Croácia – 6 motivos para morar na Croácia

16
1731
Mar Adriático. Fonte: Unsplash.
Advertisement

Morar em um outro país não é tarefa fácil, podemos nos sentir sozinhas e distantes da família e dos amigos, dos nossos hábitos e lugares que estamos acostumadas. Mas ser expatriada tem uma tarefa principal: observar e utilizar todos os pontos positivos do lugar em que vive, a fim de superar os obstáculos que aparecem no caminho! Neste texto, explico algumas boas razões para morar na Croácia:

1. Segurança

Em geral, a Croácia é um país extremamente seguro. Em Zagreb, por exemplo, não há mendigos na rua e há pouquíssimas pessoas pedindo dinheiro no farol ou no transporte público. As mulheres são respeitadas e podem voltar sozinhas às 3 horas da manhã com segurança. Como em toda cidade, há áreas em que é melhor evitar andar sozinho de madrugada, tanto homens quanto mulheres, somente por precaução. Durante o verão, as pessoas sentam em bares ao ar livre e podem, livremente, deixar suas bolsas ou mochilas na cadeira ao lado, sem medo de que alguém irá roubá-las. Claro que existem crimes, mas com uma frequência bem pequena. Desde 1998, houveram somente 35 assassinatos e 34 casos registrados de estupro na cidade litorânea de Split, que possui em torno de 180 mil habitantes. 

2. Clima

Apesar de ser um país pequeno, há variados tipos de clima em diferentes regiões da Croácia. Se frio não é a sua praia, o melhor é morar no litoral. Devido ao clima mediterrâneo, as temperaturas são amenas (não são negativas durante o inverno) e raramente cai neve. Na região montanhosa de Lika, no entanto, as temperaturas podem ser baixíssimas chegando até a -45ºC. Na capital Zagreb, o inverno mais intenso dura do final de novembro até começo de março, com temperaturas que podem chegar a -20ºC durante a época do Natal e do Ano Novo. Durante o verão (de junho a setembro) as temperaturas são bem altas, podendo chegar a 45ºC.

3. Baixo custo de vida

Como já disse aqui, o custo de vida na Croácia é baixo se comparado com os países da Europa Ocidental. Para aqueles que já têm uma renda, trabalham como freelancer ou são um nômades digitais, por exemplo, a Croácia é uma ótima opção para morar. Apesar de o nível de vida não ser tão alto como na Alemanha ou na França, por exemplo, a Croácia pode ser uma opção que inclui baixo custo de vida, sistema de ensino gratuito e de qualidade, segurança, dentre outras vantagens. Com um salário de mil euros, por exemplo, pode se viver uma vida muito boa por aqui.

Fonte: Unsplash

4. Natureza incrível

Quase 10% do território croata (7547,18 km²) é protegido por leis ambientais que proíbem o corte de árvores ou qualquer tipo de alteração da flora e da fauna. A Croácia possui 11 parques nacionais, sendo o mais famoso deles o Parque Nacional dos Lagos Plitvice, e 11 parques da natureza, sendo o mais famoso o Parque Velebit. Um dos rios mais longos da Europa, o Danúbio, passa por 180 km do território croata. Além desse, os rios Sava e Drava são os principais rios da Croácia, que percorrem respectivamente 562 e 305 km do território. Porém, a joia da Croácia é o mar Adriático, que com sua intensa beleza, impressiona milhares de turistas por ano, e é um dos maiores orgulhos dos croatas. Nunca diga que o lado italiano do mar Adriático é mais bonito do que o lado croata, se você não quiser participar de uma discussão amigável!

5. Receptividade do povo croata

Devido à problemas econômicos do país, a Croácia não é uma das primeiras opções de estrangeiros que procuram um novo país para morar. Isso leva a uma genuína surpresa por parte dos croatas quando você lhes diz que escolheu a Croácia para estudar, trabalhar ou morar. A comunidade de estrangeiros é bem pequena, então quando você conhece croatas, eles ficam extremamente felizes e fazem várias perguntas do estilo: “Mas por que a Croácia?”. Eles ficam ainda mais felizes quando, se for o caso, você diz que sua família é croata e que você “voltou” para conhecer suas raízes. Em geral, os croatas não têm nenhum tipo de preconceito contra brasileiros, pois para eles é uma novidade conhecer estrangeiros morando aqui.

6. Estilo de vida

A maioria dos croatas A-DO-RA ir ao cafés e ficar horas conversando com os amigos. É um hábito tipicamente croata, que tem origem na influência dos turcos, há séculos. Para os croatas, é quase que obrigatório ir tomar um café em um kafić todos os dias, e até podem ficar ofendidos se te convidarem para um café e você recusar! Além disso, todos os anos eles esperam ansiosamente o começo do verão. Zagreb, por exemplo, fica praticamente vazia durante os meses de julho e agosto, pois estão todos no litoral aproveitando a linda costa do mar Adriático. Quem pode culpá-los, não é mesmo? Pode-se dizer que o estilo de vida croata é bem tranquilo, as pessoas se preocupam com o futuro mas, ao mesmo tempo, sabem muito bem aproveitar o presente.

Existem vários outros motivos para morar na Croácia além destes citados! E vocês, o que acham?

Pozdrav!

16 Comentários

  1. sempre achei a Croata lindaaaa…. mas eu tinha receio em pensar na possibilidade de moradia por causa do preconceito. Como será que os negros são tratados neste país de beleza ímpar?

    • Oi Kely! A população croata é majoritariamente branca e bem homogênea, por isso os croatas não estão acostumados a verem negros por aqui. Quando veem negros, muitas vezes ficam encarando, não por preconceito mas por curiosidade mesmo. Eu, pelo menos, nunca vi nenhum negro ser discriminado pela cor da pele aqui em Zagreb. Abs, Nathália

      • Eu moro 25 anos na Suíça em Zurique, lá o povo suíço ideia os croatas, albaneses etc… então resolvi passar o verão em Split com marido e filhos, fiquei chocada o povo são mal educados, ficam encarando mesmo quando eu passo já que sou negra, não intendo hoje em dia não é novidade um negro andando na rua, nas televisões internet, todos os lugares vc encontra negros mas na croácias eles ainda vivem bem primitivo.

  2. Oi Natália! Estou indo fazer um programa de trainee nesse verão 2017, em Split. Há poucas informações sobre a Croácia, sobre a perspectiva de um brasileiro, então é bom ter seus posts! Queria te pedir uma coisa: se você souber contatos de brasileiros que moram em Split, pode me passar? Preciso de uma alma brasileira para me ajudar haha
    Te agradeço muuito!

    • Olá Carolina, tudo bem? No momento está aberto o concurso para as bolsas de língua croata até o dia 19 de junho. Segue o link https://goo.gl/JrBXUR. Os clubes croatas em São Paulo também têm curso de língua. E por fim, eu também dou aulas particulares de croata para estrangeiros! Espero ter ajudado, Nathália.

  3. Você por acaso é da família do saudoso sr. Cosmo Mocivuna, pai da Dona Lúcia, do João e do sr. Cosmo? Vim para aqui numa notícia sobre as disputas do mar territorial entre Croácia e Eslovênia. 🙂

  4. Boa noite Nathalia!!
    Gostaria de uma informação sua,se Zagreb já foi um dia Agram ou Agramo,pq estava tentando tirar dupla cidadania italiana achava que era da região de Trento, más achamos o sobrenome nome verdadeiro que é Mesic e novosel….
    Se tiver alguma informação agradeço!!!

  5. Olá,

    Meu noivo está tentando informações em como obter dupla cidadania.
    Seu avó materno nasceu em Karlovac e pelo que entendi, agora faz parte da Croácia.
    Poderíamos conversar por email?
    Grata
    Denise

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui