Tradições de outono e Halloween na Estônia

0
91
Crianças vestidas para o Kadripäev. Fonte: Rocca al Mare Kool
Advertisement

Tradições de outono e Halloween na Estônia.

Quando pensamos em Halloween, já imaginamos aquela cena de filme americano: abóboras com caras assustadoras, crianças fantasiadas pedindo doces de porta em porta, festas temáticas e filmes de terror.

Essa tradição norte americana já se popularizou pelo mundo, e também aqui na Estônia, apesar de ser em menor escala. Mas além do Halloween importado, o país também possui suas próprias tradições milenares para essa época do ano.

Aqui chamados de feriados espirituais de outono, há dois dias durante a estação que representam o fim das colheitas e a visita dos espíritos ao plano dos vivos: Mardipäev e Kadripäev.

Além das duas datas comemorativas, há diversas atividades características da época do outono por aqui. Colher cogumelos e fazer conservas dos mesmos; preparar geléias e compotas de frutos do bosque; fazer conservas de legumes (salmouras de pepino, beterraba e abóbora são as mais comuns) e até de sopas (se reduz a sopa até ficar quase sem caldo, e na hora de comer é só abrir o frasco e ferver com água); limpar a casa e desempacotar as roupas de inverno que ficaram guardadas durante o verão.

Essas tradições são muito antigas. A Estônia é um país muito pequeno (cerca de 1.3 milhões de habitantes) e a impressão que temos é que cada família funciona da mesma maneira, com poucas diferenças de casa em casa. Apesar da maior parte da população residir na capital do país, Tallinn, a maioria das famílias ainda possuem uma casa no campo que serve de “refúgio” e casa de veraneio. É nesse lugar onde são feitas as conservas e compotas, por exemplo, de alimentos colhidos da própria horta, jardim ou bosque.

A capital também tem fácil acesso a áreas de bosque e parques nacionais, onde muitas pessoas colhem cogumelos nessa época do ano. Os locais são muito concorridos, então muita gente chega com o nascer do sol. Também existe um aplicativo para smartphone com uma verdadeira enciclopédia sobre os cogumelos da Estônia, onde encontrá-los, se são comestíveis ou não e como conservá-los.

Durante os meses de outono, a paisagem começa a mudar bastante, as árvores vão secando e adquirindo várias tonalidades de marrom. As noites começam a ficar mais compridas rapidamente, e o clima começa a esfriar e chove bastante.

Todas essas conservas serão consumidas durante o inverno até o começo da primavera, quando tudo começa a florescer e o ciclo de plantar-colher-conservar começa novamente. Pessoalmente, considero o outono como uma das épocas mais bonitas na Estônia – as cores, tradições e climas são muito acolhedores e fazem a transição para o inverno ser mais fácil.

Leia também: Curiosidades sobre o Halloween nos EUA

Mardipäev

Ou dia do São Martinho, é celebrado nos dias 10 e 11 de novembro e marca o fim do período das colheitas e o começo do inverno. É um dos dias mais importantes no folclore estoniano, e até hoje é bastante celebrado, principalmente nas zonas rurais. Para os estonianos, também marca o fim do período em que as almas dos falecidos visitam a terra, que acontece do dia 1 ao 11 de novembro. Nesse dia, as crianças se vestem com roupas escuras e masculinas (para representar São Martinho) e passam de casa em casa, onde devem cantar uma canção especial para pedir doces.

Nas zonas rurais, essa procissão das crianças significa boa sorte para as próximas colheitas, e a festa termina com um banquete especial onde é servido um ensopado de ganso.

halloween na estonia
Crianças fantasiadas para o Mardipäev. Fonte: klassileht.ee

Kadripäev

Ou dia de Santa Catarina, é celebrado no dia 25 de novembro e também é uma das datas mais importantes no folclore nacional. As atividades são muito parecidas ao Mardipäev, a diferença é que Kadripäev representa as mulheres da sociedade. Nesse dia, homens e mulheres se vestem com roupas claras, os homens podendo até se vestir de mulheres para passar de casa em casa cantando canções e recebendo presentes dos vizinhos, que podem ser frutas, verduras, conservas e roupas de lã.

Leia também: Custo de vida na Estônia

As crianças estonianas tem dois dias para se divertir pedindo ofertas de casa em casa, e na maioria das vezes tais presentes não são doces e guloseimas. Como a tradição é celebrar as colheitas, as ofertas geralmente são maçãs, conservas de verduras colhidas durante o verão, geleias de frutos do bosque e as vezes dinheiro.

Se você estiver na Estônia durante esses dois dias, lembre-se de estar preparado para receber a visita de muitas crianças!

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.