O Sistema Educativo em Portugal – Parte I

163
27119
Advertisement

Para falar sobre “como estudar em Portugal” vou começar falando como funciona o sistema educativo português. Cada país tem o seu sistema educativo e cada um tem um tipo de ensino que é obrigatório. Atualmente, a escolaridade obrigatória em Portugal é até aos 18 anos.

Como muitos de vocês sabem, Portugal e Brasil tiveram uma história partilhada até 1822 quando então ocorreu a independência do Brasil. Naquele tempo em que o Brasil era colônia de Portugal e ainda não haviam faculdades e universidades no país, muitos filhos da elite brasileira vinham para Portugal para fazer seus cursos superiores e muitos faziam o curso de Direito na Universidade de Coimbra.

Atualmente, embora as políticas educativas provavelmente não sejam as mesmas, o Brasil herdou muitas coisas da educação do tempo da colonização portuguesa como tem sido estudado por vários pesquisadores.

Neste texto vou explicar como é a escolaridade em Portugal comparativamente ao Brasil, informar sobre como é o sistema educativo português e como um brasileiro em qualquer idade pode ingressar no sistema educativo em Portugal. Isso pode ser importante para quem quer continuar a estudar em Portugal e também para quem tem filhos em idade escolar, que vem para o país e as crianças precisam entrar na escola.

Então vamos falar quais são os graus de ensino por aqui.

1 – Educação pré-escolar: também chamada de educação de infância tem como alvo as crianças dos 3 aos 5 anos, é de frequência facultativa e existem jardins-de-infância particulares e públicos. Os públicos são gratuitos. Embora sejam facultativos, as crianças acabam por ir para a escola muito antes dos 3 anos porque grande parte das mães trabalham fora e as crianças, não tendo com quem ficar, vão para a escola.

2 – Ensino Básico: O ensino básico é dividido em:

– 1º Ciclo, do primeiro ao quarto ano para as crianças dos 6 aos 10 anos;

– 2º Ciclo que inclui o 5º e 6º ano para as crianças dos 10 aos 12 anos;

– 3º Ciclo que vai do 7º ao 9º ano para as crianças de 12 a 15 anos.

Essa escolaridade corresponde ao ensino fundamental no Brasil. As notas no ensino básico são de 1 a 5.

Uma das maiores diferenças entre os sistemas brasileiro e português começa aqui. Quando um adolescente termina o ensino básico e vai entrar no ensino secundário terá que optar por qual área de ensino quer seguir, que poderá ser científico-humanístico (os que servem para prosseguir estudos), tecnológico, artístico especializado ou profissionais. Na prática isso quer dizer que quando termina o ensino básico o estudante optará por quais disciplinas irá cursar no ensino secundário.

3 – Ensino Secundário: Inclui o 10º, 11º e 12º ano para os adolescentes entre os 15 e 18 anos. O ensino secundário corresponde ao ensino médio no Brasil, as notas vão de 0 a 20 valores, o estudante não terá todas as disciplinas como no Brasil e deverá ter frequência obrigatória em 5 disciplinas. As disciplinas escolhidas tem a ver com que curso superior que o estudante quer seguir. No final do ensino secundário o estudante fará o Exame Nacional e é a média das provas feitas que dará acesso ao ensino superior. Por exemplo, para entrar num curso de Medicina, a média mínima do último Exame Nacional foi de 18 valores e para entrar em Direito foi de 16. As médias variam de ano para ano e de universidade para universidade.

Algumas matérias são obrigatórias a todos como a língua portuguesa, língua estrangeira, filosofia e educação física. Mas, por exemplo, para um estudante que queira fazer Medicina como curso superior, durante o ensino secundário não terá que estudar matérias como geografia e história. Os que querem estudar algum curso superior em Artes não têm que estudar biologia, por exemplo.

E agora, para terminar, um brasileiro que venha para Portugal também poderá fazer o reconhecimento destes graus de ensino no país. Para isso, todo documento obtido no Brasil, como o histórico escolar e os certificados de conclusão de curso, para que sejam aceitos em Portugal devem ser reconhecidos em um Consulado Português no Brasil, antes de vir para Portugal. Crianças estrangeiras e/ou portuguesas que estudaram foram de Portugal terão que fazer a equivalência do ano de estudo concluído no país onde estudaram para poder dar continuidade nos estudos em Portugal. Informação adicional sobre equivalências pode ser obtida na página oficial da Direção-Geral da Educação, neste link.

No caso de crianças que tenham estudado no Brasil, os documentos devem ser reconhecidos num consulado português no Brasil e devem passar pela Embaixada Brasileira em Portugal para equivalência de notas. Após esse procedimento, os documentos devem ser entregues numa escola em Portugal que tratará do processo junto ao Ministério da Educação. Depois disso demora em torno de 30 dias.

Espero que essa informação ajude a todos que queiram ter os seus estudos reconhecidos em Portugal. Quem tem reconhecido o ensino médio pode tentar fazer um curso superior. Quer saber como fazer um curso superior em Portugal? Veja este link.

163 Comentários

  1. Boa tarde, Meu marido está trabalhando em Lisbia e estamos indo morar em Lisboa até o final do ano e tenho um filho de 6 anos que estuda em uma escola particular aqui no Brasil, gostaria de saber qual é o nível das escolas públicas em portugal comparando com as escolas do Brasil, pois aqui no Brasil não tem condições nenhuma de estudar em escolas públicas, o nível de ensino deixa muito a desejar.
    obrigada
    Sonia

    • Olá Sónia, bom dia! 🙂
      As escolas públicas em Portugal tem muito bom nível. A maioria das crianças e jovens estudam em escolas públicas.
      Se o seu marido está em Lisboa, peça para ele ir numa escola perto de onde pretendem morar para saber direitinho os documentos necessários para a criança poder ir logo para a escola.
      E lembre-se que aqui o ano letivo começa em setembro e termina em junho.
      Abraço
      Lyria

        • Sonia, você já está em Lisboa? Que escola matriculou seu filho? Ficarei 1 ano em Lisboa, a contar de Setembro/2015, e meu filho terá 6 anos, entrará no 1º ano do primeiro ciclo. Podemos trocar algumas informações?
          Abraços.

          • Oi Lucia, bom dia.

            Você ainda está em Portugal? Matriculou seu filho em alguma escola?
            Pública ou particular? Talvez eu tenha que morar em Lisboa, gostaria de ajuda em relação a escola.
            Tenho uma filha que faz o 3º ano do fundamental (que corresponde a uma série do 2º ciclo em Portugal).
            Obrigada

    • Olá Sonia, tudo bom?
      Como faz tempo esse post, gostaria de saber se fez a mudança, se seus filhos estão estudando em POrtugal e o que esta achando?
      Também queria saber sobre os documentos escolares que teve que regulamentar aqui no Brasil para levar para ai.
      Agradeceria demais sua ajuda.

  2. Olá Lyria, como vai?
    Antes de mais nada agradeço muito pelo seu blog, pois tem me elucidado várias questões. Por isso mesmo gostaria de relatar uma situação específica, imaginando que possa me dar dicas e algum encaminhamento,se isto for possível. É o seguinte:
    Sou pensionista do Estado, 51 anos, tenho uma renda que me permite pensar em viver em outro país com o objetivo de mudar de vida, ter um cotidiano mais sossegado, menos violento do que o do Brasil e ao mesmo tempo, oferecer ao meu filho uma experiencia nova, senão mais rica do que ele tem tido, então diferente, desafiadora, pois que precisaria fazer novas amizades, se adaptar a novas realidades e ao mesmo tempo estar próximo de outros países europeus, ampliando assim seus conhecimentos.
    O seu post sobre o ensino secundário em Portugal, foi definitivo para acendermos a chama da mudança em nós. Eu gosto muito de Portugal, já ai estive várias vezes e penso que seria interessante para o que buscamos. Meu filho está acabando o primeiro ano do ensino médio do Brasil, o que corresponderia ao 10 ano do secundário portugues, portanto ainda teria que cursar o 11 e 12 anos, até findar o secundário.
    Pergunto: Seria fácil nós conseguirmos um visto para nós dois de residencia ou de permanencia, para ele terminar o secundário? Será que eu também deveria fazer algum curso para conseguir os vistos? Aqui no Consulado em Curitiba, me foi dito que não é comum se autorizar a permanencia para estudos no secundário. Voce tem alguma informação a respeito?
    Outra questão, conheço Lisboa, Porto, Coimbra, Évora, Aveiro e várias outras cidades pequenas em Portugal, será que há muita diferença de custo de vida entre elas? Agradeço muito se puder dedicar um tempinho para as respostas, abraço, Claudia

    • Que bom que nossos posts tem ajudado [email protected] [email protected]!

      Claudia,
      Quanto às suas perguntas:
      1 – Eu não conheço nenhum caso de alguém que tenha o visto para o ensino secundário. O que acontece normalmente é o visto ser do pai e/ou mãe e claro, estende-se ao filho menor.

      2 – Há sim diferenças de custo de vida entre as cidades e regiões de Portugal e mesmo dentro da área metropolitana de Lisboa. Por exemplo, o alguns bairros de Lisboa e a linha de Cascais tem valores de aluguem mais alto. Quanto à alimentação, na região norte é mais barato. Em diria que, em geral, o norte e o interior é mais barato que Lisboa.

      Quanto à migração em si, o seu filho quer? A fase da adolescência não é a mais fácil para uma pessoa se adaptar a outro país.

      Quanto aos tipos de visto em Portugal, de acordo com a legislação atual, você pode consultar este link:

      http://www.sef.pt/portal/v10/PT/aspx/apoioCliente/detalheApoio.aspx?fromIndex=0&id_Linha=4771

      Muito obrigada! Lyria

  3. Olá, adorei o seu blog estou indo para Portugal fazer um curso de Mestrado e tenho 03 filhas ( uma de 02 anos e gêmeas de 13 anos) as adolescentes estão no nono ano, sei que o ano letivo começa em setembro qual a melhor época de matrícula?Quais as escolas que você me indicaria.

    • Olá Viviane,
      Muito obrigada pelo comentário! 🙂
      Penso que as inscrições das crianças são feitas em junho. Quanto às escolas, eu recomendo a escola pública. 🙂
      Vai depender do lugar que você for morar e ter vaga na escola.
      Boa sorte!

    • Olá Viviane, tudo bom?
      Como faz tempo esse post, gostaria de saber se fez a mudança, se seus filhos estão estudando em POrtugal e o que esta achando?
      Também queria saber sobre os documentos escolares que teve que regulamentar aqui no Brasil para levar para ai.
      Agradeceria demais sua ajuda.

  4. Bom dia Lyria. Achei muito instrutivo seu post sobre o sistema educativo de Portugal. Só tenho uma dúvida: o ensino básico e secundário é gratuito nas escolas públicas para filhos de estrangeiros que estão fazendo pós-graduação em Portugal?

  5. Oi tudo bem? Estou indo estudar em Portugal e meu filho de 13 anos está no 9o anos. Em julho fará 14 anos. Ele terá que iniciar o 9o ano em Portugal novamente? Ou seja perderá um ano quando voltarmos para o Brasil em um ano? Se ele fosse em janeiro, já terminado o 9o ano aqui conseguiria entrar direto no 10o, mesmo sendo o segundo semestre lá? Existiria a possibilidade dele fazer um teste em agosto para tentar passar para o 10o ano? Soube também que existem várias escolas bilingues de bom nível, acha q vale a pena? Obrigada.

    • Olá Adriana,
      Em breve comento mais sobre algumas de suas dúvidas.
      Quanto às escolas bilingues, sim, existem. Mas também depende de onde você vai morar e do que você quer, não é mesmo?
      Obrigada!

    • Olá Adriana,
      Quanto aos estudos do seu filho não posso afirmar o que acontece porque, são as escolas e o Ministério da Educação que darão a equivalência aos estudos que ele já concluiu para que possa continuar aqui. Para isso você terá que trazer os documentos escolares deles reconhecidos por um consulado português no Brasil para que tenham validade em Portugal. Para isso, sugiro que entre em contato com o consulado português mais próximo de sua residência no Brasil. Eles poderão te informar como deve proceder.
      Quando você voltar para o Brasil, terá que reconhecer os documentos portugueses no consulado brasileiro em Portugal.
      Sim, existem escolas bilingues mas, a escola pública também tem ensino em inglês (se é isso que você quer) e o nível é bom e as crianças e jovens saem do ensino público falando inglês.
      Boa sorte!

    • Olá Adriana sou brasileira e meu esposo português sei que o post é antigo porém foi o único que encontrei na internet baseado nas informações que preciso, tenho uma filha de 13 anos nas mesmas condições que o teu e não encontro qualquer informação de que ela terá que refazer o ano que está a cursar, no teu caso como ocorreu?

      • Oi bom dia! Estamos indo p Portugal ano que vem, minha filha vai estudar até julho no caso as férias do Brasil, depois viajamos! Então ela cursará o 7 ano só meio semestre! Daí ela começará o 7 ano novamente? E na volta p o Brasil, ficará atrasada 1 ano! É isso? Essa é minha dúvida! Pq o ideal é que ela estudasse o primeiro semestre aqui no Brasil e já entrasse p o 8 ano lá! Desde já agradeço!

        • Olá Lidiane,
          A Lyria Reis o parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas em Portugal.
          Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
          Obrigada!
          Edição BPM

  6. Oi,tudo bem? Eu e meu marido somos portugueses e temos uma filha tambem portuguesa,mas nos mudamos para o brasil em 2006, e em agosto desse ano iremos voltar a portugal
    Tenho uma filha de 15 anos que esta cursando o 1 do ensino medio aqui no brasil,queria saber se como ela chegara ai em agosto qual seria a situacao dela ela teria que repetir o 1 novamente?
    Muito obrigado

    • Olá Alana,
      Quanto a sua pergunta, você terá que trazer os documentos escolares da sua filha reconhecidos pelo consulado português da sua área de residência no Brasil. Chegando em Portugal esses documentos serão entregues na escola da área de residência de vocês em Portugal. É a escola e o Ministério da Educação que fará a equivalência e que dirão em que ano ela irá entrar. Eu penso (mas não afirmo) que ela terá que começar o 10º ano aqui, já que ela não concluiu o primeiro ano aí no Brasil.
      Mas veja pelo lado positivo! Serão muitas mudanças para ela.
      Boa sorte!

  7. Saudações Lyria,

    Excelente post, informações precisas! Perfeito!
    Sempre achei que o ensino no Brasil deveria ser como o de Portugal, onde no ensino médio escolhe a área que quer seguir, nunca entendi porque cargas d’Água eu deveria estudar física e química se eu queria ser era advogada …. Agora sim encontrei uma resposta para minhas frustrações brasileiras… Enfim achei seu post procurando por informações de escolas para criança em Portugal e gostei muito de saber como é a metodologia aplicada, estou pretendendo fazer um mestrado em Lisboa e a escola para minha filha estava me preocupando, agora não mais graças a você ! Se não for abusar muito da sua gentileza , tens informações sobre a área do direito para brasileiros? Será possível conseguir estágio remunerado enquanto se faz o curso de mestrado? Lyria, a coisa por aqui está preta, não ta dando pra viver aqui com tanta corrupção não, estou tentando buscar novas perspectivas, mas fico em dúvida se nós imigrantes somos bem quistos ai em Portugal, você acredita ser possível encontrar trabalho na área ? Ou nos restaria apenas os subempregos? Abraços , e novamente excelente post , tanto este quanto o do ensino superior!

    • Olá Christiane,
      O modelo português de ensino não é pior nem melhor que o brasileiro, é apenas diferente. Imagine, nem todos os jovens sabem aos 14 anos que profissão querem seguir. Aqui, se um jovem começa o 10º ano em uma área e decide mudar, tem que fazer novamente o 10º ano da outra área.
      Quanto às suas perguntas leia também os outros posts sobre Portugal pois tem um sobre “Inscrição na Ordem dos Advogados”. Infelizmente os estágios em Portugal não são remunerados. Em grande parte dos casos os imigrantes acabam realizando trabalhos fora das suas áreas de estudo e muitas vezes trabalho pouco qualificado e com baixa remuneração.
      Boa sorte!

  8. Lyria! Enfim tomei coragem para vir te incomodar um pouquinho… Já leio seu blog há um tempão! 🙂

    Deixa eu te contar uma mini história e pedir a sua opinião… Leve em conta, que eu sou extremamente positivo com relação a tudo, e eu acredito que qualquer pessoa que já passou por dificuldades no BR, consegue tirar de letra as dificuldades em qualquer lugar do mundo. (eu)

    Conheço a europa da visão turistica, mas também através de muitos amigos que foram, e conseguiram se estabilizar de maneira convencional, com uma vida normal, sem luxos, mas sem as indignações que passamos aqui.

    Muito em breve, terei uma verba disponível para por em pratica meu plano de nova vida em Portugal.

    Terei na média de 5 mil EUR para que eu possa me manter por 6 meses.Tenho planos de a principio, estudar inglês, ou realizar algum curso livre ou profisionalizante, pois minha intenção, é nesses 6 meses, encontrar um emprego.

    Trabalhei durante anos em empresas de Call Center aqui, inclusive na Teleperformance que possui unidades em Portugal, atualmente, sou aéroviário pela TAM.

    Você acha que é possível, neste período de seis meses, fazendo um cursinho e procurando o dia inteiro um emprego que me pague o suficiente para o aluguel e alimentação, encontrar algo?

    É muito provavel que eu vá em dois, e dai, a grana aumentará, $.$ e consequentemente os custos diminuirão, afinal, um aluguel de 500 cai pra 250, não é mesmo?

    Penso, que na pior das hipoteses, eu voltaria para o Brasil depois de seis meses, com pelo menos um inglês melhorado e a experiencia de ter passado esse periodo aí, mas pesquisando por cima, aqui do Br mesmo, encontro várias vagas, inclusive na própria teleperformance, com um salário de 8, 9 EUR por hora, o que pra mim, inicialmente estaria bom! Você concorda?

    Obrigado pelo seu tempo!!!

    Bjs

    Ramon

    • Olá Ramon,
      Muito obrigada por ler o blog!
      Cada caso é um caso e é muito difícil dizer que você vai conseguir emprego. Conheço pessoas que encontraram emprego em 2 a 3 meses e outros que não conseguiram nem em 6 meses. Porque você não tenta encontrar emprego pela internet? Assim, se conseguir, pode pedir um visto de trabalho num consulado português no Brasil.
      Se os seus planos incluem estudar inglês porque você não vai para um país cuja língua oficial seja o inglês?
      Quanto à informação que você fala do salário, você tem que ver o tipo de contrato e quanto é que é o salário líquido final porque 8 euros brutos podem virar 4…
      Boa sorte!

  9. Lyria Reis, gostaria de algumas informações, se possível, eu tenho a cidadania portuguesa, porém sou brasileiro e estou cursando o segundo ano do ensino médio no Brasil, gostaria de saber como eu faço para terminar o ensino médio em Portugal a partir do começo de 2016, eu teria que entrar em Setembro ? O ano letivo equivalente ao 3º ano brasileiro começa em setembro de 2016 ? Obrigado. Igor Corse

    • Olá Igor,
      Em Portugal o ano letivo começa em setembro por isso terá sempre que começar em setembro. Para estudar em Portugal o seu histórico escolar deve ser reconhecido por um consulado português no Brasil.
      Boa sorte!

  10. Boa Tarde Lyria, obrigada pelos esclarecimentos.
    Ainda tenho uma dúvida, se chegar em Portugal com meus filhos em Outubro consigo ainda matricula-los esse ano, ou eles perderão o ano? A escola aqui no Brasil pretende adiantar em 1 mês as provas para que possamos ir em Outubro.
    Estaremos indo para Braga, tem alguma diferença em relação à Lisboa?
    Grata pelas informações.
    Andreia

    • Olá Andreia,
      Em princípio as matrículas são feitas até junho para o ano letivo que começará em setembro mas, como a escolaridade é obrigatória provavelmente não haverá problemas. Não entendi o que quer saber sobre “se tem diferença em relação a Lisboa” mas, se for em escola pública normalmente os prazos são os mesmos, independentemente da cidade.
      De todo modo, é a escola que dirá em que ano os seus filhos irão frequentar. Lembre-se de trazer todos os documentos reconhecidos por um consulado português no Brasil.
      Boa sorte!

  11. Minha família e eu estavamos conversando a respeito de irmos a Portugal. Estou no 10º ano. As aulas em Portugal começa em setembro, e as minhas aqui terminam em dezembro. O que seria mais comodo, largar os estudo aqui e começar de novo ai, ou terminar aqui e fazer tudo de novo ai?

    • Olá Brunah,
      Você terá que entregar os documentos seus na escola e só a escola poderá dizer que ano você vai ter que frequentar.
      Por isso, só a sua família vai poder decidir o que será melhor pra vocês.
      Boa sorte!

  12. Olá Lyria: parabéns pelo trabalho.
    Sou brasileira, com 24 anos de idade, fisioterapeuta atuante, formada há três anos em faculdade federal do Brasil.
    Tenho a intenção de cursar medicina em Portugal.
    Você faz menção em seu blog à existência de processo seletivo específico para candidatos com mais de 23 anos e também para aqueles que já tenham concluído curso superior, como é o meu caso.
    Você poderia me passar maiores informações sobre esse concurso especial ?
    Desde logo agradeço a atenção.

    • Olá Rebeca,
      O concurso especial para maiores de 23 anos não é para todos os cursos nem para todas as universidades. Sugiro que você procure sobre as formas de acesso nas páginas das universidades portuguesas.
      Só para lembrar, para se candidatar a qualquer curso por aqui, você terá que ter a sua formação reconhecida e/ou ter equivalência.
      Boa sorte!

  13. Olá. Me chamo Marcio Serafim, estou aqui em Portugal há um mês. Preciso colocar minhas duas filhas de quatro anos na escola, mas não tenho residência no pais ainda. A escola me pediu varios documentos, mas não consegui tirar, tipo cartão do utente, seguro social, cartão de vacina e outros. Pois preciso da minha residência para poder arrumar esses documentos. Queria saber se mesmo assim a escola é obrigada a matricular minhas filhas ?

    • Marcio, leia com atenção a legislação!
      http://www.oi.acidi.gov.pt/docs/rm/Brochuras/educacao.pdf
      E não sei se eles dão informações por telefone, mas se viver perto pode até passar pelos restauradores e perguntar no caso de viver em, ou perto de Lisboa!
      ACIME – ALTO COMISSARIADO PARA A IMIGRAÇÃO E MINORIAS ÉTNICAS.
      Palácio Foz – Praça dos Restauradores – Apartado 2596 LISBOA
      Tel: 21 321 95 00/01
      Praça Carlos Alberto, 71- 4050-157 PORTO
      Tel: 22 204 61 10

  14. BOM DIA LYRIA MEU NOME E FRANCISCO SOU TEC. EM PROTESE DENARIA ESTOU AMANDO SEU TRABALHO.LYRIA FUI A PASSEIO COM MINHA FAMILIA EM ABRIL DESTE ANO, FICAMOS APAIXONADO PELA CIDADE. E DIFICIL ABRIR UM LABORATORIO DE PROTESE DENTARIA AI. QUERO DIZER A BUROCRACIA E GRANDE. OBRIGADO

  15. Olá estou muito preocupada pois estou cá há dois meses já fui a escola para pedi uma vaga para minha filha no 5º ano ela está com 10 anos, trouxe todo documento autenticado pelo consulado de PT no Brasil, a escola já ficou com copias e disse-me que foi feito já a equivalência, porém até o momento ela não matriculou-a, voltei lá e ela disse para esperar pois não faz matricula agora que é só para os alunos que já lá estão, isso me preocupa pois não conheço outras escolas onde moro, só gostaria de saber quais órgãos no auxilia nesses casos. no Brasil, temos, a secretaria de educação, a Delegacia de ensino e as escolas. E aqui? por favor o que faço? desde já fico grata.

    • Olá Djanete,
      Que bom que a sua filha já tem a equivalência, não é mesmo? 🙂
      Quanto à sua dúvida, sugiro que pergunte na escola ou mesmo para as pessoas da sua área de residência, onde a sua filha poderá estudar caso não tenha vagas na escola atual.
      Boa sorte!

    • Não fique assustada, pergunte-lhe quando poderá ter uma resposta, ou se entram em contacto consigo quando a puderem matricular, ou ainda se existe uma data prevista para que possa efectivar a matricula!

  16. OLA, LYRIA
    Gostei muito das informações,.Minhas filhas e eu somos brasileiros com cidadania portuguesa,Ambas com idade entre 24 e 26 anos.Elas gostariam de estudar medicina em Portugal.
    A equivalência do segundo grau no Brasil deve ser entregue nas faculdades de medicina.pretendidas?
    O exame nacional que vc fala é feito pelas universidades pretendidas?
    É necessário confirmar residencia em Portugal?No futuro pretendo fazer o caminho inverso dos meus avós e residir em Portugal, mas por hora espero que minhas filhas consigam ir primeiro para estudar.

    • Olá Marcelo Francisco,
      A equivalência comprova que elas concluíram o “ensino secundário”.
      Os exames nacionais são feitos pelo Ministério da Educação.
      Os cursos de medicina são os mais concorridos em Portugal e muitos portugueses procuram estudar em outros países. Sugiro que vocês entrem nas páginas dos cursos de medicina das universidades portuguesas na internet para obter maiores informações sobre o acesso ao curso.
      Boa sorte!

  17. Olá Lyria, meu filho tem 18 anos e está atrasado, ele está no segundo ano do ensino médio e vou para portugal antes de acabar o ano, minhas dúvidas são, ele terá que repetir o segundo ano? ele terá direito a estudar gratuitamente? nos temos cidadania portuguesa. desde já agradeço.

    • Olá Simone,
      O seu filho terá equivalência ao ano concluído no Brasil, portanto, se ele não terminar o segundo ano, terá que repeti-lo em Portugal. Sim, ele terá direito a estudar gratuitamente numa escola secundária.
      Boa sorte!

  18. bom poderiam me ajudar!!! meu esposo brasileiro concluiu o ensino secundario em portugal 2012 ele veio para brasil e trouxe o certificado tudo certinho reconhecido pelo consulado pelo mec , só que ele perdeu agora esse documento como faço pra conseguir uma segunda via ? sabem me dizer algo , agradeço

  19. Oi Lyria, tudo bem?
    Acompanhei suas postagens e achei bem interessantes os esclarecimentos feitos. Estou indo morar 1 ou 2 anos em Lisboa para fazer meu doutorado e, como algumas pessoas já perguntaram, fiquei em dúvida sobre o funcionamento das escolas para as crianças. Tenho dois filhos,uma está no 2º ano e o outro no 6º ano do fundamental. Minha pergunta é: se nós formos em janeiro, eles poderão ingressar na escola neste período? Aqui terão concluído estes níveis e estariam indo para o 3º e o 7º respectivamente. Será que poderiam ingressar direto nestes ou teriam que voltar?

    • Olá Daniela,
      Vocês deverão procurar um escola da sua área de residência. Os seus filhos terão equivalência ao ano concluído no Brasil mas será a escola a dizer em qual ano eles entrarão.
      Boa sorte!

  20. Oi, Lyria. Sabe como faço pra homologar neu diploma de dentista e especialista feitos no Brasil em Portugal? 15 anos de conclusao. Obrigada

    • Olá Jéssica,
      Você terá que ter equivalência e para isso terá que voltar para a faculdade para cursar mais algumas disciplinas e depois, inscrever-se na Ordem dos Médicos Dentistas do mesmo jeito que se inscreve no CRO/CFO para poder exercer odontologia no Brasil.
      Boa sorte!

  21. Olá Lyria, moro no Brasil e minha família está se mudando para Portugal, mas não me interesso em fazer o ensino médio novamente (estou no primeiro ano do ensino médio aqui no Brasil, correspondente ao décimo em Portugal). Procurei sobre um supletivo para fazer quando eu me mudar, mas não achei nada sobre isso, poderia me informar melhor sobre? Muito obrigada pela atenção.

    • Olá Karina,
      Se você tiver menos de 18 anos terá que concluir o ensino médio ou fazer um curso técnico. A escolaridade obrigatória em Portugal é até os 18 anos. Aqui não existem cursos “supletivos”.
      Boa sorte!

  22. Boa tarde Lyria! Meus pais estão interessados em viver no interior de Portugal, e como gostaria de acompanhá-los, gostaria de saber se você possui alguma informação sobre lecionar em Portugal, tenho licenciatura e bacharelado em Biologia e estou atualmente fazendo pós graduação em docência do ensino superior. Atualmente atuo como professora de ensino médio e fundamental 2 na rede estadual de São Paulo.

  23. Olá Lyria, muito úteis suas informações, obrigada! Por favor, agradeceria se pudesse informar qual é o período escolar diário para o primeiro ciclo nas escolas públicas de Portugal? Digo, as aulas são de manhã, de tarde ou, como em alguns países, das 08:00 da manhã até as 3:00 da tarde?

    Obrigada,

    Claudia

    • Olá Cláudia,
      As escolas do primeiro ciclo é em horário integral. Começam entre as 08:00 e 08:30 e podem ir até as 16:00 ou mais tarde dependendo do tipo de atividades que as crianças fazem.
      Obrigada!

  24. Olá Lyria Reis
    Nossa como foi fundamental esse seu blog com as explicações tão detalhadas da qual eu estava procurando. Minha filha tem 15 anos e está no 1o ano do ensino médio aqui no Brasil. No próximo ano, iremos morar em Portugal, deverei levar os documentos escolares autenticados, mas precisarei passar na Embaixada aqui no Brasil ou lá em Portugal. E, pelo fato de no próximo ano ser o 2o ano do ensino médio, ela terá alguma restrição na escola de Portugal, por não ter passado pelo processo de escolha de optar pela área de ensino? Ela não poderá dar continuidade ao 2o ano do ensino médio ou terá que repetir desde o 9o ano?
    Obrigada e parabéns

    • Olá Vilma,
      Muito obrigada! 🙂
      Existe um departamento na Embaixada brasileira aqui em Portugal que trata da equivalência das notas.
      É a escola pública portuguesa que dará a equivalência do ano cursado. Se eles derem equivalência ao 9º ano ela depois continuará para o 10º ano na escola daqui.
      Boa sorte!

  25. Olá, tudo bem?

    Meu filho esta terminando o ensino médio e tem vontade de cursar a universidade em Portugal. Com a cidadania Italiana, como ficaria o ingresso dele? Qual o tipo de teste que ele precisaria? O teste tem como ser feito no Brasil ou precisaria ir fazer em Portugal?

  26. Oi Lyria, boa tarde, eu e meu esposo estamos pensando muito em morarmos em Portugal, mas temos algumas dúvidas com relação qual melhor cidade (estamos entre Lisboa e Porto), sou farmacêutica e tenho um filho de 7 anos que está na 2 Serie do fundamental aqui…onde consigo melhores oportunidades de trabalho na minha área ?? E com relação a escola pública, é aconselhável ou não??? As escolas particulares são muito caras???Aonde o custo de vida é mais baixo???
    Obrigada pelas dicas e informações que vc nos passa..ajuda a criarmos mais coragem de mudarmos de vida logo.
    ABS
    Inaiá

    • Olá Inaiá,
      Muito obrigada por comentar!
      Todas as questões que você coloca são muito relativas. Tem pessoa que gosta mais de Lisboa e outras, do Porto.
      Vocês conhecem Portugal? 🙂
      Para poder trabalhar na sua área você terá que ter reconhecimento/equivalência do seu diploma.
      Leia também os outros textos (e comentários) que já escrevi aqui no blog sobre Portugal. Pode ajudar a esclarecer algumas das suas questões.
      Boa sorte!

  27. Tenho cidadania italiana e pretendo fazer equiparar meu curso em Portugal, como fico sabendo como fazer isso e aonde posso saber quais as são os cursos que posso revalidar em Portugal sem que volte a faculdade aí para equiparar?

    • Olá Marcelo,
      Grande parte dos cursos não dá equivalência direta. Alguns tem que fazer estágio complementar.
      A informação está dispersa na internet. Para informar melhor são necessárias mais informações.
      Boa sorte!

  28. Olá Lyria, boa tarde!
    Moro no Brasil mas tenho BI. Tenho 20 anos e não terminei os estudos aqui no brasil, estou no 2° ano, mas pretendo voltar para Portugal em Janeiro/2016 . Como funciona essa questão ai ? Eu procuro informações na internet mas não acho nada concreto. Obrigada desde já 🙂

  29. Boa tarde, Lyria.
    Tudo bem?
    Estou com algumas dúvidas, será que vc poderia me ajudar? Eu e meu esposo não aguentamos mais a vida aqui no Brasil, a cada dia a situação deste pais só piora e nós decidimos ir embora de vez, não somos casados no papel, porem possuímos uma certidão de união estável, temos uma filha de 4 anos que ja esta na escola, porem não sabemos ao certo por onde começarmos. Já demos entradas em nossos passaportes, porem gostaria de saber se a questão para visto de residencia ai é muito difícil de conseguir, possuo parentes que moram ai em Portugal (lisboa) a mais de 10 anos, gostaria de saber a melhor forma de arrumar emprego e conseguir esse visto de residencia. Emprego que digo, nao me importo em serem os mais simples, como empregada, atendente de balcão, baba, call centers (esses pelo vi tem de monte e muitos portugueses não querem pois não são empregos “bem quistos” por eles.). Porém eu e meu esposo estamos dispostos a tudo para sairmos daqui, esse lugar esta impossível de se viver, temos uma quantia guardada, é pouco mais temos, gostaria da sua opinião por onde podemos começar!!!
    Desde, ja muitíssimo obrigada!

  30. Olá estou querendo ir fazer faculdade em Portugal mas tenho uma dúvida , terminei o ensino médio em 2010 com 17 anos , antes da reforma do ensino secundário que tem agora com essa questão de nono ano , etc…
    Será que consigo entrar numa faculdade ou terei que fazer algumo complementar ?
    Desde já agradeço

    • Olá Isabelle,
      Existem algumas formas de acesso à universidade mas para quase todas elas tem que ter equivalência do ensino médio brasileiro para o ensino secundário em Portugal. Se precisar de informações mais detalhadas, entre em contato através do meu blog.
      Boa sorte!

  31. Olá Lyria,
    Gostei muito do seu blog!
    Eu tenho 15 anos e sou brasileiro com uma dubla nacionalidade (brasileira e holandesa), estou fazendo o 2° ano do ensino médio no Brasil, mas terei que voltar para Europa. O que devo fazer para concluir meu ensino médio em Portugal? Quais os documentos necessários?

    Obrigado desde então.

    Lucas

    • Olá Lucas,
      Você terá que trazer os seus documentos escolares autenticados pelo consulado português no Brasil e depois se matricular numa escola secundária em Portugal na sua área de residência,
      Sugiro que procure um consulado português no Brasil e se informe.
      Boa sorte!

  32. Olá Lyria tudo bem? Muito esclarecedor seu blog. Em breve iremos morar em Lisboa minha filha ao final de 2015 concluirá o segundo ano do ensino fundamental…. Minha dúvida, será que consigo realizar a transferência dela em alguma escola no meio do ano letivo de portugal ou seja início de 2016 ou teria que esperar o inicio do proximo ano letivo. Você tem sugestões de escolas públicas e particulares para ela ? E quais locais são bons com um custo de moradia razoável e boas escolas em Lisboa? Obrigada! Priscila

  33. Ola Lyria, boa noite.
    Estou indo morar em portugal em março de 2016, e tenho uma criança. De 4 anos, no caso eu conseguiria matricular ele em escola publica Mesmo sendo nessa data?? Seria mediante de vaga ? Ou essa fase a escola publica é. Obrigatária igual aqui no Brasil? ??

    • Olá Janice,
      Muito obrigada por ler e comentar no blogue.
      A escola pública é obrigatória dos 6 aos 18 anos e gratuita a partir do 4 anos. Você deverá procurar uma escola do local em que for morar. Se não houver vagas eles poderão indicar outras escolas.
      Boa sorte!

  34. Boa Noite Lyria, como é bom saber que existem pessoas boas como vc para ajudar outras que se sentem perdidas como eu!!!!
    Sou fisioterapeuta, e gostaria de estudar no exterior, a princípio tentaria uma especialização, mas não sei nem por onde começar, além do mais ainda preciso melhorar meu inglês e gostaria de fazer 1 mês de intercâmbio para estudar, vc teria algum para indicar??
    Deus te abençoe!

  35. Olá Lyria. Morei em Portugal durante 8 anos, tenho 16 e concluí o 9º ano. No início de outubro mudei para o Brasil com a minha mãe por causa de problemas pessoais, porém quero voltar para Portugal em janeiro ou fevereiro ( estou legal em Portugal), no caso tenho que inciar o 10º ano apesar de ter perdido 1º periodo e meio de aulas ou posso ficar no país sem estudar (apesar de ser menor) até me matricular em uma escola em junho ?

    • Olá Guilherme,
      Muito obrigada por ler o blogue!
      Quanto à sua dúvida específica, a escolaridade obrigatória é até aos 18 anos portanto você não pode ficar sem estudar.
      Ao chegar em Portugal você deverá se matricular numa escola secundária da sua área de residência.
      Boa sorte!

  36. Boa tarde, tenho uma filha que fará 3 anos em poucos dias e minha família estará indo morar em Lisboa em breve (Abril). Estou gravida e meu bebê nascerá em junho. Você saberia informar se consigo matricular minha filha de 3 anos em uma escola pública em Portugal? Não teremos condições financeiras para pagar escola particular.

  37. Oi Lyria, tudo bem? Que legal seu blog e parabéns pela disponibilidade de informações! Poderia me tirar uma dúvida? Eu e meu marido estamos pensando em fazer mestrado em Portugal, ainda estou pesquisando as universidades para escolher a que nos interessa. Você sabe me dizer se nossos filhos, tenho um de um ano e outro de quatro anos, poderão se matricular na rede de ensino pública? Para menores de 3 anos, tem creches? E por último, caso não consiga matricular na rede pública, você sabe o custo de uma escola particular? Obrigada! Comecei minha pesquisa agora, ainda vou ler seus outros posts! Abraço!

  38. Olá Lyria! Sobre o ensino da língua inglesa em Portugal: A maioria (ou boa parte) dos portugueses sabem falar inglês? A população portuguesa é incentivada a aprender línguas estrangeiras? Ou Portugal segue a mesma cultura do Brasil (que ninguém precisa aprender inglês e outras línguas estrangeiras para viver no país)? Gostaria muito de saber como a língua inglesa é ensinada e tratada pela população e pela mídia em Portugal. Obrigado! 🙂

    • Olá Elias,
      Muito obrigada por ler o blogue e por comentar! 🙂
      Sim, a maioria dos portugueses sabe falar inglês. As crianças começam a estudar inglês na escola pública no terceiro ano e aprendem uma segunda língua, que pode ser francês, espanhol ou outra no sétimo ano.
      Muito obrigada!

  39. Olá, meu nome e Duda. Parabéns pelo blogue, e obrigada por tantas dicas.. Ainda tenho uma dúvida. Chego em Portugal em março. E tenho um filho de 6 anos. Ele começaria no primeiro ano, agora em fevereiro. Porém, como vamos no início de março, resolvemos não matricular ele aqui no Brasil por menos de 1 mês. Devo levar alguma documentação referente ao “maternal” aqui do Brasil que ele já cursou??? ( E o primeiro contrato com a escola, sem conteúdo e carga horária, mesmo uma ambientação com a alfabetização. Ele não lê, e nem escreve.)
    Muito obrigada.

    • Olá Duda,
      Muito obrigada por ler o blogue e por comentar!
      Pelo que entendi o seu filho não fez nenhuma escolaridade obrigatória no Brasil, certo?
      Em Portugal ele irá entrar na escola como se fosse a primeira vez.
      Eu sugiro que, ao chegar, você procure uma pré-escola na sua área de residência para que a criança possa começar a ambientação.
      Na época que começar as matrículas para o primeiro ano (normalmente a partir de abril) você deve se informar na escola como fazer a matrícula para o primeiro ano cujas aulas começarão em setembro.
      Boa sorte!

  40. Boa noite meu nome e Gilberto estou querendo ir embora para Portugal com meus casal de filhos Penco em dar um futuro melhor para les intao quero saber como eu Fasso para matrícula ele em Chexe para eu ir trabalha quero ir agora em abril me explicar para min oq eu Fasso e quais e o site de emprego q eu procuro

  41. Olá Lyria Reis
    Primeiro quero, te agradecer e te elogiar pela atenção e carinho q vc tem com tds, primeira vez q vejo seu blog e me surpreendo,pq vc responde a tds, com detalhes Deus q te abençoe por cada dúvidas e informações q através de vc foram concluidas 😉 .
    BOM MEU CONTATO AQUI É PQ TAMBÉM PRECISO DE AJUDA E ESPERO CONTAR COM VC, ESTOU QUERENDO IR MORAR EM LISBOA ,SÓ Q TENHO MEDO PQ MINHA FILHA ESTÁ NO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ELA TEM 8 ANOS, MAIS TEM MUITA DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM, ELA TEM DÉFICIT DE ATENÇÃO.NÃO CONSEGUE ENTENDER,ENTÃO PENSO SE AQUI ESTÁ DIFÍCIL AÍ PODE PIORAR POR CAUSA DA LÍNGUA SER MAIS RÁPIDA, PENSO Q ELA NÃO VAI CONSEGUIR ENTENDER NADA. ENTÃO QUERO TE PEDIR UMA OPINIÃO O Q VC ACHA? SERÁ MAIS DIFÍCIL MSM? OU TEM ESCOLAS COM PROFESSORES BRASILEIRO PRA QUEM VAI DO BRASIL PARA PORTUGAL, AÍH ESTOU PERDIDA PENSO SÓ NO PIOR. O Q VC ME FALA?
    AGUARDO RESPOSTA.. E DESDE JÁ SOU AGRADECIDA

    • Olá Siméia,
      Muito obrigada por ler o BPM e por comentar.
      E muito obrigada pelo comentário ao meu trabalho específico! 🙂
      O processo de mudança de país é complexo em todos os sentidos. Cada pessoa se adapta de uma maneira. Em geral as crianças se adaptam melhor que adolescentes e adultos mas também é muito variável. Eu não posso te dizer se a sua criança vai se adaptar ou não. Seria preciso uma análise mais detalhada das condições.
      Respondendo à sua pergunta: Não há escolas com professores brasileiros específica para imigrantes brasileiros.
      Sugiro que leia também os meus outros textos aqui no BPM. É só procurar por “Portugal”.
      Se tiver alguma dúvida específica, entre em contato através do meu blogue pessoal.
      Boa sorte!

    • Olá Siméia tudo bom?
      Estou querendo levar meus filhos para estudar também em POrtuga, estou perdida por onde começar com documentos, etc. Você ja viu algo sobre isso?

      Grata

  42. Olá Lyria, muito legal o seu blog

    Queria saber se um estudante que tá no 10°ano e estar ilegal em Portugal (Lisboa) consegue estudo??

    • Olá Guilherme,
      Obrigada por ler o BPM!
      A escolaridade é obrigatória em Portugal até aos 18 anos mas, para matricular um estudante, as escolas podem exigir documentos.
      Boa sorte!

  43. Lyria bom dia!

    Adorei seu texto, muito bem explicado, gostaria de tirar uma dúvida com vc.

    Tenho 2 filhas uma de 6 e outra de 8, minhas esposa que não é mãe delas, fara um doutorado de 4 anos em Portugal, por sermos dependentes dela, temos direito de ter o visto de estudante também?

    Minhas filhas terão direito de estudar por lá?

    Desde já agradeço sua atenção!

    • Olá Moab,
      Muito obrigada por ler o BPM e por comentar!
      Se vocês são casados ou tem uma relação estável comprovada e as suas filhas são dependentes vocês podem ter um autorização de residência por reagrupamento familiar e não de estudante, mas depende de algumas condições.
      Leia aqui sobre os tipos de visto http://www.brasileiraspelomundo.com/portugal-tipos-de-visto-151018920
      Lembro a vocês que o governo português é soberano na atribuição de vistos e autorizações de residência por isso eu sugiro que procurem o consulado português da sua área de residência para informações detalhadas.
      Boa sorte!

  44. Lyria, Boa Tarde

    Tenho dois filhos um de 3 anos e o outro de 2, estou pensando seriamente em ir para Portugal.
    Você sabe me informar se o ensino infantil é gratuito? Me informaram que somente a partir dos 6 anos é que tem pelo sistema público.
    Você sabe onde posso ter mais informações sobre as escolas?

    Agradeço deste já

    • Olá Andre Joly,
      Muito obrigada por ler o BPM e por comentar.
      Sugiro que você leia também os outros comentários a este texto e os outros textos que já escrevi aqui no blogue.
      Tem muita informação importante.
      Boa sorte!

    • Olá, tudo bom?
      Conseguiu alguma informação sobre? estou também querendo levar meus filhos para lá, e estou sem saber como começar a ver os documentos da escola, etc.

      Grata,
      patricia

  45. Olá Lyria,

    Achei muito informativo este seu artigo, obrigado por disponibilizar o seu conhecimento acerca deste assunto.
    A minha situação é a seguinte : Sou um cidadão Português ,estudante universitário ,porem a minha namorada vive no brasil ,em breve terminará o ensino básico brasileiro. Estivemos a falar sobre o nosso futuro e concluímos que o melhor seria ela vir para cá e tentar arranjar um emprego enquanto simultaneamente inicia o ensino secundário em Portugal . Ela tem 23 anos, e por circunstancias da vida não pôde ter um percurso académico normal.
    Gostaria de saber se é possível ela entrar no ensino secundário recorrente não sendo cidadã Portuguesa, e se tal for possível ,que requisitos ela necessita para tal .

    Obrigado pela atenção .

    • Olá Miguel,
      Muito obrigada por ler o blogue e por comentar.
      Em primeiro lugar uma pessoa que estude fora de Portugal, para poder continuar os estudos em Portugal, precisa fazer a equivalência dos estudos já concluídos.
      Sugiro que você procure uma escola da sua área de residência (com ensino recorrente) e procure se informar diretamente com a escola. Eles poderão dizer-lhe como deve proceder.
      Sobre os tipos de vistos e autorizações de residência veja este post. http://www.brasileiraspelomundo.com/portugal-tipos-de-visto-151018920
      Leia também os outros textos que já escrevi sobre Portugal.
      Boa sorte!

  46. Olá, Lyria

    Gostaria de entender melhor como eu faço para ingressar no 3ºano do ensino médio, nesse momento estou com 16 anos e curso o segundo ano. Eu iria começar em setembro de 2016, mais assim não terminaria o segundo aqui. O que eu devo fazer lyria, estou com muitas duvidas. Principalmente pela minha menor idade. Se não for pedir muito poderia me dizer os passos que eu tenho que tomar para ano que vem entrar no 3ºano do ensino em Portugal.

    Graziela Maria…

  47. Olá!
    Estou para mudar para Lisboa, meu filho tem 6 anos.
    E tenho uma dúvida, É comum as escola públicas ter período integral?

    Desculpe se alguém já fez essa pergunta antes… dei uma procurada e não achei.

    Beijos… amei a matéria! Parabéns

  48. Olá bom dia! Tenho uma duvida. Tenho uma filha que está no terceiro ano do ensino basico no Brasil. Eu pretendo chegar em Portugal antes de setembro. Neste caso, eu consigo efetuar a transferencia dela ou ela perderá este ano e terá que recomeçar no terceiro ano novamente em Portugal? Quanto a documentação, eu preciso validar o historico escolar dela no consulado no Brasil? Agradeço muito se puder esclarecer! Parabens pelo site! um grande abraço

    • Olá Lilian,
      Muito obrigada por ler o texto e por comentar!
      Todos os documentos brasileiros (histórico, por exemplo) para ter validade em Portugal precisam ser reconhecidos (validados como você chamou) num consulado português no Brasil.
      Aqui em Portugal ela terá equivalência ao ano concluído no Brasil. Se ela não tiver concluído o terceiro ano, só terá equivalência ao segundo, portanto terá que começar o terceiro ano aqui.
      Boa sorte!

  49. Amei seu blog bastante informativo.
    Tenho uma dúvida e espero que você possa me ajuda, me chamo Laura e tenho 17 anos, moro com minha tia e ela está indo morar em Portugal (Lisboa) foi ela quem me criou e ela tinha minha guarda provisoriamente, o documento que provava isso por algum fim se perdeu com o tempo já que ele nunca foi preciso ser utilizado e agora que vamos embora estamos com medo de que lá ela não possa me matricula os meus pais biológicos estão de acordo que eu vá só que ela não tem minha guarda legislativa, e até que ela conseguisse isso iria demora pra ela consegui minha guarda definitiva estamos as vésperas da viagem, se os meus pais biológicos fizerem um documento no cartório dizendo que ela é minha tutora (guardiã) que poderá resolver tudo a meu respeito em quanto for menor de idade e levarmos no consulado, você sabe me informa se aí em Portugal eles aceitariam esse documento e ela poderia me matrícula na escola? Espero que possa me ajuda, e continue fazendo blogs maravilhosos feito esse. Bjoos

  50. Lyria, em primeiro lugar obrigada por nos permitir ter uma ajuda imensa destas.
    Eu tenho 39 anos, atualmente moro em Porto-Portugal a 4 meses. Eu tenho o Ensino Médio que conclui no RJ.
    Ingressei na faculdade privada até o segundo período de pedagogia, essa que já foi instinta.
    No ano de 2014 iniciei o curso de gestão de RH no sistema EAD ( Ensino a Distancia), mais uma vez tranquei por falta de recursos.
    A minha pergunta é: Eu, após ter minha autorização de residência, onde poderia e se poderia fazer a equivalência do meu certificado do Ensino Médio e se eu ainda tenho chance em voltar a estudar e terminar meus estudos aqui por Portugal.
    Desde já agradeço imensamente sua ajuda.

    • Olá Beatriz,
      Muito obrigada por ler o texto e por comentar.
      Para obter a equivalência do ensino médio você deve procurar um escola secundária da sua área de residência.
      Depois da equivalência você poderá voltar a estudar.
      Boa sorte!

  51. O seu texto está excelente! Caso alguém precise de informações adicionais estarei disponível através do meio correio electrónico.

  52. Boa tarde Lyria!Pretendo ir morar em Portugal em janeiro/2017, minha filha terá concluído o 5° ano em dezembro, porém o 6° ano inicia em setembro em Portugal, então gostaria de saber se vou conseguir matriculá-la no 6° ano mesmo já tendo iniciado o ano letivo em setembro?Se sim, qual o procedimento?Poderia me ajudar?

    Grata!

    Att,

    • Olá Elizangela,
      Muito obrigada por ler o texto e por comentar.
      Normalmente entre Brasil e Portugal a equivalência é dada ao ano concluído mas, somente a escola (que avaliará o histórico escolar) poderá dizer em que ano a criança poderá ser matriculada.
      Boa sorte!

  53. Deixa eu ver se entendi direito. Eu tenho nacionalidade portuguesa e sou brasileira, caso eu queira estudar em Portugal, tenho que legalizar meu histórico e diploma da minha escola no consulado e depois equivale-los no Ministério de Educação em Portugal? Mas posso fazer isso por internet ou tem que estar em Portugal?

    • Olá Helena,
      Obrigada por ler o texto e por comentar!
      Sim, Reconhece os documentos num consulado português no Brasil e depois leva (presencialmente) numa escola em Portugal.
      Boa sorte!

  54. olá,Lyria Reis
    Queria saber se o supletivo é aceito em Portugal?
    Tenho 19 anos queria estudar em Portugal mas conclui o ensino medio pelo curso supletivo.

    • Olá Felipe,
      Obrigada por ler o texto e por comentar!
      Depende da grade curricular. Você terá que levar os seus documentos numa escola secundária portuguesa para saber se darão equivalência (ou não).
      Boa sorte!

  55. Oi Lyria, adorei seu post.
    Gostaria de tirar uma dúvida sobre bullying em Portugal, estou pensando em sair do Brasil e tenho um filho adolescente de 14 anos , na internet tem vários posts falando sobre essa situação nas escolas de Portugal. Sabe se isso acontece efetivamente? Ou são apenas casos isolados?
    Agradeço suas informações.

    • Olá Dayana,
      Obrigada por ler o texto e por comentar!
      Pode acontecer mas, cada caso é um caso e cada escola uma escola. Parece-me que tem diminuído os casos.
      Boa sorte!

  56. Olá, tudo bem? Acompanho o blog já tem alguns meses e ele tem me ajudado muito com algumas dúvidas.
    Porém ainda tenho uma dúvida. Sou brasileira mas recentemente adquiri cidadania portuguesa, com isso, minha família decidiu se mudar para Portugal definitivamente.
    Tenho 17 anos e estou no primeiro ano do ensino médio ainda, gostaria de saber se posso completar o ensino médio aí mesmo já tendo 18 anos.
    Desejo -lhe muitas realizações e desde já agradeço! Abraços.

  57. Ola Lyria!
    Adoro os seus posts sobre Portugal sempre me tiram duvidas e curiosidade,Mas tenho uma dúvida eu tenho 16 anos e meu irmão 17 anos eu queria me informar se para mim e ele e muito difícil escola pois queremos mudar este final de ano para Portugal…li algumas coisas sobre isso mas nunca tirei minha dúvida,como somos de menor queria saber o que preciso fazer quis documentos preciso tirar (além do passaporte) …e uma outra dúvida como vamos mudar em breve,final do ano e meu irmão tem 17 anos ele fara 18 em abril queria saber como fara para o alistamento dele no exercito que e obrigatória mas como vamos nos mudar antes dele fazer 18 anos nao sei como fazer sobre isso,estamos com medo de ir e ele ter que voltar para o brasil so para se alistar depois que fizer 18 anos. Queria saber também que para mim preencher todos os formulários para fazer o passaporte eles pedem titulo de eleitor se eu com 16 anos sou obrigada a fazer o titulo antes de fazer o passaporte…e voltando kk queria saber mais sobre estudar la tenho muitas dúvidas pois eu e meu irmão nao vamos acompanhado dos meus pais mas eles darão a autorização tenho medo de complicar por sermos de menor. Obrigado e tire minhas dúvidas por favoor ????

  58. só para dizer para todas as mães aqui,portugal tem um ensino bom,mas tem professoras que são rigidas com os alunos,tem 1% de professoras serem mal educadas com os alunos,em 2014 uma professora da pré-escolar,bateu nos seus alunos,uns dos alunos veio a casa a chorar e disse aos pais que a professora(nós aqui no ensino básico dizemos stora)batia nele,os pais como suspeitaram poseram uma camera escondida na mochila dele(não é obrigatorio levar mochila para a pré-escolar acho eu porque já faz muito tempo que faço isso xD) e viram que a professora batia mesmos neles,assim fizeram queixa a polica e os restos dos pais das outras criancas souberam e a stora teve pagar 2500 euros(9120 reais) em para todos os pais(cada familia cada uma pega 2500 euros)mas se vieram,existe storas que sao rigidas mas é porque os alunos sao mal educados(exemplo minha professora de matematica)aqui ensina-vos muito bem os seus filhos,mas seus filhos teem que ser muito bem comportados para que nao sejam suspensos(mesmo aqui, os deliquentes aqui na escola nao sao suspensos -.-‘ se quiserem mais alguma coisa é só avisarem me ou querer aber alguma historia é so me dizerem…

  59. Olá
    Eu tenho uma duvida
    Irei me mudar para Portugal e estou no ensino médio, eu terei de voltar um ano ou ficarei no mesmo ano que estou??

    • Olá Esther,
      Obrigada por ler o texto e por comentar!
      Normalmente a escola dá equivalência ao ano concluído mas somente a escola que avaliará a situação poderá dizer em que ano você deverá estudar.
      Boa sorte!

  60. ola! lyria, gostaria que orientasse no sentido ,sou professora licenciada em FÍSICA, e gostaria de saber qual o rumo devo tomar para dar aulas nas escolas de Portugal? Em 2006, fui em Portugal visitar alguns parentes, q não conseguiram me orientar nesse sentido! a unica informação que obtive foi, que eu deveria fazer uma complementação,como seria isso? e onde devo procurar? vou voltar o ano que vem para Portugal, e gostaria de informações.OBRIGADA.

  61. Bom dia Lyria!

    Parabéns pelo blog! Tem nos ajudado muito.
    Eu e meu esposo estamos decididos a morar em Portugal, mais precisamente em Porto. Tenho uma preocupação com a escola da minha filha de 6 anos. Ano que vem ela iniciará o primeiro ano aqui no Brasil, sabemos que as aulas aí começam em setembro, porém só iremos em janeiro, apos o inicio das aulas, Minha preocupação é se ela iniciará no primeiro ciclo, mesmo perdendo 3 meses de aula ou terá que começar no primeiro ciclo apenas em setembro do próximo ano? Você saberia me orientar neste sentido?
    Desde já, agradeço a atenção.

  62. Q tudo!!!!! Parabéns!!!

    Tenho um filho de 2 anos.. e estou indo p Portugal +- em outubro, assim q eu chegar lá eu vou direto à escola? (Creche no Brasil), Tem “Creches”?
    Obrigada 😉

  63. Oi,

    Meu sobrinho, brasileiro, mas com nacionalidade portuguesa já se encontra matriculado no 9.º ano, para começar em setembro.

    Ele era bom aluno (média de 9) no Brasil, num bom colégio.

    Alguém me sabe dizer das dificuldades médias de adaptação académica de um aluno típico brasileiro em Portugal (estou preocupado, em especial com física, português).

    Obrigado

  64. Olá, eu gostaria de saber o seguinte:
    Eu sei que as aulas aí começam no mes de setembro e tals,
    Tenho 18 anos e estou cursando o 2° ano do ensino médio aqui no Brasil que equivale o 11° ano aí em Portugal, no meio do ano agora me mudarei pra lá e eu gostaria de saber, se eu volto para o 10° ano, se recomeço o 11° ano ou se eles me passam direto para o 12° ano
    So isso mesmo, Obrigado!

  65. “Crianças estrangeiras e/ou portuguesas que estudaram foram de Portugal”. Não seria “fora” ao invés de “foram” ? No mais, parabéns, excelente texto!!!

  66. Ola Lyria,

    Muito bom seu post, tirou algumas duvidas minhas em relação a educação Portuguesa.
    Porem tenho uma dúvida, minha filha em 2017 está iniciando o 2º EM do Brasil, estou com previsão de ir para Portugal em Julho ou Agosto/2017, sendo assim como o ensino secundário tem esse diferencial, gostaria de saber se ela poderia voltar a cursar desde do 10º ano para poder escolher a área que ela realmente quer?
    Fico no aguardo, e abraços

    • Olá. A Lyria parou de colaborar conosco e momentaneamente está sem poder responder aos comentários. Ela tem dois textos sobre o sistema educativo de Portugal, tente por favor procurar o outro texto para ver se consegue esclarecer sua dúvida, ou entre em contato com o ministério da educação português através de consulta à página deles na Internet.
      Boa sorte,
      Equipe BPM

  67. Lyria, Tenho 3 filhos em idades escolares bem diferentes, 6(1 ano), 10 (5 ano) e 13 (9 ano), gostaria de saber como é o horário escolar em Portugal, se é integral ou não.
    Pretendo morar em Porto ou Gaia
    Desde já agradeço, adorei seu post, tem me ajudado bastante!!!

    Denise

  68. Olá Lyria, tudo bem?
    Meu nome é Andrea, moro atualmente no Brasil e estou arrumando minha documentação e das minhas filhas para irmos morar em Portugal. Já consegui a cidadania e estou tirando a delas. Muito bem, tenho algumas dúvidas, e gostaria que me ajudasse, se puder. O ano letivo aqui no Brasil vai de fevereiro a dezembro. Como faço com as meninas? Exemplo, esse ano a minha mais velha está no 8º ano. se eu fosse no final do ano pra Portugal, ela termina em dezembro e o 9º ano em Portugal começa em setembro. Como faria? Ela perde o que estudou aqui? Tomara que vc consiga me ajudar. Aguardo. Abraço
    Andrea

    • Olá. A Lyria parou de colaborar conosco para se dedicar ao seu trabalho de pesquisadora e está sem poder responder aos comentários. Temos outras colunistas em Portugal. Tente ver os textos mais recentes e perguntar para as novas colunistas.
      Boa sorte com seus planos,
      Equipe BPM

  69. Prezada

    Muito explicativo seus comentarios.
    Permita-me fazer mais uma pergunta sobre as escolas de ensino Basico:

    – Meu filho cursa o 5º ano do ensino Fundamental, no Brasil. O ano letivo no Brasil vai de Fevereiro a Dezembro. Em Portugal vai de Setembro a Julho. Se mudarmos para Portugal, em Setembro, como fica a matricula dele? Repete o 5º ano ou inicia no 6º. Saberias dizer, por favor?

  70. Olá, eu tenho 25 anos e já terminei o ensino médio no Brasil e tenho meu histórico escolar com autenticação de Haia. Eu Não quero fazer faculdade Mas quero fazer curso. Minha pergunta é se existe cursos técnicos em Portugal? E se existe eu posso fazer? Ele me dá direito a visto de estudante? Pois sou turista mas gostei tanto daqui que quero ficar.

  71. Olá, tenho 17 anos. Estou no 2 ano do ensino médio aqui no Brasil, e eu e minha família estamos nos programando pra ir a Portugal, porém nossa maior preocupação é em questão de eu terminar meu ensino médio. Porque como lá é diferente o começo do ano letivo, se eu fosse pra lá agora em setembro/2017 eu teria que fazer o 2 ano de novo ? Ou já começaria o 3 ano ? você acha que valeria a pena ? Ou melhor ficar no brasil terminar e depois ir ? E pra entrar no colégio a burocracia é muito grande ?

  72. ola… gostaria desaber se eu consigo leva meu filho de 16 anos que estara cursando o terceiro ano aqui no Brasil.e se efacil conseguir um visto….

  73. Prezada Lyria…
    Bom dia!!
    Parabéns pelo Blog. Me chamo Cláudia, sou professora há mais de vinte anos e trabalho com a Educação Infantil. Neste ano atuo nas turmas de 4 e 5 anos de um Centro de Desenvolvimento Infantil em Gaspar- SC no Brasil. Em minha Turma surgiu o questionamento sobre quais países falam a nossa Língua. Localizamos outros países e entre eles Portugal. Gostaria que se pudesse me enviar o endereço de Centros públicos infantis de Lisboa- Portugal para que minha Turma possa trocar experiências com as crianças de seu país. Grata, aguardo ansiosa por ajuda!
    Cláudia
    e-mail [email protected]

  74. BOA NOITE
    PREZADA LYRIA
    TENHO UM FILHO QUE ESTA COM DEZOITO ANOS E ESTA CURSANDO O ULTIMO ANO DO SEGUNDO GRAU AQUI NO BRASIL, FALTAM COMO VC SABE APENAS 3 MESES PARA CONCLUIR O SEGUNDO GRAU, E ELE ESTA INDO PARA A CIDADE DE CARTAXO PARA UM CLUBE DE FUTEBOL E PRECISA SE APRESENTAR A PEDIDO DO CLUBE COM CARTA DE CONVOCACAO DO CLUBE ATE 09/09/2017.PRECISO DE UMA ORIENTACAO SUA COMO FAZER COM A QUESTAO ESCOLAR DELE. NAO QUERO QUE ELE PERCA O ANO. SERA QUE CONSIGO MATRICULA.LO AI.

    • Uivaldo, a Lyria parou de colaborar conosco mas temos outras colunistas em Portugal que podem ajudar. Por favor faça a sua pergunta em um dos textos publicados mais recentemente sobre o país.

      Obrigada
      Edição BPM

  75. Olá boa tarde eu li tudo mas fiquei com uma pequena dúvida, eu moro no Brasil e sempre estudei aqui mas a minha família está toda em portugal e eu queria estudar em portugal para estar mais perto deles o que terei de fazer para conseguir me integrar na faculdade de odontologia?

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui