BrasileirasPeloMundo.com
Chile Natal Pelo Mundo

Natal e Ano Novo no Chile

Natal e Ano Novo no Chile.

Primeira coisa que quero informar ou relembrá-los é que comemorações fazem parte da cultura e estilo de cada povo ou país, então, o que é comum ou normal para um pode não ser para o outro, não é verdade? Com essa primeira notificação, quero, já de cara, sugerir que nunca criem muitas expectativas quando forem passar essas festas em outro país, nem no Chile, mesmo sendo um país latino como o Brasil. Quando o assunto é Ano Novo (Reveillón, “brasileiramente” chamado) , a frustração pode ser grande por não ter que precisar de Omo pra lavar sua roupa branca depois do dia 1, ou não acordar no dia seguinte cheio de areia na roupa e cansado de tanto dançar samba ou axé. Como assim?

Vamos por partes e, primeiro, comecemos com alguns aspectos do Natal aqui no Chile. Meus relatos se baseiam na minha experiência durante esses 7 anos por aqui, experiência de amigos e de muita observação, típico de uma curiosa e louca por culturas que sou.

NAVIDAD (NATAL)

Navidad (Natal), aqui no Chile, também é chamada de Pascua, como já foi explicado em detalhes neste texto pela colunista Joy Matta : 5 Curiosidades sobre o Natal no Chile.

COMIDA E BEBIDA

Noto um pouco mais de simplicidade na ceia natalina aqui, menos variedade de pratos, menos fartura. Na verdade, sejamos sinceros, o brasileiro é que é sempre muito exagerado quando o assunto é comida. Fato vivido por estrangeiros de todo o mundo; brasileiro passa horas em uma churrasqueira, prato com 10 coisas diferentes, festas de aniversário cheias de petiscos e doces, etc.
Na mesa chilena, geralmente, carne assada, peru e frango. De acompanhamento, papa duquesa (sempre) e saladas. Vinho chileno também presente, como em qualquer celebração, claro. Afinal, o que é bom e barato tem que ter presença obrigatória.
Aqui, ao contrário do Brasil, o costume é de cear antes da meia noite, antes da tão esperada visita do velhinho.

Foto: arquivo pessoal
Papas duquesas prontas para ir ao forno.

Uma bebida alcoólica típica é a cola de mono que pode ser comprada pronta em qualquer supermercado ou botilleria (local onde só se vende bebidas), mas a graça e o prazer estão na que é feita em casa. Os ingredientes são: aguardente, leite e café, podendo ser suave ou mais forte. Eu gosto muito pelo saborzinho do café com o álcool. Mas, como toda bebida alcoólica doce….cuidado! Você pode não conseguir ver o Viejito Pascuero chegar, de tão curado (bêbado)que já vai estar.

Foto: arquivo pessoal
Pan de pascua de várias marcas e valores

Desde o finalzinho de outubro o pan de pascua já pode ser encontrado nos supermercados e muitas marcas estão disponíveis. O pan de pascua chileno seria o nosso panetone, mas não são nada parecidos se falamos de sabor. Hoje em dia alguns supermercados em Santiago já vendem o panetone e chocotone Bauducco pra alegria da brasileirada. Minha! Amo panetone! Custa em torno de 6000 pesos chilenos. O que muita gente não sabe é que os panetones peruanos são iguaizinhos aos nossos e podem ser comprados em muitos locais pelo centro da cidade. Abrindo um parêntesis já que falei de comida, mesmos locais onde podem encontrar mandioca (macaxeira, aipim) e batata doce, inclusive. Voltando ao Natal… provei várias marcas de panetones peruanos porque não conhecia nenhuma e gostei de todas.

VIEJITO PASCUERO

Quem é o Viejito Pascuero que você deve encontrar se não tomar tanta cola de mono antes das 12:00? É o Papai Noel. Em outros países ele também é chamado de Papa Noel, mas aqui é mais conhecido da primeira forma. Essa noite gira em torno da sua chegada à meia noite. Definitivamente é uma celebracao voltada às crianças, as quais , nessa hora, saem pelas ruas em sua busca. Mas não é que exatamente na hora que elas saem ele chega em casa e deixa todos os presentes tão desejados!!!

Notaram que os termos natalinos aqui no Chile levam em sua raiz a palavra Pascua? Viejito Pascuero e pan de pascua. Vem justamente da outra forma que a Navidad é chamada aqui no Chile, como comentei no início do texto. Então, quando queremos desejar Feliz Natal, dizemos Felices Pascuas ou Feliz Navidad. Para saber mais sobre os termso em espanhol e ver as comidas e bebida mencionada, assista a este vídeo: Natal no Chile.

AÑO NUEVO (ANO NOVO)

Minha primeira grande decepção no Chile foi não poder virar o ano de vestidinho ou shorts, bem verão, bem à vontade, como gosto. Por ai já podem ver que muito menos de branco. A não ser que eu tivesse um jeans e um casaco brancos. Mas acho que não teria o mesmo charme de uma roupa mais leve, né? Conforme-se com umas máscaras e enfeites na cabeça. Eu fiz isso e “lo pasé chancho” (me diverti), apesar do friozinho. Principalmente porque na maioria das vezes passei a meia noite na praia.
Entre as praias mais próximas de Santiago estão a de Viña del Mar e Valparaiso, onde virei alguns anos. E , sim, há queima de fogos de artificio na praia que podem ser vistos de lá mesmo ou , no caso de Valparaiso, desde as alturas dos cerros (morros e ladeiras). Como já disse e repetirei, não podemos esperar o mesmo que teríamos no Brasil porque simplesmente não estamos no Brasil. Aprendam com quem já esperou muito, se decepcionou, mas aprendeu ,e hoje pode estar aqui escrevendo ajudando outras pessoas. Em Valparaiso, por exemplo, após a queima de fogos, muitas bandas tocam na praça principal da cidade e muitas casas noturnas funcionam com shows ao vivo e música ambiente.

Em Santiago, alguns lugares abrem para a celebração e as entradas devem ser compradas com antecedência. Um dos lugares conhecidos é o Hotel W , entre outros. Uma celebração bem popular acontece na Torre Entel, no centro da cidade, onde há a queima de fogos e bandas musicais. Há queima de fogos no Estádio Nacional, também. Porém, nada que vá até o sol raiar, como no Brasil, salvo em reuniões familiares onde os vizinhos se juntam nas calcadas para seguir tomando seus tragos ou champanhe.
Ah! Toma-se champanhe pura na hora do brinde da meia noite ou com sorvete de abacaxi, caso esteja celebrando em casa.
Uma curiosidade…escuta-se Chico Trujillo, banda chilena, em qualquer lugar onde você estiver.

1 DE JANEIRO

Basicamente tudo está fechado, a cidade esta às moscas. Silêncio mortal. Quer comer fora? Sei de alguns restaurantes no Shopping Parque Arauco que estão abertos porque já passei pela experiência de querer sair e esse lugar me salvar.
Dutty Free do aeroporto de Santiago está fechado. Se pensa em viajar nesse dia e comprar uns importados por lá, mude a passagem ou desista das comprinhas.

Como viram, nada tão diferente do Brasil. O importante mesmo é não criar muitas expectativas e procurar estar próximo a amigos e familiares amados. Aceitar o que se tem de bom por perto é o que mais conta nesses momentos longe do país.

Um Natal de paz e que o novo ano seja de amor em qualquer lugar onde você esteja.

Leia mais sobre Natal Pelo Mundo

Related posts

Lembranças natalinas na Espanha

Tati Sato

Os treze Papais Noéis da Islândia

Erika Martins Carneiro

Cinco curiosidades sobre Natal no Chile

Joy Matta

1 comentário

Nathalia Fevereiro 8, 2018 at 2:45 pm

Bom dia!! Estava procurando umas dicas para o Chile (viajo pra lá agora no carnabal) e terminei achando a sua página. Me interessei muito pela parte que você disse que conseguimos encontrar macaxeira e batata doce no supermercado. Você teria indicação de algum que você já tenha a certeza que venda esse tipo de comida? Estou com algumas restrições alimentares e seria interessante achar essas raizes pra acrescentar na minha dieta. Te agradeço muito!!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação