BrasileirasPeloMundo.com
Espanha

O ano letivo na Espanha

Uma das coisas que certamente sentimos muita diferença quando mudamos de país é a maneira e o ritmo do trabalho. Hoje o assunto é o ano letivo na Espanha.

Se compararmos o Brasil com a Espanha, posso dizer que aqui trabalhamos muito mais, mais dias e mais horas. Enquanto no Brasil sempre estamos esperando aquele feriado para irmos à praia ou fazer aquele passeio desejado, aqui podemos contar com isto praticamente duas vezes por ano: Páscoa e Natal ou Reveillón. Os outros feriados são dias soltos, que podem, ou não, ser durante a semana, o que impossibilita os deslocamentos. Estes dias acabam sendo dedicados ao descanso ou passeios curtos, simplesmente.

O ano letivo (ou calendário laboral, como chamamos aqui) está dividido em três tipos de feriados: os feriados nacionais, feriados estaduais (autonômicos, em espanhol) e feriados locais ou da cidade onde moramos. Os feriados nacionais são invariáveis e não depende do lugar onde moramos. É feriado em todo o país. Os feriados estaduais e locais variam de acordo com o lugar onde moramos. Há cidades que descansam enquanto em outras se trabalha.

Foto: Fernanda Medeiros
Foto: Fernanda Medeiros

Como moro em Madrid, vou centralizar meu texto no calendário daqui.

Janeiro é um mês que há dois feriados nacionais bastante importantes. O dia 01, que é quando começamos o ano novo, cheios de expectativas e sonhos; e o dia 06, que é o dia que comemoramos o Dia de Reis, equivalente ao Dia das Crianças no Brasil. É a festa dos pequenos. Acredito que este dia seja o mais mágico do ano.

Em Fevereiro não temos feriados para comemorar o Carnaval. Há Carnaval em algumas cidades do país como Cádiz e Tenerife, mas é algo um pouco isolado dos costumes daqui.

Este ano, a Páscoa foi no mês de março. Como disse anteriormente, é um feriado de quatro dias (quinta e sexta-feira, sábado e domingo). É um feriado prolongado que permite um passeio planejado com alguma antecedência. Mas no caso de optar por ficar na cidade, sempre há atividades alternativas. Como a Páscoa é uma festa religiosa, todos os eventos são voltados para isto. Há procissões, missas, vigílias, entre outras coisas.

Como a Páscoa foi comemorada no mês anterior, em abril todos os dias serão úteis. Em maio, teremos o feriado nacional do Dia do Trabalho, comemorado no dia 01. Mas será um domingo e, portanto, será um dia de descanso como qualquer outro, exceto pelas comemorações que há durante o dia como desfiles das forças armadas e alguns eventos relacionados. O dia 02 será feriado estadual de Madrid. Uma segunda-feira de descanso. Quem não gosta?

Já no dia 15, teremos a Festa de São Isidro, o padroeiro da cidade. O feriado seria em um domingo, mas mudaram para segunda. Um dia mais de comemorações. As festas de São Isidro são muito típicas em Madrid e sempre há atividades muito interessantes, entre elas a queima de fogos no lago do Parque do Retiro. Um espetáculo de cores e arte muito similar ao que vemos durante o Reveillón nas praias brasileiras.

Foto: Fernanda Medeiros
Foto: Fernanda Medeiros

Em junho não há nenhum feriado. Em julho e agosto há dois feriados católicos: um no dia 25 (estadual) e outro no dia 15 (nacional), respectivamente. Mas julho e agosto são meses que passam muito lentamente. São os dois meses em que quase todo o país sai de férias, porque é verão e tudo funciona menos horas e com menos velocidade. Os dias são mais longos e isto nos dá a sensação de que desfrutamos mais as férias. Sem dizer que depois de um longo inverno, o verão é realmente desejado. Em Madrid, o verão pode chegar aos 46 graus. Definitivamente, é impossível ter os mesmos hábitos que em outras épocas do ano sob estas temperaturas tão altas.

Setembro é um mês completamente útil como fevereiro, abril (deste ano) e junho. Em outubro, há somente o feriado nacional do dia 12, que se comemora o dia da padroeira do país, Nossa Senhora do Pilar. Da mesma maneira que comemoramos o dia de Nossa Senhora Aparecida no Brasil. Na Espanha, a Catedral está em Zaragoza, terra de Goya.

Em novembro, temos o feriado do dia 01, que se comemora o Dia de todos os Santos. Como no Brasil, é o dia que se faz memória a todos os entes queridos que partiram. E dia 09, que é um feriado estadual de Madrid, no qual se comemora o dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora Almudena. Como também são festas católicas, as atividades estão centralizadas na catedral da cidade.

Finalmente chegamos ao mês de dezembro. Acredito que seja o mês mais curto do ano. Há dois feriados nacionais. O dia 06, dia da Constituição Espanhola e dia 8, feriado católico. E como já sabemos, o dia 25 comemoramos o Natal. Este ano trasladaram o feriado do dia 25 para o dia 26. Mas, normalmente, algumas empresas preferem deixar de trabalhar estes dias por serem dias de letargo, ou seja, nos quais as pessoas estão mais concentradas em planejar as festas de final de ano, viajando ou visitando os familiares.

Related posts

Festas em Barcelona

Gleice Garcia Santiago

La Garrotxa

Thais Maciel Gomes

Dia de Reis na Espanha

Juliana Bezerra

2 comentários

Odete Junho 21, 2016 at 1:41 am

Caracas,adorei! Muito obrigada Juliana…

Resposta
Fernanda Medeiros Junho 21, 2016 at 8:15 pm

Oi Odete.

Obrigada pelo comentário.

Att,
Fernanda

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação