BrasileirasPeloMundo.com
França

Os soldes na França

Os soldes na França.

Os soldes (ou as grandes liquidações) por aqui é coisa séria: na França, duram 12 semanas por ano e dividem entre soldes de verão e inverno. As datas são divididas entre os departamentos no país.

Este ano, os soldes de verão começaram dia 27 de junho e acabam dia 07 de agosto.

Existe uma legislação para os soldes e de acordo com o Journaldunet, atualmente o que está valendo é:

  • A partir de primeiro de janeiro de 2015, a duração dos saldões nacionais passa de 5 a 6 semanas, ou seja 12 semanas no total por ano.

Existe um projeto de lei lançado em 18 de junho de 2018, para reduzir este tempo em virtude de pedidos dos profissionais envolvidos. Enquanto não há validação, a legislação atual é a que esta valendo.

Leia também: As famosas liquidações na Espanha

Algumas regras devem ser seguidas:

  • Os artigos em promoção devem claramente mostrar uma redução de preço.
  • Os artigos comprados nos saldões possuem as mesmas garantias que os outros artigos, ou seja, você tem direito a troca, mesmo que o vendedor coloque “sem troca ou reembolso”, o que não deveria ser feito, pois o consumidor tem direito a troca ou reembolso de acordo com o artigo 1641 do Código Civil.

Em outros países da Europa também tem soldes, mas não necessariamente é exatamente na mesma época que por aqui e não sei como funcionam as regras e leis relacionadas.

O que entra nos soldes?

Atualmente, praticamente tudo: eletrodomésticos, eletrônicos, móveis, utilidade para o lar, brinquedos, roupas, sapatos, acessórios. O que vale mais a pena para mim são as roupas, sapatos e acessórios. Tem propaganda para todos os lados, as lojas abrem no primeiro domingo dos soldes para chamar os consumidores. Até os supermercados entram nessa.

É claro que as vezes você acha uma TV com um mega desconto, já aconteceu conosco quando chegamos na França. Chegamos em abril e compramos a nossa tv nos soldes de verão. Tínhamos trazido do Brasil uma TV pequena que funcionou muito bem durante 3 meses, depois virou monitor de computador.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar na França

Fonte: pixabay.com

Vendas pela internet e vendas privadas

Cada vez mais os soldes estão entrando na era digital. Vi uma reportagem no jornal da manhã francês na véspera do saldão, dizendo que atualmente mais de 50% das compras feitas nesta época são via internet. As vendas e entregas  aumentam muito nesta período.

Para alguns casos, eu acho prático. Roupa de criança, por exemplo,  onde você conhece o tamanho. Nem sempre você acha o modelo que quer na loja física e acaba comprando pela internet. Faço isso quase sempre, em outros casos como sapatos e roupas para adulto, eu prefiro experimentar, a não ser que a pessoas já conheça a loja e os modelos e tamanhos para não ter erro.

Além das roupas de criança,  brinquedos e eletrônicos podem ser interessante pela internet. Eu gosto muito da Disneystore, mas tem que ficar de olho no início dos saldões, para ver se consegue algo interessante. O meu foco são as fantasias. Consegui por 2 anos mais de 50% de desconto em pacote de fantasia dupla, que geralmente são muito caras e se não fosse o soldes eu não compraria. Este ano não vi kit de 2 fantasias, mesmo a individual com desconto achei caro.

Para ganhar os clientes, a estratégia de vendas privadas vem aumentando cada vez mais e isso acaba aumentando o período de desconto de pelo menos mais 2 semanas.
Vendas privadas são um pré saldão, somente para os clientes fidelizados à  loja, ou seja os clientes que tem o cartão da loja. Às vezes, para ter o cartão é necessário somente um email. Eu tenho cartão de várias lojas.

Nem tudo entra nas vendas privadas, às vezes vale a pena se você achar um item que realmente te interessa e que está com um preço ótimo e não sabe se vai conseguir achar o produto quando a promoção oficial começar.

Vale a pena?

Algumas coisas valem muito a pena: a maioria das roupas e sapatos da minha filha eu compro nos soldes, já compro número maior pensando na estação seguinte. Consigo vestidos lindos entre 5 a 10 euros.

Se estou precisando de roupa ou sapato e posso esperar os saldões, é a melhor opção.
Meu marido adora camisa pólo, mas só compramos nos saldos. Fora dessa época, a marca que ele gosta é muito cara. Cheguei a comprar uma pólo por 11 euros e geralmente custa 30 nesta loja.

Os melhores preços de roupa de inverno é no saldão de fevereiro, mas atenção: você compra praticamente no final do inverno e se por acaso precisar da roupa para o início da estação compre no ano anterior.

É claro que nem tudo são flores, tem artigos que mesmo com 50% de desconto ainda são caros, tem que saber procurar. Quanto mais perto do final dos soldes, mais barato fica, o problema é que as variedades e tamanhos diminuem também.

Existem grandes promoções fora da época oficial dos soldes?

Sim, às vezes tenho a impressão que tem promoção praticamente o ano todo. Tem os soldes de verão e inverno, a braderie de primavera, os descontos de início das aulas, os saldos de final de coleção. Realmente às vezes fica difícil saber o que realmente é promoção. Nos saldões de verão e inverno, os descontos podem chegar a 70%.

Não sou uma consumidora desenfreada, mas  sempre  compro alguma coisa. E você? Tem saldão na sua cidade? Vale a pena?

Related posts

Como é ser veterinária na França, no Canadá e em Singapura

Patti Neves

Quem é essa mulher que vive em Lille?

Regiane Legras

Como me tornei psicóloga na França

Nastasia Souza

3 comentários

Regina Celia Machdo Silva Sá Borges Outubro 1, 2018 at 7:30 pm

Oi Lilian
Nós, mulheres, adoramos uma promoção, uma liquidação ou um solde, não importa o lugar em que estamos. As promoções daí são muito boas, os artigos postos no solde são sempre de alta qualidade.
Parabéns pelo artigo, aprendo muito com os artigos das “Brasileiras pelo Mundo”.
Bjks
Regina

Resposta
Regina Celia Machdo Silva Sá Borges Outubro 3, 2018 at 2:55 am

Parabéns pelo artigo, gostei muito. Bjks

Resposta
Lilian Moritz Outubro 6, 2018 at 9:37 pm

Obrigada Regina!! Que bom que gostou.
Bjs Lilian

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação