BrasileirasPeloMundo.com
Carnaval Pelo Mundo Croácia

Visões de uma carioca sobre o Carnaval croata

Janeiro terminou, e o que nos espera? Carnaval, é claro! Como uma carioca vivendo em terras croatas, essa época do ano é uma das mais aguardadas. E uma das perguntas que me fiz quando me mudei pra cá há 7 anos foi: tem Carnaval na Croácia?

E depois de ter passado alguns Carnavais por aqui, vou falar nesse post sobre as minhas impressões a respeito dessa festa especial, e tentar mostrar as minhas visões sobre o Carnaval na Croácia.

Comparação entre os Carnavais carioca e croata

Bem, todo mundo já está careca de saber que o Rio de Janeiro tem o melhor e maior Carnaval do mundo, certo? Não estou afirmando que os outros estados brasileiros também não sejam referência à cultura e folclore nacionais, por sinal riquíssimos. Eu falo, dessa maneira, sobre o ponto de vista de uma carioca expatriada, e que busca por aqui traçar um paralelo entre o Carnaval croata e o que acontece no Rio de Janeiro.

Para quem nunca imaginou, o Carnaval de Rijeka (cidade portuária e uma das mais importantes da Croácia) é considerado o terceiro maior do mundo e, coincidentemente, a palavra rijeka quer dizer rio em croata! Nada mais parecido, não é verdade? Seguindo o mesmo calendário das festividades no Brasil, por aqui também há um desfile gigantesco pelo Korzo (rua principal de Rijeka), com carros e alegorias e muita animação. Assim como no Carnaval carioca, os desfiles e escolhas dos grupos se baseiam muito em temas voltados à realidade do país, como alusões à situação político-econômica atual, ou algum personagem folclórico, e também críticas à sociedade local. Tudo com muito humor e alegria.

Fantasias e Personagens

Agora, para quem acha que as fantasias são minúsculas como as usadas pelas beldades no Sambódromo, desculpe informar, mas não são, não. Até porque quem aguentaria ficar por mais de 5, 6 horas, exposto ao vento e frio que beira os 10 graus Celsius nessa época do ano aqui pela região? Eu estou sendo bem generosa em dizer 10 graus, pois a sensação térmica no corpitcho pode ser mais baixa ainda (carioca sente frio até com 20 graus, que dirá então com 10)… Porém, não posso deixar de mencionar que, sim, existem as corajosas, aquelas que não sente frio jamais e que encaram uma avenida do Samba com biquíni e algumas plumas na cabeça. Sim, são muito corajosas!

Leia também: Os primeiros passos na Croácia

Foto: Pixabay.com

Falando um pouco mais do Carnaval em Rijeka: quem já viu ou já esteve alguma vez participando de um baile de máscaras ao estilo Veneza? Pois assim também acontece em Rijeka. Pelo clima ser mais frio do que no Rio de Janeiro (claro!), muitas pessoas usam aquelas fantasias de gala, com máscaras decoradas, luvas e muita, mas muita roupa mesmo. Dá um charme a mais ao Carnaval do lado de cá.

E quem pensa que por aqui não existe aquela tradição de passagem da Chave da Cidade está enganado! Tem também a eleição da Rainha do Carnaval e do personagem principal, que eles chamam de Mestre, ou o Guardião da Chave da Cidade. Ele é quem vai determinar a Abertura Oficial das Comemorações do Carnaval em Rijeka. Não é o Rei Momo carioca, mas tem sua originalidade.

E quantas pessoas geralmente vêm para assistir o Carnaval pelas ruas do bairro? Olha, não podemos comparar com o Rio de Janeiro, já que a população total da Croácia não passa de 5 milhões. No entanto, a cidade é invadida por turistas de todos os cantos da Europa, que, buscando sair um pouco das montanhas cobertas de neve nessa época do ano, prestigiam essa festa fantástica e atraente na Croácia. De acordo com o Censo do ano passado, mais de 120 mil espectadores participaram e se divertiram com os desfiles na cidade, além de se esbaldarem em festas e bailes de máscaras realizados nas casas de eventos e clubes locais. Para se ter uma ideia, em 2018, o Carnaval de Rijeka ganhou o prêmio de  Simplesmente o Melhor , principalmente por se destacar como um grande evento na área de turismo do país, que costuma receber tantos visitantes durante o verão.

Carnaval em Split

E o Carnaval em Split como é? Considerado o principal evento do inverno, esse ano terá início no dia 25 de fevereiro e vai até 5 de março. Tem a premiação da melhor fantasia, e o ganhador recebe 1000 kunas (aproximadamente 160 euros). Tudo por aqui lembra também o famoso Mardi Gras em Nova Orleans, nos EUA : muita gente pelas ruas fantasiadas, crianças brincando e desfilando seus trajes, e até mesmo cachorros vêm paras ruas principais da cidade para mostrar seus modelitos! O Baile Infantil geralmente acontece no Sábado de Carnaval pela manhã, acompanhado do Baile dos Animais de Estimação. Concertos de música, incluindo samba, salsa e muita música latina, prometem fazer os turistas e locais dançarem e se divertirem bastante, mesmo sob temperaturas abaixo de 10 graus. Mas quem se importa com o frio nessas horas?

Leia também: Uma nova vida na Croácia

E na Terça de Carnaval tem a leitura da sentença do Krnjo, que se assemelha ao que fazemos no Brasil, “malhar o Judas” . O Krnjo é o responsável por todos os problemas que rolam na cidade, e na Pjaca (a praça principal de Split), logo depois da procissão, o “Judas” croata é queimado.

Enfim, mesmo sendo bem diferente do Carnaval brasileiro, a alegria e vontade de se divertir durante essa época, da qual eu particularmente sinto falta, acabam sendo semelhantes no final, e a gente vai se adaptando e aprimorando do nosso jeito.

Para mais informações sobre o Carnaval na Croácia, clique aqui.

Related posts

Carnaval de Londres

Simone Pereira

Dicas de passeio saindo de Dubrovnik

Marília Oliveira

O Carnaval na Bélgica

Bruna Cely Silva

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação