Quanto custa comprar roupas na Suécia?

E quando comprar?

0
241
Advertisement

Quanto custa comprar roupas na Suécia?

Que o custo de vida na Suécia é alto não é uma novidade para quem acompanha o BPM. Quem leu meu artigo do mês de setembro percebeu que mesmo sem uma inflação galopante, o preço dos alimentos por aqui não é tão convidativo. Recebi várias mensagens de pessoas me perguntando sobre preços de roupas e acessórios, já que muitos que se mudam pra cá precisam refazer ou renovar o guarda-roupa.

Se comparado com o Brasil, eu diria que o brasileiro se assusta um pouco quando vai as lojas de roupas na Suécia, especialmente em Estocolmo e Gotemburgo, mas quando penso mais a fundo sobre a questão também acho que tudo depende do que você está procurando. Nas lojas suecas com preços populares como a H&M, Lindex, Zara e Cubus você consegue achar roupas com preços mais compatíveis com o bolso do brasileiro. A qualidade das roupas também é um pouco melhor se comparada com as oferecidas nas lojas brasileiras, o que também ajuda no orçamento, já que comprar roupas com mais qualidade também significa economizar.

Uma boa dica para quem está chegando por aqui, é a opção de comprar roupas online nos sites das grandes redes, por exemplo a H&M e Lindex. Compras online são sempre mais baratas e o prazo de entrega bem rápido (2-5 dias úteis). Caso você não queira esperar a entrega existe a opção de retirar na loja.

Leia também: Quanto custa fazer supermercado na Suécia

No meu ponto de vista, o sueco, no geral, é bem menos consumista que nós brasileiros e repetir roupas e acessórios faz parte do dia-a-dia de todos, até mesmo dos membros da família real. Próxima na linha de sucessão do trono real, a princesa Victoria é sempre vista com roupas assinadas pelos estilistas da H&M, e repetir o mesmo modelito em diferentes eventos não parece um problema pra ela.

Sapatos são bem mais caros se comparado ao mercado brasileiro, e isto por diversas razões, é claro. Por exemplo: durante 6 meses do ano é necessário o uso de sapatos de couro, quentes, que sejam resistentes à água e neve e que seja antiderrapante. O último para evitar acidentes durante o inverno rigoroso. Um sapato com estas funções custa em média 1.500 – 2000 coroas suecas, o que equivale a mais ou menos 450-500 reais. A boa notícia é que este tipo de sapatos costuma sobreviver vários invernos, o que compensa o valor alto. Meus sapatos de inverno duram em média de 4 a 5 anos, mas tem é claro os que ainda tem uma vida mais longa. Como o custo de sapatos é alto, o sueco não costuma ter vários sapatos de inverno ao mesmo tempo.

Diferente do Brasil, acessórios como luvas, cachecol e tocas de frios tem preços bem acessíveis. Ainda bem, já que como uma boa cidadã latino-americana vivo perdendo as minhas luvas e tocas. Haja dinheiro!

Nos últimos anos, as grandes redes de confecção têm apostando em tecidos que não agridem o meio-ambiente. No começo este tipo de roupa tinha um preço um pouco mais alto, hoje já não é mais assim, ou seja, todos podem apostar em roupas sustentáveis.

Mas, se mudando pra Suécia, quando é a hora de renovar o guarda roupa? Talvez você acha que roupas de inverno se compram no inverno e as verão no verão, certo? Mas na verdade os suecos pensam um pouco diferente. Os suecos costumam renovar o guarda roupa na época de liquidação. Na liquidação de verão eles compram roupas já para o verão do ano seguinte. O mesmo hábito existe quando se trata de roupas de inverno. Especialmente para quem tem crianças esta opção é muito boa, já que você economiza bastante comprando roupas para o próximo ano. Estando na Suécia e não querendo perder as duas grandes liquidações do ano fique atenta para as seguintes datas: a liquidação de verão começa em meados de junho e termina na primeira semana de agosto. Já a grande liquidação de inverno, onde as lojas oferecem até 80% de desconto em roupas e calcados, começa sempre no dia de natal e termina em meados de janeiro. Elas são uma boa pedida!

Mas, se mesmo assim você ainda pensa que roupas e acessórios vão pesar no seu orçamento você pode aderir ao time das pessoas que compram tudo no brechó. Sim, o brechó é algo que faz parte do dia-a-dia do sueco e é, diga-se de passagem, algo muito valorizado na sociedade sueca, que no geral tem aversão ao consumismo e prefere comprar roupas e sapatos usados, pensando na preservação de uma sociedade sustentável. Em Estocolmo, os brechós têm variedade enorme de roupas e calçados a preços de banana, como nós diríamos no Brasil. E não é porque as roupas são usadas que a qualidade é ruim, muito pelo contrário. Não é raro se encontrar roupas novas e seminovas a espera do primeiro freguês. Nos brechós você encontra, por exemplo, jeans por 20 coroas ou casacos de frio por 50 coroas, ou seja, quase de graça! Comprar em brechó é algo que faço com muita frequência e que recomendo de olhos fechados.

Não tem tempo para ir ao brechó? Sem problemas. Os sites de roupas usadas também são muito populares por aqui. Os mais usados entre os suecos são o Tradera e o Blocket. Neles você tanto compra quanto vende roupas, calcados e acessórios usados em bom estado. Os preços, é claro, têm que ser bem acessíveis, caso contrário não se vende. Quem vende algo nos sites de compra e venda se responsabiliza por enviar a encomenda e o frete é pago por quem compra. Simples e prático. Para quem tem criança pequena e não quer perder tempo correndo em loja atrás dos pequenos, estes sites são uma ótima opção. Pensando no lado econômico é bem esperto comprar artigos usados para as crianças, já que elas crescem rápido e roupas e calcados se perdem depois de alguns meses.

Minha dica para quem está chegando por aqui é aproveitar para comprar roupas e sapatos nas épocas de liquidação e apostar nos brechós da sua cidade. Você não vai se arrepender e ainda vai achar coisas lindas e diferentes a preço de nada. Outra dica é apostar em roupas e sapatos confortáveis, especialmente nos meses mais frios. Tente aderir ao espirito sueco, pouco consumo, e quando consumir compre algo de qualidade e sustentável.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.