BrasileirasPeloMundo.com
Eslováquia Transporte Público Pelo Mundo

Transporte público em Bratislava

Eu morei quase a vida inteira na cidade de São Paulo, então lembrem-se que esta é a minha referência, uma cidade que não dorme nunca, lotada de pessoas de várias origens, com transporte público ineficiente e um trânsito caótico.

Desta forma, as primeiras dúvidas que vieram à minha mente quando cheguei em uma cidade nova, localizada em um país totalmente desconhecido foram:

Qual a melhor forma de me locomover neste lugar? E como? Por isto, gostaria de compartilhar com vocês algumas impressões sobre o transporte público de Bratislava.

Em Bratislava não existe nenhuma linha de metrô, mas não sinto a menor falta e mais à frente vou explicar o porquê. No passado até houve um projeto em relação à implantação do metrô na cidade, porém esse projeto não avançou, visto que o governo e a população perceberam que o investimento era muito alto para uma população tão pequena. A capital tem oficialmente menos de 500 mil habitantes.

Logo, eles precisaram explorar bastante as linhas de autobusova (ônibus em eslovaco), do troleybus (ônibus elétricos) e da električka– uma versão mais moderna do bonde apesar de não tão rápida (os eslovacos costumam reclamar da lentidão deste transporte).

Vou focar no ônibus, que atualmente é o meu principal meio de condução, mas no geral as características são as mesmas dos outros meios de transporte mencionados.

Ônibus, a melhor opção na capital eslovaca

Em Bratislava todos os pontos são identificados com o nome da parada (isso ajuda muito quando estamos usando o Google Maps para nos orientar), e em grande parte encontramos a lista dos ônibus que param ali, além dos horários previstos de chegada.

Durante a primavera, verão e outono pude notar que os motoristas de ônibus levam os horários à risca, ou seja, pontualidade britânica. Porém, no inverno, quando a neve decide dar o ar da graça, a cidade fica mais lenta do que de costume, então atrasos não são tão raros.

Leia também: Transporte público em Portland

Diferente de outras capitais, em Bratislava não existe a figura do cobrador de ônibus, o que quer dizer que você precisa comprar o ticket do ônibus antes de entrar nele. Nos veículos intermunicipais da Eslováquia existe a possibilidade de comprar o ticket diretamente com o motorista, mas os ônibus que circulam dentro da cidade não oferecem essa opção.

Por isto existem várias máquinas amarelas espalhadas pela cidade vendendo tickets que valem para os três meios de transporte descritos acima e geralmente elas estão localizadas perto dos próprios pontos de   ônibus.

Arquivo Pessoal

Os tickets são vendidos por região e pela duração da viagem e podem ser comprados por meio de cartão de débito ou em espécie. As principais regiões em relação ao centro da cidade são a 100 e 101, porém se você ainda não sabe qual bairro fica em qual região, você pode se orientar pelo tempo de viagem.

Os tickets básicos de EUR 0.70 condizem com uma viagem de até 15 minutos. Já os de EUR 0.90 referem-se a uma viagem de no máximo 30 minutos e, neste caso, podemos considerar inclusive o tempo de troca de ônibus, caso seja necessário pegar mais de um transporte para chegar ao seu destino.

Leia também: Transporte público em Praga

Além dessas opções existem descontos especiais para idosos e estudantes, assim como tickets que podem ser usados por um tempo mais longo como o de 24 horas, que permite que você use quantos transportes desejar dentro da região escolhida durante este período.

É importante ressaltar que o ticket só passa a valer a partir do momento em que você validá-lo. Dentro de cada ônibus existe uma máquina que registra o dia e horário que o usuário entrou naquele transporte, e por isso é necessário validá-lo assim que você entrar no mesmo para não infringir as leis.

O usuário que andar sem ticket pode tomar uma multa pesada, que deve ser paga no momento da autuação e, acreditem em mim, os fiscais realmente vistoriam e não perdoam ninguém!

Caso alguém esteja de mudança para Bratislava e tenha de usar o transporte público todo dia, como eu, existe outra possibilidade mais viável de comprar os tickets através do “Bilhete Único” eslovaco.

Arquivo Pessoal

É possível solicitar o cartão através do site Dpb ou se locomover até um dos pontos de venda espalhados pela cidade. Por meio deste site, você consegue encontrar muitas outras orientações referentes aos outros tipos de cartões existentes e às cargas online.

As carteirinhas e os respectivos créditos são validados pelos fiscais nas vistorias que ocorrem ocasionalmente durante as viagens e qualquer inconsistência também pode resultar em multas, caso seja comprovado erro por parte do usuário.

Por isso, fique atento às datas de vencimento dos créditos e nunca viaje sem o seu cartão!
Dentro dos transportes públicos que passam pelo centro você geralmente encontra uma tela ou um painel com as informações pertinentes à linha do seu ônibus. Este recurso te ajuda a identificar qual a próxima parada e quantas faltam até chegar à sua.

Em alguns ônibus já encontrei gravações em inglês e em eslovaco com essas mesmas informações que te ajudam a não perder o ponto.

O transporte público de Bratislava funciona muito bem, as linhas são bem distribuídas e os horários são muito bem definidos e respeitados (exceção para os dias de neve). Os eslovacos têm reclamado bastante do trânsito encontrado nas rodovias nos horários de pico, pois grande parte das pessoas que trabalha em Bratislava e mora nas cidades periféricas, mas dentro da cidade a circulação em geral dos transportes é bem tranquila.

Lembrem-se que tendo o tráfego de São Paulo como referência, o trânsito aqui é o paraíso.

Related posts

Transporte público em Budapeste

Mayra Di Domenico

Transporte público na Lituânia

Carolina Romeiro

Transporte urbano no México

Joseane Dambros

2 comentários

Amanda Abril 21, 2019 at 11:29 pm

Adorei seu post! Bem esclarecedor para mim que vou ficar apenas 1 dia em Bratislava.
Por acaso você sabe se na estação de ônibus Autobusová (ônibus da Regiojet) tem local para guardar volumes? Vou chegar de manhã de Budapeste e ir embora no fim do dia para Praga e não quero ficar andando com minha mala… obrigada!

Resposta
Bárbara Coutinho Abril 22, 2019 at 4:40 pm

Obrigada, Amanda!
Boa pergunta! Eu dei uma pesquisada por aqui e descobri que tanto a estação de trem como a estação de ônibus oferecem guarda volume.
Você pode encontrar mais informações sobre a cidade através do guia disponível no site http://www.bratislava-slovakia.eu.

Um beijo e boa viagem! Espero que você curta Bratislava o tanto quanto eu. 🙂

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação