BrasileirasPeloMundo.com
Comemorações Pelo Mundo Irlanda

O que é o Saint Patrick’s Day?

E neste mês de março, quando comemoramos com orgulho o dia internacional da mulher, aqui por terras irlandesas temos uma grande e tradicional comemoração também celebrada com muito orgulho pelos irlandeses: o Saint Patrick’s Day (Dia de São Patrício). Mas você aí pode estar se perguntando: O que é o Saint Patrick’s Day? Então, continua a leitura deste texto feito com muito carinho porque vou te explicar tudinho que aprendi sobre esta data tão festiva.

Tudo começou muitos anos atrás, por volta do século V, quando um jovem de 16 anos, nascido em uma rica família na Inglaterra Romana, foi sequestrado por piratas irlandeses e trazido para trabalhar como escravo na Irlanda. Conta-se que durante o período de 6 anos de seu cativeiro, Deus lhe falou em sonho para que fugisse do cativeiro em direção ao litoral porque ele embarcaria em um navio e retornaria à Bretanha. E assim aconteceu.

De volta à Bretanha, Patrício optou por seguir uma vida religiosa e entrou para o mosteiro de Ésir, em Auxerre, na Gália, onde viveu muitos anos.

Já no ano de 432, ordenado bispo, Patrício informou ter recebido um chamado divino para regressar à Irlanda, país onde antes viveu como escravo, e evangelizar a população local. Até então o povo irlandês desconhecia o cristianismo e vivia de acordo com a cultura celta.

Ao iniciar seu longo trabalho de evangelização, Patrício notou que a simplicidade seria a chave para se aproximar do povo, chamar a sua atenção e cumprir a sua missão. Ele então passou a usar a natureza como um de seus instrumentos e o trevo de três folhas, por exemplo, foi inúmeras vezes usado para explicar a doutrina da Santíssima Trindade. Inúmeras conversões aconteceram e quase 30 anos depois, mais especificamente em 17 de março de 461, Patrício se despediu da vida.

Fonte: Pixabay

Muitos séculos se passaram e o povo irlandês, que tem São Patrício como padroeiro do país, faz questão de celebrar com alegria o seu dia. Espalhados pelo mundo, os irlandeses neste dia têm como regra se vestir de verde e usar o trevo de três folhas em tudo que for possível!

Atualmente, sem o cunho religioso originário, o Saint Patrick´s Day se tornou um festival que pode ser considerado o carnaval do povo irlandês. Neste ano as comemorações acontecerão entre os dias 15 e 19 de março, e contarão com diversos eventos como as já tradicionais paradas espalhadas pelas ruas das principais cidades do país.

No meu primeiro ano aqui na ilha, eu confesso que fiquei espantada com o número de turistas que vêm ao país para fazer parte das comemorações. Arrisco-me a afirmar que este seja o feriado mais importante da Irlanda. Lembro-me que na noite de 17 de março as luzes espalhadas pela cidade de Dublin, que iluminam prédios e monumentos históricos, ganham a cor verde. E isso também acontece em outros lugares do mundo. Diversos países se iluminam de verde em homenagem ao santo e ao povo irlandês, como foi possível ver na cor da torre de Pisa na Itália ou até mesmo no nosso famoso cartão postal brasileiro, o Cristo Redentor que também ficou verdinho neste dia no ano passado.

Em Manhattan, nos Estados Unidos, onde se encontra um grande número de imigrantes irlandeses, existe até uma catedral católica dedicada a São Patrício onde se localiza a sede da diocese de Nova York, e por onde se pode encontrar neste dia muitas celebrações e comemorações de gente vestida de verde pelas ruas americanas também.

Em todos os lugares da Irlanda, pelas ruas as pessoas usam cartolas verdes e trevos de três folhas em estampas de roupas e fantasias, pinturas faciais ou naturais mesmo. Um mar de gente vestindo verde pelas ruas chega a ser impressionante. Na capital, a região do Temple Bar fica lotada, sendo necessária a contenção pela polícia do número de pessoas que podem acessar o local.

Carros alegóricos, fantasias coloridas e brilhantes, maquiagem artística e muita música estão presentes na principal atração do dia. Muitas famílias, jovens, turistas e idosos se amontoam pelas calçadas das ruas por onde passa a tradicional parada. Devo confessar que por conta de ter os famosos desfiles do carnaval brasileiro em mente, fiquei um pouco decepcionada com o desfile daqui que, ao meu ver, é um misto do nosso carnaval com desfile de 7 de setembro, mas… erro meu em comparar algo incomparável! Isso só me fez entender porque os estrangeiros se encantam com nossos grandes desfiles glamurosos.

Fonte: arquivo pessoal

Lembrar que a cultura é diferente, o povo é diferente, a língua e até mesmo a origem da festa é diferente, me fez entender que este “carnaval” irlandês é tão lindo de se ver quanto o nosso! A alegria estampada no rosto do povo e no sorriso das crianças é sensacional.

Acho que não preciso nem dizer que além de hotéis, os pubs também ficam lotados e se vê a tradicional cerveja Guinnes espalhada por pints por todos os lados. É uma festa regada a muita cerveja, como era de se esperar tendo em vista a fama do povo irlandês de assíduos frequentadores de pubs e bons consumidores da bebida. Mas, outras atrações também são encontradas pela capital como, por exemplo, parques de diversões instalados em alguns dos inúmeros parques da cidade, aqueles que comete neste texto aqui. (LINK)

Durante o mês de março do ano passado, mais de 40 eventos realizados em 18 países ao redor do mundo foram apoiados pelo departamento irlandês de cultura e arte. E para este ano não se espera menos do que isso!

Mas e você, me conta uma coisa, conhecia algo sobre o Saint Patricks’s day? Essa celebração irlandeses já chegou na sua cidade também? Estou curiosa para saber!

Related posts

As consequências do Brexit na Irlanda

Karina Macmullan

Conheça um pouco da gastronomia irlandesa

Viviane Miranda

Irlanda – 10 razões para não trocar o Brasil pela Irlanda

Luciana Damasceno

6 comentários

Simone Março 18, 2018 at 12:19 pm

Aline,

Muito obrigada por compartilhar! Texto muito bem escrito e cheio de detalhes importantes.
Espero ansiosa pelo seu próximo texto.

Resposta
Annaline Stepien Maio 3, 2018 at 9:37 pm

Simone, muito obrigada!
Fico muito feliz em saber que tenha gostado. Em breve tem novo texto trazendo curiosidades sobre as casas irlandesas. 🙂

Resposta
Daniele Março 18, 2018 at 11:43 pm

Adorei o texto!!!
É sempre bom conhecer outras culturas e tradições.
Parabéns pelo texto.

Resposta
Annaline Stepien Maio 3, 2018 at 9:38 pm

Oi, Dani!
Que bom que gostou.
Muito obrigada pela leitura.

Resposta
José Cruz Março 19, 2018 at 8:55 pm

Gostar de viajar é comigo mesmo. Quando chego de uma viagem já programamos outra eu e minha esposa.Espero contar com sua experiência e nos falar de lugares que poderemos conhecer.

Resposta
Annaline Stepien Maio 3, 2018 at 9:40 pm

Olá, José!
Viajar realmente é bom demais!
Pode contar com minha colaboração, por sinal tenho um texto explicando que “Nem só de Pub vive a Irlanda” e nele você pode encontrar algumas dicas de lugares legais pra visitar por aqui.
Obrigada pela leitura!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação