorista onde precisa ir, e muitas vezes os taxistas não falam inglês. Já com os aplicativos, você só deve colocar o destino e já terá o preço, a rota e o valor será cobrado diretamente do seu cartão de crédito.
Leia também: Meios de Transporte em Nova Iorque
A pé
Tallinn é uma cidade pequena e plana. Quem vem a turismo e se hospeda no centro da cidade, dificilmente necessitará utilizar transporte para visitar locais turísticos, museus, restaurantes. Durante o verão, é uma delícia caminhar pela cidade e parques públicos. Já no inverno, também é possível apesar do frio, já que alguns lugares são muito próximos uns dos outros, principalmente no centro da cidade.
A capital da Estônia é uma cidade muito segura, então não tenha medo de andar a pé durante a noite também! Claro que, como em todo destino turístico, é necessário prestar atenção ao seus pertences para evitar furtos.
De bicicleta
Quando o tempo permite, andar de bicicleta em Tallinn é incrível! Eu mesma uso minha bicicleta para ir ao mercado, ao trabalho, aos parques ou até à praia. É permitido pedalar sobre as calçadas, e algumas calçadas tem divisão especial para pedestres e bicicletas. Também é possível andar pelas ruas, mas não recomendo. As calçadas são largas e em ótimas condições para a bicicleta.
Em todos os lugares há onde “estacionar” e você vai precisar de uma corrente e cadeado. Há relatos de furtos de bicicletas pela cidade, mas arrisco dizer que já até deixei minha bicicleta sem corrente em frente ao supermercado e nada aconteceu!
Além da bicicleta, é normal ver em Tallinn várias pessoas com patinetes, skates e patins. No centro da cidade, é possível alugar bicicletas em diversos pontos, e também há tours pelos pontos turísticos utilizando esse meio de transporte.
1 Comment
Olá Ana! Para uma pessoa que entra legalmente na Estônia e deseja integrar-se à sociedade existe algum tipo de auxílio do governo, como cursos(idioma e profissionalizante), subsídios, auxílios etc? Obrigado!