BrasileirasPeloMundo.com
França

Passeios de final de semana nos arredores de Paris

Passeios de final de semana nos arredores de Paris.

Tem dias que o que a gente mais quer é escapar da rotina das grandes cidades e correr para a praia ou para o meio do mato, porque caso contrário a gente surta. Bom, o que eu gostaria de verdade era poder fugir para a praia com mais frequência, enquanto isso não acontece vou encontrando outras alternativas.

Paris fica localizada na região de Île-de-France ou ilha da França, que por sua vez está no centro do país. A região está cercada por outras cidades lindas e ricas culturalmente, mas para poder visitá-las é necessário contar com um tempo de trajeto de no mínimo 3 horas e nem sempre a gente tem a possibilidade de fazer um bate-volta.

Mas voltando à região de Île-de-France, é comum no imaginário de alguns pensar que grande parte das atrações turísticas e culturais desse território estão concentradas em Paris, mas aí eu venho e lhes digo: “ledo engano”!

Existem lugares bem legais para conhecer a menos de 2 horas de distância da capital. Esses trajetos podem ser realizados durante um final de semana e são de fácil acesso pelo sistema de transporte público.

Algumas  dessas atrações já são bem conhecidas pelo grande público como o Castelo de Versalhes, a Eurodisney ou os jardins de Monet em Giverny, e por isso quero dar a dica de outros passeios que saem um pouco do clichê.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar na França

  1. O Parque do Astérix

Esse é um parque temático dedicado ao universo dos personagens do desenho animado de Astérix e Obélix. Ele está a 40 minutos de Paris e propõe várias atrações de aventura e de espetáculos, além de ser uma ótima opção para um passeio em família ou entre amigos.

  1. Castelo e Floresta de Fointanebleau

Localizado a 57 km da capital, o território abriga o castelo de mesmo nome e uma floresta. O castelo é um dos mais belos e imponentes da França, e alguns consideram que o interior é mais bonito que o castelo de Versalhes. Quanto à floresta, ela foi classificada como reserva mundial da biosfera além de ser considerada como o “pulmão” da região. É um ótimo lugar para a prática de esportes como escaladas e caminhadas e fica no coração de uma natureza exuberante, com acesso por trilhas marcadas e seguras. A pé, de bicicleta ou a cavalo, você terá a escolha de explorar a floresta inteira. E para os mais valentes, é possível admirar a floresta de cima, graças às muitas rotas de escalada.

  1. Provins

Classificada como patrimônio mundial da Unesco, a cidade medieval de Provins é ideal para um passeio de final de semana. Várias atrações são oferecidas durante todo o ano, inclusive espetáculos históricos, o que nos dá uma sensação de sermos transportados para uma outra época. A dica é conferir os horários e disponibilidade das atrações com antecedência já que elas acontecem em horários fixos.

  1. Zoológico de Thoiry

Que tal viver a aventura de visitar um safari africano em pleno território francês e a apenas 40 minutos de Paris ?
Thoiry é uma reserva ecológica que conta com uma savana africana, ou seja, rinocerontes, leões, girafas e hipopótamos circulam em plena liberdade. No total são 800 animais ao longo de 8 km. A visita deve ser realizada em veículo próprio ou em um dos caminhões militares que foram convertidos em transporte para visitas guiadas. A outra grande atração fica reservada para os mais corajosos – um passeio de tirolesa, que permite sobrevoar o território de uma família de leões.

  1. Enghien les bains

Localizado apenas a 15 minutos do centro de Paris, esse vilarejo tem seu charme pois conta com a única estação termal da região de Île-de-France e oferece ótimos serviços de spa. Além disso tem um cassino, o primeiro criado na França e o mais visitado desde a sua criação. Para finalizar, a cidade fica próxima da floresta de Montmorency, umas das 5 mais visitadas da região.

  1. Barbizon

Com suas encantadoras casas de pedra cobertas de azulejos, com as antigas pensões e ateliers que foram restaurados e com suas paredes floridas, o vilarejo de Barbizon tem a sua marca registrada como o lugar ideal para os amantes de história. Na verdade, além de todo o charme de uma cidadezinha do interior da França, Barbizon tem a boa fama de ser a cidade precursora da pintura impressionista no país.

Como última dica, sempre que eu viajo faço o possível para viver um pouco da vida quotidiana do lugar para onde vou, como se eu fosse um morador local. Isso me dá uma ideia do que é fantasia e do que é realidade, além de eliminar alguns clichês e claro, é uma ótima forma de conhecer um pouquinho mais do país. A grande maioria dos lugares citados aqui estão localizados em áreas menos turísticas, como o subúrbio de Paris, então é uma boa oportunidade para poder vivenciar um pouco os diferentes ambientes que podemos encontrar no país, nos divertindo ao mesmo tempo, bien sur (é claro)!

 

Related posts

A volta para o Brasil

Fernanda Libardi

Como solicitar a residência ou residência permanente na França?

Marcella Delfraro

Dez dicas de inverno em Clermont Ferrand

Marcella Delfraro

2 comentários

Marcella Delfraro Dezembro 27, 2017 at 10:39 am

Oi Amy !
ADOREI as dicas ! Fiquei animadissima para conhecer o Castelo e a Floresta de Fointanebleau !
Beijos!

Resposta
Amy-Carole Diene Janeiro 3, 2018 at 5:32 pm

Oi Marcella!
Pois, venha!! E quando vir, dê um oi.
Beijos

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação