BrasileirasPeloMundo.com
Espanha Estudando Pelo Mundo

Pós Graduação na Espanha

No último post comentei com vocês que vim à Barcelona para estudar, e agora estou fazendo um doutorado. Estudar em outro país na minha opinião não tem nenhum ponto negativo. É sempre bom, sempre válido e acho que o diploma estrangeiro é só uma das vantagens para quem vive esta experiência. Hoje vou contar um pouco do caminho pra quem tem vontade de fazer uma pós- graduação na Espanha.

A Espanha está organizada por comunidades autônomas, seriam mais ou menos como os estados do Brasil, e como o nome diz, são autônomas e têm sua própria legislação, razão pela qual me atrevo a contar como funciona o sistema da Catalunha e não de toda Espanha.

Quem quiser vir estudar por essas bandas encontra muitas opções. A Catalunha possui boas universidades, públicas, as concertadas (públicas mas com uma cota privada) e também totalmente privadas. A oferta de cursos de pós- graduação é extensa e os estrangeiros são bem-vindos. E claro, pagam por isso. Estudar aqui não é de graça e se você não é comunitário (não tem passaporte europeu) pagará bem mais. Bolsas de estudo existem, mas estão mais dirigidas a esses estudantes comunitários, ou seja, diferente de outros países europeus, não conte com o governo local para financiar seus estudos.

Organize-se financeiramente antes. Um mestrado pode custar entre 4.000,00 e 7.000,00 euros em média, todo o curso. O doutorado é mais suave, de 500 a 700 euros ao ano. Estes são os preços da Universitat de Barcelona, onde estudo.

unnamed (17)

Apesar de ser difícil conseguir uma bolsa aqui na Espanha, nestes momentos de “crise”, há alternativas, como bolsas de trabalho dentro da própria universidade. Mas lembre-se, aqui a língua oficial é o catalão, e em geral você precisa dominar um pouco o idioma para consegui-las. Mas você também pode trabalhar 20 horas semanais com seu visto de estudante. Um trabalho de estudante pode pagar entre 300 e 600 euros. Não é muito, mas já ajuda.

Ok, passado este parágrafo um pouco amargo, gostaria de dizer que a visão acadêmica aqui é diferente da que eu vivi no Brasil. Os professores, pós- doutores, catedráticos e autores de obras importantes são super acessíveis, humildes e em geral dispostos a ajudar-nos desde o princípio.

Se você quer iniciar o mestrado, não precisa ter um lattes (aquele modelo padrão de currículo) extenso, afinal, aqui se entende que quem inicia o mestrado, está iniciando a vida académica e irá aprender a investigar e produzir conhecimento. Por isso, não tem lógica ter que demonstrar que sabe investigar se o mestrado é exatamente para isso. Quem está nesse meio acadêmico sabe como é cruel a seleção de mestrado no Brasil, não sei se pelo menor número de vagas, ou pela visão elitista que nosso país ainda tem da pós-graduação. Deixo em aberto a questão…

O primeiro passo pra você estudar aqui é ter um nível intermediário de Espanhol. No caso da Universitat de Barcelona, ele tem que ser comprovado pelo DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), uma prova de proficiência que o Instituto Cervantes aplica em vários países. Além disso, você deve escolher seu programa de pós-graduação e elaborar uma carta de intenções dirigida ao coordenador do curso, expondo suas motivações para realizar o curso. Em alguns programas é necessário um pré projeto – mas tudo bem fácil – o importante mesmo é você saber o que quer do curso.

 

Prepare-se para legalizar seus diploma e histórico escolar do Brasil (o Itamaraty tem escritórios por todo país) e também traduzi-los, pois o português aqui não vale. Você pode fazer o processo à distância, até porque sem carta de aceitação não será possível pedir o visto de estudante, imprescindível para vir estudar aqui.

Falando um pouco do doutorado, ele pode ser feito de 3 a 6 anos. Em geral não há aulas e o compromisso é todo seu. Essa cultura independente pode ser fatal para pessoas desorganizadas. O tutor não costuma cobrar capítulos e nem tutorias, o interesse é seu. Apesar de que no mestrado há uma carga horária mais pesada e recebemos todo o apoio para aprender a investigar e elaborar o trabalho final, o doutorado é bem mais “solto” e um processo mais solitário. Claro, eu falo do meu, em Educação, na Universitat de Barcelona.

Generalizações são delicadas; mas convivendo com doutorandos de outros cursos e universidades, posso dizer que não é muito diferente do meu caso.

Em virtude dos estrangeiros serem bem-vindos, aqui você vai estudar com espanhóis e com gente de todo mundo, isto é, um intercâmbio cultural muito legal. Algumas aulas são em catalão, mas dependerá do professor e da maioria de alunos em sala. Tudo é negociável e reafirmo que vale a pena!

Compartilho com vocês os sites das principais universidades daqui e se houver qualquer dúvida que eu possa ajudar, podem me escrever!

 

Related posts

Minha experiência tirando visto de residência na Espanha

Thais Maciel Gomes

Diferenças entre as escolas espanholas

Melissa Dobrezanski

O que é a apostila de Haia, onde e como fazê-la

Susana Sawa Toledo

36 comentários

Cristina Pacino Setembro 8, 2015 at 5:45 pm

Oi Juliana,
Muito obrigada pelas informaçoes.
Gostaria de fazer um doutorado, e já tendo esses dados me ajuda a pensar quando posso começar-
Um beijao!
Cristina

Resposta
cassya Outubro 5, 2015 at 11:51 pm

Oi Juliana, tudo bem? Tuas informações ja me esclareceram umas dúvidas, mas quero ver se tu consegue me esclarecer mais, por favor! Eu tenho o sonho de estudar em Barcelona…me formei em arquitetura este ano e quero fazer meu mestrado ai! Conheci a cidade em 2012, agora estou vendo para ir ano que vem estudar. Tenho buscado cursos, mas fico bem confusa em saber o que é mestrado como no Brasil porque eles chamam tudo de master (me pareceu pelo menos). Por exemplo: estou interessada em um master chamado “Master universitário en estúdios avançados en arquitectura” (UPC- ETSAB). A duração é de um ano (60 créditos pelo que pesquisei é um ano, certo?). Não achei muito caro, custa uns 4500 euros (pelo que entendi também esse é o valor do curso inteiro)….e o acesso nao me pareceu muito complicado, porém exigem proeficiência no nível b2. Eu estou estudando no Instituto Cervantes que é vinculado ao governo espanhol, ja estou no b2, assim que completar farei o DELE. Bom, queria ver se tu pode me ajudar, se sabe se esse é o mestrado, pois quero validar no Brasil para poder lecionar depois! Tenho mais dúvidas, mas se já puder me ajudar com isso agradeço muito! E desculpa pelo texto gigante, hehe 🙂

Resposta
luiza Agosto 1, 2018 at 10:22 pm

estou com essas dúvidas tbm, e to procurando curso na área de arquitetura.

Resposta
Liliane Oliveira Agosto 2, 2018 at 3:55 pm

Olá Luiza,
A Juliana Azevedo Gomes parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Espanha que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
LUIZ RICARDO PEREIRA DE ALMEIDA BRAGA Março 19, 2016 at 9:06 pm

Olá, gostaria de obter mais informações, poderia me enviar seu e-mail?

Resposta
Cristiane Leme Março 25, 2016 at 8:49 pm

Olá. Por favor deixe suas dúvidas em forma de comentário, as colunistas respondem através dos comentários.
Obrigada
Edição BPM

Resposta
Edson Abril 8, 2016 at 7:11 pm

Curso em Portugal e Espanha na área de história medieval, como faço para fazê-lo?

Resposta
Juliana Azevedo Gomes Abril 13, 2016 at 8:41 pm

Edson,

Busque nas Universidades se existe algum curso do seu interesse.
http://www.ub.edu
http://www.uab.es

Boa sorte!

Resposta
Beatriz Rangel Maio 4, 2016 at 11:21 am

Olá Juliana, estou terminando o Mestrado em Fisioterapia e gostaria de fazer, pelo menos um doutorado sanduíche em Barcelona.
vc teria como me indicar onde devo procurar?
vou a um Congresso na área da saúde de 10 a 12 de maio de 2016
semana próxima
o que vc me indica para visitar, no sentido de verificar possibilidade de cursos de doutorado na área da saúde?
desde já meu muito obrigada
Beatriz Rangel

Resposta
Juliana Azevedo Gomes Maio 10, 2016 at 6:38 pm

Olá Beatriz!

Busque nos sites: http://www.ub.edu /www.uab.cat que são as principais universidades daqui.

Se você estiver em Barcelona, sugiro ir até a Universidade e te informar! Em geral eles são atenciosos com alunos estrangeiros.

Boa sorte!

Resposta
Marco Antonio Morgado da Silva Maio 10, 2016 at 2:02 am

Oi, Juliana! Muito legal a sua iniciativa em dar suporte a quem busca estudar fora do país.
Bom, eu e minha esposa somos doutorandos pela Faculdade de Educação da USP e pretendemos passar um ano estudando na UAB. Já temos até os contatos aí. O problema é que com o corte das bolsas de doutorado sanduíche ficamos meio órfãos.

Você saberia nos informar se é possível conseguir bolsa para um ano aí na UAB?

Obrigado

Marco

Resposta
Juliana Azevedo Gomes Maio 10, 2016 at 6:40 pm

Oi Marco,

Obrigada!
Olha, ultimamente não vejo convocatórias de bolsas para não europeus por aqui. O que sim existe são bolsas de trabalho para a universidade, mas você já tem que estar matriculado e são valores entre 300 e 500 euros, bem diferente das bolsas do Brasil.

Sugiro que vocês busquem na Fundação Carolina ou então no site http://becas.universia.es/
Também é sempre bom olhar no site da universidade, vai que sai alguma coisa e em geral não é muito divulgado.

Boa sorte!

Resposta
Marco Antonio Setembro 10, 2016 at 12:43 pm

Obrigado, Juliana!

Resposta
lívia Maio 12, 2016 at 8:57 pm

Boa Tarde! Me chamo Lívia e moro em Belo Horizonte, MG. Me formo no final do ano em arquitetura e quero fazer um curso de extensão na área ano que vem em Barcelona! Encontrei o blog de vocês e adorei as dicas! pelas universidades que você compartilhou,a Universitat Ramon Llull tem muita a ver com o que quero. Gostaria de saber se v oce sabe me informar mais sobre essa faculdade, ela oferece moradia estudantil? quando inicia as aulas normalmente? queria um curso no inicio do ano de 2017, teria alguem que falasse brasileiro que eu possa estar entrando em contato com ela? E questão de moradia em Barcelona, sabe me dar dicas de bairros com preços bons e perto de muita coisa e que seja tranquilo? obrigada!
Lívia

Resposta
Cristiane Leme Maio 16, 2016 at 8:33 pm

Lívia, a Juliana parou de colaborar conosco. Sugerimos que entre em contato com a universidade através de sua página na internet para obter as informações desejadas.
Temos novas colunistas em Barcelona, procure pelos textos mais recentes sobre a Espanha.
Edição BPM

Resposta
Marianna Junho 15, 2016 at 6:21 pm

Oi Juliana. Tudo bem?
Eu estou fazendo mestrado em Dublin e depois estou pensando fazer o doutorado em Barcelona. Como funciona o processo de visto? Depois do Doutorado ha chances para dar aula na universidade ou conseguir um emprego? Como funciona o visto? Eh possível conseguir o visto de trabalho com o mestrado ou doutorado?

Aguardo retorno.

Bjs!

Resposta
Aldenice Costa Agosto 15, 2016 at 11:04 pm

Oi Juliana tudo bem?
sou Aldenice, formada em Letras com pós em educação especial auditiva.
tenho interesse em estudar em Barcelona, suas informações foram de grande valia pra mim. Só reforçou minha busca para esse fim.
Estou estudando o intermediário de espanhol com o intuito de ir final desse ano para Barcelona onde tenho uma amiga que mora aí.
mas não sabia por onde começar, gostaria de saber se você pode me informar tudo que devo organizar de documentos escolar.
Se posso ter acesso a seu contado p/obter mais informações. Preciso muito.
Deixo meu contato.
e-mail/ [email protected]./mesmo Facebook.
como vejo os cursos que podem me interessar p/pós ou mestrado e outras informações.
Obrigada pelo que já me adiantou.

Resposta
Mirian Setembro 10, 2016 at 12:46 am

Boa noite Juliana

Estou no último semestre de Fisioterapia na UNINOVE em São Paulo, finalizo em dezembro. Gostaria de fazer uma pos graduação e/ou mestrado ao invés da pós na espanha. Meu marido esta em Barcelona a trabalho neste mês de setembro. Como faço para saber para ingressar nestes estudos e conhecer as linhas de pesquisas que oferecem?
Meu e-mail contato: [email protected]

Gratidão
Mirian

Resposta
Marta Ribeiro Setembro 26, 2016 at 3:45 pm

Olá Juliana
Também sou gaucha mas resido em Florianópolis há mais de anos..
Adorei suas informações . Se possível enviar mais detalhes da seleção para mestrado que parece ser diferente do Brasil. Precisa falar fluente inglês para o processo de seleção?
Grata no aguardo
Marta Ribeiro

Resposta
Renata Breda Outubro 14, 2016 at 8:04 pm

Como foço para legalizar o diploma e histórico escolar do Brasil?

Resposta
Aracelis Gois Morales Novembro 4, 2016 at 12:36 pm

Ola Juliana

Gostaria de saber sobre doutorados com aulas modulares na área de administração. Você sabe me informar? e voce conseguiu convalidar seu diploma no Brasil.

muito obrigada
aracelis

Resposta
Liliane Liborio Novembro 9, 2016 at 4:19 pm

Juliana,

Sua postagem é muito motivadora. Quero mandar minha filha estudar espanhol e depois tentar a faculdade, mas tenho medo dos custos e não conseguir mantê-la. O que você me aconselha? ela está concluindo o ensino médio e tem 16 anos.

Abraços,

Resposta
jaime Novembro 17, 2016 at 3:47 pm

Olá Juliana

Gostaria de saber sobre doutorados em fisioterapia ou terapias complementares, Você sabe me informar um curso , um contato? Já passei um tempo em Barcelona e gosto muito da cidade , terminei o meu mestrado em ciências da saúde. muito legal sua dedicação em ajudar. obrigado

Resposta
Leticia Freitas Dezembro 12, 2016 at 10:50 am

Olá Juliana,

Eu e meu namorado estamos nos planejando de morar em Barcelona a partir do segundo semestre de 2017.
Nossa ideia é fazer um doutorado e para isso precisamos contar com uma bolsa.
Meu namorado é cidadão europeu (eu não).
Poderia por gentileza, nos indicar qual é o primeiro passo a se fazer para contactar as universidades? Se devemos fazer contato com possíveis orientadores ou iniciar o processo de seleção diretamente pelo site?
Quanto a bolsa, sabe informar qual o valor de bolsa para um cidadão europeu e qual o caminho para tentar uma bolsa p um estrangeiro?
Suponhamos que consigamos uma bolsa, ainda assim continuamos a pagar o curso?
Obrigada pela atenção!

Resposta
Priscila Fevereiro 24, 2017 at 4:25 pm

Olá Juliana… gostaria de fazer doutorado na UB também… poderia me passar algumas informações-orientações? se possível entre em contato por email obrigada.

Resposta
Karen Segarra Março 26, 2017 at 1:48 pm

Boa Tarde!

Planejo fazer um Máster na Universitat de Barcelona, como quero dar aula e só pode ser depois de fazer um mestrado gostaria de saber se o título tem validade no Brasil? Como funciona o processo de legalização do documento espanhol para valer no Brasil?
Para fazer um Máster você tem que dominar plenamente o assunto ou as aulas da Universidade te auxiliam a isso, pergunto isso porque aqui no Brasil é dessa forma você já sabe tudo sobre o assunto e aplica na tese.
Qual a diferença de Máster e Posgrado Proprio? O Posgrado Proprio tem validade no Brasil como Pós graduação ou somente como curso complementar?
É muito díficil fazer o Máster? Em um ano você consegue fazer?

Muito obridada

Resposta
Diego Abril 22, 2017 at 3:12 am

Boa Noite Juliana,

Praticamente não consigo achar cursos técnicos em Barcelona. Você tem conhecimento de alguma centro universitário que possui esses cursos ou ele não é comum na Espanha?

Resposta
Mariana Maio 12, 2017 at 11:46 pm

Olá Juliana,

Você sabe informar sobre doutorados EAD?

Resposta
Keyne Agosto 1, 2017 at 12:34 am

Olá Juliana! Qual o nível DELE exigido para fazer um mestrado? O B2 é suficiente? Ou precisa ser C1? Obrigado e parabéns pelo post!

Resposta
miriam Geraldino da Silva Outubro 16, 2017 at 5:35 pm

Olá Juliana…..
Sou Graduada em Pedagogia, e pós graduada em Psicopedagogia Clinica e Institucional….vou para a Espanha em Setembro de 2018…
Qual seria o processo para conseguir fazer uma pós ou mestrado lá.
Aguardo!!
Muito Obrigada!

Resposta
Liliane Oliveira Outubro 18, 2017 at 2:22 pm

Olá Miriam!
A Juliana Azevedo parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Espanha.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
ellen Dezembro 1, 2017 at 6:19 pm

Juliana, é verdade que é possível fazer doutorado sem mestrado na Espanha, de forma que o título seja válido no Brasil?

Resposta
Liliane Oliveira Dezembro 2, 2017 at 3:31 pm

Olá Ellen,
A Juliana Azevedo Gomes parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Espanha.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Amanda Dezembro 17, 2018 at 1:20 pm

Para Juliana: doutorado em Educação na Espanha

Oi Juliana, tudo bem?
Estou partindo no início do próximo para morar em Barcelona e me candidatar ao doutorado (com intenção de começar em outubro de 2019), mas não estou entendendo muito bem o processo de seleção. Venho te pedir uma ajudona!

Sou mestranda em educação pela PUC-SP, serei mestre em março. Apostilarei o meu diploma de graduação e de mestrado, é necessário além disso validá-los em algum outro lugar?

ALém disso, você sabe me dizer o que mais é padrão que eles peçam no processo de seleção? Me parece que é apenas diploma e o projeto, mas certamente é necessário fazer uma prova de linguas. É apenas de Espanhol ou também de catalão? E o de espanhol é nível b2?

Muito obrigada!
Amanda

Resposta
Larissa Agosto 3, 2019 at 10:33 pm

Oi Juliana!
Obrigada pelas dicas.
Eu estou me formando em psicologia no fim do ano e pretendo fazer uma pós em Barcelona. Vc acha que até o ano letivo começar aí em 2020, eu consigo todos os documentos necessários para ir?

Resposta
Liliane Oliveira Agosto 4, 2019 at 2:44 pm

Olá Larissa,
A Juliana Azevedo Gomes, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação