BrasileirasPeloMundo.com
França

Preparando minha mudança da França

Sim, chegou a hora, e estou preparando minha mudança da França. Na realidade, na hora que vocês lerem esse texto, eu já terei me mudado, e se não estiver de férias no Brasil, já estarei no meu próximo destino, o México. Mas antes de trazer novidades para vocês sobre o outro lado do oceano, vou contar sobre as burocracias pelas quais eu passei para organizar a minha mudança.

Irei começar pelas contas fixas: aluguel, telefone e internet, celular e academia. Quando você vai deixar um apartamento na França, você precisa entregar o “aviso de saída” com três meses de antecedência ao proprietário (no meu caso, que aluguei direto com o dono do apartamento. Não sei como funciona direto com a agência). O proprietário irá fazer aquela vistoria, e se o apartamento estiver nas mesmas condições nas quais estava quando você entrou, ele irá te devolver o valor do depósito inicial (aquele valor extra pago no início do contrato). No meu caso, as contas de luz, água e gás estavam inclusas no valor do meu aluguel, então não sei exatamente como funciona o pedido de desligamento desses serviços.

Os meus serviços de telefonia fixa, móvel e internet fixa eram fornecidos pela mesma operadora, a Bouygues Telecom. Para os três, eu já tinha cumprido o período de fidelidade, então eu não precisei pagar nenhuma multa de rescisão contratual, precisei apenas devolver a aparelhagem de internet fixa para a operadora (e não se esqueça de devolver, a multa é de 250 euros). Fique atenta, pois o serviço de internet fixa e telefonia fixa tem uma taxa de cancelamento de 59 euros caso você não se encaixe dentro de uma das categorias de isenção. No meu caso, como eu estava de mudança para fora do país, não precisei pagar a taxa. Todos os serviços da Bouygues Telecom levam 10 dias corridos (ou mais, se você pedir) para terem o cancelamento efetivado.

Leia também: Não leve golpe ao alugar apartamento na França

Minha academia era a FitLane, uma rede grande de academias (ao menos no sul da França). Eu fazia parte de um programa jovem sem fidelidade, e a única exigência para o cancelamento é que ele seja feito via carta registrada com aviso de recebimento, e que seja feito com dois meses de antecedência. Feito isso, nenhuma taxa será cobrada. Caso você faça parte de um programa de fidelidade e ainda tiver meses correntes, terá que arcar com a multa mais os meses restantes do contrato.

Qualquer pessoa morando na França, em situação legal, após 3 meses, tem direito ao seguro de saúde nacional, e por consequência tem direito ao seguro de saúde europeu. As carteirinhas que recebemos para esses serviços são como nossas carteirinhas de convênio brasileiro, com data de validade. Após essa data, se você não entra com o pedido de renovação, você perde o direito. E além disso, tudo isso é conectado diretamente à sua permissão de moradia no país. Então, não precisa emitir um aviso e pedir cancelamento. Porque mesmo que você tente renovar após o vencimento, se você não tiver um visto válido na data do pedido, a sua solicitação será negada.

Leia também: Tudo o que você precisa saber para morar na França

Por último, um dos serviços mais importantes e que deve ser cuidado com antecedência, é a conta bancária. Nada na França pode ser feito à distância, logo será quase impossível fechar sua conta bancária depois de deixar o país. Se o seu objetivo for não manter uma conta aberta na Europa, sugiro que faça os arranjos com o banco para fechar sua conta no último dia 30 antes da sua partida. O sistema bancário francês é muito lento e ineficiente, e pouquíssimas operações podemos fazer de última hora, e fechar a conta certamente não é uma delas. Não é só chegar lá, pegar seu dinheiro e fechar a conta. Se você tiver um cartão na modalidade crédito, todas as transações demoram uma média de 3 a 4 dias úteis para serem processadas e constarem no sistema do banco. Então, mesmo que a gerente tenha o poder de pagar o seu cartão no meio do mês (e ela tem) e fechar sua conta na hora, pode ser que dali alguns dias você receba cobranças das quais não se lembrava e isso pode causar problemas. Um outro motivo é que as contas, em sua maioria, são pagas via débito automático em datas específicas, e você não pode adiantar essas datas. Ou seja, se sua conta é paga dia 29, sua conta precisará ser mantida aberta até o dia 29 do mês. Então, preste bastante atenção a esse serviço.

Bom, essas foram as burocracias que enfrentei para preparar a minha mudança das terras francesas e voltar para a América Latina. Se você tiver alguma dúvida que não foi respondida no texto, não hesite em perguntar aqui nos comentários. 🙂

Related posts

O sonho e a realidade de morar na França

Luciana Sena

Entrevista com a cantora Flávia Coelho

Jéssica Martins

Preparando a mudança para a França

Lisa Elkaim

2 comentários

Lara Fevereiro 18, 2019 at 6:25 pm

Oi Stephanie! Você sabe qual a lei que diz que ao deixar a França você pode cancelar seus contratos sem taxa? Estou tendo dificuldade em cancelar meu seguro saúde por eles dizerem que não tenho direito a fazer isso antes de setembro. Obrigada pela ajuda!

Resposta
Stephanie Caires Fevereiro 18, 2019 at 8:48 pm

Oi Lara, tudo bem?
Olha, eu não tinha um seguro saúde particular. Eu sempre tive somente a Carte Vitale, e essa você pode deixar correr que ela vai expirar sozinha.
Eu não acredito que tenha uma lei geral que diga que empresas não podem cobrar taxas por mudanças de país. Cada operadora trabalha de um jeito e isso sempre está contido no contrato, te aconselho reler o seu. Mas não posso te afirmar, porque eu não tive que cancelar meu contrato de saúde. Mas assim, uma coisa é certeza, eles não podem te impedir de cancelar. O máximo que podem fazer é cobrar a multa recisória e o valor restante do contrato, ou seja, os meses restantes até o final do contrato que você assinou.
Espero ter ajudado,
Beijos,
Sté

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação