BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha Culinária Pelo Mundo

Os doces nem tão doces da Alemanha

Os doces nem tão doces da Alemanha.

Quando me mudei para a Alemanha, uma das coisas que mais me chamou a atenção quando cheguei em Hamburgo, bem na chagada mesmo, já quando desembarquei no aeroporto, foram as padarias, aqui chamadas de Bäckerei. Eu, como boa taurina morta de fome que sou, fiquei completamente louca com a quantidade de pães, tortas, doces, rosquinhas, sanduíches e tudo que se possa imaginar que existem nessas fábricas de felicidade! Elas são extremamente lindas, com vitrines bem montadas e chamativas, prontinhas para serem maravilhadas e consumidas!

Eu descobri morando aqui que, na cultura alemã, o pão é algo extremamente valioso e indispensável seja qual for a refeição, desde o café da manhã, no almoço ou na janta, você sempre vai ver um alemão agarrado a um pedaço de pão qualquer hora do dia, eles amam mesmo! Na Alemanha há uma infinidade de pães, aqui é o país com mais tipos diferentes de pães do MUNDO e (pasmem!) todos eles deliciosos, pelo menos os que já provei, logicamente. Ainda estou longe de experimentar todos, mas estou no caminho.

Além dos pães incríveis, as Bäckerei tem muuuuuuitos doces lindos à mostra, de tudo quanto é jeito, variando um pouco dependendo a estação do ano, mas eles são feito desde morango, cereja, mirtilo (blueberry), framboesa, maçã, ou apenas com cremes, e milhões de outros recheios. Eles são lindíssimos, apetitosos e, na maioria das vezes, baratos.

Mas aí chegamos a um ponto que eu queria falar desde o começo do texto.

Logo que você, como boa brasileira, olha esses doces lindos, auomaticamente vem a lembrança de algo muito doce, cheio de açúcar (talvez com leite condensado ou doce de leite); vem na cabeça e no paladar. A gente automaticamente espera que essas lindas tortas e doces sejam docinhas e maravilhosas, e que consigam matar nossas lombrigas comedoras de açúcar. Mas para minha tristeza, e de alguns de vocês eu tenho certeza, esses doces NÃO SÃO DOCES (barulho de choro!).

Leia também: tudo que você precisa saber para morar na Alemanha

Eu descobri isso da pior maneira! Um dia, eu e meu marido estávamos loucos para tomar um café e comer um doce bem doce, sabe aqueles dias que viramos formiga? Pois é, era um desses! Lá fomos nós para uma padaria perto de casa, onde já havíamos visto doces lindos e apetitosos, e escolhemos os maiores e com cara de mais gostosos: uma torta de morango, cheia de recheio e um doce tipo um sonho alemão, que tem o nome de Berliner.

Pois bem, sentamos, nos preparamos para a primeira garfada e PÁ: cadê o açúcar disso aqui minha gente!? Sério, foi frustante! A gente tava esperando algo doce, como comíamos no Brasil, mas aquilo estava longe de ser, era gostoso e tudo, mas faltava… faltava muuuuito açúcar, faltava um leite condensado, faltava tudo! Depois desse episódio, resolvi pesquisar sobre o açúcar aqui, e uma coisa interessante que descobri foi que o açúcar mais usado na Alemanha não é derivado da cana de açúcar, como o do Brasil, e sim da beterraba, por isso a diferença enorme na doçura.

E mais, depois de convivermos e conhecermos alguns alemães aqui, descobrimos que eles estão tão acostumados com esse doce não doce, que quando comem um doce brasileiro, tipo nosso brigadeiro, paçoca, ou qualquer outro, eles acham muuuuuito doce, de passar mal mesmo, sabe? Triste eles! Mas todas as vezes que fiz algum doce para nossos amigos alemães, eles reclamam que tá muito doce (sinceridade alemã, assunto para outro post!) mas comem até o final e repetem, entendeu? Sinal de que eles, no fundo, gostam muito!

Eu sei que o açúcar é ruim para saúde, sou super consciente do quão viciante e prejudicial ele é, e acredito que os alemães por serem tão certinhos e buscarem coisas naturebas e saudáveis utilizam desse açúcar de beterraba nada doce, talvez em função disso, e eu acho bom isso! Não tô aqui de jeito algum falando que os doces devem ter 1kg de açúcar (se bem que já fiz receitas de bolos de brasileiros que levam quase isso!) Mas sim, expondo algo que realmente choca nosso paladar acostumado com nossos docinhos bem doces e maravilhosos brasileiro.

A gente costumada achar, quando está no Brasil, que tudo que vem de fora é melhor, mas bonito, mais gostoso, mais tudo! Pois uma coisa eu digo para vocês com toda certeza: ninguém bate nossos doces! Eu MORRO de saudades de comer um sonho de doce de leite bem lambuzado, um pedaço de torta de morango com brigadeiro e branquinho, ou um bolo de coco com leite condensado e por aí vai.

Além de um milhão de coisas boas que temos no nosso Brasilzão, apesar das coisas não tão boas, os doces são um caso à parte. Saudades sempre! Fica a dica então para quem vier para a Alemanha, se jogue nos pães, salgados, tudo de maravilhoso que eles têm e sabem fazer, mas se estiver com vontade de comer aquele doce bem doce, não caia na cilada das Bäckerei: corra para um supermercado e compre um chocolate, a doçura será garantida.

Related posts

Delícias típicas da Lituânia, uma aventura gastronômica

Carolina Romeiro

Vantagens de ser Au Pair na Alemanha

Gabrielle Moura

Empregos em Berlim

Bárbara Poplade Schmalz

23 comentários

Ana Paula Almeida Ribeiro Julho 10, 2017 at 3:21 pm

Pois é, Mah! E aqui no Brasil eu fico louca em busca de doces com essa pegada mais suave no açúcar! KKKKKK
Acho que eu iria gostar desses doces alemãs!

Beijo e obrigada por compartilhar.

Resposta
Marcela Vieira Julho 10, 2017 at 5:52 pm

Oi Ana!
Nossa com certeza iria adorar os daqui então! ; ) heheheh
Eu sinto uma falta danada, mas nada que um brigadeiro de panela em casa e uns bolos feitos por mim bem brasileirados não resolvam!
Obrigada por ler e comentar querida,
Um beijo

Resposta
Ana Paula Almeida Ribeiro Julho 18, 2017 at 2:40 pm

Super beijo!

Resposta
Marilia Teixeira Saboya Agosto 1, 2019 at 6:59 pm

Pensei a mesma coisa …um doce que desse para comer uma segunda colherada, porque esses enjoativos são muito ruins

Resposta
Márcia Julho 11, 2017 at 9:04 am

Rsrs…super me ví nesse post qdo cheguei no Líbano, nunca fui de comer muito doce no brasil, mas sabe qdo dá saudade de um brigadeiro?!! Fui a uma padaria que sempre que passava estava cheia, pensei deve ser boa…eles vendem docinhos por kg e vi uns brigadeiros lindos na vitrine. Pedi 1kg de docinhos mesclados e pedi para colocar o brigadeiro lindo cheio de granulado que ví. Chegando em casa ainda reclamei pro marido pq a moça nao colocou mais brigadeiro até comer o primeiro, pura farinha dentro e cheio de pistache. Tudo aqui eles colocam nozes, pistache, amendoas…eu gosto, mas no brigadeiro não??. Acabei fazendo em casa e comendo sozinha, pois acharam muito doce rsrs….nunca mais fiz.

Resposta
Marcela Vieira Julho 24, 2017 at 10:18 am

Oii Márcia! Aii que bom que se identicou! ; ) E te entendo super, ai que tristeza esse gosto de farinha num doce tão lindo 🙁 isso deveria ser proibido pela defensoria pública dos doces mundiais! hahahah Um beiko e obrigada por comentar! :*

Resposta
Ana Fonseca Matos Julho 11, 2017 at 10:38 am

Oi, ótimo post. Moro na Holanda, e a cultura aqui é de tortas, alguns folheados, e muitos biscoitos (sem falar na inúmera quantidade de pães, um exagero) . Sempre com massa muito aerada e leve, frutas e cremes. Tudo bem “neutro”. Os doces brasileiros são MUITO doces, e com uma reduzida do açúcar ficam espetaculares. Temos pudins incríveis, os doces modelados de leite condensado (beijinho, brigadeiro, cajuzinho, bem casado, olho de sogra, etc.), os bolos (de cenoura com chocolate bem seco e amargo por favor!). E as combinações? Romeu e Julieta, massas doces recheadas de queijo, de furtas, etc. Como já disse acima: se pudermos reduzir o açúcar, fica um ponto muito bom e fascina os europeus.

Resposta
Marcela Vieira Julho 24, 2017 at 10:20 am

Oii Ana! é verdaaaaade! Romeu e Julieta tem meu <3. E eu sou suspeita por amo todos! heheh Mas concordo com a quantidade de açucar, mas acho que meu paladar é brasileiro e nã o tem jeito! heheh Obrigada por comentar! Um beijo

Resposta
Campi Julho 11, 2017 at 11:54 am

Até porque subistituir açúcar por aquela quantidade doentia de Sahne que eles colocam em tudo nao me parece nada saudável. Eu sofri com isso muitas vezes também e sempre me questionei se a diferença do tipo de açúcar (cana ou beterraba) tinha alguma inflêncua nisso, legal aprender que sim. 🙂

Resposta
Marcela Vieira Julho 24, 2017 at 10:22 am

Oiii Campi!! hahahahahaha Tive que rir com a “quantidade doentia de Shane”! hahaha Tens toda a razão!!! E quanto descobri isso do açucar de beterraba muita coisa se esclareceu mesmo! Obrigada por comentar e um beijo

Resposta
Sigried Julho 11, 2017 at 3:37 pm

Pois…..acontece comigo toda vez que compro um bolo, torta ou doce. Doce????? Onde????? Esqueceram de colocar açucar na nata(e como usam nata !!!!) que cobre e recheia o bolo. Bolo com recheio de leite condensado e coco??? Nem pensar! Nem mesmo as geleias sao doces. Tambem tenho dias de formiga e, nestes dias, faço doce em casa ou compro uma lata de leite condensado…..rsrsrsrssr

Resposta
Marcela Vieira Julho 24, 2017 at 10:28 am

Oii Sigried! Concordo em gênero e grau! hahah Doce da ondeeee né!? hahahahah Aiii bolo de leite condensado com coco eu MORRO de amores! heheh é isso aiii! Quando bate a vontade nada mais justo que uma lata linda e maravilhosa de leite condesado! <3 Não decepciona nunca! Um beijo e obrigada por comentar!

Resposta
fatima Julho 11, 2017 at 3:57 pm

Eu moro na Holanda os doces aqui não são tão doces como no Brasil, até o leite condensado é menos doce que o nosso.

Resposta
Marcela Vieira Julho 24, 2017 at 10:29 am

Oi Fátima! é muito loco isso né? Eles não são formiguinhas igual a gente! ; ) hehehe Um beijo e obrigada por comentar!

Resposta
Amanda Julho 11, 2017 at 7:00 pm

Oi Mah,

agora a pergunta que não quer calar, é fácil achar leite condensado ai?
ou até mesmo o nosso açúcar? (assim dá pra fazer leite condensado caseiro hahaha)

Resposta
Marcela Vieira Julho 24, 2017 at 10:30 am

Oii Amanda! SIM, graças a Deus é bem fácil achar leite condesado e até doce de leite por aqui! <3 Dependendo do supermercado tem, e em lojas portuguesas! Se não eu ia tá louca com abstinência! hahaha Um beijo e obrigada por comentar!

Resposta
Mari Julho 11, 2017 at 9:54 pm

Eu e minha irmã moramos em NRW e concordamos totalmente com você! Os doces são super bonitos, mas chega na hora de comer você percebe que eles são cheio de sahne sem graça… rsrs Meu namorado fica me provocando falando que eu como muito açúcar, mas quando eu faço o arroz doce cheio de leite condensado ele se lambuza! =) Uma alternativa pra nós doceiras no verão são os sorvetes, ele continuam doces e mto bons aqui! Abraços!

Resposta
Marcela Vieira Julho 24, 2017 at 10:32 am

Oii Mari! Aii que bom que concordam! <3 heheh E esse Sahne vou te contar, pra que colocar em TUDO né? Nunca vi. Sobre os sorvetes tens toda razão, eles são maravilhosos e doces como deve ser! hehe Um beijo pra ti e para tua irmã e obrigada por comentar!

Resposta
ferportoricardo Julho 12, 2017 at 10:28 am

Eu tinha um ódio desses doces alemães. Um paralelipípedo de gordura hidrogenada com esse aspecto perfeito, brilhoso, photosopado. Mas açúcar? Neeeeein, açúcar é mau.

O meu ódio maior era na hora do chá ou café. Eu gosto de dois com açúcar. No Norte de Alemanha eles gostavam de sem. E com muita lição de moral, ô esporte nacional alemão. Toda vez. Toda hora. Até que um dia eu mandei um “Eu já reclamei desse suco multivitamínico de caixinha nojento que você acha que é suco? Quando eu reclamar você pode reclamar do meu açúcar, combinado?”

Hoje em dia eu moro na França. Francês acredita que comendo pouco, pode se comer de tudo. Francês gosta de açúcar. 🙂

Resposta
Marcela Vieira Julho 24, 2017 at 10:34 am

Oiii Fer! hahahahahahahahaha sério, teu comentário foi o melhor e não consigo parar de rir aquii! hahahahahahahah O suco multivitamínico de caixinha que eles AMAM e é super fake! hahahahahah Ameiii. Estou indo para França mês que vem para passear, ansiosa em conhecer os doces depois que tu falou! Suuuper obrigada por comentar e me fazer dar boas risadas! Um beijo

Resposta
Guilherme Friederichs Janeiro 24, 2018 at 10:40 am

Meu Deus do céu! Então confirmei que esse é o meu país de origem! vou morar aí! kkkk
Pois não consigo comer os doces brasileiros, simplesmente pq são muito doces!! kkkk
Vou amar então os doces da Alemanha!!!! Mein Gott!! Ich liebe es!

Resposta
Marcela Vieira Janeiro 24, 2018 at 2:05 pm

Oii Guilherme! heheheheh
Olhaaa, se gosta de doce sem ser doce vai amar MESMO, real oficial! hehehehe
Só não diz que não avisei 😉 hahaha
Obrigada por ler e comentar
Um beijo

Resposta
marilia Agosto 1, 2019 at 7:08 pm

Eu fiquei até aguada de ler a review dela. Esses doces melados, cheios de doce de leite, não dá mesmo:)!! Poucas docerias tem doces assim, e eu vivo procurando. Pior que é quase impossível achar.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação