BrasileirasPeloMundo.com
Dubai Sistemas de Saúde Pelo Mundo

Sistema de saúde em Dubai

Como funciona o sistema de saúde em Dubai.

Quando nos mudamos de país, a gente se preocupa com o processo de visto, mudança, encontrar uma casa nova, aprender um novo idioma… É tanta coisa, que se ligar nos assuntos relacionados à saúde nem sempre é uma das principais preocupações.

Como diz a minha mãe: “Muito bom ter o plano de saúde, mas, bom mesmo, é não precisar”. Ninguém gosta de ficar doente. Mas, precisando, aqui em Dubai temos uma rede de atendimento muito boa!

Seguro saúde – ou plano, como conhecemos

Quando se vem transferido para cá, é obrigatório que se tenha plano de saúde (ou seguro saúde, por ser chamado de health insurance, em inglês). Para se ter o visto de residência, o sponsor deve fornecer o seguro.

No meu caso, a empresa em que meu marido trabalha nos forneceu um plano muito bom. Ele funciona meio que em parceria entre duas companhias: Next Care e Al Sagr Insurance. É internacional, com cobertura em quase todos os hospitais e, o que não cobre, fazemos reembolso.

Vale a pena estudar bem as opções de seguro que têm uma boa cobertura em Dubai e tentar negociar com a empresa no momento da contratação.

Ah, importante: no Brasil estamos acostumados com o plano completo. Aqui os seguros costumam cobrir apenas o atendimento médico, sem oftalmologia e dental. Vale checar isso antes de aceitar o plano oferecido.

No nosso caso, o nosso plano de saúde foi contratado diretamente pela empresa. Em termos de documentação, o que precisamos entregar foi o documento de entrada no país (do meu marido) e o restante foi tratado diretamente entre o RH e o plano de saúde.

Leia também: Como obter documento e visto de trabalho em Dubai 

Como funciona o atendimento

Em termos de saúde pública, o governo de Dubai oferece seguro para os locais. Para os mortais, o governo garante atendimento para residentes que sofram de doenças crônicas e não estejam cobertos por algum seguro. Ou no caso de o seguro ser muito limitado e não oferecer opções de tratamento.

Tendo o plano de saúde, a coisa fica mais fácil. Nós podemos acessar a rede credenciada pelo app do plano ou pelo site. Lá dá pra procurar por especialidades ou pelo nome do médico/hospital.

Os principais hospitais de Dubai são credenciados na maioria dos planos de saúde e é bem simples marcar uma consulta. Você pode marcar online, pelo site do hospital, ou ligar e marcar pelo telefone. As atendentes costumam falar bem em inglês.

No hospital que eu costumo ir, eu marco as consultas online e geralmente tem horário para o mesmo dia. Lá eles possuem quase todas as especialidades e os médicos são muito bons!

Quando faço algum exame, posso consultar o laudo na área do paciente no site ou o próprio médico me liga dizendo o resultado. Dependendo da complexidade do exame, o resultado pode sair em horas ou demorar alguns dias. Mais ou menos como funciona no Brasil.

Como encontrar médicos

Eu já precisei usar o plano de saúde algumas (leia-se muitas) vezes. Já fui na emergência e consultas de acompanhamento.

Por conta de sofrer de uma doença que requer um acompanhamento com especialista, fiquei receosa de ir em qualquer médico que não soubesse me atender com segurança.

A vantagem é que aqui funciona bem parecido com o Brasil, na rede privada. Diferente de alguns países europeus, aqui não precisamos de fazer acompanhamento com um médico da família e só então partir para o especialista. Podemos marcar a consulta diretamente com o especialista, sem precisar de “encaminhamento”.

Leia também: Como funciona o sistema de saúde holandês 

Eu particularmente não procurei o plano de saúde pedindo indicação de especialistas. Pesquisei na internet para encontrar o médico certo para o meu caso. Encontrei alguns hospitais que possuem centros especializados no tratamento e acompanhamento da endometriose e isso foi muito bom.

Medicamentos

Já falei que o nosso plano de saúde é muito bom, né? Mas não é exclusividade nossa.

Normalmente, quando se vai ao médico o processo é o seguinte: você faz o check in, passa pela “triagem”, onde a enfermeira mede a pressão, pesa e pode fazer algumas perguntas e aí você vai para a consulta com o médico. Depois da consulta, caso o médico prescreva alguma medicação, você já vai direto na farmácia do hospital e pega a medicação. Você pode pagar em dinheiro, cartão, ou usar o plano de saúde!

Essa funcionalidade do plano é excelente, pois no meu caso nos ajuda muito em termos de grana. Eu faço uso de um medicamento contínuo que a caixa para um mês custa em torno de 250AED ou R$250. Pensa na economia!

Se você preferir comprar seu medicamento na farmácia, o plano de saúde também oferece cobertura. Você só precisa levar a receita e tá tudo certo.

No geral, o sistema de saúde de Dubai é excelente. Os hospitais são ótimos, com profissionais de qualidade e tudo funciona muito bem!

Dica final: nunca viaje sem um seguro saúde. A gente nunca sabe quando pode precisar.

Ficou com alguma dúvida: comenta aqui que terei prazer em responder!

Related posts

Como faço para ir ao médico na Alemanha?

Allane Milliane

Sistema de saúde russo

Renata Rossi

Sistema de saúde e a curiosa relação dos holandeses com a dor

Cintia Beatrice

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação