BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha Páscoa Pelo Mundo

Páscoa na Alemanha

A Páscoa na Alemanha não é só chocolate. Ela marca principalmente o fim do inverno, fim dos curtos dias com pouca luz e o comecinho da primavera. O feriado da semana santa começa na sexta-feira (normalmente para as escolas já na quinta-feira, marcando o início das férias de Páscoa) e vai até a segunda-feira.

A Páscoa na Alemanha também não é só feriado, especialmente aqui na região da Bavária, onde moro. Na região mais católica do país a semana santa é muito respeitada. As pessoas costumam ir à missa no domingo e também evitam comer carne em todas as sextas-feiras da quaresma, apesar de que hoje em dia muita gente não faz mais isso. Muitas famílias têm a tradição de fazer um Ostern Brunch no domingo de Páscoa, onde ovos coloridos são o destaque na mesa.

A maior tradição alemã durante a Páscoa é a de adultos esconderem ovos pela casa, jardins ou parques, para que as crianças os procurem. Mas esses não são ovos de chocolates tal como conhecemos no Brasil: são ovos mesmo, de galinha, cozidos! A brincadeira, conhecida como Ostereier Suchen (busca pelos ovos de Páscoa) acontece sempre na manhã do domingo de Páscoa, bem cedinho. As crianças acordam e já vão em busca dos ovinhos, que normalmente estão dentro de uma cestinha, uma para cada criança, juntamente com coelhinhos e ovinhos de chocolate!

Os ovos pintados são bem cozidos, e muitas pessoas têm o costume de bater um ovo contra o outro e ver qual deles não quebra – a pessoa que tiver o ovo quebrado perde. Depois, o ovo é comido! O mais interessante dessa tradição são as cores dos ovos e as pinturas que eles possuem. Pessoas e empresas dedicam seu tempo para decorar esses ovos especialmente para a Páscoa. É possível encontrá-los em supermercados e algumas lojas, e muitas pessoas gostam de pintá-los em casa mesmo. Muitos são usados não só para comer, como também para decoração.

Leia também: Páscoa na Dinamarca

Páscoa na Alemanha

Não há uma explicação exata para a tradição dos ovos; os adultos costumam contar às crianças que eles são trazidos pelo Osternhase, o coelhinho da Páscoa. Essa tradição cristã dos ovos pintados na Alemanha existe desde o século 13 e foi originada principalmente na Armênia, Rússia e Grécia, e também é comum na Áustria.

Para os que adoram a tradição dos gigantes ovos de Páscoa que há no Brasil, aqui infelizmente é incomum achar ovos como os Brasileiros, tão grandes. Algumas marcas de chocolates famosas chegam a vendê-los, mas nada de variedade ou recheios diferentes, como é possível encontrar no mercado brasileiro. Então não espere chegar na Alemanha na época da Páscoa sonhando encontrar os supermercados lotados de ovos de chocolate.

Leia também: Páscoa na França

No entanto, o que é bastante comum e tradicional aqui na Alemanha durante a Páscoa são mini ovinhos e coelhinhos de chocolate. Esses, sim, você pode esperar encontrar de monte nos supermercados alemães, de todas as marcas famosas: Kinder, Milka, Lindt e por aí vai. Os alemães adoram dar e receber ovinhos e coelhinhos de chocolate de presente, e na Páscoa alemã não tem como errar dando um coelhinho ou mini ovinhos de chocolates para alguém.

Para os adultos que não curtem a brincadeira dos ovos nem têm crianças para brincar, o melhor programa para Páscoa é aproveitar a primavera e, claro, comer muito chocolate. Fazer trilhas, ou Wandern, como é chamado aqui na Alemanha, é uma atividade bastante apreciada para aproveitar o tempo que normalmente é de sol, apesar de que nos últimos anos aqui na Bavária teve neve durante esses dias, e curtir a natureza, já que as árvores estão ficando coloridas novamente e as flores, brotando.

Durante a Osternferien as cidades também oferecem diferentes atividades que vão desde ópera até teatro para as crianças, exposições e feiras. O que não faltam são opções para ocupar toda a família na Páscoa. Aqui em Munique por exemplo, o Zoológico e muitos parques têm uma programação especial nessas datas. Se estiver de passagem pela cidade, não deixe de passar na loja oficial da Milka e se encantar com a decoração e a imensidade de chocolates… paraíso para os adultos!

Frohe Ostern!

Related posts

Uma brasileira na Alemanha

Catia Pietro

Mercado de Natal em Stuttgart

Luciana Castro

Depressão na Alemanha, uma história de superação

Larissa Da Costa

5 comentários

Páscoa pelo Mundo! Abril 5, 2015 at 2:09 pm

[…] Alemanha – sabia que a tradição do coelho da Páscoa vem daqui? Esconder ovos de Páscoa nos jardins e quintais para as crianças procurarem na manhã de Páscoa é uma tradição bastante popular. […]

Resposta
graieli Abril 6, 2015 at 12:20 am

verdade isso

Resposta
Allane Oswald Abril 7, 2015 at 9:04 am

😀

Resposta
Regina Oki Março 26, 2016 at 10:49 pm

Muito parecido com a forma como comemoramos na Holanda! Parabéns pelo texto é uma feliz páscoa! R

Resposta
Iannna Abril 20, 2016 at 10:56 pm

Qual é a bebida típica da Páscoa de alemanha?

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação