BrasileirasPeloMundo.com
Qatar Vistos & Cidadanias Pelo Mundo

Tipos de vistos para morar no Qatar

Tipos de vistos para morar no Qatar.

Uma das coisas chatas de se viajar é quando se faz necessário o pedido de visto. E o Qatar é um desses países que vale a pena a visita, mas infelizmente temos que passar por este processo. Recebo muitos e-mails com perguntas sobre isso e acredito que esse post vai esclarecer a dúvida de muita gente.

Se você tem um passaporte do GCC (Bahrein, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Reino da Arábia Saudita e Sultanato de Omã) você não precisa de visto para visitar o Qatar, já que o Qatar também integra esse grupo seleto.

Existem três tipos de visto de turista: o visto de chegada, o visto patrocinado e o visto conjunto Qatar-Omã.

O visto de chegada é requerido e pago no aeroporto. Ele custa 100 rials (28 dólares) e pode ser solicitado por quem tem o passaporte de um dos trinta e três países listados: Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Itália, Alemanha, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Japão, Holanda, Bélgica, Luxemburgo , Suíça, Áustria, Suécia, Noruega, Dinamarca, Portugal, Irlanda, Grécia, Finlândia, Espanha, Mônaco, Vaticano, Islândia, Andorra, San Marino, Liechtenstein, Brunei, Singapura, Malásia, Hong Kong e Coreia do Sul.

O visto patrocinado também é destinado para pessoas com os passaportes dos países acima mencionados. A diferença é que este visto pode ser requerido com antecedência pela embaixada, hotel ou outro órgão previamente autorizado. Já o visto conjunto, também no valor de 100 rials (28 dólares), tem duração de um mês e permite que cidadãos dos países já elencados acima transitem livremente entre Omã e o Qatar durante esse período.

Para as pessoas que, assim como eu, só estão de porte do passaporte brasileiro ou de outro passaporte não listado, o visto de turista deve ser solicitado junto ao hotel em que vai ficar hospedado ou ainda pela Qatar Airways. O visto custa 200 rials (55 dólares).

Leia também: cinco motivos para morar no Qatar

Se você não vem de Qatar Airways e vai ficar hospedado em hotel que não emite visto, uma alternativa são as agências de viagens. Elas cobram mais caro pelo serviço, já que embutem no preço suas próprias tarifas. Em média o visto por uma agência custa 400 rials (110 dólares).

Outra pergunta que recebo bastante é sobre o visto de trânsito para quem faz escala aqui no Qatar. Esse visto pode ser pedido online, pelo site da  Qatar Airways e se destina aqueles que ficarão no país entre 5 e 96 horas. Deve -se entrar com o pedido 7 dias antes do embarque e, a melhor parte, o custo é 0! Você não leu errado, o visto de trânsito é gratuito.

É importante lembrar que não é permitido exercer qualquer atividade profissional com esses vistos que têm como única finalidade o turismo.

No caso daqueles que vêm morar e trabalhar no Qatar, o responsável por todo o processo de visto é o empregador. Como o período de experiência é de três meses é costumeiro que se entre com o visto de negócio, que tem duração máxima de três meses, e depois se transfira para o visto de residência.

Algo essencial a se destacar é que apenas aqueles que recebem salário de 10 mil rials (2.800 dólares) ou mais é que podem trazer sua família imediata e dependentes para viver no país consigo.

Para cada um o processo do visto de residência é diferente. Geralmente, para quem trabalha para o governo ou empresas estatais, o processo é mais rápido, cerca de um mês.

Como meu marido é publicitário e trabalha para uma empresa privada meu processo foi um pouquinho mais complicado. Meu visto foi negado quatro vezes! O motivo, diziam, era de segurança nacional… Cuidado, garoto, que eu sou perigosa! Hahaha!

Entrei no país com um visto de turista emitido pelo hotel – que teve que ser refeito, já que escreveram meu nome errado. Dois meses depois consegui um visto de visita de família – custa 200 rials ou 55 dólares – que não é um visto de residência mas autoriza que os trabalhadores regularizados no país tragam pessoas da sua família por um mês, podendo ser estendido por até seis meses.

Para requerer essa extensão é preciso fazer um check-up médico que consiste em um exame de sangue, para verificar se você não é portador do vírus HIV ou hepatite, e uma radiografia da caixa torácica. Eu fiz. Inclusive eu recomendo às mulheres que fazem esse exame, também exigido para o visto de residência, que compareçam no dia marcado para o exame usando um top de academia sem aro por baixo da roupa, caso contrário eles mandam tirar o sutiã e você se vê obrigada a usar aquela roupinha fedorenta que já foi vestida por um milhão de pessoas.

Leia também: o que é proibido fazer no Qatar

Passei pelo visto de turista, renovei uma vez, fui para o visto de visita de família, renovei uma vez, refiz todos os exames e finalmente, depois de nove meses, meu visto de residente nasceu! Enfim eu estava regularizada no país, poderia trabalhar, estudar, ter carteira de motorista, um alívio.

IMG_2239

Eu nem gosto muito de contar essa história porque assusta quem está chegando. Mas como eu disse, para cada um funciona de uma maneira. Tenho uma amiga que com uma semana no país já tinha todos os documentos e outra cujo visto de residente demorou dois anos para sair, tendo ela sido expulsa do país com o filho pequeno. O que eu sugiro é torcer para o melhor e rezar para dar tudo certo, no mais boa sorte!

Para mais informações, acesse o site do governo clicando aqui.

Related posts

Quer imigrar para a Austrália? Conheça as listas de profissões em demanda 2017-2018

Tasla La Pastina Worth

Agente de imigração na Austrália

Mariana Camargo

Visto Tipo B na Finlândia

Lili Simmelink

32 comentários

Erika Bechara Novembro 22, 2015 at 3:23 pm

Amei Thais!!!Parabens!!!

Resposta
José Janeiro 13, 2016 at 6:01 pm

Olá! Deixo minha experiência de portador de passaporte brasileiro no assunto: ficarei em Doha de 16 a 21 de fevereiro de 2016, com minha esposa, a turismo (aproveitando stop da Qatar Air de viagem às Maldivas). Reservei o Movenpick West Bay Doha e me foi cobrado 250 QAR por pessoa pelo serviço de visto, além do depósito de uma garantia reembolsável de 5000 QAR por pessoa (ambas através de cartão de crédito). Achei abusivo o valor da garantia exigida (R$ 11.000,00 para duas pessoas), ainda mais que terei que fazer o pagamento da mesma para posterior reembolso (uma vez que o vencimento da fatura dar-se-á antes do estorno, prometido para 14 diás úteis após o recebimento do envio ao hotel de comprovação de saída do país – imagem da estampa da imigração). Se não tivesse com a passagem desmembrada e demais reservas já feitas teria desistido de conhecer Doha. Péssima política de turismo de um país que será sede de Copa do Mundo.

Resposta
Thais Cunha Janeiro 19, 2016 at 5:06 pm

Oi José! Infelizmente é um absurdo mesmo essa atitude do governo de deixar nas mãos de empresas privadas a emissão de visto. Eu creio que com a proximidade da Copa do Mundo talvez eles mudem ou se não muita gente vai ficar de fora né? Não é qualquer um que tem 5 mil de bobeira para deixar de garantia. Vale esclarecer que não são todos os hotéis que pedem essa garantia. A Qatar Airways também não pede, porém os valores de visto variam de acordo com quem está fazendo o documento. Boa viagem! Grande abraço.

Resposta
Joel Janeiro 21, 2016 at 12:48 pm

Olá! Estou tendo dificuldades em encontrar um laboratório que entregue os resultado em inglês aqui em São Paulo. Vc tem alguma dica?

Resposta
Cristiane Leme Janeiro 26, 2016 at 12:02 pm

Desculpe dar pitaco mas acredito que seja mais fácil contratar um tradutor juramentado para traduzir o exame, pois é bem pouco provável que os laboratórios de SP prestem esse tipo de serviço (exames em inglês).

Resposta
Victor Maio 23, 2016 at 4:58 am

Parabens Thais, muito esclarecedor ,mas como faço para tirar o visto com a QATAR ? minha passagem é com eles e ficarei em conexão na cidade por 24 horas, detalhe que vou viajar com a QATAR, porem minha passagem foi emitida com a TAM … será que eles tiram o visto pra mim ? :B como devo proceder ?
Obrigado !

Resposta
Thais Cunha Agosto 13, 2016 at 9:23 am

Oi Victor! É no próprio site da Qatar Airways, por lá você consegue fazer tudo.

Grande abraço.

Resposta
CISKA ANGELA LEE KOEN CARREIRO LIMA Setembro 21, 2016 at 9:41 pm

Thais,

Veja o que recebi de resposta da Qatar Airways diante do meu pedido. A minha conexão é de 20 horas e pela pesquisa que fiz os hotéis só emitem visto para quem ficar 48 horas.

‘Neste caso a Qatar não oferece o service uma vez que temos voos de conexão imediata para o destino ,caso queira sair do aeroporto deverá providenciar hotel e visto por conta propria a Qatar não oferece .
Quem faz o visto é o hotel onde o passagerio ficará em Doha porem nem todos hoteis fazem o tramite portanto antes de fechar com algum se certificar que o mesmo faz visto ”

Teria como voce me indicar algum hotel que emite este visto para ficar menos de 20 horas??

Grata

Resposta
Thais Cunha Setembro 23, 2016 at 5:22 am

Gente.. mas que resposta estranha! A Qatar tem um visto de transito que dura até 72 hrs, o visto de turista normal tem validade de um mês… É a primeira vez que estou ouvindo isso.

Não conheço nenhum hotel que faça esse visto específico, você já checou o hotel que você pretendia ficar? Veja também com agências de viagens, a que eu sei que emite vistos sem muitas complicações é a Cleopatra Travel Qatar, dá uma olhada com eles também.

Desculpa não ter te ajudado muito.

Grande abraço.

Resposta
ERIK TROVAO DINIZ Outubro 12, 2016 at 2:22 pm

Oi Thais! Eu recebi a mesma resposta da Qatar Airlines recentemente! Vou ficar duas noites em Doha, emiti minha passagem pela Latam, mas eles me informaram que, como há voos para São Paulo antes daquele que escolhi, eles não podem emitir meu visto. Talvez seja alguma política nova da companhia! Também estou a procura de um hotel que emita o visto sem cobranças absurdas!
Parabéns pelo blog! Abraço,

Thais Cunha Outubro 15, 2016 at 2:35 pm

Que bom que você curtiu o blog!

Parece que esse hotel aqui cobra o preço ok para o visto. Manda e-mail pra eles!

http://www.booking.com/hotel/qa/sapphire-plaza-doha.html

Mas antes de reservar qualquer hotel entre em contato para saber sobre o visto. Porque se o hotel não fizer você vai ter que tirar através de agência de viagem.

Grande abraço!

Lucas Silveira Agosto 8, 2016 at 3:49 pm

Oi Thais,

Adorei o blog!

Estou recorrendo a você, pois nem o consulado em Brasília, soube me passar informações concretas.

Minha amiga esta se mudando para o Qatar em novembro deste ano, junto com seu marido Holandes. Ele esta indo a trabalho.

Quero ir em abril ou maio do ano que vem.

Como não vamos ficar em Hotel, não vou por nenhuma cia aérea que forneça o visto, como devemos proceder para ter o visto?
Sei que só irei o ano que vem, mas já estou me organizando.

Resposta
Thais Cunha Agosto 13, 2016 at 9:21 am

Oi Lucas!
Fico contente de você ter curtido o blog, se quiser mais informações sobre o Qatar visita também o desbravadoha.com
Seu amigo pode pedir o visto pela empresa dele ou por uma agência de turismo. Eu recomendo a Cleópatra Doha (é só buscar no facebook) a maioria dos brasileiros tira por lá.
Espero ter te ajudado.

Grande abraço!

Resposta
Cristine Reinbrecht Agosto 29, 2016 at 5:21 pm

Olá Thais! Menina, que bacana sua iniciativa de divulgar informações sobre o Qatar! Estou com uma dúvida a respeito do visto, talvez você possa me ajudar… meu marido e eu faremos um stop over em Doha, pouco mais de 48 horas. Eu ia tirar o visto através do site Discover Qatar, que é associado à Qatar Airways. Reservando o hotel através desse site e tendo a passagem comprada com a Qatar, eles providenciariam o visto. Acontece que não estão mais prestando esse serviço. (notícia de hoje, 29/ago/16).
Já li que pela embaixada é uma baita complicação. Restam os hotéis.
Você saberia dizer onde encontro uma lista dos hotéis que providenciam visto? Não encontro em lugar nenhum essa informação. Pode ser em português, inglês ou espanhol…
Agradeço antecipadamente sua atenção.
Parabéns pelo site e muito sucesso para você!
Cordialmente,
Cristine

Resposta
Thais Cunha Setembro 1, 2016 at 2:04 pm

Oi Cristiane! Confesso que não sei! Ia ser mesmo de grande ajuda ter essa lista, mas infelizmente ela não existe. O que sei é que os hotéis 5 estrelas todos prestam esse serviço e que alguns outros hotéis também fazem, mas ai você tem que entrar em contato de um a um perguntando. Outra opção é entrar em contato com agências de viagens. Tem uma chamada Cleopatra Travel Doha que faz para alguns brasileiros aqui, procura eles no facebook.

Muito obrigada pelo carinho e Beijo grande!!

Resposta
ALEXANDRE PAGLIUCA GOMES Setembro 29, 2016 at 10:23 pm

Boa noite, Thais. Obrigado pelas valiosas dicas.
Realmente a informação dada pela Cristine procede. Comprei as passagens pela Qatar na semana passada e ao contatá-los pedindo auxílio com o visto fui informado que eles não fazem este serviço, que eu teria que contatar o hotel onde irei me hospedar. Entrei em contato com o Saraya Corniche e me informaram que não fazem. Agora me resta escrever para todos que me interessarem para ver se fazem o visto.
Se você tiver mais alguma informação eu agradeço.
Um forte abraço

Resposta
vivian Outubro 8, 2016 at 10:28 pm

Olá Alexandre, conseguiu achar algum?

Resposta
Thais Cunha Outubro 15, 2016 at 2:15 pm

Alexandre, você tem como trocar de hotel? Porque se você não tiver como terá que ser por uma agência de viagem como eu disse.

Antes de reservar um hotel tem que mandar e-mail/ ligar pra ver se eles providências o visto. Parece que esse hotel faz o visto com o preço ok.

http://www.booking.com/hotel/qa/sapphire-plaza-doha.html

Espero ter ajudado!

Resposta
Thiago Outubro 1, 2016 at 10:23 am

Thais , Tem uma empresa me chamando para trabalhar no Qatar , mas os advogados de uma agência de visto estão me cobrando uma taxa de 1620 usd para uma carta de juramento ( tipo carta de responsabilidade) sinceramente no meio do Petróleo as vezes aparece uns spam e tentam arrancar $ das pessoas , como você já tem experiência com esse visto poderia me dizer se essa carta procede ? Seria para visto de Residência . Primeira vez que preciso pagar em nenhum outro visto eu precisei pagar esse valor todo .
Por favor se puder me ajudar com essa reaposta por email para mim !!! Estou somente nessa pendência para decidir !

Resposta
Thais Cunha Outubro 15, 2016 at 2:10 pm

Oi Thiago! Se a empresa está te cobrando algo desconfie. Entre em contato com a Embaixada Brasileira e leia também esse post aqui no meu blog.

Grande abraço e boa sorte!

Resposta
Anna Gabriella Abril 6, 2017 at 5:41 pm

Olá thais, você conhece alguma agência no Qatar que faça vistos para brasileiros? Teria algum e-mail para entrar em contato?

E parabéns pela postagem.

Resposta
Regina Junho 28, 2017 at 2:07 pm

Thais possuo passaporte português e brasileiro. Pretendo visitar meus netinhos em dezembro de 2017 mas, estou vendo tantas dificuldades para mulher sozinha…
Pergunto: Tenho 56 anos, aposentada, não falo bem inglês e, como consigo passar uns meses no Qatar sem tantas complicações?
Ter passaporte português me ajudaria em alguma coisa?
Te aguardo

Resposta
Thais Cunha Julho 4, 2017 at 8:03 am

Oi Regina! Não há qualquer dificuldade para uma mulher viajar sozinha para o Qatar. Minha mãe tem a sua idade e foi me visitar, sem falar inglês nem nada. Super tranquilo. Agora tanto o passaporte português quanto o brasileiro não exigem visto prévio. Você paga o “Visa on arrival” visto de chegada. Boa sorte e boa viagem!

Resposta
Franklin nagato Agosto 26, 2017 at 3:26 am

Oi tais ! Estou indo trabalha no Qatar , a empresa com quem vou me disse que o meu visto estar em trâmite ! Vc sabe me responder quanto tempo pode durar até o visto sair ?

Resposta
Alberto Setembro 14, 2017 at 6:12 pm

Ola Thais!! Vc sabe se há alguma restricao de idade para turistas entrarem no Catar? O waiver no aeroporto ja esta funcionando?
Obrigado

Resposta
Thais Cunha Setembro 17, 2017 at 4:24 am

Oi Alberto. Antes existia uma barreira para o visto de família de visita. Eles costumavam negar para maiories de 70 anos. Agora o visto para brasileiros é on arrival, ou seja, dado quando se chega ao país, não precisa pedir com antecedência e com isso o país não tem mais a obrigação de arcar com os custos médicos (esse era o problema). Grande abraço!

Resposta
Joelma Setembro 16, 2017 at 7:09 pm

Oi Thais! Eu e uma amiga temos planos de passar vinte dias em janeiro de 2018 em Doha, na casa da irmã dessa minha amiga. Eles residem lá já faz um ano. Que tipo de visto devemos procurar? E onde é emitido esse visto? Temos que procurar o consulado em São Paulo? Moramos em Londrina no Paraná e temos passaporte comum. Desde já agradeço pelas informações:)

Resposta
Thais Cunha Setembro 17, 2017 at 4:22 am

Oi Joelma! Brasileiros não precisam mais tirar visto com antecedência para entrar no Qatar. Agora já está valendo o visto de chegada, aquele que tira quando chega no país. Grande abraço.

Resposta
Camila Rocha Abril 22, 2019 at 11:40 am

Oi thais, estou amando seu blog, está sendo muito útil pra mim!
Então, minha namorada vai se mudar para o Qatar em setembro, está indo a trabalho a pedido da empresa. Estávamos morando juntas e a gente queria q eu me mudasse com ela para o Qatar também. Contudo essa parte de imigração fica mais fácil para a família né? (esposa/marido/filhos).. Pensei em fazermos uma união estável mas como no país é ilegalmente homossexual não sei se o documento valeria ou se poderia gerar algum problema.. Você sabe me dizer algo sobre isso? Como poderíamos fazer?

Resposta
Liliane Oliveira Abril 22, 2019 at 12:57 pm

Olá Camila,
A Thais Cunha parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Edson Setembro 21, 2018 at 5:02 pm

Boa tarde Thais. Tenho uma proposta de trabalho, que tenho fé que vai dar certo, e queria tirar uma dúvida com vc: Com relação aos cartões de débito e crédito no sistema bancário de Doha, queria saber, se, pegando uma conta normal como exemplo, serão dois cartões físicos, um de débito e outro de crédito, ou acontece como no Brasil, onde temos o mesmo cartão com as duas funções e vc informa o tipo de operação quando for utilizar? Muito obrigado.

Resposta
Liliane Oliveira Setembro 22, 2018 at 3:18 pm

Olá Edson,
A Thais Cunha parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação