BrasileirasPeloMundo.com
Bulgária Turismo Pelo Mundo

Turismo em Sofia, na Bulgária

Uma das perguntas que mais recebo é sobre o que fazer em Sofia, a capital da Bulgária. Eu adoro Sofia! A cidade onde eu vivo fica aproximadamente a 70 km de lá, e sempre que tenho tempo, dou uma escapadinha para a capital búlgara, geralmente para passear, fazer compras e ir em algum restaurante legal. A cidade oferece várias opções de lazer, e hoje, vou escrever e dar algumas dicas para quem deseja visitar a cidade.

Sofia é atualmente a cidade com mais habitantes na Bulgária (somada às áreas metropolitanas, são aproximadamente 3 milhões de habitantes). A cidade situada aos pés da montanha Vitosha, já teve outros nomes e, segundo os historiadores, sua área é habitada desde o ano 700 a.C.

Para quem gosta de andar e fala um pouco de inglês (se você não falar inglês, também pode ir), tem um tour gratuito com pelo menos dois horários por dia, que passa pelo centro da cidade, que dura aproximadamente 2 horas. O tour começa no Palácio da Justiça e passa por diversos pontos turísticos da cidade. Para mais informações, você pode procurar no Google por “Free Sofia Tour”.

Os principais pontos turísticos da cidade são: a Catedral Alexander Nevsky, o ”cartão postal” de Sofia, a igreja Sveta Nedelya, também é um ponto turístico muito conhecido e o Jardim da Cidade, também é um lugar lindo para se passar ao ar livre.

Para quem gosta de ir a museus e galerias de arte, a cidade também oferece várias opções. Entre as principais e mais famosas estão a Galeria Nacional (National Gallery), inaugurada em 2015 e que possui obras de artistas búlgaros e artistas de outros países. A Galeria Nacional funciona de terça a domingo das 10h às 18h.

O Museu Nacional de História Natural (The National Museum of Natural History) é o maior e mais antigo museu desse tipo na Bulgária e nas Bálcãs. Ele possui diversos tipos e espécies da fauna, flora, pedras e fosseis búlgaros e de outros países. O museu abre todos os dias, das 10h às 18h, exceto em feriados nacionais.

O Museu Arqueológico é o museu mais antigo da Bulgária, fundado em 1892. Na minha opinião é o museu que mais vale a pena a visita, pois possui uma coleção de tesouros antigos búlgaros e vários outros elementos medievais e até pré-históricos.

A Bulgária, no geral, é bem conhecida por viajantes que querem qualidade e baixos preços, e em Sofia, não seria diferente. Aqui você encontra diversos restaurantes, bares, hotéis, por um preço bem inferior comparado a outros países da União Europeia. Na internet você consegue pesquisar ótimos restaurantes. O preço médio para uma refeição com entrada, prato principal, sobremesa e uma taça de vinho sai, em média, por 15 euros.

Os búlgaros também tem cravado na cultura o hábito de tomar café com amigos fora de casa, por isso, outra dica é achar uma cafeteria legal para visitar. Sofia também possui várias opções de barzinhos e casas noturnas bem legais.

Um barzinho muito legal que conheci lá – e super recomendo para os amantes de cerveja – é o bar KANAAL, que tem a maior seleção de cervejas de várias partes da Europa. Outro lugar que eu indico de olhos fechados para tomar um café no final da tarde ou até mesmo para jantar é o rooftop do Hotel Sense, que tem uma vista maravilhosa para a Catedral Alexander Nevsky.

Já para quem deseja fazer compras, Sofia oferece vários Shopping Centers em todas as áreas da cidade. Eu sempre observo que, comparado com outros países, a Bulgária é sim mais barato para se fazer compras, mesmo falando de marcas internacionais. Aqui é sempre um pouquinho mais barato: roupas, cosméticos e perfumes.

Para quem gosta de compras ao ar livre, no centro da cidade tem uma área com várias lojas desde H&M (fast fashion), até lojas multimarcas vendendo Gucci e afins.

Outra dica é visitar a cidade preferencialmente entre os meses de abril a outubro (os meses mais quentes).

Outra dúvida que sempre recebo é sobre o que não fazer em Sofia, se é perigoso, etc. A Bulgária também é conhecida na União Europeia por ser um país não tão seguro como os outros, então, o que não fazer? Bom, primeiro, não precisa ficar em pânico, pois comparado com as cidades do Brasil, aqui é bem tranquilo.

As minhas recomendações são:

  • não andar à noite sozinho em lugares ermos;
  • tomar mais cuidado com seus pertences, pois existe bastante casos de furto;
  • não confiar em estranhos.

São aquelas recomendações bem básicas que todos nos já sabemos, mas que é sempre bom recordar.

Sofia é uma cidade para todos os bolsos e gostos, aproveite a cidade, a gastronomia local, museus e atrações que a cidade oferece, pois são muitas. Sofia é uma cidade com muita história e uma das capitais mais econômicas da União Europeia.

Planeje e aproveite!

Related posts

Castell de Guadalest

Thais Maciel Gomes

10 motivos para conhecer Æroskøbing

Cristiane Leme

Férias no Porto: o melhor destino europeu de 2017

Priscila Maranhão

11 comentários

Marcia Ramos Julho 29, 2017 at 5:09 pm

Olá Aimée
Muito bons os seus textos. Estou me programando para conhecer alguns países do leste europeu e a Bulgária está na lista. Gostaria de saber se você conhece algum guia que fale português.
Se puder me ajudar eu fico imensamente grata.
Parabéns pelos escritos e sucesso na sua morada na Bulgária
Abraço

Resposta
Aimée Bardella Aihst Julho 31, 2017 at 2:32 pm

Olá Marcia,
Eu conheço apenas guias que falam inglês, qualquer coisa fique a vontade para me mandar um email : [email protected]

Resposta
Marcia Ramos Agosto 1, 2017 at 6:42 pm

ok Aimée.
É que estou pensando em conhecer a Bulgária , mas não tenho fluência em inglês.
Você acha que é muito complicado, mesmo já indo com tudo reservado e bem planejado do que pretendo ver?
Agradeço, muito por sua atenção

Resposta
João Bosco Agosto 25, 2017 at 6:34 pm

Olá Aimée, estou indo pra Sofia, não falo nada além de português. Estou a dias querendo saber sobre a imigração como funciona aí!? E não encontrei nada. Preciso saber se levando minhas passagens e hospedagens em português, tem problemas.

Resposta
Aimée Bardella Aihst Setembro 4, 2017 at 9:46 am

Ola João,
funciona como os outros países da união
européia.
O passaporte tem que ter a validade de pelo menos
mais 6 meses, e ter em mãos passagem de volta,
informações da sua hospedagem, nada fora do comum.
Desculpa pela demora em responder!
Espero ter ajudado 🙂

Resposta
uilson Agosto 31, 2017 at 12:34 pm

Alguém já achou algum guia em Sofia que fale português?

Resposta
Daniel Maio 4, 2018 at 2:50 pm

Olá Aimée!! Vou a Sofia em junho. Você indica algum restaurante(s)? Qual a comida de rua que não posso deixar de provar? Indica atrações/entretenimento fora do circuito comum? Obrigado, antemão.

Resposta
Rondineli Silva Novembro 1, 2018 at 12:31 pm

Oi Aimée, estou planejando um tur pela europa em março do ano que vem, e queria passar pela Bulgária, queria pegar algumas informações com você, pode me chamar no whats?? 55-32-98814-3829.

Resposta
Liliane Oliveira Novembro 2, 2018 at 1:25 pm

Olá Rondineli,
A Aimée Bardella Aihst, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Raissa Braúna Moreira Lima Janeiro 28, 2019 at 4:29 pm

Ola Aimée,
Queria agradecer as dicas . Estou pensando em fazer um roteiro de 04 ou 05 dias pela Bulgária , incluindo Sofia e mais alguma outra cidade que estou estudando . Gostaria de saber se você teria algum (a) Guia que fale em Português para indicar . Adoramos saber de particuridades das cidades que visitamos .
A outra coisa é , além da Capital , qual cidade você nos recomendaria conhecer ?
Obrigada

Resposta
Liliane Oliveira Janeiro 28, 2019 at 11:34 pm

Olá Raissa,
A Aimée Bardella Aihst parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação