BrasileirasPeloMundo.com
Holanda

Os holandeses e o sol

Os holandeses e o sol.

Antes de começar eu gostaria de dizer que “sim, existe verão na Holanda”. E se você me perguntar se isso é por muito tempo, vou dizer que não, mas que o tempo que dura a gente aproveita e aproveita muito. No meu texto sobre festivais na Holanda comentei que existem diversas opções de festivais de verão para que todo mundo possa aproveitar a oportunidade de estar ao ar livre. Entretanto, não são apenas os festivais que levam os holandeses às ruas, quem manda aqui é o sol. Funciona assim: sai o sol e, assim como formigas, todos os habitantes das cidades holandesas saem de casa. Juro que não sei onde estavam todas essas pessoas antes. Ok, eu assumo, hoje em dia faço parte desse clã que corre atrás do sol e toma vitamina D no inverno.

Mas o que os holandeses fazem no sol? Primeiro, passam muito protetor e querem socar os latinos que pegam cor fácil. Brincadeiras a parte, o que é importante não é a atividade em si, mas estar em um lugar que o sol te atinja. E o que me impressionou muito na verdade é a quantidade de bares e restaurantes que tem locais para comer/beber do lado de fora. E eles não só tem espaços fora como também aumentam o espaço que podem ocupar da rua durante o verão e alguns restaurantes tem até mesmo barcos que ficam nos canais e são a coisa mais linda do mundo. Porém cuidado: pessoas se acotovelam para achar um lugar do lado de fora então esteja preparado para enfrentar pessoas rodeando mesas à lá urubus (me incluo). Além disso, todos sentam virados para o rei sol. Sim, um do lado do outro igual fila indiana e AI DE QUEM ficar entre você e o sol. Morte.

Leia também: O primeiro dia de verão na Islândia é na primavera

Nós brasileiros que estamos acostumados com o sol não valorizamos tanto. Na verdade, nós muitas vezes fugimos do sol durante o verão e corremos para o ar condicionado. Isso muitas vezes faz com que a gente não aproveite muito do lado de fora e nem achamos tantas opções de lugares que tem um terraço, um “rooftop”, um jardim. Não estou dizendo que não achamos isso no Brasil, claro que sim, mas aqui TODOS os lugares tem um espaço fora. Sem exceção. E durante o verão, se você não tiver um lugar fora, beijos. Como eu disse, o negócio é sério.

O que também acontece é que, durante o verão, muitas pessoas saem mais cedo do trabalho quando tem muito sol e o dia está seco para aproveitar um piquenique ou um churrasco no parque (prestem atenção porque não são todos os parques que permitem fazer churrasco), tomar uma cerveja em um terraço, andar a toa em um bosque, ir até a praia. O verão traz consigo também os esportes aquáticos: windsurfing, kitesurfing, surfe (meio suspeita a existência de ondas aqui, mas rola uma tentativa de surfe), cross-fit ao ar livre, vôlei de praia (dentro e fora de ginásios, porque nunca sabemos se o tempo vai mudar muito), entre outros.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Holanda

Agora, uma outra coisa que acontece durante esse período (normalmente julho e agosto) são as férias escolares e universitárias. E geral vai viajar, não é brincadeira. O escritório fica praticamente jogado às traças (que diga-se de passagem é um problema na Holanda por causa da umidade então a frase é levemente literal) e se você é a pessoa que, por algum motivo, diz que não vai viajar nesse período, demora uns 5 minutos para os holandeses se recuperarem do choque. Não mexam com o sagrado período de férias! Mas gente, agora que está sol o povo vai sair do país e ir para outro lugar? Vai entender né.

Outra coisa interessante: as férias escolares em todo o país duram o mesmo tempo, porém começam em períodos diferentes em cada parte do país, igual rodízio digamos assim. Para isso, o país é dividido em três regiões sendo elas Norte (de 21/07 até 02/09), Centro (14/07 até 26/08) e Sul (07/07 até 19/08). Então claro, muitas famílias tiram férias nesse período para poder levar os filhos. E sabe outra razão que faz com eles façam isso? O governo holandês proíbe que os pais levem os filhos para viajar em períodos que não são considerados férias oficiais. Ou seja, não tem cartinha do pai que te salve de levar falta. E em relação a férias de trabalho, as empresas dão aproximadamente 25 dias úteis (ou seja, o fim de semana que está no meio das suas férias não conta) por ano. Existem algumas que dão até mais podendo chegar a 35/40 dias o que pode significar mais de dois meses de férias. ME CHAMA, ME CHAMA!

Resumindo, em dias de sol em que ainda tem trabalho e as escolas ainda não estão em período de férias, você vai encontrar várias pessoas sentadas em linha reta do lado de fora de um bar, outras fazendo esportes ou comendo ao ar livre e outras seguindo o sol cada vez que a sombra aparece (o vento na sombra não perdoa). Isso dura até as férias escolares começarem e as ruas, escritórios, bares, restaurantes e as cidades em geral ficam mais vazias já que a maioria do povo resolveu aproveitar o sol em outro lugar. Isso provavelmente não se aplica a Amsterdam que fica cheia com sol, chuva, neblina, neve. E já que estamos falando da Holanda, país com temperaturas muito dinâmicas, todos esses fenômenos podem acontecer no mesmo dia. Então, como disse antes, sempre tenha aquela jaquetinha esperta a postos e aprenda a fazer a dança da cadeira em busca do sol.

Bedankt em tot ziens!

Related posts

Você sabe agir em um caso de emergência na Holanda?

Regina Oki

Mudança, inverno e depressão

Roberta Mellis

Minha opinião sobre os holandeses

Roberta Mellis

6 comentários

Shirley Agosto 30, 2018 at 8:17 pm

Ro gostei demais e so assim tenho oportunidade de conhecer este lindo lugar.Escreva sempre BJJJJS

Resposta
Roberta Veronezi Figueiredo Setembro 4, 2018 at 8:51 am

Muito obrigadaaa! COntinuarei escrevendo sim 🙂

Resposta
Marcia Ferreira de Figueiredo Setembro 1, 2018 at 1:22 am

Ela conseguiu de novo!! Roberta nos leva a conhecer sem sair do lugar e qdo começamos a ler seu texto já ficamos com a sensação de que alguma coisa muito legal vamos aprender!! Parabéns! Sou sua fã!!

Resposta
Roberta Veronezi Figueiredo Setembro 4, 2018 at 8:52 am

Muito obrigada pelo carinho e atencao sempre!! :D:D:D

Resposta
Rafael Setembro 2, 2018 at 4:43 pm

Muito bom!

Resposta
Roberta Veronezi Figueiredo Setembro 4, 2018 at 8:52 am

Obrigadaaaa!!!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação