BrasileirasPeloMundo.com
Haiti Trabalho Voluntário Pelo Mundo

Trabalho voluntário em organizações internacionais no Haiti

Há exatamente 3 anos eu partia para uma aventura completamente diferente na minha vida. Após uma ótima carreira de oito anos na área de TI, decidi largar tudo pra seguir um outro sonho: trabalhar na área humanitária em organizações internacionais no Haiti.

Tudo começou quando uma amiga me sugeriu me inscrever como voluntária do sistema das Nações Unidas. Fui selecionada para vir ao Haiti trabalhar como gerente de banco de dados na missão das nações unidas no Haiti (MINUSTAH).  Permaneci nesse posto por um ano e meio. Finalmente consegui trabalhar na área humanitária em 2015, quando me contrataram com responsável de gestão de informação no escritório de assuntos humanitário das nações unidas (OCHA).

Ser voluntária na MINUSTAH não era exatamente o que eu sonhava fazer, mas foi uma excelente oportunidade para conhecer o sistema das nações unidas e foi um passo essencial para chegar onde estou hoje.

O objetivo deste texto é falar um pouco mais de voluntariado em organizações internacionais, mas antes gostaria muito de esclarecer aos leitores bem intencionados que há muita diferença entre ser voluntário nesse tipo de organização e ser voluntário de final de semana.

Ser voluntário em uma organização internacional é acima de tudo uma experiência profissional e uma exposição a um ambiente internacional/multicultural. Essas organizações trabalham em áreas diversas como manutenção da paz, assistência a vitimas de desastres ou desenvolvimento sócio-econômico. Por este motivo são experiências muito enriquecedoras particularmente para quem vem das áreas de direito, economia, relações internacionais etc. Na maioria dos casos o trabalho é de escritório e o contacto com a população local no ambiente de trabalho é muito limitado.

Então antes de sair querendo ser voluntário, com a maior boa intenção de ajudar pessoas necessitadas, é importante entender que talvez o que você está buscando seja apenas voluntariado de fim de semana com um grupo de amigos ou com sua igreja.

Bem, se você entende onde está se metendo então vamos lá!

Como já mencionei, se você quiser ser voluntário em uma ONG ou organização internacional deve estar preparado para uma experiência profissional e na maioria das vezes dentro de um escritório, como seria em uma empresa privada. Normalmente é necessário ter uma formação superior e fluência em pelo menos um idioma estrangeiro (inglês, francês, árabe, espanhol, russo e chinês são os idiomas oficiais da ONU) . Na ONU existem vagas para jovens voluntários, que exigem pouca ou nenhuma experiência profissional e vagas para voluntários profissionais com experiência mínima de 5 anos.

Gostaria de ser voluntário mas não sei se tem oportunidades na minha área trabalho…

Na ONU a espaço para praticamente todas as áreas profissionais. O sistema é formado por inúmeras organizações que atuam em diversas áreas como saúde (OMS), agricultura (FAO, IFAD), meio ambiente (ONU environment), Educação e cultura (UNESCO, UNICEF), proteção dos direitos de menores (UNICEF), migração (IOM), refugiados (ACNUR), e muitas outras. Pela variedade de temas tratados da pra imaginar a diversidade de perfis profissionais que podem ser encontrados. Só pra citar alguns exemplo, há vaga para relações internacionais, engenheiros, arquitetos, fotógrafos, médicos, administradores, biólogos, jornalistas, cientistas da computação, cartógrafos, agrônomos, advogados, etc.

Similarmente, as ONGs também trabalham em uma variedade de áreas como saúde, agricultura, desenvolvimento econômico, educação, água e saneamento, e  outras.

Como voluntário tenho que arcar com todos os custos de transporte, moradia, etc?

Dentro do sistema das nações unidas, o programa de voluntários oferece uma bolsa de aproximadamente 500 dólares por mês para voluntários nacionais e de 1500 (até 3000) dólares mensais para voluntários internacionais.

Além da ONU existem inúmeras organizações que recrutam voluntários para trabalhar em projetos de desenvolvimento ou de assistência humanitária. Pelo que pude apurar, algumas dessas organizações seguem práticas similares, ou seja, oferecem alojamento, passagem aérea e uma bolsa para cobrir gastos pessoais.

Também tenho visto por agências que oferecem experiências de voluntariado em você tem que pagar pelo serviço e arcar com todos os custos de viagem. Isso é algo muito diferente. Pode ser interessante para quem quer conhecer outro lugar e outra cultura, mas é um tipo de voluntariado muito diferente de voluntariado do que me propus a falar aqui.

Conta mais!! Como me inscrevo?

Para se inscrever como voluntário da ONU deve acessar o site www.unv.org/become-volunteer e preencher o formulário de inscrição. Uma vez inscrito o candidato passa a fazer parte de uma base de dados que é usada para busca de currículos quando abrem vagas de voluntários. Além disso também são publicadas algumas vagas no site, para as quais é possível aplicar diretamente. O tempo de espera para quem se inscreve na base de dados mas não envia aplicações para postos abertos pode variar desde alguns meses até um ou dois anos. Portanto sugeriria que além de inscrever no site você busque constantemente por vagas nos site.

Alguns outros sites que publicam vagas de voluntários em ONGs e/ou organizações internacionais:

Relief web é um site no qual se compartilham informação sobre crises humanitárias, mas também tem uma página com vagas de emprego e voluntariado:  http://reliefweb.int/jobs?type=266#content

Médicos do mundo é uma organização renomada que trabalha em vários países http://www.medecinsdumonde.org/en/recrutement/work-abroad#

Esta outra organização descobri durante pesquisas para esse texto, mas parece boa

https://www.vsointernational.org/volunteering/volunteering-pro/how-volunteering-works

Bem, espero que o texto te ajude e boa sorte!

Related posts

A minha experiência na Cruz Vermelha Francesa

Fernanda Libardi

Haiti – Danças e Ritmos Caribenhos

Ana Maria Pereira

Trabalho voluntário em Glasgow

Débora Farias

4 comentários

Raimundo Freitas Sumine Setembro 5, 2017 at 12:22 pm

falo muito bem espanhol

Resposta
Raimundo Freitas Sumine Setembro 5, 2017 at 12:23 pm

gostaria de trabalhar como voluntario, como devo proceder me

Resposta
Edmar Maia de Araújo Fevereiro 11, 2018 at 3:50 pm

Eu quero trabalhar voluntário

Resposta
Liliane Oliveira Fevereiro 11, 2018 at 4:01 pm

Olá Edmar,
A Ana Maria Pereira parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação