BrasileirasPeloMundo.com
Estudando Pelo Mundo México

Revalidação de diploma universitário no México

Mudar de país envolve uma série de processos burocráticos que são necessários, principalmente se somos profissionais acadêmicos e temos a intenção de exercer a profissão no país escolhido.

Hoje vamos conhecer o processo para a revalidação de diplomas de nível superior, e emissão de cédula no México.

Quando eu me mudei, sabia de parte da documentação necessária, porém sempre me pediam aquele “algo mais”, e várias vezes me senti enfurecida com isso. Passada a fúria, os trâmites são relativamente rápidos e considero que têm um custo acessível. A equivalência de estudos é feita com 60% da grade curricular compatível com a do México.

O que significa revalidar os estudos?

Em poucas palavras, a Secretaria de Educação Publica (SEP) do México vai reconhecer os nossos estudos como verdadeiros e nos permitirá trabalhar de maneira oficial. No meu caso, por exemplo, foi para ter o CRM mexicano.

Com todos os documentos e copias em mãos é necessário ir pessoalmente, ou com uma carta poder na SEP para dar entrada no processo.

Documentos necessários para revalidar um diploma universitário:

  1. Pedido de revalidação de estudos preenchido (a folha do pedido quem entrega é a própria SEP);
  2. Certidão de nascimento;
  3. Documento migratório: aqui para o México é o FM, “formato migratório”. Neste caso é cópia autenticada. (quando eu fiz meu processo, não era necessário);
  4. Documento de antecedente acadêmico anterior ao grau que será revalidado – título e histórico escolar. Abro um grande e amplo parênteses aqui. Se o titulo a ser revalidado é universitário, será preciso revalidar o titulo do segundo grau também. Aí vem o rolo: cada vez que for revalidar um grau acadêmico, é preciso comprovar o anterior; isso significa que tem que revalidar o ensino médio também, por estar revalidando o segundo grau. Conclusão, é preciso revalidar três níveis acadêmicos para obter a cédula para o desejado;
  5. Título, diploma ou grau acadêmico que comprovem o grau acadêmico a revalidar;
  6. Histórico escolar;
  7. Comprovante de deposito bancário;
  8. Programa de estudos.

Basicamente, estes são os documentos necessários. Porém se todos estes documentos estiverem em português, eles devem ser traduzidos por tradutores juramentados.

Feita a tradução, todos os documentos devem ser carimbados e autenticados pela embaixada do México no Brasil ou no pais onde os documentos foram emitidos.

Uma vez que o funcionário da SEP confirma que todos os documentos são legais e originais, ele vai pedir a cópia de cada um, juntamente com os comprovantes de pagamento das taxas bancárias. Os originais são entregues na hora.

Geralmente o prazo para a SEP responder ao pedido via email é de 15 dias, se a solicitação de revalidação foi aceita. Depois disso leva um tempo para que tudo seja devolvido e você possa ir retirar os documentos e depois pedir a sua cédula de trabalho.

A SEP tem o direito de aceitar ou não a revalidação do título.

Uma vez que o grau acadêmico foi revalidado, aí, sim, podemos passar para a próxima fase, que é solicitar a cédula para poder trabalhar.

Em alguns cursos acadêmicos, como foi no meu caso, é preciso apresentar um ano de trabalho social antes de pedir a cédula.

Depois de completar este ano, e com os documentos necessários, vamos solicitar a liberação da cédula.

Documentos necessários para a cédula:

  1. Original de CURP: Cédula Única de Registro de População, é o equivalente ao nosso CPF brasileiro. Já vivendo de maneira legal no pais podemos pedi-lo;
  2. Certidão de nascimento;
  3. Cópia autenticada da FM (forma migratória) vigente;
  4. Titulo de bacharelado. No nosso caso apresentaremos a resolução feita no processo; anterior para a revalidação do titulo de Bacharel;
  5. Revalidação de estudos emitida pela SEP do titulo acadêmico;
  6. Titulo profissional traduzido por tradutor juramentado e legalizado pela embaixada mexicana no Brasil;
  7. 2 fotos tamanho “infantil”, equivalente ao nosso 3X4, de frente, em preto e branco, com fundo branco, fosca retocada. Quando vamos tirar fotos aqui é só falar para que precisamos e os fotógrafos sabem como deve ser tirada a foto;
  8. Comprovante de pagamento bancário;
  9. Comprovante de agendamento de horário feito pela Internet;
  10. Solicitação do Registro de Titulo Profissional e emissão da cédula com estudos no exterior.

Para todos estes documentos tem que ter o original e a cópia, lembrando que o FM é copia autenticada.

Para trabalhar de maneira legal, principalmente se for por contrato de trabalho em empresas ou na área da saúde, não tem como entrar no campo se não tivermos a cédula.

Aqui no México a minha experiência para estar de maneira legal foi muito acessível. Sempre tive apoio de pessoas muito queridas e prestativas. Eu sempre estive de maneira legal, sempre, me atualizando e seguindo os conselhos do INM, Instituto Nacional de Migração. Isso não evitou, porém, que eu fosse denunciada por exercício ilegal da medicina quando eu fazia meu serviço social aqui. Claro que a denúncia não procedia, porque a realização desse serviço era um critério para eu poder ter a minha cédula. Foi desagradável passar horas explicando a mesma pergunta feita de várias maneiras diferentes. Depois de esclarecido o assunto o INM me pediu desculpas e já que a denúncia não tinha fundamento, ela foi retirada.

Por isso volto a insistir, legalizem todos os seus documentos, porque estando nesta condição, quem nos defenderá é a própria imigração!

Meus processos acabaram? Não! Em breve lhes contarei como foi tirar para ter a cédula do mestrado, esta já em mãos atualmente, e para a do doutorado apenas começarei a maratona!

Nos vemos no próximo post!

Related posts

Estudar no Uruguai

Vanessa Gazetta

Auxílios estudantis na França

Laura Maciel

Sistema de ensino na Finlândia

Maila-Kaarina Rantanen

39 comentários

Diploma Universitário Julho 17, 2017 at 10:18 am

Incrível Este blog parece exatamente como meu velho!
É um completamente diferentes assunto mas tem praticamente o mesmo layout de página e design. Escolha soberba das cores!

Resposta
Simone Gonçalves Novembro 9, 2017 at 12:21 am

Olá! Obrigada pelo seu comentario! O layout do blog é feito pelas editoras, nós colunistas participamos com os textos!

Resposta
Daniela Agosto 21, 2017 at 3:36 am

Qual o valor para revalidar e a cédula?

Resposta
Simone Gonçalves Agosto 22, 2017 at 5:50 pm

Oi Daniela! Cada cedula tem um valor diferente! De que grau voce quer saber?

Resposta
Daniela Setembro 12, 2017 at 12:26 am

Muito bom este blog, super bem explicado!
Quero uma informação, dei entrada no trâmite de Revalidação de Diploma, me orientaram a Legalizar o diploma depois desse processo. Sou fisioterapeuta.

Resposta
Simone Gonçalves Novembro 9, 2017 at 12:19 am

Oi Daniela, se voce se formou fora do Brasil e se refere a com legalizacao do diploma, a ir no consulado brasileiro do pais onde voce se titulou para que eles carimbem seus documentos, sim tem que ser feito para qualquer pais.
Agora se voce se refere a legalizar o titulo feito no Brasil, se for for revalidar fora do Brasil, ai voce tem que procurar o consulado do pais para onde voce deseja ir e pedir para eles legalizarem. Do contrario o seu proximo pais nao aceita o seu titulo. espero ter ajudado!

Resposta
Marília Sá Novembro 1, 2017 at 6:26 pm

Olá Simone! Quero parabenizar primeiramente pelo texto, esclareceu MUITO sobre o processo, sou arquiteta e vou fazer mestrado no México. Estou na fase de recolher todos os documentos necessários para a revalidação. Gostaria de tirar uma dúvida: no comprovante de pagamento da taxa, foi pedido o CURP ?
Pois no momento que eu der a entrada no trâmite,ainda não terei o curp,pois só posso fazê-lo mediante o visto de estudante, o qual só poderei providenciar, quando a universidade me dará a carta de aceite, porém, eles só me darão a carta quando eu der entrada no trâmite de revalidação, complicado! kkkkk
Desde já, agradeço!! Bjs

Resposta
Simone Gonçalves Novembro 9, 2017 at 12:13 am

Oi Marilia! muito obrigada! Olha só, se voce vier para cá só para fazer o mestrado, eu acho que voce nao precisar os titulos anteriores, se a sua intencao for voltar ao Brasil. Agora se voce quiser ficar aqui, ai sim tem que revalidar os seus titulos.
Sobre o CURP, é realmente um caso, eu ja passei por situacoes parecidas, e parece inacreditavel, mas sim ocorrem situacoes parecidas com essa. E sim eles pedem o numero do CURP para pagar as taxas.
Agora tenho entendido que o visto de estudante nao existe mais, entao a cada 3 meses voce deverá sair do pais para um pais vizinho para poder ter o direito dos seus 90 dias dentro do pais de novo. Porem da uma olhada nesta pagina que a oficial para tirar as duvidas https://www.gob.mx/tramites
Qualquer coisa que precisar avise! Bjs e boa sorte!

Resposta
Patricia Pappacena Novembro 15, 2017 at 3:28 pm

Oi Simone, muito interessante esse post. Agora uma dúvida: Estou revalidando a conclusão do ensino médio (justamente porque já estudei no Brasil – sou formada em Comunicação Social – e aqui para estudar psicologia, me pedem a conclusão anterior justamente como você explicou) e por ter concluído há muitos anos, a escola que estudei vai apenas me passar o histórico escolar. Aí vai … onde consigo a descrição do Programa de Estudos (ou seja, que foi ensinado em cada matéria)? Obrigada e parabéns pelos belos e instrutivos textos.

Resposta
Simone Goncalves Janeiro 10, 2018 at 1:39 pm

Oi Patricia! Olha quando eu revalidei eles aceitaram o histórico escolar porque no meu historico vinha as materias cursadas. Porque você não está revalidando o ensino médio para trabalhar com ele, e sim porque é um requisito deles. Agora nao sei como poder te ajudar nisso. Na verdade vai muito da interpretação e vontade de ajudar da pessoa que recebe a sua documentação também, infelizmente. Lembro que quando eu revalidei tambem foi meio chato essa parte, mas deu certo! Espero que voce tambem consiga.

Resposta
Michele Dezembro 26, 2017 at 6:20 pm

Oi Simone. Parabéns pelo texto. Gostaria de tirar uma dúvida. Sou farmacêutica e gostaria de revalidar meu diploma no México. Como faço para obter mais informações? Depois que reunir todas essas documentações para onde devo encaminhá- las? Desde já agradeço

Resposta
Simone Goncalves Janeiro 10, 2018 at 1:48 pm

Obrigada Michele! Então, você tem que ir na SEP Secretaria de Educação Pública no México, e entregar a documentacao. Ai o endereço depende do estado que você quer dar inicio no seu trámite. Entra no Google, em SEP oficial para ver o endereco do estado. Qualquer coisa me avisa.

Resposta
Denise Scarante Janeiro 31, 2018 at 10:20 pm

Boa noite Simone. Se possível, me tira uma dúvida: Eu estou concluindo uma pós em psicopedagogia no Brasil e vou definitivamente para o México em setembro. Tem como revalidar meus diplomas por aqui, direto no consulado? Sem iniciar o processo pelo SEP. Meu esposo vai agora em fevereiro e nossa documentação já está sendo feita. Um abraço.

Resposta
Simone Goncalves Julho 16, 2018 at 7:42 pm

Oi Denise, eu acredito que nao. Pois não é função do consulado revalidar os diplomas, e sim da SEP Secretaria de Educación Publica.

Resposta
Simone Gonçalves Julho 16, 2018 at 8:17 pm

Oi Denise, eu acredito que nao. Pois não é função do consulado revalidar os diplomas, e sim da SEP Secretaria de Educación Publica. Lembre-se que para revalidar a post, voce necessitara revalidar os dois titulos anteiores, por isso procure os historicos escolares, quadro de notas, faca a traducao e certifique no consulado mexicano no Brasil antes.

Resposta
Bruno Teixeira Março 6, 2018 at 6:46 pm

Boa Tarde Simone, sabe se existe algum profissional que oferece este serviço ?

Resposta
Simone Gonçalves Julho 16, 2018 at 8:15 pm

Oi Bruno! Qual servico voce se refere?

Resposta
Pamela Machado Abril 2, 2018 at 1:34 am

Boa noite, Simone! Como vai? Gostei muito do seu post. Bom, eu quero ir para o México para viver lá. Eu preciso revalidar meu diploma de graduação de Enfermeiro, mas eu tenho muitas dúvidas quanto a isso. Eu preciso revalidar meu diploma em alguma instituição de nível superior para ser válido lá? Sabe me informar como é a profissão lá? É difícil encontrar emprego na área?

Resposta
Simone Gonçalves Julho 16, 2018 at 8:14 pm

Oi Pamela, sim é necessario revalidar o titulo. Acredito que para enfermaria deve ser muito parecido com o processo para revalidar medicina. Todos os tramites sao feitos na SEP Secretaria de Educacao Publica. Siga os links do post, que acho que voce encontra de enfermaria!

Resposta
Lucas Abril 14, 2018 at 8:22 pm

Estou na luta pra conseguir concluir todos esses transmiti e burocracias mas tá difícil em… Vou morar na cidade do México mas está demorando demais pra conseguir revalidar tudo…

Resposta
Simone Gonçalves Abril 18, 2018 at 1:06 am

Oi Lucas, espero que voce consiga revalidar, porque sim é possível, como você bem diz, e estou de acordo contigo é demorado, tenha peciencia, porque depois de revalidar, vem o servico social!

Resposta
monica Abril 18, 2018 at 6:54 pm

ola como funciona com bacharelado em direito tenho que ter a oab ou para revalidar so o bacharelado j serve ?

Resposta
Simone Gonçalves Julho 16, 2018 at 8:11 pm

Oi Monica, eu nao sei te informar sobre direito, porém acredito que seja o mesmo processo para medicina, e se for assim nao é necessário ter a OAB. Porém como direito é tão peculiar as leis, nao sei se você teria que fazer uma complementação ou algo parecido.

Resposta
Michele Abril 23, 2018 at 8:15 pm

Olá Simone

Gostaria de saber se vc pode me ajudar com uma informação. Depois de ter todos estes documentos em mãos e ter feito a tradução.
Preciso autenticá los na embaixada do Brasil ou consigo fazer todo o processo no México?
Voce teria algum tradutor com um preço bom para me indicar?
Obrigada

Resposta
Simone Gonçalves Abril 23, 2018 at 9:30 pm

Oi Michele! Sim, quando eu fiz o meu processo de revalidacao, fui até Sao Paulo, na embaixada do Mexico para autenticar os documentos, mas confirma na embaixada se este processo ainda é necessario, eu acredito que sim, e também é preciso agendar horario para isso. Em quando a traducao, vai depender da regiao que voce estiver. Eu sou de Curitiba, se quiser vejo aqui quem foi que fez a traducao e te passo o nome.

Resposta
Simone Gonçalves Julho 16, 2018 at 8:09 pm

Oi Michele, sim voce precisa autenticalos no Consulado Mexicano no Brasil. Nao tenho mais o contato da traductora que fez os meus documentos.

Resposta
Rebeca Junho 24, 2018 at 12:26 am

Boa noite, gostaria de saber um pouco mais sobre o trabalho social. É a própria secretaria de educação que designa? Tem algum site onde eu posso me informar sobre isso?

Resposta
Simone Gonçalves Julho 16, 2018 at 8:07 pm

Oi Rebeca, sim é a secretaria de educação que autoriza. Eu acredito que no site da SEP é onde você pode conseguir a informação. Ele é autorizado depois que você conseguir reconhecer os seus títulos, e se for para medicina dura um ano. Depois de concluído voce pode solicitar a sua cédula profissional.

Resposta
Marx Lincoln Matias Lemes Julho 2, 2018 at 9:39 pm

Hola !!
Yo soy brasilero egresado del curso de medicina en Bolivia, y me encantó su publicación, ademas es una forma para continuar mis estudios en México ya que tiene gran reconocimiento en vários sitios, una duda que me quedó fue , el trabajo social es remunerado ?¿ y otra, por donde me recomienda empezar el proceso?¿, yo estoy viviendo en Brasil, pero con la dificultad que estoy teniendo en revalidar en certificado estoy piensando en un cambio de planes, gracias desde ya !!
(Escrevi tudo em castellano porque meu teclado é em espanhol !)

Resposta
Simone Gonçalves Julho 16, 2018 at 8:03 pm

Oi Marx, obrigada pelo seu comentário. Por onde comecar? Certificando sua documentação no consulado do México na Bolívia, que é o lugar aonde voce estudou.
O serviço social só é remunerado para os mexicanos, nós estrangeiros não temos direito. E sim o Brasil é ridiculamente burocrático e injusto. Recomendo que se voce for tentar outro pais, se informe da maior quantidade de informação possível, para evitar inconvenientes.

Resposta
Luisa Elena Ribeiro Pereira Julho 10, 2018 at 6:31 pm

Olá, estou terminando a faculdade de odontologia no Brasil, meu namorado é do mexico (natural) , e quero morar ai depois de me formar… voce sabe me dizer se é dificil, e os documentos??

Resposta
Simone Gonçalves Julho 16, 2018 at 7:50 pm

Oi Luisa, nao acho que seja difícil fazer a documentação, porém as vezes é demorado. Eles pedem vários documentos, porém se você tiver todos eles nao vejo inconvenientes! Veja os links que eu deixei na coluna, ali vem a maioria dos documentos solicitados, agora seguindo os links voce tem que procurar os relacionados com odonto. Lembre-se que o machismo no Mexico é muito maior que no Brasil. Por isso tome suas precaucoes. Boa sorte.

Resposta
Andreia Cruz Setembro 14, 2018 at 1:47 am

oi Simone
vc teria o endereço eletrônico da SEP…. formei em Serviço Social e gostaria de saber um pouco mais sobre o trabalho social. Como já explicou é a própria secretaria de educação que designa, Tem algum site onde eu posso me informar sobre isso?

Resposta
Liliane Oliveira Setembro 14, 2018 at 1:38 pm

Olá Andreia,
A Simone Gonçalves, infelizmente, parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Adalberto Dezembro 8, 2018 at 7:44 pm

Sou médico neurologista e trabalho em clínicas em São Paulo por convênios.
Queria saber se eu conseguiria ganhar bem na Ciudad de Mexico.

Resposta
Liliane Oliveira Dezembro 10, 2018 at 11:05 am

Olá Adalberto,
A Simone Gonçalves, infelizmente, parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
patricia Fevereiro 14, 2019 at 6:35 pm

oiii alguem tem o email ou contato da Simone?

Resposta
Liliane Oliveira Fevereiro 14, 2019 at 11:37 pm

Olá Patrícia,
A Simone Gonçalves, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Simone Julho 3, 2019 at 10:40 pm

Deixo o meu email de contato para quem precisar tirar alguma dúvida! [email protected]
Abraços a todos!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação