Páscoa na Alemanha

5
2324
Fonte
Advertisement

A Páscoa na Alemanha não é só chocolate. Ela marca principalmente o fim do inverno, fim dos curtos dias com pouca luz e o comecinho da primavera. O feriado da semana santa começa na sexta-feira (normalmente para as escolas já na quinta-feira, marcando o início das férias de Páscoa) e vai até a segunda-feira.

A Páscoa na Alemanha também não é só feriado, especialmente aqui na região da Bavária, onde moro. Na região mais católica do país a semana santa é muito respeitada. As pessoas costumam ir à missa no domingo e também evitam comer carne em todas as sextas-feiras da quaresma, apesar de que hoje em dia muita gente não faz mais isso. Muitas famílias têm a tradição de fazer um Ostern Brunch no domingo de Páscoa, onde ovos coloridos são o destaque na mesa.

A maior tradição alemã durante a Páscoa é a de adultos esconderem ovos pela casa, jardins ou parques, para que as crianças os procurem. Mas esses não são ovos de chocolates tal como conhecemos no Brasil: são ovos mesmo, de galinha, cozidos! A brincadeira, conhecida como Ostereier Suchen (busca pelos ovos de Páscoa) acontece sempre na manhã do domingo de Páscoa, bem cedinho. As crianças acordam e já vão em busca dos ovinhos, que normalmente estão dentro de uma cestinha, uma para cada criança, juntamente com coelhinhos e ovinhos de chocolate!

Os ovos pintados são bem cozidos, e muitas pessoas têm o costume de bater um ovo contra o outro e ver qual deles não quebra – a pessoa que tiver o ovo quebrado perde. Depois, o ovo é comido! O mais interessante dessa tradição são as cores dos ovos e as pinturas que eles possuem. Pessoas e empresas dedicam seu tempo para decorar esses ovos especialmente para a Páscoa. É possível encontrá-los em supermercados e algumas lojas, e muitas pessoas gostam de pintá-los em casa mesmo. Muitos são usados não só para comer, como também para decoração.

Leia também: Páscoa na Dinamarca

Páscoa na Alemanha

Não há uma explicação exata para a tradição dos ovos; os adultos costumam contar às crianças que eles são trazidos pelo Osternhase, o coelhinho da Páscoa. Essa tradição cristã dos ovos pintados na Alemanha existe desde o século 13 e foi originada principalmente na Armênia, Rússia e Grécia, e também é comum na Áustria.

Para os que adoram a tradição dos gigantes ovos de Páscoa que há no Brasil, aqui infelizmente é incomum achar ovos como os Brasileiros, tão grandes. Algumas marcas de chocolates famosas chegam a vendê-los, mas nada de variedade ou recheios diferentes, como é possível encontrar no mercado brasileiro. Então não espere chegar na Alemanha na época da Páscoa sonhando encontrar os supermercados lotados de ovos de chocolate.

Leia também: Páscoa na França

No entanto, o que é bastante comum e tradicional aqui na Alemanha durante a Páscoa são mini ovinhos e coelhinhos de chocolate. Esses, sim, você pode esperar encontrar de monte nos supermercados alemães, de todas as marcas famosas: Kinder, Milka, Lindt e por aí vai. Os alemães adoram dar e receber ovinhos e coelhinhos de chocolate de presente, e na Páscoa alemã não tem como errar dando um coelhinho ou mini ovinhos de chocolates para alguém.

Para os adultos que não curtem a brincadeira dos ovos nem têm crianças para brincar, o melhor programa para Páscoa é aproveitar a primavera e, claro, comer muito chocolate. Fazer trilhas, ou Wandern, como é chamado aqui na Alemanha, é uma atividade bastante apreciada para aproveitar o tempo que normalmente é de sol, apesar de que nos últimos anos aqui na Bavária teve neve durante esses dias, e curtir a natureza, já que as árvores estão ficando coloridas novamente e as flores, brotando.

Durante a Osternferien as cidades também oferecem diferentes atividades que vão desde ópera até teatro para as crianças, exposições e feiras. O que não faltam são opções para ocupar toda a família na Páscoa. Aqui em Munique por exemplo, o Zoológico e muitos parques têm uma programação especial nessas datas. Se estiver de passagem pela cidade, não deixe de passar na loja oficial da Milka e se encantar com a decoração e a imensidade de chocolates… paraíso para os adultos!

Frohe Ostern!

5 Comentários

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.