BrasileirasPeloMundo.com
Espanha Turismo Pelo Mundo

Roteiro e pontos turísticos para um dia em A Coruña

Roteiro e pontos turísticos para um dia em A Coruña.

Olá a todos! No texto desse mês, vou falar um pouquinho sobre os pontos turísticos dessa cidade linda que atualmente eu chamo de lar.

Quando pesquisamos lugares para visitar na Espanha já pensamos logo em Madrid, Barcelona, as praias azuis de Ibiza, de Palma de Mallorca ou o solzão com as belezas da arquitetura e cultura árabe que temos no combo sulista Sevilla, Granada e Córdoba (viva Andaluzia).

Sinceramente, eu também não tinha ideia da existência da cidade de A Coruña. Até começar a pesquisar, a Galícia se resumia à Santiago de Compostela, na minha organização geográfica mental. QUE ERRO!

Leia também: Um dia em Santiago de Compostela

As primeiras imagens que vemos quando pesquisamos essa cidade linda, no Google, já nos mostram o quanto aqui não deixa nada a desejar no quesito beleza natural e que, na verdade, essa é uma região cheia de história, rotas culturais, naturais e gastronômicas.

Inclusive, A Coruña foi listada, para o ano de 2019, entre as 10 cidades que devem ser visitadas pelo site traveler.es, então, vamos ao que interessa, vou listar os 5 pontos turísticos para um percurso de 1 dia e que não podem deixar de ser vistos por aqui.

A Praça de María Pita

Tomando como ponto de partida o centro histórico da cidade, começamos pela praça onde está localizado o Ayuntamiento (Prefeitura) e o ponto principal da cidade. Essa praça, construída em estilo renascentista, foi restaurada nos inícios de 1900, está rodeada por restaurantes e bares e é onde acontece a maioria das festividades daqui, além de conter um ponto de informação turística da cidade, onde é possível obter mapas e até mesmo algumas excursões gratuitas com guias, a pé, pelo centro antigo ou cidade velha.

Ciudad Vieja, ou Cidade Velha

É a parte mais antiga da cidade, constituída por prédios de pedra e que formam a história arquitetônica que vai do Medieval ao Barroco. Por aqui, a regra é perder-se pelas ruas de pedra e observar as casas que, muitas vezes, pertenceram à nobreza ou figuras públicas e famosas da região, com centenas de varandas fechadas em vidro, tão típicas da arquitetura galega, até chegar no Xardín de San Carlos (Jardim de São Carlos), onde existem ainda hoje os muros da fortaleza defensiva da cidade, datado do Século XV e está enterrado o General Escocês Sir John Moore, morto na Batalha de Elviña, onde defendia as tropas inglesas das tropas Napoleônicas.

Igreja de Santiago e Colegiata de Santa Maria do Campo

São duas igrejas que formam parte da do conjunto arquitetônico da Cidade Velha, a primeira, construída na metade do Século XII em estilo românico, é o ponto de partida para aqueles que fazem a rota do Caminho Inglês de peregrinação até Santiago de Compostela. Já a segunda, na minha opinião, é a mais bonita pelo conjunto “Igreja-Praça-Entorno”, também foi construída entre os Séculos XII e XV, mas foi restaurada em 1800 e teve parte de sua estrutura modificada.

Castelo de Santo Antón

Desde 1968, um Museu Arqueológico, o Castelo de Santo Antón, construído no século XV, já foi fortaleza defensiva, prisão e hospital para isolar marinheiros que chegavam no porto com doenças consideradas contagiosas. Possui um acervo arqueológico com peças megalíticas, da idade do bronze, da cultura castreña e românica, além do prédio ser considerado monumento Histórico-Artístico desde 1994.

Torre de Hércules

Subindo pelo passeio marítimo desde o Castelo de Santo Antón, chegamos no ponto turístico mais conhecido por aqui. A Torre de Hércules foi declarada patrimônio da humanidade pela Unesco, em 2009, e é atualmente o farol romano mais antigo do mundo em funcionamento. Embora tenha sua origem desconhecida, dados supõem que a Torre seja de séculos antes de Cristo, quando esta região era parte de um povoada Celta chamado Brigantia, no entanto, inscrições ao pé da torre remontam sua reedificação pelos romanos datada do Século I, d.C. (Sim, são 2000 anos!), para uso na navegação.

De todas as formas, é um edifício cercado por lendas, a principal delas diz que a torre foi construída em homenagem a Hércules, filho de Zeus, que cumpriu um de seus doze trabalhos por aqui, no caso, ele matou o Gigante Gerião e os ossos do gigante estão enterrados na fundação da Torre. Com a inutilização da Torre para navegação marítima, o edifício foi abandonado e parte de suas pedras foram utilizadas para a construção do Castelo de San Antón, como fortaleza defensiva aos ataques ingleses que ocorreram aqui, no século XIII, no entanto, o então Rei da Região, Alfonso IX, reconstruiu o farol e deu ao povoado da região o nome de Crunia (dizem que é o nome de uma mulher que ele amava), o que com o passar dos anos se tornou a bela cidade de A Coruña.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Espanha

Para finalizar o passeio, eu recomendo descer sentido às praias de Matadero, Orzán e Riázor e voltar com calma pelas ruas centrais (Calle Real e Calle Galera), para curtir o fim de tarde fazendo o que os galegos e espanhóis, em geral, fazem de melhor, que é curtir a arte do Tapeo. Não deixe de provar o Pulpo a feria (Polvo à galega, com azeite e páprica) que é delicioooso, e também qualquer outro prato de frutos do mar, tão comum e típico desta região.

Se tiver mais tempo e quiser ficar mais dias por aqui, também recomendo visitar a Casa do Homem, o Domus, a Casa da Ciência, o Museum Casa Picasso, o Aquarium Finisterre e uma subida ao Monte de San Pedro, pelo elevador panorâmico. Espero que este texto tenha mostrado um pouquinho deste lugar lindo do mundo e animado aos leitores para conhecê-lo. Até o próximo!

Related posts

Entrevista com a escritora e roteirista Carla Guimarães

Juliana Bezerra

O que não sinto falta do Rio de Janeiro morando em Barcelona

Carolina Lauzen

Cavernas trogloditas na Espanha

Camile Wyatt

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação