Facebook Twitter Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»México»Mudar de país traz saudades, e anjos
    México

    Mudar de país traz saudades, e anjos

    Roberta MellisBy Roberta MellisJuly 10, 20182 Comments5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Foto by Pixabay
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Mudar de país traz saudades, e anjos!

    Mais uma vez, chegou a hora da despedida. Estes três anos no México com certeza me transformaram. Me tornei mais crítica e talvez mais dura. Com certeza também mais corajosa (e mais briguenta), principalmente sobre meus pontos de vista e minhas opiniões. Escrever para o BPM também mudou minha vida. Quando você decide escrever sobre a realidade de um pais corrupto, violento e sofrido como o México, com certeza fará inimigos. Eu fiz vários e tive problemas até com minhas filhas, que não aceitam que eu “fale mal” do lugar onde vivemos e fomos felizes. Queria, neste último texto, deixar claro que não pude deixar de falar dos problemas graves que o México enfrenta, mas que encontrei aqui muita gente boa, e vou levar muita saudade deste país.

    Quando saí do Brasil chorava e sofria a cada despedida, principalmente pois cada pessoa tinha um papel na minha vida, e sem elas a vida ficaria vazia e assustadora. Minha mãe, meu pai, minhas amigas queridas me asseguravam que eu fazia parte de uma comunidade. Sem elas, meu dia a dia não existia, e até pessoas como o porteiro do clube, a professora da escolinha das filhas, a manicure ou o guarda de trânsito legitimavam meu lugar no mundo, no meu país, na cidade, no meu bairro, na escola, na padaria, na farmácia, no supermercado… Estava tudo organizado, garantido, sossegado.

    Leia também: Dicas para alugar apartamento na Cidade do México

    Todo mundo, com o tempo, já carrega, inevitavelmente um monte de saudades. A infância com os primos, a casa dos avós, os amigos do colégio, as férias na praia, as baladas com as amigas e uma lista sem fim de coisas que já passaram. Mas, quando você muda de país, a lista de saudades aumenta. Surgem saudades de um monte de coisas que ainda não passaram. As coisas e as pessoas ainda seguem lá e estão acontecendo. É você que não está mais. E então, você passa a ter saudade do que não viveu, do que está perdendo.

    E depois, quando você começa a andar de país em país, continente em continente você passa a ter mais casas, mais amigos, mais professoras, mais escolas, outros bairros, outras praias e o seu arquivo de saudades fica tão grande que você quase precisa de HDs externos para carregar todo mundo com você.

    Leia também: Dez dicas para lidar com a saudade de tudo e de todos

    Quando chega a hora de deixar um país, meu peito sempre aperta. As despedidas são sempre doloridas e você nunca acha que agradeceu o suficiente as pessoas que te ajudaram, todos que participaram de sua vida e que você nunca mais vai esquecer. Sempre fica a sensação de que você deveria ter sido mais explícita, deveria ter dito, eu gosto muito de você, mais vezes. E por mais que você repita que estas pessoas poderão contar com você para o resto da vida, você sabe que isto não vai acontecer com todos. Os amigos feitos em outros países são eternos, mas há pessoas de outras “camadas de relacionamento”, das quais você se lembrará para sempre, mas nunca saberá se realmente fez alguma diferença em suas vidas, para que elas também lembrem de você para sempre.

    A verdade é que todo país tem seus encantos e seus problemas, mas o mais impressionante é que, em qualquer lugar do mundo, você encontra gente boa. Boa de verdade, disposta a te ajudar sem esperar nada em troca e principalmente sem te conhecer direito. Ser expatriado te traz uma riqueza imensa, idiomas e culturas diferentes, lugares incríveis para visitar, mas também muito medo e solidão. E, a única forma de tudo funcionar é contar com ajuda de “desconhecidos”. Com o tempo estes desconhecidos vão se tornando amigos e acabam sendo parte de sua família.

    Antes de sair do Brasil, uma amiga me disse que existia uma coisa mágica em toda a expatriação: Você sempre encontrará um anjo, tipo uma fada, que vai surgir do nada e vai te ajudar com tudo o que você precisar. Hoje estou partindo para minha quarta expatriação e posso afirmar que, de tudo que ouvi sobre morar em outro país, esta é a maior verdade.

    Então, a cada país, minha família aumenta, tenho mais gente para sentir saudade, para lembrar durante o dia, para enviar mensagens, para visitar. Tenho mais fadas e anjos para agradecer e muita gente nova e boa para amar.

    Este é o ultimo texto que escrevo no México. Talvez em breve possa falar sobre meu novo país e sobre minha nova fada, que tenho certeza de que encontrarei por lá. Por enquanto, o que posso dizer é que todos os caminhos têm pedras. Carregá-las sozinha é difícil, cansativo, deprimente e muitas vezes, impossível. Mantenha seus olhos abertos, o mundo está cheio de anjos e fadas que vão cuidar de você, te ajudar com indicações de médicos, com o idioma, com locais, caminhos e até legumes desconhecidos, com as compras, com seu trabalho, com as crianças e com as emergências que sempre surgem. Vão chorar suas tristezas, curtir suas vitórias, te acompanhar e fazer parte de sua vida para sempre.

    Ninguém está neste mundo sozinho e por mais que mudar de país possa ser assustador, também é maravilhoso. Principalmente quando você percebe que anjos e fadas existem e estão ao seu lado.

    Textos relacionados

    • Envelhecer longe de casa
    • Como a ACCESS ajuda quem se muda para a Holanda
    • Natal longe do Brasil ou da minha filha?
    • Minha opinião sobre os holandeses
    • O azul de Delft
    • Como escolher a escola ao mudar de país?
    Clique aqui para ler mais artigos da mesma autora
    #mexico brasileiras expatriadas minha experiência com mudanças mudandocomafamilia saudade de expatriado
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Roberta Mellis
    • Website
    • Facebook
    • Instagram

    Roberta é formada em Comunicação Social, tem Pós Graduação em Marketing e começou sua carreira em agências de publicidade. Em 2010, após 10 anos como executiva de marketing em uma multinacional japonesa, abandonou tudo para acompanhar o marido em sua carreira de expatriado pelo mundo. Desde então morou na Itália, na África do Sul e na Cidade do México. Neste tempo se dedicou a projetos sociais e estudou vários idiomas, fotografia, artes, história das religiões e criação literária. Vencedora de vários concursos literários, tem contos e poesias publicados em diferentes coletâneas e antologias. Atualmente mora na Holanda com o marido e as 3 filhas.

    Related Posts

    Povos mágicos mexicanos

    January 7, 2020

    Dicas de turismo na Cidade do México

    November 14, 2019

    Machismo no México

    October 16, 2019

    2 Comments

    1. Renata Salas Collazo on July 10, 2018 6:47 pm

      Beta,
      Mais uma vez um texto que qualquer uma de nos poderia ter escrito, mas so voce para deixa-lo tao doce e verdadeiro. Minha admiracao pelo seu talento em transformar sentimentos em palavras tao bem escritas. Nao foi dessa vez que moramos no mesmo pais, mas concordo com a historia de fadas e anjos e voce me acolheu com tanto carinho em um tarde que me valeu por um ano inteiro. Sorte, amor e harmonia no novo pais.

      Reply
      • Roberta Mellis on July 25, 2018 7:02 pm

        Rê, muito obrigada! Te desejo muita sorte sempre e tenho certeza de que ainda nos encontraremos por este mundão!Beijo enorme!

        Reply

    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    Polônia

    Dia de Finados na Polônia

    By Ann MoellerOctober 28, 20240

    Dia de Finados na Polônia O Dia de Finados é comemorado oficialmente pela Igreja Católica…

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    © 2012-2025 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.