BrasileirasPeloMundo.com
Estônia Transporte Público Pelo Mundo

Meios de transporte na Estônia

Meios de transporte na Estônia.

Ao chegar para viver ou até mesmo para visitar em um novo país, uma das primeira preocupações é o transporte. Como se mover do ponto A para o ponto B pode ser um quebra cabeças, pois não conhecemos nomes de ruas, como usar o transporte público, ou até mesmo se nossa carteira de motorista é válida no país em questão.

Transporte público

Felizmente, utilizar os ônibus, trams e trem na capital da Estônia, Tallinn, é muito fácil! Para descobrir quais linhas e horários utilizar, você pode usar o Google Maps (funciona perfeitamente) e o site do transporte público de Tallinn (com horários de todas as linhas e também horário em “tempo real”, que você pode ver quanto tempo falta para chegar seu ônibus, por exemplo).

Se você é residente permanente na Estônia e morador registrado da cidade de Tallinn e arredores, o transporte público é gratuito na capital! Basta se cadastrar como morador da cidade, adquirir um Smart Card de transporte e “conectar” seu número de ID com esse cartão. Pronto, agora você pode usar qualquer meio de transporte – ônibus, tram e trem – gratuitamente. Mas atenção: você deve validar seu cartão cada vez que entrar no transporte, não importa quantas vezes ao dia. Também há fiscalização nas linhas: as vezes o transporte é parado pela polícia municipal e quem não estiver cadastrado no programa ou não tiver pagado pela passagem, receberá uma multa de 40 euros.

Para quem não reside em Tallinn, mas precisa usar o transporte na cidade todos os dias, ou para quem está esperando o documento de imigração ficar pronto, eu recomendo comprar o Smart Card e pagar pelo plano de 23 euros por mês, que por esse valor te dá o direito de utilizar o transporte sem limite de vezes durante 30 dias. É possível adquirir esse cartão e regarregá-lo nas lojas R-Kiosk e também online, seguindo as indicações desse site.

O transporte público em Tallinn é excelente, a cidade é muito bem conectada e dificilmente há atrasos e problemas nas linhas. Eu utilizo ônibus e tram todos os dias e não tenho do que reclamar!

Leia também: Sistema de Saúde na Estônia

Carteira de habilitação

Para quem vem do Brasil com a CNH, é possível trocá-la pela carteira de habilitação estoniana. Durante seus primeiros 12 meses residindo na Estônia, é possível dirigir com a CNH (brasileira), mas depois desse período é necessário fazer a troca.

Para facilitar o processo, é recomendável retirar uma Permissão Internacional de Dirigir (PID) antes de sair do Brasil. Como ambos países são signatários da Convenção de Viena, as categorias que você está habilitado a conduzir no Brasil serão as mesmas aqui na Estônia.

O site Brasileiros.ee, construído por brasileiros residentes da Estônia com o intuito de ajudar nos processos de quem está chegando, criou uma cartilha detalhada sobre o processo de validação desse tipo de documentos. Na cartilha há informação completa de documentos, períodos e sites que você precisará para todos os procedimentos.

Taxi e Uber

Outra maneira fácil de se locomover na capital é utilizando um serviço de taxi. Aqui há taxis de linha, Taxify (um aplicativo estoniano tipo Uber) e Uber. Para os turistas, eu acho que utilizar os aplicativos como Taxify e Uber valem mais a pena do que usar o transporte público. Tallinn é uma cidade pequena, e um bilhete de transporte por pessoa custa 2 euros, enquanto uma viagem de taxi custará de 4 a 10 euros, dependendo da distância. Quando minha família estava de visita, eu utilizei Uber o tempo todo porque simplesmente saía mais barato do que transporte público para todos.

Os taxis de linha (por exemplo aqueles que ficam na saída do aeroporto ou hotel) tem a desvantagem de que devem ser pago em dinheiro e você deverá informar ao motorista onde precisa ir, e muitas vezes os taxistas não falam inglês. Já com os aplicativos, você só deve colocar o destino e já terá o preço, a rota e o valor será cobrado diretamente do seu cartão de crédito.

Leia também: Meios de Transporte em Nova Iorque

A pé

Tallinn é uma cidade pequena e plana. Quem vem a turismo e se hospeda no centro da cidade, dificilmente necessitará utilizar transporte para visitar locais turísticos, museus, restaurantes. Durante o verão, é uma delícia caminhar pela cidade e parques públicos. Já no inverno, também é possível apesar do frio, já que alguns lugares são muito próximos uns dos outros, principalmente no centro da cidade.

A capital da Estônia é uma cidade muito segura, então não tenha medo de andar a pé durante a noite também! Claro que, como em todo destino turístico, é necessário prestar atenção ao seus pertences para evitar furtos.

De bicicleta

Quando o tempo permite, andar de bicicleta em Tallinn é incrível! Eu mesma uso minha bicicleta para ir ao mercado, ao trabalho, aos parques ou até à praia. É permitido pedalar sobre as calçadas, e algumas calçadas tem divisão especial para pedestres e bicicletas. Também é possível andar pelas ruas, mas não recomendo. As calçadas são largas e em ótimas condições para a bicicleta.

Em todos os lugares há onde “estacionar” e você vai precisar de uma corrente e cadeado. Há relatos de furtos de bicicletas pela cidade, mas arrisco dizer que já até deixei minha bicicleta sem corrente em frente ao supermercado e nada aconteceu!

Além da bicicleta, é normal ver em Tallinn várias pessoas com patinetes, skates e patins. No centro da cidade, é possível alugar bicicletas em diversos pontos, e também há tours pelos pontos turísticos utilizando esse meio de transporte.

Related posts

Trânsito em Lima

Janayna Guerra

Transporte público na Dinamarca

Cristiane Leme

Transporte público no Panamá

Ana Rodrigues

1 comentário

Rodrigo Agosto 18, 2018 at 4:50 pm

Olá Ana! Para uma pessoa que entra legalmente na Estônia e deseja integrar-se à sociedade existe algum tipo de auxílio do governo, como cursos(idioma e profissionalizante), subsídios, auxílios etc? Obrigado!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação