Sendo um país com 80% da população Muçulmana, será que a capital Kuala Lumpur tem Natal? Essa era um pergunta que também me fazia antes de morar aqui em de 2013.
Vi que todos os shoppings estavam decorados para tal, comecei a perguntar para os locais como funcionava esta data Católica em um país regido pelas Leis do Islã.
Pois bem, como Kuala Lumpur é considerada um dos 4 destinos do mundo para compras, é claro que o natal não passaria desapercebido nas lojas e até restaurantes. Decorações natalinas enormes se tornam atração nos shoppings da cidade, lojas fazem promoções especiais e restaurantes menus especiais para Natal.
Além de alguns shows de fogos de artifícios (sei que tem no parque em frente as Petronas), não se vê muito ou quase nada de imagens relacionadas ao real sentido do Natal que é o Nascimento de Jesus, como imagens católicas, presépios e etc. Muçulmanos, chineses e indianos não celebram a data mas acabam por aproveitar o “clima” Natalino, levando as famílias para ver as decorações e fogos, sendo um programa de família sem sentido religioso.
De um modo geral, o Natal aqui é mais uma data comercial para os turistas e para fomentar o comércio.
Os católicos (5 %), vão as igrejas existentes e fazem suas comemorações com as famílias.
A maioria dos expatriados voltam para os seus países de origem e aproveitam para tirar férias.
Para os muçulmanos a data equivalente ao Natal, em que se reúnem com a família, festejam e agradecem é o Hari Raya, feriado que ocorre ao final do mês Ramadã (mês sagrado para o Muçulmano), que normalmente ocorre em julho.
Os chineses também tem sua data de comemorações mais importante, que é o Ano novo chinês.
Os indianos comemoram seu “natal” em outubro no Deepavali, quando também se juntam com suas famílias, rezam, agradecem e celebram a vida.
Por ser um pais multicultural, todas estas datas são feriados oficiais no calendário malaio e os shoppings e ruas também são decorados tipicamente de acordo com a data de cada feriado, o que mostra a convivência pacífica entre as religiões e raças, e também a existência de uma democracia e respeito em relação as diferentes culturas que compõe o país, mesmo que a maioria seja Muçulmana.
Eu, como muitos expatriados, estarei de volta a nossa Terrinha!
Desejo a todas as leitoras e colunistas do Blog um ótimo Natal e Ano Novo!
Leia mais sobre Natal Pelo Mundo
3 Comments
show de bola!! gostei das datas das outras religioes nao sabia!
Muito bom texto!Quero viajar pra ver isso tudo!✈️
Pingback: Passando o Natal em Kuala Lumpur, Malásia – Pragmatrip