BrasileirasPeloMundo.com
Sistemas de Saúde Pelo Mundo

Saúde

Muito bom dia a todos(as) que passam por aqui. Vou conversar um pouco com vocês sobre saúde.

Então, o que é saúde?

Etimologicamente, saúde vem do latim salus, salutis e indica o estado do que é são.
Cada cultura ou grupo étnico tem um modo de ver a sua saúde, de conceituá-la ou defini-la.

A Organização Mundial da Saúde define-a como sendo “o completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doenças ou enfermidades”. De um modo bem abrangente.

Mas geralmente a saúde de uma pessoa ainda é muito “compartimentalizada”. E o que eu quero dizer com isso? Muitas pessoas pensam na saúde em partes ou, a saúde física, a saúde mental, a saúde bucal, etc… Mas não se preocupem… também os estudiosos da área fazem isso dividindo a saúde em física, emocional, intelectual, social, espiritual, a ausência de doenças, etc.

Eu diria que dividirmos em partes só deve servir para aprender mais de cada parte mas sem esquecer que fazem parte de um todo maior. E as partes não “funcionam” isoladamente…

Na saúde bucal isso é muito frequente. O valor que algumas pessoas dão à boca e aos dentes é muito mais um valor estético que funcional e assim, muitas pessoas só cuidam dos dentes por estética. Mas, já de longa data, sabe-se da importância e da inter-relação de problemas bucais com a saúde geral mas, essa conversa fica para outro dia…

Para muitas pessoas, ter saúde é “não ter doença” e também o modo de perceber a própria saúde varia entre as culturas no mundo. Para que se tenha uma ideia, mesmo dentro do nosso mundo ocidental, há uma grande variação de percepções individuais sobre o estado de saúde e está relacionada também com as crenças e valores individuais e coletivos.

Num estudo realizado na Inglaterra em 1999, perguntavam às pessoas como sentiam a sua saúde e 13% dos britânicos consideravam a sua saúde excelente, 35% como muito boa e apenas 4% como má.

A mesma pergunta feita em Portugal numa amostra representativa da população portuguesa em 2002, 9% dos portugueses consideraram a sua saúde excelente, 49% dos entrevistados responderam que a saúde estava boa e 11% que estava má ou péssima.

O Ministério da Saúde no Brasil também tem realizado a mesma pergunta nas pesquisas que faz anualmente sobre vigilância dos fatores de risco para doenças crônicas e 4,7% dos brasileiros (em média) consideram a sua saúde como ruim sendo uma porcentagem maior entre as mulheres ou seja, 5,7%.

Mas há uma grande variação entre os estados sendo o Distrito Federal onde as pessoas veem melhor a sua saúde com apenas 1,5% considerando a saúde ruim e em Rio Branco, no Acre, com 11,8% considerando a saúde ruim. Nesse ponto o Ministério da Saúde falha ao não divulgar o lado positivo ou, qual a porcentagem dos que consideram a sua saúde muito boa ou excelente.

E você leitor(a), como sente a sua saúde hoje? Muito boa?

Espero que sim!

 

Related posts

Sistema de saúde na Áustria

Ana Dietmüller

Planejamento familiar em Portugal

Gabriela Monteiro

Sistema público de saúde da Inglaterra, o NHS

Natália Rodrigues

10 comentários

Rita Setembro 20, 2012 at 3:48 pm

Eu me sinto muito bem obrigada 🙂 … faço oa alimentação, equilibrada e mais saudável poss+ivel, pratico exercícios físicos, mantenho a saúde da minha boa, fazendo a higiene bucal como deve ser, portanto, considero a minha saúde muito boa sim senhora rs! 🙂
Adorei a materia…

Resposta
Lyria Setembro 21, 2012 at 8:24 am

Olá Rita! Que bom que gostou! Muito obrigada! 🙂

Resposta
Ana Cristina Kolb Setembro 22, 2012 at 9:06 pm

Minha saude esta otima com a graça de Deus, em todos os aspectos tenho uma vida saudavel, e tranquila. Entretanto sempre preciso tomar conta pra que traumas de infancia nao influenciem minha saude emocional. Nosso corpo é maravilhoso e uma vida equilibrada com boa alimentaçao, exercicios fisicos, bons relacionamentos, bom sono, descanso e satisfaçao profissional, uma vida familiar e afetiva que nos ame e aprecie. Hoje compreendo como é importante tomarmos conta da nossa saude, incrivel como podemos influenciar nossa qualidade de vida. Desejo a todos vcs muita saude! Que vcs possam tratar a vida com muito amor, cuidado, carinho e respeito. Saude é o maior bem que temos!

Resposta
Lyria Setembro 26, 2012 at 9:30 am

Muito obrigada! 🙂

Resposta
André Setembro 23, 2012 at 1:57 pm

Muito bom este blog, “pessoas do mundo” tem uma visão mais holistica. Continuem…. Paz e Bem a todas.

Resposta
Lyria Setembro 26, 2012 at 9:31 am

Obrigada André!

Resposta
Ana Cristina Kolb Outubro 2, 2012 at 2:12 pm

Oi gente, uma dica, pra mim Deepak Chopra é uma inspiraçao e uma fonte muito rica de informaçao sobre saude, pois ele é medico tanto indiano como na medicina ocidental, é um cientifico, é um homem espiritual, um filosofo e ainda por cima, alguem que nos ajuda com praticas simples e faceis de serem implementadas no dia a dia!!!! Veja o site dele, ele tem um canal no youtube, facebook, varios projetos social e inspiracionais maravilhosos, muito material sem custo, meditaçoes guiadas, pra mim fez toda uma diferença pra minha saude e estilo de vida, sou uma deepak-ete! kkkkkk Bjus!!!!
http://www.deepakchopra.com
https://www.chopracentermeditation.com/Bestsellers/RegistrationPage.aspx?BookId=169
Namasté!!!!!!

Resposta
Lucia Janeiro 25, 2014 at 3:22 pm

Olá Lyria,

Mramos no Brasil e estamos pensando em morar em Lisboa. O que tem achado de morar aí? Clima, acesso à saúde pública..transporte..povo, etc???

Agradeço seus comentários,

Lúcia

Resposta
Lyria Reis Dezembro 25, 2015 at 7:06 pm

Olá Lúcia,
Cada pessoa tem a sua própria avaliação. O que pode ser ruim ou bom para mim pode não ser para você e vice-versa.
Muito obrigada por ler o blogue e por comentar! 🙂

Resposta
Sérgio Maio 3, 2018 at 1:44 pm

Há uns 2 anos atrás estava com 25 quilos a mais do meu peso normal. Graças a Deus, tomei consciência antes de acontecer algo ruim com minha saúde. Consegui emagrecer estes 25 quilos com esforço, me reeducando na alimentação e fazendo exercícios físicos. É outra vida.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação