BrasileirasPeloMundo.com
Estudando Pelo Mundo Inglaterra

O sonhado Mestrado em Londres

Muitos(as) brasileiros(as) sonham em realizar um Mestrado fora do Brasil, principalmente em países como a Inglaterra. Porém, algumas pessoas desistem no meio da “estrada” por achar que precisam de muito dinheiro, bolsa de estudos ou algum tipo de financiamento. Claro que isto seria o ideal! “Mas, Marina, e se eu não tiver nada disso, mesmo assim eu posso conseguir?” Por experiência própria, posso dizer que sim, é possível, pois os elementos mais importantes para atingirmos qualquer sonho estão dentro de nós: decisão, persistência, atitude e coragem.

A maior barreira que podemos encontrar na vida, encontra-se em nossos próprios pensamentos! Espero que através da minha história, eu possa inspirar muitas mulheres a decidir dizer SIM para o sonho de se aventurar nas terras londrinas.

Eu cheguei em Londres em agosto de 2010. Antes disto, no Brasil, estava trabalhando como psicóloga no HCT e no CAPS, ambos voltados ao cuidado de pessoas que apresentam transtornos mentais graves. Dividia um apartamento com uma amiga e estava levando uma vida independente como qualquer outra mulher madura. Mas, tinha algo que não saía da minha mente: morar fora do Brasil e desbravar outras culturas bem diversas da minha. Mas, como uma mulher madura que tem dois bons empregos, um carro, mora sozinha, vai largar tudo? Isto era o pensamento de muitos na época. Desculpem-me, mas lá fui eu; já não podia mais adiar este sonho. Vendi meu carro, me matriculei em uma escola de inglês e voei para Londres.

Fazer um Mestrado em Londres pode ser uma experiência enriquecedora para qualquer pessoa. Londres é uma cidade histórica, multicultural, com um bom sistema de transporte, oportunidades de emprego e Universidades de qualidade. Por outro lado, o custo de vida e o céu cinza quase o ano todo, foram, para mim, as coisas que mais dificultaram a minha adaptação. Imaginem uma baiana sem ver o sol a maior parte do ano? Bom, posso dizer que mesmo assim valeu a pena!

Como o primeiro requisito para ser aceito em qualquer Universidade em Londres é o IELTS, um exame de proficiência de inglês, foi onde concentrei meus esforços inicialmente. A nota mínima exigida para ser aceito no Mestrado em uma boa Universidade de Londres é de 6,5. Depois que eu obtive o certificado do IELTS, o próximo passo foi fazer uma lista das Universidades que oferecem o curso que eu desejava fazer, um Mestrado em Gestão de Riscos e Desastres. Posteriormente, decidir qual das Universidades seria a mais adequada.

Pontos que eu considerei na hora de escolher uma Universidade: reputação, localização, custo, reconhecimento da Universidade e do curso. Para obter estas informações, conversei com ex-alunos e pesquisei sobre o reconhecimento das Universidades.

Eu fui aceita em três Universidades. Escolhi a Kingston University por ser uma Universidade tradicional, localizada em Londres, oferecer cursos de inglês para alunos internacionais durante o período do curso, e de ter sido bem recomendada por muitos estudantes com quem eu conversei.

unnamed

O processo de seleção depende muito da Universidade e do curso de sua escolha. Algumas Universidades realizam entrevistas e solicitam documentos específicos, e outras apenas a documentação. Geralmente, as Universidades em Londres não exigem a apresentação de um projeto de pesquisa como requisito para admissão como acontece no Brasil. No meu caso, os documentos exigidos foram:

  • currículo;
  • histórico;
  • diploma de graduação traduzidos;
  • duas cartas de referência (profissional e acadêmica);
  • certificado do IELTS;
  • carta de motivação.

Preenchi um formulário de aplicação online e enviei os documentos pelo correio. Os custos para a candidatura englobam inscrição, tradução juramentada, vistos, curso preparatório para o IELTS e o pagamento pelo teste do IELTS.

Eu diria que precisamos de no mínimo um ano para nos planejar independente se estamos no Brasil ou em Londres, como foi meu caso. Considerando que eu não obtive bolsa de estudos ou financiamento, optei por realizar o Mestrado em meio período para eu poder trabalhar. Como sabemos, para trabalhar como psicóloga em uma instituição de Londres, é necessário validar o diploma o que exigiria dinheiro e tempo. Então, optei por fazer a inscrição no Conselho Federal de Psicologia da Inglaterra (British Psychological Society-BPS), sendo mais barato que o processo de validação, o que me deu o direito de atender brasileiros no consultório.

Durante o Mestrado, dividia meu tempo entre o consultório, atender idosos em domicílio e estudos. Para economizar um pouco, tornei-me guardiã de propriedade o que diminuiu bastante meus custos de aluguel, mas isso conto outro dia.

Durante os primeiros meses do curso, meu maior desafio foi expressar as minhas opiniões em inglês. Mas, depois de um tempo, fui me acostumando. A avaliação foi feita de várias formas: ensaios teóricos; artigos; relatórios; seminários; posters; trabalho de campo em Tenerife, uma das 7 Ilhas Canárias, onde a nossa tarefa era realizar uma análise de risco e de vulnerabilidade da ilha ao vulcão; projeto de pesquisa e a Dissertação que foi realizada nos 3 últimos meses do curso, esquema adotado pela maioria das Universidades em Londres.

Eu diria que estes métodos de avaliação foram um dos maiores responsáveis para o desenvolvimento de minhas habilidades e potencialidades. Portanto, como vimos, uma experiência como esta é única e marca significantemente a nossa história.

Para finalizar, gostaria de citar uma frase que me guiou em todos os momentos desta caminhada “Eu sonho, Eu posso, Eu persisto, Eu alcanço”.

Leia mais sobre a Inglaterra: Tudo o que você precisa saber para morar na Inglaterra!

Related posts

Inverno com crianças em Londres

Natália Rodrigues

Gravidez na Inglaterra

Juliana Brandão

Como abrir conta bancária na Inglaterra

Juliana Brandão

17 comentários

Isabela Janeiro 6, 2016 at 11:55 am

Olá Marina ! Amei a sua história ! Ela serve como incentivo para pessoas que sonham em ter uma experiência fora do Brasil !! Mas por que você cansou de Londres, onde você mora atualmente ? Um beijo grande, felicidade em sua jornada ..

Resposta
Marina Lemos Janeiro 6, 2016 at 4:12 pm

Olá Isabela! Obrigada! O clima foi o motivo principal ! Atualmente, estou na Malásia! Como eu trabalho online, tenho morado em diferentes países da Ásia desde agosto de 2015! Neste tempo, estive na Tailândia, Cambodia, Vietnã e Laos. Um grande beijo e felicidades! 🙂

Resposta
Leonardo Alves Janeiro 6, 2016 at 9:58 pm

Prima, você é o máximo !!! Parabéns …

Resposta
Marina Lemos Janeiro 8, 2016 at 4:41 am

Obrigada! ????

Resposta
Laís Maria Janeiro 7, 2016 at 12:37 am

Mari, coragem sempre foi seu sobrenome! É um prazer e orgulho vê tanto sucesso e profissionalismo, que eu conheço de perto, espalhado pelo mundo…. Parabéns e continue brilhando pelo mundo!

Resposta
Marina Lemos Janeiro 8, 2016 at 4:42 am

Obrigada! ????

Resposta
Bruna Gagetti Fevereiro 18, 2016 at 9:51 pm

Marina, sou sua fã!!! Dá para perceber o quanto você tem atitude e é determinada!! Vai a luta e batalha pelos seus sonhos!!! Quando crescer quero ser como você rsrs 😉
Abraços!!!

Resposta
Marina Lemos Fevereiro 27, 2016 at 12:08 am

Obrigada Bruna! 🙂 Estamos na luta! Um grande abraço!

Resposta
Maria Aparecida Maio 17, 2016 at 6:42 pm

Boa tarde Marina. Minha filha, após ler seus comentários, gostaria de fazer mestrado de psicologia em Londres.
Queremos saber:
Você sabe quais as especialidades de mestrado?
E questão de moradia?
Então, existe a facilidade de fazer o curso em meio período para trabalhar?
E os valores a pagar da anuidade da universidade?
Mais ou menos, quanto fica o gasto mensal?
Agradeço a atenção e parabéns pela iniciativa e perseverança.

Maria Aparecida

Resposta
Marina Lemos Maio 27, 2016 at 8:32 pm

Oi Maria,
Obrigada por comentar!
Existem uma variedade de especialidades de mestrado. A melhor coisa é a sua filha decidir primeiro em qual área ela quer fazer o Mestrado e a partir dai procurar pois com certeza vai encontrar.
Para trabalhar e estudar ao mesmo tempo, precisa fazer o curso em dois anos(part-time), em vez de um ano(full time).
O pagamento do Mestrado é diferente para o estrangeiro e o nativo. Para estrangeiro, normalmente antes de iniciar o curso já deve ter pago 50% do valor. Valores variam muito: entre 4.000 para 10.000 pounds. O meu curso foi 6.000 pounds pois paguei como europeia. Tive que trabalhar muitooo!! Se fosse como estrangeiro seriam 11.000 pounds.
Para viver em Londres, o custo de vida pode ser alto, mas tem alternativas. Eu vivia como property guardian o que economizava bastante com o aluguel.
Um abraço!:)

Resposta
Emmanuel Marques Julho 6, 2016 at 1:38 pm

Mariana, bom dai !
sua história muito me motivou mais ainda. Sou universitário, curso arquitetura e urbanismo em uma cidade do sertão Paraibano em Patos – PB, ESTOU NO 4 PERÍODO e quero muito fazer mestrado na Inglaterra, AS VEZES TENHO MUITO MEDO. Devido custos, uma cultura diferente, medo de não me adaptar entre outras coisas.
Mas por outro lado tenho muita força de vontade, e sou determinado naquilo que desejo.
Começo agora a aprender inglês, estou me esforçando o máximo para manter minhas notas super altas. e sempre elaborando artigos, projetos de pesquisas e publicando etc.
Mas tenho algumas duvidas. como ?
Como fazer para ganhar bolsas ?
Qual a universidade ideal ?
entre outras duvidas.
E queria pedir sua ajudar, se você pode me indicar sites, videos de pessoas, universidades com programas de bolsas, ou ate mesmo você.
Desde já agradeço sua ajuda.
Atenciosamente Emmanuel Marques

Resposta
Thais Calixto Outubro 27, 2016 at 3:25 am

Linda linda! Muita admiraçao por vc… Bjao Marina!

Resposta
Mychele Novembro 28, 2016 at 5:27 pm

Boa tarde Marina, qual escola de inglês vc fez? Foi por alguma agência brasileira? Poderia me indicar?

Resposta
Renata Lima Março 2, 2017 at 1:40 am

Oi Marina, adorei saber sua historia!
Tenho passaporte europeu e gostaria de saber se pra fazer um mestrado como europeia e obter desconto tem que estar morando por mais de 3 anos no pais que ira estudar ou se isso e so para graduação.
Desde ja te agradeço,
Parabens!

Resposta
Mak Julho 10, 2017 at 6:07 pm

ola Mariana
amei sua historia , estou de mudança para London , e quero muito validar minha graduação em Psicologia, lendo sua tragetoria percebo que será totalmente possível. Obrigada

Resposta
Isabella Julho 11, 2018 at 10:28 pm

Oii. Estou em Londres e me veio na cabeça q eu posso estudar aqui. Eu formei em química, comecei a procurar por facilidade agora, vc tem.alguma dica de alguém na Inglaterra que seja dessa área. Eu moro em ny mas sou Brasileira, é muito difícil eu estudar lá,.lá é MT cari

Resposta
Liliane Oliveira Julho 12, 2018 at 2:29 pm

Olá Isabella,
A Marina Lemos parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Inglaterra que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação