EUA – Um pedaço do Brasil em Astoria, Nova Iorque

0
322
Advertisement
Em Nova Iorque são faladas mais de 225 línguas e a cidade reúne milhares de culturas; uma mistura interessante numa única cidade. É até difícil achar os nativos de Manhattan, os “verdadeiros” nova-iorquinos, já que grande parte dos que moram ou visitam a cidade vêm de outras partes dos Estados Unidos ou de outros países. Aqui há de tudo do mundo inteiro; inclusive brasileiros e coisas do Brasil como restaurantes, supermercados, consultórios médicos, dentistas e salões de beleza.
Em Astoria, um bairro do distrito de Queens, parte da cidade de Nova Iorque com suas ruas tranquilas que parecem ignorar o ritmo frenético da cidade, há uma grande concentração de residentes brasileiros (a 2a maior comunidade brasileira) e, consequentemente, de serviços brasileiros. Deu saudades do Brasil? Então a minha dica é: saindo de Manhattan, pegue o metrô da linha amarela com direção a Queens (mais ou menos 20 minutos de trajeto dependendo da estação que você sairá de Manhattan), e vá passar algumas horas em Astoria, onde quase dá para se sentir “em terras brazucas”.

Astoria pode não ser tão bonita e encantadora quanto Manhattan, mas traz um clima calmo, quase de interior e com o atendimento mais amigável. Há até quem diga que lá é onde fica a verdadeira Little Brazil (nome de uma rua em Manhattan, onde há alguns comércios brasileiros).

Está feita a apresentação do bairro, sob o meu ponto de vista, então vamos a algumas dicas de onde exatamente ir para matar as saudades do Brasil:

Rio Bonito Supermarket (site): Mercado genuinamente brasileiro, onde é possível encontrar quase tudo o que é vendido em um supermercado do Brasil: requeijão, farofa, batata palha, queijo minas, linguiça calabresa, pão de queijo, tapioca etc. Além do mercado, no mesmo espaço há um pequeno restaurante com pratos típicos brasileiros feitos na hora! O famoso “PF” (prato feito) é uma delícia. Além da coxinha e, claro, do típico pastel “de feira” frito na hora. hummmm … Os preços podem chegar ao dobro (ou mais) se compararmos os do Brasil, mas temos que lembrar que, apesar de parecer, não estamos no Brasil (risos).

Rio Bonito Supermarket, em Astoria – NY. (Foto: Debora L Juneck)
Favela Grill (site): Eleita a melhor feijoada de Nova Iorque. Sim! Feijoada em Nova Iorque e não é o único local, há alguns outros espalhados pelo estado, mas este foi eleito oo melhor e eu tenho que admitir que é uma delícia mesmo! Vem acompanhada de arroz, couve e laranja! Tem como ser mais brasileiro do que isso? A casa serve também outros pratos famosos do Brasil como, por exemplo: picanha grelhada, churrasco, bife a parmegiana, moqueca e bobó de camarão. Vale a pena também pedir a porção de mini pastéis de entrada e uma caipirinha de pinga com limão. O atendimento é super cordial e tem show ao vivo de música brasileira todas as sextas e sábados, o que contribui para a atmosfera. Dá para matar as saudades “de casa”, com sabor.
Point Brazil (site): É um restaurante simples, com sistema de buffet e preço por quilo (bem Brasil!) Ótimo para uma refeição rápida com comidinha caseira. Minha sugestão é o clássico: arroz, feijão, farofa, couve e churrasco! Sim, churrasco! Tem uma churrasqueira com várias carnes e você escolhe o tipo de carne e também a quantidade. E guaraná acompanha, claro.

Copacabana Brazilian Restaurant (site): Outro restaurante com sistema de buffet e preço por quilo. Eu sempre como arroz, feijão e alguma carne tirada e cortada na hora da churrasqueira. A maminha e a picanha são ótimas. Além disso, ao lado do caixa, há coxinhas e brigadeiros. Se não quiser comer lá, eles têm embalagens descartáveis de diversos tamanhos para você levar. O preço é super justo.

Natura Spa (site): Salão de beleza tipicamente brasileiro, com aproximadamente 10 anos de existência, conta com funcionários e tratamentos brasileiros. Depilação, manicure, massagem, maquiagem, corte, escova etc. Tudo bem parecido com o que temos no Brasil. Vale lembrar que quando saímos do Brasil damos de cara com culturas diferentes da nossa e isso influencia nos tratamentos de beleza também. “Fazer a mão” fora do Brasil pode virar uma aventura não só arriscada (de você ter um resultado completamente diferente do esperado, por exemplo), como com preço alto (às vezes até abusivos). E o bom é que eles sempre fazem pormoções. Praticamente toda semana há alguma promoção diferente. Na última vez que fui, peguei a promoção de corte de cabelo + hidração com produtos Kérastase por $55! Isso em Nova Iorque é um preço excelente, tem local que cobra $80 só pelo corte.

Aqui em Nova Iorque você encontra todo tipo de comida brasileira, posso dizer que são pouquíssimas coisas que sinto falta do Brasil nesse sentido. Agora mesmo estou aqui, terminando esse post e comendo um chocolate Diamante Negro, que comprei em Astoria! Em Manhattan mesmo tem uma churrascaria brasileira que eu adoro, além de outros estabelecimentos, mas isso é assunto para um outro post.

Depois de morar 2 anos na África do Sul, onde não havia quase nenhuma oferta de produtos brasileiros e a cada ida ao Brasil eu voltava com uma mala só de coisinhas brasileiras, acho que eu estava merecendo morar em uma cidade assim. É um conforto para o corpo e para a alma para quem está tão longe, fisicamente, “de casa”.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui