BrasileirasPeloMundo.com
Espanha Natal Pelo Mundo

Três ótimos presentes para o Natal na Espanha

Chegou dezembro, e sempre surge aquela dúvida do que comprar para os amigos mais próximos, para as pessoas que estão trabalhando conosco todos os dias, para aquela pessoa especial e de quem não conhecemos muito bem o gosto.

Todos que conhecem um pouco a Espanha já sabem que o vinho faz parte da tradição do país. Relembrando um pouco aquelas matérias que estudamos no ensino fundamental (antigo primário), o setor terciário ou tercer sector, como dizem por aqui, está composto por produtos provenientes da agricultura e pecuária. A Espanha é um país líder no setor terciário na produção de vinhos (cultivo de uvas), azeite de oliva (cultivo de azeitonas) e presuntos (criação de porcos).

Particularmente, o mercado do vinho vai mais além do comércio de um dos melhores produtos do mundo. É um produto requintado, que representa o bom gosto. Em poucas palavras, presentear com um bom vinho pode ser uma excelente maneira de transmitir a mensagem de que você estima aquela pessoa.

Quando chegamos a uma loja especializada há tantas marcas e nunca sabemos o que comprar. Então, neste post, deixarei a indicação de uma das lojas mais completas da cidade que conheço e três recomendações de vinhos para esta festa tão familiar que é o Natal. Se você mora em outra cidade, eles também oferecem serviço de entrega a domicílio.

Estive visitando pessoalmente a Lavinia esta semana para preparar este post para vocês. A loja tem dois andares. O andar de cima é um pequeno restaurante atendido por um chef de prestígio na cidade.

Normalmente, os pratos preparados são harmonizados com os vinhos oferecidos pela casa. São muitos, de todas as partes do país e do mundo. Também oferecem espumantes e destilados. Se você não entender muito de vinho, não se preocupe. Sempre há um atendente entendido do assunto pela loja e disposto a lhe ajudar.

Para o Natal, a Lavinia preparou um lindo catálogo, com uma ampla variedade de vinhos, espumantes e destilados para todos os gostos, com caixas e estojos de desenho, para acompanhar o presente que você escolher.

Aqui deixo as três sugestões de vinho tinto para este Natal, seja para dar de presente ou  para acompanhar o seu jantar especial durante a noite mágica:

Foto: Fernanda Medeiros
Foto: Fernanda Medeiros

Viña Lorea (Rioja), 2008: Não podia faltar na lista um vinho riojano (de La Rioja), possivelmente a melhor região do país na produção deste produto. Este vinho é produzido pela Companhia Vinícola do Norte da Espanha e apresenta a melhor tradição regional nesta garrafa. É elaborado com uvas tempranillo, um tipo de uva própria para a produção de vinhos que tende a amadurecer antes das uvas de mesa. Além da tempranillo, este vinho ainda contém garnacha tinta (10%) e mazuelo (5%), outras espécies de uvas da mesma zona, cultivadas em vinhedos de mais de 20 anos.

Foto: Fernanda Medeiros
Foto: Fernanda Medeiros

Toro San Román (Castilla y León), 2011: As uvas utilizadas neste vinho pertencem a uma variedade chamada tinta de toro, de diversas áreas, de plantas de mais de 45 anos. Este vinho é produzido pelas Bodegas Mauro, um negócio que começou em 1978, através de seu fundador, Mariano García, e sua paixão pela viticultura. Mariano é um enólogo reconhecido no país pela sua longa experiência. Este apaixonado pelos vinhos encontrou um vinhedo de qualidade extraordinária em Castilla y León, onde decidiu começar seu negócio. Em poucos anos a empresa adquiriu uma nova dimensão e foi reestruturada. Todos seus conhecimentos foram transmitidos aos seus filhos que, atualmente, são os diretores da vinícola e continuam com boas expectativas de mercado.

Foto: Fernanda Medeiros
Foto: Fernanda Medeiros

As Caborcas (Galicia), 2012: As uvas utilizadas neste vinho são mencia, merenzao, sousón, garnacha, godello e brencellao. A companhia de vinhos que o produz, Telmo Rodríguez, recebeu o mesmo nome do enólogo que a dirige, junto a outro sócio. O diferencial desta vinícola é que utiliza somente variedades de uvas próprias da região da Galícia. Outro projeto interessante que desenvolve esta empresa é dar uma especial importância à recuperação de vinhedos esquecidos. No âmbito internacional, a empresa desenvolveu projetos únicos para importadores e clientes especiais no Reino Unido, o que teve como consequência o surgimento de novas marcas.

Agora que vocês já aprenderam um pouco mais sobre vinhos e a história das empresas que os produzem, é só escolher qual é a melhor opção para você.

Foto: Fernanda Medeiros
Foto: Fernanda Medeiros

Para quem quiser saber mais sobre vinhos e quiser conhecer a loja, acesse o site. Ali há informações completas e atualizadas sobre outros produtos e serviços que oferecem.

E Feliz Natal para todas nós!

Leia mais sobre Natal Pelo Mundo

Related posts

O que acontece quando mudamos de país

Gleice Garcia Santiago

Morar em Barcelona

Gleice Garcia Santiago

Autorização de residência e trabalho na Espanha

Susana Sawa Toledo

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação