BrasileirasPeloMundo.com
Cheguei e agora? Croácia

Os primeiros passos na Croácia

Cheguei na Croácia. E agora? Sabemos que não é fácil chegar em um país desconhecido e muitas vezes sem falar a língua local. Por isso, fiz uma lista com alguns passos básicos para ajudar aqueles que acabaram de chegar na Croácia.

Registre o seu endereço na Polícia

Todos os estrangeiros que chegam na Croácia devem registrar o endereço de residência na Polícia da sua cidade. Esse registro deve ser feito até 3 dias após a entrada na Croácia, com o risco de ter o registro negado ou até mesmo ter que pagar uma multa devido ao atraso. O registro deve ser a primeira coisa que um estrangeiro deve fazer ao chegar à Croácia pois, sem esse registro não é possível fazer outras coisas importantes para o estabelecimento da pessoa no país, como abrir conta no banco ou receber o número de identificação (OIB). Para os turistas, que ficam por um tempo mais curto na Croácia, o registro é feito através do hotel ou acomodação em que estarão hospedados. Se a pessoa deseja morar na Croácia, deve fazer o registro por conta própria.

Os documentos necessários são: um documento de identificação (passaporte) e o formulário fornecido na Polícia. Além disso, o dono do apartamento ou casa em que o estrangeiro irá morar deve também comparecer à Polícia para preencher os papéis necessários para o registro de endereço.

Obtenha o OIB (número de identificação)

OIB é o número de identificação pessoal (em croata, osobni identifikacijski broj). Esse número é o equivalente ao CPF brasileiro. Com ele, você pode abrir uma conta no banco e todos os processos e registros feitos com a Polícia serão registrados através desse número. Para obtê-lo, é necessário ir à Porezna Uprava de sua cidade e levar um documento de identificação (passaporte) e o registro de endereço que foi obtido na Polícia. Esse número é pessoal e não deve ser fornecido a ninguém, exceto em órgãos do governo quando for solicitado.

Fonte: Unsplash

Abra uma conta no banco

Para abrir uma conta no banco, é preciso se dirigir a qualquer unidade bancária com seu documento de identificação (passaporte) e o número de identificação pessoal (OIB). Para abrir uma conta em qualquer banco é rápido e fácil. O que pode criar um problema é em qual endereço o banco irá mandar o cartão da sua conta, mas você pode solicitar a retirada do cartão na unidade bancária em que você abriu a conta. Além disso, você pode solicitar também o token para o internet banking, o que pode ajudar muito, principalmente se você não falar muito bem croata e precisar fazer algum pagamento ou receber dinheiro do exterior.

Matricule-se em um curso de croata

Com algumas exceções, a maioria dos estrangeiros que chega na Croácia sabe muito pouco da língua croata, o que faz necessário se matricular em um curso dessa língua. Há várias escolas privadas que oferecem cursos, porém eu recomendaria aqueles oferecidos pelas Faculdades de Humanidades em sua cidade. As Faculdades de Humanidades mais conhecidas se encontram nas Universidades de Zagreb, de Split e de Rijeka, e oferecem cursos muito bons de croata para estrangeiros. Apesar de serem oferecidos em universidades públicas, esses cursos são pagos, a não ser que você tenha uma bolsa de estudos ou seja aluno em intercâmbio da Universidade. Também é uma ótima maneira de conhecer novas pessoas, principalmente estrangeiros.

Participe de encontros com outros estrangeiros

Principalmente nas cidades de Zagreb e Split há uma comunidade relativamente grande de estrangeiros que organizam, pelo menos uma vez por mês, eventos para as pessoas se conhecerem e fazerem networking, chamados de Expat Meet Ups. No Facebook, também há vários grupos de estrangeiros na Croácia, sendo os maiores: Expats in Zagreb e Expats in Split. Muitas pessoas pedem ajuda e dicas nesses grupos, o que pode ser de grande utilidade se você for um novato ou novata na cidade.

Conviva com os locais

Os croatas, em sua grande maioria, são muito simpáticos com os estrangeiros. Como vários croatas deixam o país anualmente em busca de melhores condições de vida e trabalho no exterior, os nativos ficam surpresos quando conhecem algum estrangeiro que mora na Croácia por escolha própria. Além disso, os croatas falam inglês muito bem e adoram ajudar estrangeiros quando podem. Por isso, não tenha vergonha de puxar papo com os croatas e muito menos vergonha em pedir ajuda quando precisar. Você, com certeza, vai ter que explicar muitas vezes a sua história e quais são os motivos que o levaram a vir para a Croácia, então já tenha sua história na ponta da língua quando sair para conhecer novos croatas!

Obtenha um visto

Estrangeiros são permitidos ficar na Croácia como turistas por um período máximo de 90 dias, consecutivos ou não, dentro de um período de 6 meses. Então, se você planeja ficar mais de 3 meses na Croácia, é necessário obter um visto para prolongar a sua estadia. Os tipos de vistos disponíveis são para estudantes, para cônjuges de cidadãos croatas, de trabalho remunerado e de trabalho voluntário. Para maiores informações sobre os vistos, visite a página oficial da Polícia croata.

Estes são alguns passos básicos para os recém-chegados na Croácia. Apesar de não ser muito conhecida por estrangeiros, a Croácia está longe de ser um bicho de sete cabeças! O importante é ter uma mente aberta para o novo e ao mesmo tempo aceitar os costumes locais.

Pozdrav!

Related posts

Tudo que você precisa saber para morar na França

Ann Moeller

Acabei de chegar na Irlanda e agora?

Luciana Damasceno

Como tirar carteira de motorista na Finlândia

Lili Simmelink

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação