BrasileirasPeloMundo.com
Comemorações Pelo Mundo Espanha

Noite de São João na Espanha

Noite de São João na Espanha.

São João no Brasil é tempo de festa junina com noites frias, quentão, comilança, quermesses. Ah, e também as festas escolares que todos já participamos pelo menos uma vez na vida, com suas quadrilhas e fantasias caipiras. Certo?

Mas a noite de São João é bem diferente na Espanha, já que o  mês de junho coincide com o início do verão e, então, a festa lembra  mais o nosso famoso Réveillon na praia do que qualquer outra coisa. Explico, por aqui a verbena de São João é comemorada na praia com piquenique na areia e vários rituais pagãos muito antigos, como: vestir tiaras de flores e pular fogueiras.

Tem também um outro costume que quando cheguei por aqui  achei super curioso,  o nosso conhecido ritual de pular as sete ondinhas do mar à meia-noite, que também acontece por aqui, só que na noite de São João. E para completar a semelhança, também tem muitos fogos de artifício à meia-noite. Agora me diz, lembra ou não lembra a nossa noite de ano novo brasileira?

Na mesma data, é também o início das férias de verão e metade da Espanha pega a estrada e corre para a praia mais próxima, com direito a engarrafamentos que são noticiados nos telejornais. Nessa hora eu realmente penso que é o ano novo brasileiro se aproximando, a energia é muito parecida!

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Espanha

O solstício de verão

A noite de São João é comemorada na virada do dia 23 para o 24 de junho. Já o solstício ocorre entre os dias 20 a 22 de junho, dependendo da localidade e do ano. São dias muito próximos com a mesma energia de festa e comemoração.

São dias mais longos, com mais horas de luz e consequentemente noites mais curtas também. Nesse dia, o pôr do sol ocorre por volta das 10 horas da noite na Espanha. Eu amo a alegria e a energia desses dias de tanta luz!

O solstício de verão é motivo de celebrações e rituais muito antigos em diversas regiões do mundo. São festas e rituais muito ligados aos ciclos da natureza, à mudança das estações e à comemoração das colheitas.  E por aqui não é diferente.

Solstício e os templos de celebração ao redor do mundo

Também na arquitetura de templos e igrejas fica marcada a importância dessa data desde a idade da pedra. Para mim, sempre fica a curiosidade e o mistério de como era possível, naquela época, com a tecnologia tão rústica disponível, acertar a passagem da luz do sol com tamanha precisão.

Um bom exemplo são as pirâmides do Egito, o seu alinhamento exato faz o sol situar-se ao meio delas quando visto desde a esfinge nos dias de solstício. Ou como Stonehenge, que também foi construído de maneira precisa e formando ao centro de suas pedras a passagem do sol que se pode assistir no amanhecer do solstício de verão.

Aqui  na Espanha há algumas catedrais conhecidas devido a passagem da luz do sol exatamente pelos vitrais os colorindo e refletindo com muitos efeitos nos dias de solstícios. A mais conhecida é a Catedral de Palma de Mallorca, que no solstício de inverno ocorre um fenômeno da festa das luzes, quando a luz do sol atravessa sua roseta maior ou seu ojo gótico, refletindo na roseta oposta e formando a figura conhecida como o “oito”.

Leia também: Ecoturismo nas vias verdes espanholas

Fogueira de São João montada na praia. Arquivo pessoal.

As verbenas de São João

Na Espanha, as festas populares comemoradas na rua ou em espaços abertos são chamadas de verbena. A grande maioria delas são realizadas na primavera e verão, época de bom tempo e um otimismo e alegria contagiante.

A principal verbena é a de São João, e é como um luau comemorado na praia, parques e praças públicas. As pessoas se reúnem, fazem piquenique, esperam dar meia-noite para fazer seus rituais e simpatias. Na mesma noite ainda tem os fogos e depois as pessoas atravessam a madrugada assistindo algum show, dançando e cantando. É uma verdadeira celebração ao bom tempo que finalmente se firma e se manterá pelos próximos meses! Uma felicidade coletiva que dá gosto de ver e de vivenciar!

Como já comentei em outros textos por aqui, as minhas épocas do ano preferidas são a primavera e o verão. E, vivendo na praia, nem preciso dizer que a minha data comemorativa preferida na Espanha é a noite de São João. Ah! E também com muita fogueira, mas sem quentão!

Related posts

O verão espanhol

Daiane Antunes

Os caminhos que me levaram à Terra de Cervantes

Tati Sato

Conhecendo a Espanha Romana

Thais Maciel Gomes

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação