BrasileirasPeloMundo.com
10 Motivos Estônia Natal Pelo Mundo

10 motivos para se apaixonar pelo Natal na Estônia

Natal na Estônia.

O Natal é a festividade mais importante do ano para muitos, e com certeza é uma época muito especial. Aqui na Estônia não poderia ser diferente, e hoje eu trago 10 razões pelas quais eu me apaixonei por essa data aqui nessa terrinha gelada.

A feira de Natal

Feira de Natal no centro histórico de Tallinn. Foto: Kaupo Kalda

Começando nos primeiros dias de dezembro, o centro histórico de Tallinn se transforma em uma vila de Natal. Uma árvore natural bem alta é colocada no centro da praça, e ao redor ficam várias barraquinhas de souvenirs, roupas, artesanatos natalinos, comida e bebidas típicas. Além da casa do Papai Noel e um palco para diversas apresentações culturais que acontecem durante o mês!

Glögg

Glögg. Foto: By Mr.choppers

O Glögg nada mais é que o vinho quente, feito com cidra e especiarias como cravo, canela, anis e cardamomo. Nessa época do ano ele é vendido em todos os lugares e é uma delícia para espantar o frio!

Biscoitos de gengibre

Biscoitos de gengibre. Foto: cakeandallie.com

Aqui a tradição é fazer em família os biscoitos de gengibre e decorar com glacê de diferentes cores!

Comida de Natal

Prato tradicional da ceia de Natal: chucrute, chouriço e batatas. Foto: Restaurante Kuldse Notsu Tavern

A ceia de Natal por aqui é bem diferente do que estamos acostumados. A comida tradicional para a noite de natal é chucrute (fermentado de repolho), carne de porco e chouriço (salsicha de sangue) com batatas. Apesar de incomum para nós, esses pratos são deliciosos e servem para aquecer nosso corpo e espantar o frio também!

Os presentes

Árvore de Natal em Rakvere, cidade conhecida pelas suas árvores natalinas “modernizadas”. Foto: Teet Suur

Aqui os presentes são entregues e abertos no dia 24. Nada de ir para a cama ansioso! Também é parte da tradição cantar uma música ou recitar um poema para “ter o direito” de ganhar seu presente.

Neve

Neve no Natal em Tallinn. Foto: Panun Matkat

Quem não cresceu com a ideia de que a época do Natal é fria e com neve? Mesmo no verão caloroso do Brasil, as propagandas da Coca-Cola fizeram nossa cabeça mostrando um Natal branco e gelado! Aqui na Estônia não tem nevado no dia de Natal nos últimos anos, mas não custa nada torcer que dessa vez vai, né? Estamos com os dedos cruzados!

Cidade iluminada

Luzes de Natal na cidade de Tartu. Foto: Hendrik Osula

Com noites bem mais longas que os dias, as luzes de Natal ganham um tom especial e mágico nas ruas da cidade. Também é tradição colocar luzes nas janelas das casas, e principalmente velas para guiar o bom velhinho no seu caminho durante a noite de Natal.

O Natal chega de mansinho…

Velas no mercado natalino em Tallinn. Foto: Sari

Isso mesmo. Nada de lojas abarrotadas de enfeites de Natal e comida natalina até o teto. Os supermercados tem sim uma seção especial para essa época do ano, que começa a aparecer na primeira semana de novembro. As lojas e restaurantes também são enfeitados, mas discretamente! O Natal é um evento bem íntimo e familiar, por isso cada lugar tem sua maneira de nos fazer sentir em casa.

Aproveitar a companhia da família

Igreja enfeitada para a missa de Natal. Foto: Karin Kaljuläte

A ceia de Natal é farta, porém bem simples e preparada em família. O resto do dia é aproveitado para outras coisas, como enfeitar a árvore e embrulhar presentes, fazer jogos e brincadeiras com as crianças, ir a sauna e relaxar. As famílias religiosas também assistem a missa de Natal.

Árvore de Natal

Árvore em plantio especial para a época do Natal. Foto: sss.fi

Aqui é possível ir cortar sua própria árvore em alguma floresta autorizada que as planta especialmente para essa época do ano. O mais comum é montar a árvore poucos dias antes do Natal ou na própria véspera. Muitas árvores também serão reaproveitadas mais tarde, quem tem algum lugar para plantar em sua propriedade geralmente compra a árvore no vaso, com raízes, e assim ela será replantada depois do Natal.

Apesar do Natal longe do Brasil significar para muitos, ficar longe da família, é gostoso conhecer tradições e descobrir costumes tão gostosos que ajudam a espantar um pouquinho a saudade de casa. Minha parte preferida do Natal na Estônia é a tranquilidade e paz nesse dia, diferente do movimento frenético de cidade grande em festas de fim de ano que eu estava acostumada.

E para você, qual é a sua tradição de Natal favorita? Conta para a gente nos comentários! Häid Joule! (Feliz Natal, em estoniano!)

Leia mais sobre Natal Pelo Mundo

Related posts

Os treze Papais Noéis da Islândia

Erika Martins Carneiro

Natal a dois no exterior

Sara Martins

Natal na Irlanda

Luciana Damasceno

1 comentário

Lilian Azevedo Dezembro 22, 2017 at 3:32 pm

Legal conhecer um pouquinho do Natal dai.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação