BrasileirasPeloMundo.com
Irlanda Vistos & Cidadanias Pelo Mundo

Visto de estudante para brasileiros na Irlanda

Se você não tem cidadania europeia mas quer estudar na Irlanda, seja para fazer um curso de inglês, graduação, mestrado ou doutorado, terá que seguir as  regras da imigração local para não europeus, e apresentar as seguintes documentações:

Passaporte válido: a data final de validade do passaporte tem que ser superior à data final do visto. Ou seja, se você pretende ficar na Irlanda até dezembro de 2016, seu passaporte deve estar válido até janeiro de 2017, no mínimo.

Ao desembarcar na Ilha Esmeralda, o seu passaporte receberá um carimbo provisório, garantindo 1 mês de estadia durante a qual você deverá colocar o restante da documentação em ordem e solicitar o visto definitivo no escritório da imigração.

Carta de matrícula escolar (Enrolment Letter): a escola manda esse documento para você, após pagamento do valor total do curso, por correio ou por e-mail.

Se o recebimento for online, imprima o documento com a melhor qualidade possível, porque você vai precisar apresentá-lo, ainda no aeroporto, no guichê do Controle de Passaporte da Imigração irlandesa e, talvez, em alguma conexão na Europa.  A carta deve informar a duração do curso, que as aulas são em período integral, e que todo o valor já foi pago, ou não garantirá a sua entrada no país.

Comprovante de acomodação provisória (Confirmation of Accommodation): é necessário comprovar o mínimo de uma semana de acomodação já contratada e paga – pode ser em casa de família, residência da escola, hotel ou albergue. No Controle de Passaporte, basta apresentar a carta de confirmação da reserva.  A escolha pode ser feita por meio de agência, da escola, ou você mesmo pode cuidar disso. Sobre a acomodação definitiva, você pensa depois – leia mais sobre isso aqui.

Morgue File
Morgue File

Garantia financeira (Evidence of Finances): para permanecer na Irlanda durante o tempo máximo permitido para estudantes não europeus, é preciso comprovar que você possui 3 mil euros disponíveis para se manter durante os primeiros meses na Irlanda.

Você pode trazer esse valor em cartões pré-pagos tipo travel card money e apresentar o extrato para o agente da Imigração, caso solicitado, ou pedir para um oficial acompanhá-lo até um caixa eletrônico para verificar o balanço, por exemplo, caso ele duvide do comprovante. Após a emissão do visto definitivo, você pode usar esse dinheiro como quiser.

Seguro-Saúde internacional ou irlandês (Health/Medical Insurance): o seguro de saúde é obrigatório.  E hospital público não é sinônimo de gratuito na Irlanda, onde mesmo os irlandeses precisam pagar seguros semelhantes, exceto os que comprovam estar passando por dificuldades financeiras.  

Você tem duas opções: adquirir o seguro governamental irlandês, mais barato, mas que dá direito a atendimento apenas no país e tem valores relativamente baixos de cobertura; ou optar por um seguro internacional de estudante, que cobre toda a Europa e tem coberturas mais generosas. Ambos podem ser contratados por meio de agência ou diretamente com a escola.

Lembre-se ainda de que se trata de um seguro e não de um plano de saúde, o que significa dizer que consultas e exames de rotina não são cobertos, apenas emergências. 

Leia também: como obter a cidadania irlandesa

Taxa de emissão do visto: atualmente no valor de 300 euros, pagos diretamente à Imigração, após a sua entrada no país, exclusivamente por meio de cartão de crédito ou de débito (dinheiro em espécie não é aceito).  Tenha em mente que o oficial no aeroporto pode pedir para ver este valor também, por isso ele não deve ser parte dos 3 mil euros da garantia financeira.

Passagem de retorno ao Brasil: pode ser solicitada em qualquer aeroporto, mesmo durante escalas, e no escritório da Imigração em Dublin. É preciso que esta tenha data anterior ou igual ao último dia de visto.

De posse desses documentos, você deverá marcar um horário para ir até a imigração e fazer o seu registro, pagando a taxa de 300 euros devida. Você receberá um cartão, chamado de GNIB card, o qual terá a data de fim do visto e o status que lhe foi concedido, no caso o stamp 2.

O visto de estudante é concedido por 1 ano para estudantes de curso de nível superior e, no caso de estudantes de inglês e outros cursos por apenas 8 meses. Nesta categoria, o visto pode ser renovado por três vezes, totalizando 2 anos sob as novas regras. Após esse período, o estudante não europeu deve retornar ao seu país de origem ou ingressar em um curso universitário.

No total, é possível permanecer na Irlanda por até 7 anos com o visto de estudante.  Ao fim deste período, alguns estudantes graduados podem solicitar uma extensão do visto, por um período de 1 ano, para procurar emprego. Caso não consiga, deve retornar ao Brasil.

As regras do visto de trabalho para estudantes também foram alteradas (e essas já estão em vigor).

Por fim, é importante ressaltar que seu visto de turista é suficiente para até três meses de estudos – ou seja, para cursos com essa duração ou inferior não é preciso comprovar nada.

Related posts

Visto tipo U para morar nos Estados Unidos

Alessandra Ferreira

Como obter documento e visto de trabalho em Dubai?

Juliana Perim

Como requerer o documento de residência na Turquia

Juliana Lima

34 comentários

Alexander Novembro 29, 2015 at 10:21 pm

Esses anos como estudantes no país, contam para um possível pedido de cidadania?

Obrigado!

Resposta
Luciana Damasceno Novembro 30, 2015 at 8:58 am

Oi Alexander. Infelizmente, eles não contam. Visto de estudante é considerado como visto temporário, e só o de residente é que conta. Espero ter ajudado e obrigada por ler e comentar.

Resposta
Adriano Nadalon Novembro 30, 2015 at 5:46 am

Muito bom trabalho obrigado muito útil

Resposta
Luciana Damasceno Novembro 30, 2015 at 8:56 am

Obrigada a você ler e comentar. Boa sorte!

Resposta
Shirley Carvalho Dezembro 1, 2015 at 3:14 pm

É possivel eu entrar na Irlanda como turista? e caso eu decida ficar la eu posso contratar um curso de ingles la mesmo? Assim eu posso mudar meu visto para estudante por 6 meses, ao inves de 3 meses como turista? Como vc disse na materia eu tenho 1 mês para providenciar isso ne? moradia, seguro, curso etc.

Resposta
Luciana Damasceno Dezembro 1, 2015 at 5:38 pm

Oi Shirley. Obrigada por ler e comentar. Não é permitido trocar o visto de turista pelo de estudante. Como brasileira, você pode entrar como turista, ficar por três meses, e, nesse período visitar escolas e fechar moradia. Mas você terá que sair da Irlanda e entrar de novo para dar entrada no visto de estudante, e o tempo começa a ser contado a partir daí. Espero ter esclarecido a sua dúvida.

Resposta
Shirley Carvalho Dezembro 1, 2015 at 10:32 pm

Oi Luciana, obrigada pela resposta. Eu tinha feito outra pergunta mas nao estou achando. Então, nesse caso eu tenho que voltar ao Brasil ou posso ir a Londres ou outro pais e retornar a Irlanda e pedir o visto de estudante? E eu devo pagar 2 vezes os 300 euros de visto, um para turista e outro para estudante? Obrigada

Resposta
Luciana Damasceno Dezembro 1, 2015 at 11:36 pm

Oi Shirley. No momento, vc pode sair da Irlanda e ir para qualquer pais e entrar de novo como estudante. Mas, as coisas estão mudando todos os dias, então sugiro que vc vá até a imigração qdo já estiver aqui como turista e esclareça isso. O visto de turista não é pago não. Obrigada mais uma vez.

Resposta
Bruno Dezembro 10, 2015 at 11:01 pm

Ola Luciana tudo bem?
Muito bom e muito esclarecedor o seu blog. Parabens!
Meu caso se encontra exatamente nesta situacao. Estou na Irlanda como turista e gostei.
Agora quero fazer o curso de ingles.
Eu visitei uma escola de ingles e la eles me falaram que minha passagem de ida teria que sair do Brasil e que eu nao poderia fazer um bate e volta dentro da Europa.
Soube que algumas pessoas fizeram bate e volta e deu certo.
Sera que fica a merce da sorte ou realmente ele estava enganado?

Obrigado

Luciana Damasceno Dezembro 11, 2015 at 8:43 am

Oi Bruno. Obrigada por ler o artigo e comentar. É como eu respondi no post acima: as regras estão mudando quase que diariamente. Se a escola te orientou dessa forma, é porque eles têm conhecimento de alguma novidade nesse sentido. Se você ainda estiver em dúvida, você pode ir até a imigração e perguntar a eles diretamente.

Richard Mattos Fevereiro 23, 2016 at 11:16 am

Olá Luciana,
Gostei imenso do seu blog e de suas matérias, parabéns pela iniciativa, tem ajudado muito.

Meu caso é diferente dos demais. Vivo na Europa a alguns anos, em Lisboa propriamente, tenho documento de residência em Portugal, mas ainda não sou cidadão europeu, não tenho cidadania, e tenho um filho de 15 anos que cursa o 9º Ano aqui em Lisboa, e gostaria de enviá-lo para Irlanda para estudar lá, entretanto tenho dúvidas sobre a documentação que ele irá precisar, ou seja, preciso solicitar visto para ele dar seguimento aos estudos, 10º, 11º, 12º…, ou posso simplesmente inscreve-lo numa escola irlandesa e fazer uma simples transferência de Portugal para Irlanda?

Sei que é um pouco confuso, mas veja se podes me ajudar.

Resposta
Luciana Damasceno Fevereiro 23, 2016 at 7:32 pm

Olá Richard, obrigada por ler, comentar e pelos elogios! Infelizmente, não tenho conhecimento de como isso funcionaria no seu caso, principalmente porque o seu filho é menor de idade e não tem cidadania europeia. Sugiro que vá até a Embaixada da Irlanda em Lisboa e busque por informações mais seguras sobre isso. Desculpe não poder ajudar mais e boa sorte!

Resposta
Richard Mattos Fevereiro 26, 2016 at 11:14 am

Obrigado Luciana pela resposta.

Só mais uma coisa, vi num post anterior a respeito dos menores só poderem ficar e estudar caso estejam legais, ou seja, estando ilegal não podem estudar. Podes confirmar?

Porque pergunto isto? Porque tenho uns “amigos” a viver em Irlanda, mas estes não estão comprometidos com as Leis de imigração, e para eles tudo é sempre muito fácil, do tipo: Vem para Irlanda mesmo como turista, traga os seus filhos menores e coloque-os para estudar numa escola Irlandesa, que irá aceitá-lo sem nenhum problema, porque o Governo do País não rejeita nenhuma criança estrangeira, e a partir daí os Pais destas crianças podem permanecer com elas no território Irlandês que o Governo não irá deportá-los, pois as crianças estão a estudar.

Como não estou nem um pouco inclinado a acreditar nas facilidades colocadas por nossos conterrâneos e meus “amigos” e por ter visto algo similar em um post anterior, decidi colocar esta questão:

Será possível entrar como turista, matricular as crianças numa escola e depois ficar no País por mais tempo que a suposta “permissão” de turista?

Richard Mattos

Resposta
Luciana Damasceno Fevereiro 26, 2016 at 4:26 pm

Oi Richard. Desconheço esse tipo de procedimento, e me parece algo totalmente ilegal. Por isso, não recomendo nem a você nem a ninguém a tentar esse tipo de coisa – já que, para início de conversa, você estaria expondo a sua família a um processo de deportação. Além disso, visto de turista é para turismo, logo uma cortesia temporária concedida pelo governo do país em questão, e não justifica a necessidade de colocar filhos na escola. Espero ter ajudado e boa sorte.

Resposta
Richard Mattos Fevereiro 26, 2016 at 5:27 pm

Obrigado novamente Luciana, isso fortalece ainda mais a minha tese.

c.c. Maio 28, 2016 at 12:40 pm

Consigo pedir uma extensão de visto de um mês ou menos?
Tenho que pagar?

Resposta
Luciana Damasceno Maio 29, 2016 at 8:35 am

Oi Carolina! Então, via de regra, após o seu visto de estudante, você pode solicitar o seu visto de tursita que te dá direito a ficar mais três meses – mas não pode trabalhar nesse período. No entanto, a imigração pode não te conceder essa cortesia caso vc não tenha frequentado as aulas como deveria, por exemplo. O ideal é vc ir na imigração antes do seu visto vencer e verificar a possibilidade com eles, pois varia caso a caso. Obrigada pelo comentário e boa sorte!

Resposta
Narúbia Junho 22, 2016 at 5:26 pm

Olá Luciana, tudo bem? Me chamo Narúbia. Estamos organizando (eu, meu marido e minha filha de 9 anos) para irmos pra Irlanda ainda esse ano, mas tenho algumas dúvidas…
Não sei ainda qual visto pleitear, pois fico em dúvida quais as vantagens e desvantagens de 2 deles para o meu caso.
Bem… ainda estou em dúvida se tento o visto de estudante, com esse eu estudaria em um curso de 25 semanas. Meu marido e minha filha entrariam legalmente? Poderiam trabalhar e estudar, respectivamente?
Ou ainda, pensei se tento o visto de ministra religiosa, pois sou Teóloga e Capelã. Nesse caso do stamp 3, meu marido e minha filha entrariam legalmente e poderiam trabalhar e estudar, respectivamente?
Se você puder elucidar minhas dúvidas, serei muito grata…
Me perdoe tantas indagações, mas senti liberdade em fazê -las, pois percebi que você é sempre muito solicita e cordial com seus leitores!
Muito obrigada por sua atenção e disposição.
Um grande abraço!

Resposta
Luciana Damasceno Junho 23, 2016 at 3:08 pm

Olá Narúbia. Com um visto temporário de estudante, seu marido e filhao podem ter um visto concedido para te acompanhar, mas somente se vc provar que tem como sustentá-los no período em que vc vai ficar aqui. Sua filha poderá estudar, mas lembre-se de que a escola eh em ingles e que vc terá que conseguir vaga na escola. Seu marido não poderá trabalhar. Ainda assim, esses vistos podem ou não ser concedidos pela imigração irlandesa, não há garantia. Eles podem dizer, por exemplo, que se são apenas 25 semanas, não há porque conceder o visto para a sua familia, vc voltará muito em breve. Já o visto para ministro religioso eu não sei como funciona, pois isso peço que consiga informações junto à Embaixada ou Consulado irlandês mais próximo de você. Boa sorte e obrigada por comentar.

Resposta
Marcela Março 29, 2017 at 2:05 am

Luciana, tudo bem? Muito esclarecedor seu blog. Obrigada! É uma super ajuda.
Estou com uma situação: apliquei para uma pós-graduação e estou aguardando meu passaporte italiano chegar, caso não chegue antes das aulas começarem eu pretendo ir com visto de estudante. Até ai tudo normal, porem eu tenho um filho e um marido que fostaria que fossem comigo. O indicado é eu ir com eles e ao entramos no país informarmos que cou aplicar pro visto de estudante (com a carta da universidade) e meu esposo e filho ficarão comigo e que temos fundos para nos sustentarmos nesse período? Como comprovamos que conseguiremos nos manter durante a minha pós graduação? E você tem ideia de quantos euros estamos falando? Obrigada.

Resposta
Luciana Damasceno Março 29, 2017 at 6:42 am

Oi Marcela! Não tenho experiência nesse sentido, mas sugiro que vc busque orientação no serviço de apoio ao estudante estrangeiro da sua universidade. Com o visto de estudante vc não pode trabalhar mais de 20h por semana, e vc precisa apresentar 3000 euros para o seu proprio visto por 8 meses – a pós dura mais que isso, então podem te pedir um valor mais alto. E vc teria que sustentar duas pessoas, então seria lógico pensar que eles vão querer ver um mínimo de 9 mil euros. Mas, como disse, estou só especulando aqui, procure sua universidade ou o consulado irlandês no Brasil antes de embarcar, por favor.

Resposta
Marcela Março 29, 2017 at 11:01 am

Ok Luciana, muito obrigada!

Marcela Junho 17, 2017 at 1:47 am

Narubia, tudo bem? Eu vou fazer uma pos na Trinity e meu esposo e filho ficarao comigo por 2 meses e depois voltarão para o Brasil. Você conseguiu entrar em Dublin sem problemas com sua familia?
Agradeço antecipadamente por compartilhar.
Obrigada,
Marcela.

Resposta
Luciana Damasceno Junho 29, 2017 at 11:46 am

Marcela, se eles vão ficar só dois meses, vcs irão apenas comprovar que têm onde morar e como se sustentar (os três) por este período – comprovante de saldo bancário (tipo VTM), dinheiro vivo, cartões de crédito, etc. O visto deles será de turista (que permite estadia de até três meses) e é preciso apresentar passagem de volta dentro da data prevista. Na pior das hipóteses, é interessante tb que seu marido apresente contrato de trabalho ou outra prova de vínculo empregatício no Brasil. E toda a documentação do seu filho tb.

Resposta
Patricia Agosto 23, 2016 at 7:01 pm

Olá, Luciana!
Minha dúvida é a seguinte. Estou na Irlanda como estudante e talvez seja necessário eu voltar ao Brasil pra resolver umas questões por +/- uns 15 dias, eu perco meu visto de estudante? Algumas pessoas me falaram que seria mais seguro eu voltar pro Brasil por algum outro país da Europa. Outra coisa, mas ainda ligada a essa questão, seria necessário eu solicitar as férias oficiais, já que se tem direito a um percentual de acordo com o tempo já frequentado, me informaram que para cada mês de frequencia posso solicitar 1 semana, nessa proporção. Agradeço desde já se puderes me informar sobre essas questões.

Resposta
Luciana Damasceno Agosto 24, 2016 at 3:04 pm

Oi Patricia! Então, vc só pode se ausentar do país no seu período de férias autorizadas. E com o novo regime, vc só pode tirar férias no verão ou entre Natal e Ano Novo. Mas, converse com a escola e com a imigração para ver o que eles podem autorizar legalmente, já que se trata de uma emergência.

Resposta
Rafael Outubro 19, 2016 at 1:51 pm

Oi,
Arrumei acomodação fixa e estou pensando em cancelar minha estadia na casa da agência. Sendo assim, preciso de uma carta de acomodação. Qual modelo posso utilizar? Quem deve fazer, Irlandês ou meu contato mesmo do Brazil.

Resposta
Luciana Damasceno Outubro 20, 2016 at 9:20 am

Oi Rafael! Você precisa de uma carta-convite de quem vai te acomodar – não há um modelo específico para isso. È uma carta normal dizendo que vc vai ficar na casa da pessoa, com endereço da mesma, contatos. A carta precisa ser original (ou seja, a pessoa tem que mandá-la para o Brasil no seu endereço) e assinada pelo dono ou locatário do imóvel. E o ideal é que esta pessoa te espere no aeroporto, pq a imigração pode querer questionar isso. Se vc tiver alugado um local para vc, vc precisa do contrato assinado pelo landlord. Boa sorte!

Resposta
João Soares De Oliveira Neto Março 20, 2017 at 5:11 pm

Olá, estou querendo ir para a Irlanda passar 5 dias em Dublin, mas oque está me incomodando é que algumas pessoas que já foram disseram que eu não preciso de visto basta eu ter as passagens de ida e volta e comprovar minha estadia no hotel, mas, outras pessoas dizem que eu preciso do visto e comprovar os 3000 Euros! Por favor me tire essa dúvida, eu preciso ou não do visto para ir como turista?

Resposta
Luciana Damasceno Março 20, 2017 at 7:01 pm

Oi João! Visto de turista não exige comprovação de 3 mil euros. Isso é para visto de estudante. Vc só precisa ter as passagens como falou, comprovação de acomodação e cartões de crédito ou outra forma de comprovar que tem dinheiro suficiente para ficar na Irlanda por 5 dias.

Resposta
Ana Carla Outubro 3, 2017 at 1:05 am

Olá Luciana! Meu nome é Ana e estou indo pra Irlanda final do ano, vou visitar meu namorado que é irlandes e ttambém quero aproveitar esse periodo pra estudar, já tá tudo certo co escola, eu vou estudar por 2 meses e ficar 3 meses lá. E a minha dúvida é como ele me manda a carta convite sem dá problema, coloca que vou como estudante, como turista ou ou como os 2? Pois a escola vai me enviar a carta e tudo. Se você puder me enviei o modelo de carta que ele tem que me mandar. Muito obrigada.

Resposta
Liliane Oliveira Outubro 10, 2017 at 3:43 pm

Olá Ana Carla!
A Luciana Damasceno parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Irlanda.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM.

Resposta
Rafael Faccini Fevereiro 18, 2019 at 10:39 am

bom di!!

Eu no momento estou na Italia p fazer meu processo de dupla cidadania e minha intenção logo apos era mudar-se p Irlanda p estudar o ingles.
Porem meu visto de turista aqui ja acabou e eu ainda nao consegui concluir meu processo e estou ficando sem grana.
Eu poderia me matricular numa escola de ingles e tentar entrar no pais com visto de estudante sem ter maiores problemas com a imigração por eu estar ilegal agora em um pais da União europeia??
Obrigado pela ajuda desde ja!! abraço

Resposta
Liliane Oliveira Fevereiro 18, 2019 at 5:16 pm

Olá Rafael,
A Luciana Damasceno parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Irlanda que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação