BrasileirasPeloMundo.com
Austrália Culinária Pelo Mundo

O café da manhã australiano

O café da manhã australiano.

Aqui na Austrália posso dizer que a refeição mais importante do dia é o café da manhã, bem diferente do Brasil onde damos muito mais atenção para o almoço. Os australianos são um povo muito diurno, que gosta de acordar cedo e dá muito valor para os esportes, talvez por isso o gosto pela primeira refeição do dia se encaixe tão bem no estilo de vida deles.

Quando vim pra cá, há 2 anos, comecei a reparar que todos os Cafés viviam cheios durante a manhã, principalmente aos finais de semana. Se for um Café na beira da praia ou perto de um ponto turístico, talvez você tenha que encarar até uma fila de espera para conseguir um lugar, o que pode não ser muito agradável dependendo do tamanho da sua fome. Como muitos restaurantes aceitam reserva inclusive para o café da manhã, então você pode planejar com antecedência e garantir a sua mesa.

Leia também: Custo de vida na Austrália  

Agora você deve estar se perguntando o que é esse tão famoso café da manhã australiano, então vamos começar pelo mais importante: o café. A Austrália é famosa pela cultura do café, que pode ser de vários tipos, desde um expresso puro até um elaborado mocha feito com café, leite e chocolate. Já falei sobre os diversos tipos de café no texto sobre o que beber na Austrália, fica a dica se você quiser saber um pouco mais sobre o assunto:

O que beber na Austrália

Bom, a bebida já foi pedida, então o que comer para acompanhar? As opções são muitas, mas uma das mais famosas é a torrada com abacate. O abacate aqui é muito apreciado e está presente quase todos os dias na mesa dos australianos, eles estão acostumados a usar essa fruta em pratos salgados, além do guacamole que já é muito famoso. Nós no Brasil temos o costume de usá-lo para vitaminas e sobremesas, mas é bem interessante experimentar essas outras variações e ver que tudo é uma questão de gostos e costumes.

Outra variação famosa é a torrada com manteiga e Vegemite, que é uma pasta feita de levedura de cerveja e rica em vitaminas do complexo B, com um gosto muito forte e salgado. Ele é um produto muito famoso na Austrália e na Nova Zelândia, os australianos são acostumados a comê-lo desde criança. O engraçado é que para a maioria das pessoas que vem de fora do país é difícil se acostumar ao sabor diferente que ele tem, é uma daquelas coisas que você ama ou odeia.

Leia também: Opções de visto na Austrália  

As opções de café da manhã australiano também incluem ovos com linguiça e bacon, salada de frutas, iogurte com cereal, mingau de aveia, bolo de banana, entre muitos outros pratos. É interessante reparar que os ovos podem ser feitos de diversas maneiras: fritos, mexidos, cozidos, escalfados, omeletes e até dobrados, que é um meio termo entre ovo mexido e omelete.

O que mais chama atenção aqui é a beleza dos pratos, desde os mais saudáveis até os mais despreocupados com a balança, eles agradam os olhos antes de agradar o paladar. Os pratos no geral são coloridos, feitos com ingredientes frescos e por isso ficam tão atrativos. O mesmo vale para os cafés, onde os baristas exercitam todo um trabalho de latte art, os desenhos feitos com a espuma do leite. Eles são bonitos de se ver e bons de se tomar, apesar de serem considerados por alguns um pouco fracos para o paladar brasileiro.

Falando sobre os lugares onde as pessoas tomam café, você pode encontrar os mais variados tipos de estabelecimento. Desde os menores e mais escondidos cafés nos bairros, até os maiores e mais famosos pontos próximos às praias, no centro das cidades ou nas avenidas mais movimentadas. O legal é que aqui você também encontra cafés temáticos, como alguns que visitei em Sydney, todos coloridos e decorados com flores. Em Melbourne são muito famosos os cafés vegetarianos e veganos, que oferecem diversas opções gostosas voltadas para esse público cada vez maior.

Outra característica do café da manhã na Austrália é que ele pode durar até a hora do almoço, é o famoso brunch, palavra formada do inglês breakfast + lunch. Normalmente aos fins de semana quando temos mais tempo para aproveitar o café da manhã ele acaba virando almoço também, além do fato dos pratos serem grandes e bons o suficiente para alimentar uma pessoa por duas refeições. Aqui dizem que o café da manhã pode durar até a hora de ir para o bar, então dá para ter uma ideia do quanto os australianos gostam de aproveitar esse momento do dia. Não que eles não gostem de aproveitar os bares, claro.
Uma curiosidade é que esse assunto recentemente foi tema do The New York Times, com o título “A Arte do Café da Manhã Australiano”, vale a leitura para entender um pouco como essa cultura da Austrália vem se espalhando e chegando até o outro lado do mundo:

The Art of the Australian Breakfast

Related posts

Dez pratos típicos franceses

Marcella Delfraro

8 motivos para morar em Brisbane

Tasla La Pastina Worth

Canadá – 8 comidas tipicamente canadenses

Priscila Carda

3 comentários

Elizabeth Outubro 14, 2018 at 2:30 am

Muito bom o texto! Dá uma boa idéia para quem está para ir para Austrália poder aproveitar os costumes do local.

Resposta
Antônio Letra Outubro 14, 2018 at 11:39 pm

Parabéns Juliana, texto claro e sgradável, informações valiosas,
Te admiro muito.

Resposta
Cristiane Fevereiro 17, 2019 at 7:06 pm

Nossa sempre quis e sonhei em ser uma celebridade adorei tudo isso essa vida de glamour um dia vou ter.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação