BrasileirasPeloMundo.com
Culinária Pelo Mundo Guatemala

Os pratos mais famosos da culinária Guatemalteca

Com sua cultura maia se misturando com as tradições espanholas, a culinária local Guatemalteca se tornou  muito mais saborosa e complexa do que a dos países vizinhos. Quem já conhece outras regiões da América Central diz que a Guatemala tem a comida mais deliciosa. Aqui estão 12 pratos tradicionais na Guatemala.

Fiambre

É uma enorme salada muito tradicional em novembro, preparada para celebrar o Dia dos Mortos e o Dia de Todos os Santos na Guatemala. Feita com carnes defumadas, especialmente porco. Pode conter até 50 ingredientes, e além das carnes, frios, ovos, peixe, itens em conserva e muitos legumes cozidos ou crus.

Fiambre é uma palavra adotada do espanhol, que significa qualquer tipo de produto de carne preparado para ser consumido frio e começa a ser feita tradicionalmente vários dias antes de estar pronta e fica como na foto em destaque deste texto.

Leia também: Dicas para estudar espanhol na Guatemala

Elote loco

“Milho louco” pode soar como um prato improvável, mas é uma das comidas de rua mais tradicionais da Guatemala. As espigas de milho são grelhadas e cobertas com ketchup, maionese e queijo antes de serem servidas ao cliente.

Tamales

Original do México, o Tamales ganha um toque Guatemalteco que  usam folhas de bananeira ao invés da palha de milho para enrolar a massa feita com a farinha de milho, óleo e temperos antes de levá-la ao fogo para cozinhar. Pode ser recheada com várias opções, como frango cozido, legumes ou carne vermelha.

O Chuchito é similar ao Tamales, mas enrolado na folha de milho e leva um molho vermelho para finalizar. Tem ainda o Tamalitos, que vem da mesma base da massa de milho, mas o formato é como uma tortilha.

E ai, entendeu a diferença entre os tamales, tamalitos e chuchito? Não se preocupe, mesmo morando aqui ainda me confundo qual é qual na hora de fazer o pedido.

Frijoles Volteados

Frijoles Volteados é a versão guatemalteca de feijão preto frito e é um prato bem saboroso. Os feijões pretos refogados são esmagados em uma pasta grossa e geralmente são servidos no café da manhã com pão, torilhas ou tostadas.

Pepián de frango

Este guisado picante, derivado da fusão das culturas espanhola e maia, é um dos pratos mais antigos da Guatemala. Embora o frango seja mais usado, ele também pode ser feito com carne bovina ou suína. Todas as variedades do prato contêm frutas e legumes (geralmente pêra, abóbora, cenoura, batata e milho) e uma rica mistura de especiarias. É tradicionalmente servido com arroz e tortilhas.

Pupusas

Pupusas estão em toda parte na Guatemala e são uma ótima maneira para os viajantes que estão em um orçamento apertado. As tortilhas grossas de milho são recheadas com uma variedade de recheios – geralmente grãos refogados, queijo e / ou carne de porco – e depois fritos até que a superfície fique crocante e o interior fofinho. Uma pupusa tradicionalmente vem com uma porção de salsa e repolho para mantê-la fresca.

Kak’ik ou Kac-Iq

Kak’ik é um forte candidato ao prato nacional da Guatemala. Esta tradicional sopa maia de peru. Feita a base de tomate, pimenta, hortelã, cravo, canela, coentro, pimenta-jamaica. É uma parte importante da herança cultural maia. Suas raízes remontam ao grupo étnico Q’eqchi, que ainda prepara o prato da mesma forma que fazia centenas de anos atrás.

 

Hilachas

A palavra hilachas significa “trapos”, que parece um nome estranho para o prato até que você veja como ele se parece. É feito com um tipo de carne que tritura com facilidade e é cozido em um molho de tomate levemente picante e cozido com batatas, abobrinha e / ou cenoura. Para uma refeição mais recheada, é servido com arroz e tortilhas de milho frescas.

Tostadas de macarrão

Quem não gosta de um casal de carboidratos? Tostadas são uma comida de rua popular, e a maioria é coberta com guacamole, salsa de tomate, rabanetes, cebolas e uma grande dose de macarrão. Você pode achar que a idéia de spaghetti tacos é um pouco estranha, mas com tantas texturas e gostos diferentes, você será convertido depois da primeira mordida.

Desayuno tradicional

A cidade de Antigua é uma das melhores regiões para o café da manhã tradicional Guatemalteco por que tem muitas opções de cafés e restaurantes espalhados pelas ruas da cidade que servem o desayuno como é chamado o café da manhã em espanhol.  Normalmente apresenta ovos mexidos com cebola e tomate, fatias de abacate,  banana cozida, tortilhas e o purê de feijão preto não pode faltar.

Rellenitos

Para aqueles que amam um doce e não se importa com as calorias consumidas, os rellenitos são uma ótima opção. Feitos de plátanos cozidos amassados (muito parecido com banana, mas por aqui plátanos e bananas são preparados e consumidos de maneiras bem diferentes) recheados ​​com pasta de feijão e cobertos com açúcar e canela, e para finalizar, são fritos. Quando misturado com açúcar, o sabor e a textura dos grãos são semelhantes aos do chocolate, e a consistência dos rellenitos é incrivelmente mais intensa. Uma delícia quando bem preparados!

Bolo de Tres Leches

Tres Leches é uma sobremesa tradicional na Guatemala. É um bolo bem molhadinho servido frio. É essencialmente embebido em três tipos de leite, incluindo leite evaporado, leite condensado e creme.

Particularmente considero a comida tradicional da Guatemalteca pouco nutritiva por ter como base da culinária somente o milho e é também muito calórica com muitas opções que inclui fritura e açúcar. Porém é um país com muita abundância de frutas, verduras e legumes e ir a feira é ótimo, porque tem muita variedade e é possível conhecer opções de legumes e frutas locais baratos muito saborosos.

Frutos do mar também são fáceis de ser encontrados e de preços mais acessíveis que minha cidade natal, Curitiba. Há vários pratos preparados a base de uma grande variedade de frutos do mar.

Fotos Receitas Mundo Chapín e Mundo Chapín

Related posts

O que os alemães comem no inverno

Sarah Oliveira

10 pratos curiosos na culinária francesa

Marcella Delfraro

Doces peruanos e suas origens

Janayna Guerra

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação