BrasileirasPeloMundo.com
Espanha Transporte Público Pelo Mundo

Transporte em Barcelona: para viver e passear

É notório que uma cidade bem comunicada em transportes seja uma ótima cidade para viver e também para passear. Este é o caso da capital da Catalunha, nossa querida Barcelona, que conta com linhas de metrô, trens e ônibus de fazer inveja a qualquer metrópole, e que além do transporte interno da cidade ser muito eficiente, se comunica muito bem com as cidades vizinhas, como Hospitalet de Llobregat e Sabadell,  que entre outras e todas juntas formam uma espécie de “zona metropolitana” e também com outras comunidades autônomas, que é mais ou menos equivalente aos estados brasileiros, como a comunidade de Madrid, Galícia e Andaluzia, e até mesmo outros países como Andorra e França. Há também disponíveis alugueis de carros e bicicletas. Vemos que o tema transportes é amplo e a intenção deste artigo é dar ênfase nos mais importantes e apenas em Barcelona e sua região.

Grande parte dos pontos de ônibus de Barcelona possuem cobertura, alguns bancos, mapa completo da cidade, números e localidades atendidas pelos respectivos ônibus, e o mais interessante: possuem monitores que mostram os horários dos próximos ônibus a chegarem no ponto, o que facilita bastante a vida dos passageiros. Este sistema é sujeito a falhas, porém o número de ocorrências é ínfimo, ou seja, o sistema é realmente eficaz.

As linhas de metrô atendem grande parte da cidade e é de responsabilidade municipal, e se interligam aos trens, sendo que destes há dois tipos, os trens Rodalies, que são de responsabilidade do governo da Catalunha e administrados por órgãos do Ministerio de Fomento, e os Ferrocarrils (FGC), que são de total responsabilidade do governo da Catalunha. O primeiro, também conhecido como cercanías, possui quatro sistemas integrados de cada uma das províncias Barcelona, Tarragona, Girona e Lleida. O segundo tipo, também conhecido como Ferrocarriles, tem grande parte das suas estações em Barcelona e cidades vizinhas. Há ainda um terceiro tipo de trem, o simpático Tranvía, que é um trem seguro e respeitoso com o meio ambiente e que possui seus trilhos e suas estações no nível da rua, ou seja, cruzamos seus trilhos ao cruzar determinadas avenidas. Este último trem possui uma linha relativamente pequena se comparado aos anteriores, e está localizado exclusivamente na cidade de Barcelona.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Espanha

“Nossa, mas que complicação, são muitos trens!”  Calma, você não precisa se preocupar, pois em todos os locais de transporte há explicações de onde você está e como você pode chegar onde precisa. Se você está só passeando, provavelmente utilizará as linhas principais da cidade, onde há maior número de pontos turísticos, e consequentemente de turistas. E se você pretende vir morar, bom neste caso é realmente importante obter todas essas informações anteriores de forma detalhada. O Google ajuda muito com as suas rotas, mas quando se conhece bem os locais sempre se encontra maneiras mais eficientes do que as anteriores. E ainda economizando passagem, em seguida explicarei.

mapa integraçao trens e metro Barcelona
Fonte: https://www.mapametrobarcelona.com/

Em quase todas as estações de trens e em todas as estações de metrô, existem máquinas para comprar passagem, aqui chamado billete, e existem também várias modalidades de bilhetes, de acordo com a sua necessidade e para onde você quer ir. O primeiro quesito para variar o preço da passagem é a distância a percorrer. Dentro da cidade e a algumas cidades muito próximas se utiliza 1 zona, e varia até 6 zonas, adentrando a outras províncias da Catalunha. A imagem publicada a seguir mostra de forma resumida a organização das zonas, mas esta informação se pode obter facilmente nas estações de trem tanto nas máquinas quanto perguntando aos funcionários. Nas máquinas instaladas no metrô também e possível adquirir passagens com varias zonas, porém é um recurso para quem já conhece as regras, pois não há os nomes das cidades como há nas máquinas das estações de trem.

Zonas trens e metro Barcelona
Fonte: tbm.cat

Além do numero de zonas, há também outra questão a avaliar para comprar as passagens de metrô e trens: o tipo de bilhete. Um bilhete simples de uma zona custa atualmente 2,20 euros, se for para trasladar-se ao aeroporto custa 4,60 euros. Um bilhete para uma zona de dez viagens T-10 custa 10,20 euros, ou seja, menos da metade do preço. Um bilhete T-mes custa 54 euros e te dá direito a passagens ilimitadas durante 30 dias. A passagem T-dia te dá direito a utilizar todos os sistemas de transporte integrados por um dia, de forma ilimitada, porém é para uso individual. Seu preço é de 8,60 euros, e é interessante para quem está passeando e pretende percorrer muitos lugares num mesmo dia. Os bilhetes de uma zona te permitem utilizar até três tipos de transporte integrado durante uma hora e quinze minutos, e os bilhetes de duas zonas te permitem o mesmo durante uma hora e meia. Já fui e voltei em transportes distintos com apenas uma passagem, vale a pena. Há muitos outros tipos de passagens, neste link você pode encontrar mais informações.

Para quem está “turistando”, há os bilhetes especiais “Hola BCN!”. Por dois dias ilimitados você paga 15 euros e por cinco dias paga 35 euros. Nesta página seguinte você pode encontrar informações mais completas.

Há também os ônibus turísticos, que passam por pontos importantes da cidade e vão contando as histórias de cada local num fone de ouvido, super tradicional de qualquer cidade turística. Para um dia inteiro o custo é de 30 euros e você pode baixar nas estações disponíveis.

Chegamos ao final, uffffa! O tema transportes é inesgotável, creio que terei que tratar deste tema com vocês outras vezes, mas creio que este primeiro contato pode ajudar bastante quem quer vir morar e quem quer vir fazer turismo. E você, o que achou? Conte-nos aqui nos comentários e até a próxima!

Related posts

A chegada do inverno na Espanha

Camile Wyatt

Bairros para morar em Valência

Marcela Bueno

7 sabotadores das suas decisões

Gleice Garcia Santiago

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação