Um pedaço do Brasil na China
Sou a Tati, moro na China há 10 anos e tenho muita história para contar.
Eu sou uma pessoa que gosta de ajudar, de me inteirar, de fazer pelo próximo, especialmente o “próximo que está próximo”, e apesar de já ter pensado na ideia de escrever, nunca tinha ido adiante com ela. Com a oportunidade de colaborar com o BPM, pude ver que é uma possibilidade real e acho que recebi o último empurrão que precisava.
Moro na cidade de Dongguan, no sul da China. A cidade fica a mais ou menos 2 horas de carro da famosa e linda Hong Kong. Dongguan é uma cidade bem grande, bonita e cada dia mais moderna, certamente nada parecida com a China que todos vocês imaginam. E a maior diferença para mim, brasileira, é justamente isso: os brasileiros que aqui vivem.
Dongguan é uma cidade com muitos estrangeiros e especialmente, muitos brasileiros. Temos uma comunidade bastante grande atuando e se apoiando em diversos segmentos. Ter essa comunidade torna o fato de vir morar na China muito mais fácil, pois aqui temos um pedacinho de Brasil.
A maioria das famílias aqui instaladas são gaúchas, oriundas do setor coureiro-calçadista que em meados dos anos 90 começou a entrar em crise. Com a crise, muitas empresas buscaram não só materiais com custo inferior, mas também viram que seria possível se instalarem aqui com uma mão de obra mais baixa. Com isso, muitas famílias começaram a se mudar para cá, o que não foi diferente com a minha.
No ano de 2006 meu noivo na época recebeu novamente a proposta de vir trabalhar na China. Com o mercado cada vez mais em decadência no sul do Brasil, tomamos a difícil decisão de largar tudo – família, amigos, faculdade – para virmos nos aventurar sem saber ao certo o que esperar. Isso aconteceu com muitas famílias.
O fato de já termos amigos na cidade facilitou um pouco. E viemos, de mala e cuia – literalmente, pois gaúcho que é gaúcho não esquece o chimarrão jamais! Na época, já havia uma pequena creche de brasileirinhos que, com o passar do tempo, foi aumentando; já havia a AMBD – Associação de Mulheres Brasileiras em Dongguan, um grupo que ajuda entidades carentes da região; uma churrascaria, comandada por um chef brasileiro; o Boteco Brasil – restaurante de comida brasileira, servindo de pequenos lanches até o nosso famoso X-burguer ou nosso prato querido de cada dia, arroz com feijão.
Com o passar do tempo a comunidade foi se organizando ainda mais, existindo hoje profissionais das mais diversas áreas como fisioterapeutas, esteticistas, cabeleireiras, manicures, doceiras e confeiteiras com as mais diversas delícias, artesanatos, entre outros. Além disso ainda surgiram grupos culturais, sendo o mais conhecido o PTG CHINA VEIA, que através de encontros, músicas, danças e festas maiores, estendidas à toda comunidade, celebra sempre a nossa cultura gaúcha.
Já as esposas, a maioria vem para cá sem trabalho, vindo na verdade acompanhar o marido. Com isso forma-se a base da comunidade, com cada uma fazendo o que pode e como pode. No começo pode ser difícil pensar em largar tudo e vir para cá para ser “apenas uma dona de casa”, o que, com o passar do tempo, vemos que em alguns casos é quase que preciso. Para algumas, a problemática se dá por não falarem o idioma; para outras, é falta de experiência na área de trabalho oferecida. Há ainda as que decidam ficar em casa por causa dos filhos, do trabalho de casa, por questão de organização ou tão somente por opção.
Filhos, aliás, são outra questão ampla a ser abordada. Eu engravidei e dei à luz a meus dois pequenos aqui. Mas sempre é uma dúvida muito grande que passa pela cabeça de qualquer grávida na cidade a questão de escolher entre ter os filhos aqui ou ir pro Brasil. Isso é assunto que deixarei para um próximo post. Depois que os pequenos crescem, surgem as dúvidas quanto às escolas.
Posso dizer com total certeza que viver em Dongguan é muito bom. É com certeza um desafio, mas e que graça teria se não fosse? De todas as visitas que eu já recebi, todos, sem exceção, gostaram.
A diversidade cultural e gastronômica que temos com certeza ajudam a garantir esse veredito. Quer comida tailandesa? Tem! Quer comida coreana? Tem! Quer comida alemã? Tem! italiana? Ih, perdi a conta de quantos temos. Isso com certeza não era assim há 10 anos quando cheguei, mas com tantos estrangeiros tentando sua vida aqui, as opções aumentaram.
Em Dongguan formamos a nova família com os amigos que conhecemos. Superamos toda a saudade, passamos toda a aflição e nos apoiamos uns nos outros. Passamos juntos todas as datas comemorativas, choramos de saudades no Natal, festejamos no Ano novo! Nos felicitamos a cada aniversário e pouco a pouco vamos descobrindo naquele amigo um grande irmão, um grande companheiro que a vida nos dá!
Assim vamos seguindo, juntos e fortes, enfrentando cada desafio que essa China nos oferece.
Recentemente tivemos amigos que foram encarar os desafios em outro país ou voltaram para o Brasil e posso dizer, com total certeza, que deixar Dongguan e essa nova “família” que aqui se forma é tão difícil quanto foi deixar nossa querida terra natal para vir para cá.
Até o mês que vem!
14 Comments
Amei Tati….É muito burocrático morar na China?
Obrigada, Daiana….
As leis sobre vistos aqui mudam frequentemente. Mas alem de burocratico, esta caro viver por aqui. Fazer visto frequentemente é complicado, e os vistos de 1 ano ou mais tambem estao bem caros. Para quem tem “permissao de trabalho” ou “permissao de residencia” é um pouco burocratico para o primeiro visto, devido ao grande numero de documentos traduzidos para o chines que a policia chinesa pede. Apos isso fica facil renovar o visto, contanto que esteja na mesma empresa. Mudando de empresa, recomeca todo o processo.
Fica ligada que mes que vem tem mais assuntos sobre Dongguan.
Beijos
Adorei teu texto! Parabéns pela iniciativa! Vou ficar aguardando os próximos! Beijos
Oi, Li! Obrigada!
Curte a pagina do BPM, todo mes sai um artigo! Se tiver dicas de assuntos daqui, me envie tambem! beijos!
Simplesmente Super!
Artigo leve, e, ao mesmo tempo, consistente em conteúdo e formação.
Sucesso!
Abraço!
Muito Obrigada Ana!
Super feliz em fazer parte da familia BPM!
Abracao!
Oii, vc tem dicas sobre o Chinese new year ? quero visitar a China e Hong Kong durante esse período ano que vem ????
Ola, Isis…
O Chinese new year no proximo ano sera mais cedo, ainda em janeiro.
é um period bonito na china, cheio de decorações e festividades. Porem, a grande maioria dos locais publicos bem cheios, pois é o maior feriado por aqui.
é bom se planejar e ter bastante paciencia para frequenter os lugares, bem como a travessia na fronteira entre hong kong e china.
Tem ideia de que cidades na China pretende visitar?
Beijos e ate a proxima
Adorei teu comentário. Gosto muito da Cultura chinesa . bjo.p
Obrigada Rosimere!
Fique ligada nos proximos artigos sobre a china!
Beijos
Tati, amei seu texto. Me passou uma grande alegria e uma positividade incrível. Adorei saber tbm que existe uma comunidade brasileira aí e para nos que estamos fora e muito importante termos suporte e poder ter essa convivência. Parabéns e estou aguardando seu próximo texto. Beijos
Tati, eu estou em Shunde-Foshan, não muito longe de onde você mora. Me adiciona no wechat. Gostei muito do seu artigo!!!
Olá Simone,
A Tati Klaus infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM
Tati, boa tarde.
Bom, meu nome é Fernando. Moro no Brasil mas conheço algumas pessoas na China, por meio do WeChat. Pretendo ir para Dongguan, onde você está. Eu sou aposentado e aqui posso viver da minha renda em São Paulo sem grandes percalços. Mas, lendo as tuas publicações, fiquei preocupado. R$ 8 mil Reais parece que não dá para passar uma vida normal por aí, pelo jeito. Há como eu saber sobre trabalho, comunidade, pós graduação em alguma faculdade? Tive proposta para estudar em Macau mas desisti por conta de minha filha, que criou um caso tremendo. Agora que ela pode se virar só, pretendo ter uma vida independente. Aqui sou advogado atualmente, mas sou militar do Exército reformado. Eu preciso saber de algum modo de ficar em Donguan, tanto por brasileiros como por haver uma amizade que tenho faz anos e que me pediu para visitar, ficar na China. Sei que não é fácil, então, preciso de informações que possam indicar como acertar tudo para viver na China sem os percalços das rígidas regras chinesas para estrangeiros. Obrigado, desde já, mesmo que não possa me ajudar nessa empreitada. souzafilho.adv@gmail.com